O ÚNICO CAMINHO

,

O ÚNICO CAMINHO

Era a última ceia de Jesus com os discípulos e Ele explicava que era necessário que morresse para voltar ao Pai e preparar lugar para eles, dizendo-lhes que eles sabiam o caminho que seguiria. Mas eles não compreenderam, e um dentre eles, chamado Tomé, confuso, na conhecida passagem do Evangelho de João 14.5 exclamou: “… Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

 

Ao que Jesus imediatamente respondeu, asseverando categoricamente no versículo 6 subsequente: “… Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

 

Apesar desta afirmação tão clara e inequívoca do Mestre, ainda existem pessoas que a desconsideram e equivocadamente acham que é possível chegar a Deus pela mediação de personalidades humanas do passado, pela sabedoria do mundo ou pelo valor de suas próprias obras.

 

Mas para aqueles que assim creem, a Palavra de Deus alerta que o caminho ilusório trilhado como consequência da falta de conhecimento da verdade eterna que induz a imaginar possam existir formas alternativas de ser conduzido ao céu, reduz-se a uma certeza comprovada ao longo dos tempos e explicitada em Provérbios 14.12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”. E por que isto? Porque, como diz o sábio rei Salomão em Provérbios 16.2, “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito”.

 

Proferida pela boca daqueles que não conhecem a Palavra de Deus – e, portanto, encontram-se totalmente afastados dEle mas ainda assim pretendem justificar o falacioso sincretismo religioso em que acreditam, – a frase “todos os caminhos levam a Deus”, tornou-se muito popular e incondicionalmente aceita em certos meios. No entanto, sabemos que aí reside um equívoco de dimensões colossais, afinal o próprio Cristo afirma que Ele é a única via que faculta acesso a Deus.

 

Talvez hoje Ele coloque junto a nós alguém que esteja seguindo por uma temerária vereda de engano, pois foram convencidos de uma falsa premissa de dimensões colossais e é nosso dever mostrar-lhe que Cristo é a única e suficiente porta que permite chegar ao Pai. E é preciso ainda atentar para o fato de que é nossa a responsabilidade de dar a conhecer a eles esta verdade tão crucial que pode custar-lhes a perda da vida eterna.

 

Um caso marcante de grave desconhecimento da verdade era o da mulher samaritana que Jesus, cansado de longa viagem, encontrou junto a uma fonte, como relata João 4.10-11,13-14: “Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? (…) Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”.

 

Em todo homem existe um desejo insatisfeito, um vazio descontente, uma carência de algo que não consegue definir, uma frustração sorrateira a que só Jesus pode dar saciedade porque só Ele é em Si mesmo o único caminho para Deus, o único que pode conceder a salvação.

 

Se conhecessem a Jesus saberiam também que a afirmativa mundana corrente de que não importa em quem se crê, contanto que seja com sinceridade, que todas as religiões têm algo de bom e que por isso todas conduzem ao céu, Jesus é definitivo ao dizer que “… ninguém vem ao Pai senão por mim”, porque só Ele é a fonte da água viva que sacia toda a sede de Deus, só Ele é a fonte de todas as bênçãos que a alma humana necessita e que pode receber pela fé nEle.

 

Caso estejamos computados entre aqueles que compreendem que esta vida aqui na terra é apenas uma curta jornada preparatória para a verdadeira existência, precisamos saber também que o caminho para Deus não é através da obediência aos Dez Mandamentos, à regra áurea, às ordenanças, por ser membro de uma igreja, por ser uma boa pessoa e não fazer mal a ninguém… é somente por meio de Cristo.

 

Mas, além disso, o Senhor Jesus é a verdade, não apenas um mestre que ensina a verdade, Ele é a personificação da verdade, é a própria verdade, e portanto aqueles que estão com Cristo estão com a verdade, e ela não pode ser encontrada em nenhum outro lugar.

 

Finalmente, Cristo Jesus é a vida, a fonte de toda a vida, tanto espiritual quanto eterna, e assim sendo, os que O recebem têm a vida eterna porque Ele é a verdadeira vida que perdura pela eternidade afora, porque Ele criou tudo o que existe!

 

Por ser o caminho, Jesus é a única vereda que nos conduz ao Pai; por ser a verdade, é a única via de concretização de todas as promessas de Deus; por ser a vida, integra a Sua própria existência divina à nossa vida, tanto agora quanto eternamente.

 

Portanto, só Jesus é o caminho certo, inerrante, perfeito; só Ele é a verdade última, irretocável, absoluta; só nEle existe a vida abundante, eterna e bem-aventurada que está ao alcance de todos os que nEle creem, por isso entregam a Ele suas vidas!

 

Senhor Deus amado e bendito, nós sabemos que Teu filho Jesus Cristo é o princípio, o meio e o fim de tudo o que tem subsistência real, e que nEle iniciamos, prosseguimos e devemos concluir a nossa jornada para a eternidade; como Ele é a verdade, é o guia do nosso caminhar reto que nos leva a Ti sem tropeços ou desvios; como é a vida, Ele significa a verdadeira existência em paz, alegria e amor para todo o sempre. Sim, Pai, embora possam haver muitos caminhos que pareçam corretos, ao final são caminhos de morte e destruição eterna, porque só Ele é o único e genuíno caminho de vida. Por este motivo, no nome precioso do Senhor Jesus, que está acima de todo nome, oramos e agradecemos por tão grande amor que nos devotas ao nos revelar esta realidade eternal. Amém.

Share
Nenhum comentário

Publicar um comentário