Igreja

Clique aqui para fazer uma pergunta sobre a Igreja

Share

279 respostas a Igreja

  1. Amós disse:

    POR QUE OS HOMENS AINDA COSTROEM TEMPLOS PARA ADORAR A DEUS? NAO SERIA JESUS A PEDRA QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM? NAO SERIA JESUS O PRÓPRIO SANTUÁRIO?

    • Rev. Juarez disse:

      Nem todo o universo pode conter a presença de Deus (I Reis 7.27). No entanto, o Nome do Senhor se acha no Templo “para ouvir a oração que se faz neste lugar” (I Reis 7.29). Dois extremos devem ser evitados: 1) O da “Templolatria”, ou seja, a deificação do Templo; não se pode idolatrar o Templo. 2) O do descaso para com o Templo, que é um lugar de encontro do povo do Senhor para a adoração do seu nome e o ensino da sua Palavra. Neste sentido, nossas casas, lugares de trabalho, escola, também são Templo de Deus.

  2. Amós disse:

    PARECE QUE OS APÓSTOLOS DELE NAO CONSTRUIAM TEMPLOS E NA DEFESA DE ESTEVAO ELE DIZ QUE DEUS NAO HABITA EM TEMPLOS FEITO POR MAOS HUMANAS. O APÓSTOLO PAULO TAMBEM DISSE ISTO AOS GREGOS.

    • Rev. Juarez disse:

      O cristianismo primitivo era considerado uma seita pelo Império Romano. Em determinados momentos dos primeiros séculos, era considerado uma religião proibida e, portanto, perseguida. Nem por isso, deixou de se reunir, por exemplo, nas catacumbas, que se constituíam em Templos para a reunião do povo de Deus.

  3. Amós disse:

    Pastor, os versículos citados não correspondem ao que o senhor disse.

  4. Amós disse:

    Considerado uma seita pelo império romano ou uma seita pelos fariseus que induziam aos romanos perseguirem os apóstolos de Cristo? Pelo pouco que entendo ao ler a Bíblia, os inimigos de Jesus eram justamente os religiosos que embaraçavam o Seu povo desde o princípio, e não autoridades políticas.

    • Rev. Juarez disse:

      O cristianismo, no primeiro século, era considerado uma seita judaica pelo Império Romano. Os imperadores não viam muita diferença entre o judaísmo e o cristianismo.

  5. Amós disse:

    por outro lado a bíblia mostra em várias passagens que as autoridades da época nao o viam como criminosos mas eram incitados pelos religiosos vinculados a eles como criminosos. Assim fizeram com jesus, com paulo e com vários profetas que deus enviou. correto?

    • Rev. Juarez disse:

      O julgamento e condenação de Jesus se deu em três instâncias: religiosa, por meio do Sinédrio; civil, por meio de Pilatos, governador da Província da Judeia, representante do Imperador Romano naquela região; e, por fim, militar, pois, os soldados executaram-no.

  6. Soraia Cani disse:

    Pastor porque a Teologia é paga, porque tudo o que se refere a Deus é cobrado, muitas vezes valores até bem altos, e porque aparecem pessoas que dizem não cobrarem nada para ensinar a palavra de Deus?
    Grata

    • Rev. Juarez disse:

      Cara Soraia,
      Muito respeitosamente, na verdade, tudo é de Deus, e não só a Teologia ou o ensino da Bíblia. O conhecimento das ciências também é de Deus. O comércio, a indústria, também não fogem ao desígnio do Senhor. Por outro lado, o nosso sustento material também vem de Deus, pelo que devemos agradecer a Ele, tanto as bênçãos espirituais, como as materiais.
      É verdade que, em nossos dias, há pessoas que exploraram a boa fé dos outros. É preciso distinguir o trigo do joio.
      Felicidades.

  7. Raimundo Cavalcante disse:

    Pastor, porque existem tantas denominacoes evangelicas hoje? Isso nao seria fruto da independencia do homem (o homem tentando agradar a Deus do seu jeito)?

    • Rev. Juarez disse:

      As denominações podem ajudar ou atrapalhar. Se elas se constituem como agências do Reino de Deus, então são benção, do contrário deixam de ser. Quanto ao seu alto número, com certeza tem a ver com a nossa dificuldade de conviver com os diferentes.

  8. Raimundo Cavalcante disse:

    As mulheres podem ensinar nas igrejas? em 1Co 14.34 e 1Tm 2.12 Paulo fala que elas devem permanecer em silencio. O que isso quer dizer?

    • Rev. Juarez disse:

      Há dois mil anos, uma mulher falar em público era indecente, daí a recomendação do Apóstolo Paulo. Hoje, não é mais. Quem mudou foi a cultura, não, a Bíblia, que sempre entendeu a mulher como feita também à imagem e semelhança de Deus.

  9. Fe disse:

    estou sofrendo com uma duvida,na minha igreja ;aconteceram muitas contendas entre os dirigentes, nas reunioes de obreiros eram muitas indiretas de um com outro ,muita tolerancia com coisas erradas,comigo nao mas entre pastores e pastor presidente;eu vinha embora das reunioes triste, fofocas, discusao,disputa,injustiça….nao concordei ,o que era meu pastor saiu a fizeram injustiça com ele saiu a espose dele sofre nao aguento ver ninguem sofrer pede que fique com eles na igreja que abriu mas nao estou feliz ela pede para eu nao sair,a que eu estava que ela saiu , em menos de15 dias por fofoca se contendeu com outro pastor tambem saiu,nao sei oque fazer,nao quero magoa la ,mas tambem estou com pe atras com a igreja que estava nao concordo com estas coisas…sera que devo procurar outra igreja e nao ficar em nenhuma das duas…sou temente a DEUS POR ISSO SOFRO … OQUE FAÇO

    • Rev. Juarez disse:

      Devemos florescer onde nos achamos plantados, mesmo que o terreno se ache muito árido. Infelizmente, contendas acontecem no meio do povo de Deus. O Apóstolo Paulo fala inclusive que alguns pregavam a Cristo por inveja e porfia (Filipenses 1.15); mesmo entendendo que o importante é que Cristo seja pregado, melhor é se ele for conhecido do mundo pelo bom testemunho dos cristãos, e não o contrário. De qualquer forma, a menos que sua Igreja deixe de pregar a Palavra de Deus, recomendo sua permanência; até porque não seguimos os homens e, sim, o Senhor Jesus. Deus te dê o discernimento a respeito. Conte com minhas orações.

  10. Ieda disse:

    Tenho lido sempre esta sessão e aprendido muito. Fico triste em perceber quantas pessoas sofrendo nos seus relacionamentos e por trilharem caminhos confusos!
    E fico feliz pela oportunidade que se abre neste blog para que nosso pastor, que tem o dom da Palavra, seja usado pr Deus para ajudar essas pessoas!
    Para que esse ministério atinja mais pessoas, sugiro que haja uma divulgação específica sobre “O Pastor Responde”, quem sabe nos boletins dominicais, no site da igreja, nos Núcleos familiares…
    Deus acrescente profusas bênçãos e muita inspiração aos queridos Rev. Juarez e Winston!

  11. Isaias disse:

    a igreja primitiva celebrava a santa ceia anualmente ( pascoa ) , sim ou não?
    se sim, por que a maioria das igrejas a fazem mensalmente ou seja como começou.
    se não, qual e a base biblica para celebrarmos a santa ceia mensamente.
    paz seja convosco.
    muito obrigado.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Isaías,
      Na verdade, a Igreja Primitiva celebrava a Santa Ceia em todos os cultos em que se reunia (Atos 2.42-47). O importante não é a frequência do evento, mas o respeito e a edificação. A convenção de ser mensal é apenas uma prática que se consolidou ao longo do tempo. Ela pode ser mais frequente ou menos.

  12. Lilian disse:

    Pastor por favor me ajude somos de uma família evangélica, minha mãe eu e duas irmãs. Somos casadas e cada uma tem sua família, mas uma de minhas irmãs disse que agora é seguidora do movimento yaohushua, onde dizem que é o verdadeiro nome de Cristo, ela diz que descobriu a verdade lendo a biblia judaica e através do saite deste movimento, agora ela não se refere mas ao nome de Deus e Jesus, somente pai altíssimo, o criador e yeshua. Não congrega mais pq diz o movimento que não precisa mas de cultos religiosos, igrejas, louvores, e nós estamos todos em casa muito triste com isso, nós já falamos com ela mas não adiantou, pastor o que o senhor sabe sobre esse movimento, pois não sabemos nada sobre isso, e como agir nesse caso?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Lilian, não conheço especificamente o movimento aludido, mas sei que todos os dias surgem novidades “espirituais”. Apenas para sua curiosidade, Yaohushua (ou Yeshua) é o nome de Jesus em hebraico, que também pode ser traduzido por Josué. Não tem novidade nenhuma. A questão é que o movimento parece sugerir pensamentos não bíblicos, como por exemplo o de deixar de congregar (Hebreus 10.25). Ore por sua irmã. Também, orarei.

  13. Isaias disse:

    pastor, te agradeço por se importar com minha pergunta, porem se lermos todo
    o capitulo 2 de atos, vemos que a biblia está se referindo a reuniões ou cultos e
    não a SANTA CEIA DO SENHOR 1 corintios cap 11 v 23 em diante.
    mas fico satisfeito porque se importou em me responder
    Deus te abençoe

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Isaías,
      A passagem de Atos fala que os crentes da Igreja em Jerusalém “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2.42). Este “partir do pão” se refere à participação da Santa Ceia, que era mais frequente do que fazemos no presente.

  14. Cláudio disse:

    Paz. No mês de setembro ou outubro do ano passado, em um culto, o pastor me revelou que eu iria fazer uma viagem com a minha familia e essa viagem minha vida iria prosperar. Mas eu teria que dar a Deus o que é de Deus. A partir desse dia comecei a ser dizimista fiel. No inicio de junho desse ano acontecei no meu trabalho que veio uma transferencia para mim trabalhar em outro estado. Sera que esta é a viagem revelada pelo pastor? Sera que se eu negar esta viagem estarei contra a Deus? Tem um meios de eu saber se essa viagem foi parte de Deus atraves da revelação do pastor?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Cláudio, recomendo a leitura de Mateus 6.25-34. Nesta passagem, Jesus fala sobre a necessidade de vencer a ansiedade; o Supremo Mestre nos ensina a confiar nos cuidados divinais; Deus cuida das aves e dos lírios, com certeza, cuidará de nós. Por outro lado, devemos viver cada dia, sem nos estressarmos com os dias que ainda hão de vir (“Basta ao dia o seu próprio mal”, ou “cuidados”); não significa viver relaxadamente quanto ao futuro, apenas, não ter tamanha preocupação que venhamos a ficar extenuados. Por fim, o que deve ser prioritário em nossa vida é o Reino de Deus, ou seja, a vontade de Cristo. Quanto a ser dizimista fiel, isto é bênção para você e sinal de obediência, mas jamais deve se constituir numa barganha com o Altíssimo; e que nenhum Ministro de Deus sugira tal possibilidade. Quanto à viagem, creio que você deve considerar a proposta de trabalho de maneira isolado de uma eventual viagem com a família. Em Cristo.

  15. Maria Gracilene disse:

    Olá, gostaria de saber se devo dar o dizímo e a onde dar, já que estou afastada da igreja?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Maria Gracilene,
      Primeiramente, volte para sua Igreja e passe a congregar em uma nova Igreja. Estando vinculada à Igreja, entregue com regularidade e fidelidade seus dízimos. É um meio de mostrarmos nossa confiança no sustento divino e revelarmos absoluta obediência à sua Palavra. Além do mais, podemos contribuir com a expansão do Reino de Deus.

  16. Bricio disse:

    Nosso Salvador disse em certa feita que a verdadeira adoração não é feita nem em templos e nem em montes por que os verdadeiros adoraram em espírito e em verdade. Seus dicípulos disseram o mesmo. porque hoje nao é assim?

    • Rev. Juarez disse:

      Jesus respondeu à evasiva samaritana que a questão da adoração não se prende a lugar, mas à sinceridade do coração. Templos são ambientes propícios à adoração, como a natureza também é. Tudo depende da atitude.

  17. Glória disse:

    Sou divorciada, posso fazer parte do circulo de oração?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Glória,
      A oração é uma ferramenta que Deus disponibilizou a todos nós, solteiros, casados, divorciados. Não perca esta bênção.
      Orai sem cessar (I Tessalonicenses 5.17).

  18. Márcia Zuleide disse:

    Pr. meu nome é Márcia,me converti ja tem 12 anos,passei por um ministério e hoje estou em outro,mas a mais ou menos um ano estou muito desanimada com vontade e desistir,a igreja que eu congrego tem muita fofoca divisão,e tenho sido alvo de muitas calunias simplismente porque tenho cargo na igreja,estou desanimada,as vezes ouço uma pregação que me anima lá na igreja me fortalece mas quando chego em casa não tenhom mais vontade de orar nemde jejuar,e nem de fazer nada na igreja,o que eu faço parav me levantar espiritualmente?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Márcia,
      A Igreja é composta de pecadores que conheceram a Cristo e foram lavados pelo seu sangue, mas, nem por isso, deixaram de ser pecadores.
      Viva na plenitude do Evangelho, e seja uma bênção para aqueles que estiveram ao seu redor, mesmo que outros não sejam esta bênção para você.
      Continue firme no propósito de servir e amar a Deus. Ore, leia a Palavra, e confie no Senhor, o mais ele fará (Salmo 37.5).

  19. Patrícia de Souza disse:

    sou da igreja batista mas algum tempo nao sinto deus falar comigo na batista e hoje frequento duas igrejas sei que é errado mas nao consigo sair da batista mas me sinto mais perto de deus na renovo de israel do que na batista ,nao sei o que fazer e esta duvida esta tirando a minha paz o que faço me ajudo e que deus os abençoe.

    • Rev. Juarez disse:

      Patrícia,
      Não são as denominações que nos salvam; só Jesus nos salva. No entanto, precisamos das igrejas locais, para nosso desenvolvimento espiritual. Uma Igreja onde a Palavra de Deus é pregada e o amor vivido, com certeza, trará crescimento espiritual. Apenas um lembrete: as igrejas não são perfeitas, pois, são constituídas de seres humanos pecadores, sempre carentes da graça de Deus. De qualquer forma, procure crescer onde você se acha plantada.

  20. César Alonso disse:

    BOM DIA. PASTOR . A PAZ DO SENHOR
    BEM ESTOU RECORRENDO A SUA AJUDA PARA ESCLARECER-ME SOBRE ESTE ASSUNTO TÃO COMPLEXO, PORÉM TÃO CLARO NA BIBLIA.
    PASTOR SOU EVANGÉLICO DESDE 1985 ACEITEI O SENHOR JESUS COMO MEU SENHOR E SALVADOR E DESDE ENTÃO TENTO SEGUIR A PALAVRA DO SENHOR CONTIDA NA BÍBLIA SAGRADA MEDIANTE OS ENSINAMENTOS DOS PASTORES E MEDIANTE A LEITURA DA PALAVRA.
    SOU DIZIMISTA E OFERTANTE FIEL TODOS ESTES ANOS. PORÉM A UNS TRES MESES ATRAS RECEBI UM EMAIL CONTENDO UM ESTUDO BÍBLICO COM ENSINOS DE COMO ENTENDER O DIZIMO.
    ESTE ESTUDO CONTENDO VERSÍCULOS ENCONTRADOS NA BÍBLIA, EU AO LER O MESMO E ESTUDAR A LUZ DA BÍBLIA TUDO. FIQUEI COM MUITAS DUVIDAS. E COM ISSO PASSEI ESTES ESTUDOS AOS MEUS PASTORES NA IGREJA ONDE CONGREGO, PARA QUE MEDIANTE UMA ORIENTAÇÃO ESTAS DUVIDAS FOSSEM SANADAS. PELO CONTRÁRIO AS DUVIDAS PERMANACEM E AGORA AINDA MAIS. POIS NÃO OBTIVE RESPOSTAS NEM DOS PASTORES QUE ME PASTOREIAM. AI EU AGORA ME PERGUNTO. ONDE ESTA A VERDADE SOBRE O DIZIMO COBRADO OU DEVOLVIDO EM NOSSAS IGREJAS ATUAIS A LUZ DA BÍBLIA? E PORQUE OS PASTORES NÃO ENSINAM A VERDADE QUE ESTA ESCRITO NA BÍBLIA? FALO DESTA FORMA POIS SÓ PELO FATO DE NÃO HAVER RESPOSTAS JÁ HÁ CONDENAÇÃO DE QUE ALGO ERRADO REALMENTE HÁ NESTA COBRANÇA ATUAL NOS DIA DE HOJE DO DIZIMO A LUZ DA BIBLIA.
    POR ISSO PASTOR . SOLICITO DO PASTOR UMA RESPOSTA.
    O DÍZIMO COBRADO OU DEVOLVIDO NAS IGREJAS DE HOJE EVANGÉLICAS É CORRETO OU ESTA ERRADO A LUZ DA BIBLIA.

    • Rev. Juarez disse:

      Caro César,
      O dízimo é método de contribuição. Instituído desde o Antigo Testamento, não foi abolido no Novo Testamento. O fato de ser mencionado poucas vezes no Novo Testamento não justifica o pensamento de que ele teria sido abolido, ao contrário, pouco se fala nele porque era naturalmente obedecido. Jesus afirmou que não devemos dar o dízimo e praticar injustiças, devemos, sim, dar o dízimo e praticar a justiça, ou seja, uma coisa não inibe ou cobre a outra.
      No entanto, o dízimo deve ser oferecido de maneira liberal, e com a consciência de que estamos contribuindo com o crescimento do Reino de Deus, ao mesmo tempo, em que demonstramos confiança na providência de Deus; é um ato de fé; retê-lo pode ser visto como incredulidade, desconfiança de que o Senhor não vai nos suprir.

  21. Patrícia de Souza disse:

    pastor o que voce acha de um pastor que trai sua mulher a anos e nao deixa de praticar o ato as escondidas, com a melhor amiga sendo q a mulher tem um acordo de nunca se separar dele mesmo que ele a traia , acha que isso pode recair sobre os membros? uma pessoa q tem promessa de deus de ter um ministerio abençoado pode continuar frequentando essa igreja?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Patrícia,
      O caso é muito grave e deve ser tratado para o bem o rebanho de Deus. Pastor ou não, a infidelidade conjugal é pecado. Que Deus tenha misericórdia do referido ministro e de sua Igreja. Deus julgará.
      Quem tem conhecimento de causa, deve tratar o assunto à luz de Mateus 18.15-17.

  22. Marcel disse:

    Paz do senhor pastor, certo dia estava na igreja, veio uma pregadora e me falou que eu ia se assentar a mesa com o rei e que a minha vitória ia ser tão grande mas tão grande que ia ser doce como o mel, gostaria que o senhor sendo um ungido de deus me explicasse tudo isso que essa pregadora me disse!
    Agradeço desde já, que deus abençoe o senhor e a sua família e o seu ministério!!!

  23. Lucélia disse:

    boa noite pastor. eu queria esclarecer uma duvida.quando um pastor cai num ato de adulterio qual é o procedimento correto que ele tem que ter para ter uma vida perfeita diante de DEUS?basta so pedi perdão a DEUS e esta tudo certo?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Lucélia,
      O perdão tem que vir antecedido de arrependimento, mas deve ser
      seguido de reparação. O adultério é pecado contra Deus, mas
      também contra o próximo (o próprio cônjuge, a pessoa com que se
      adulterou e sua família). Por fim, é necessário, abandonar
      definitivamente tal prática (Provérbios 28.13).
      Em Cristo.

  24. Bia disse:

    Pastor, tenho 18 anos e meu namorado 19. Hoje aconteceu algo que muito me intrigou. Estávamos na casa dele, e eu tinha o devolvido um dinheiro que ele tinha me emprestado (140,00) ele pegou o dinheiro e colocou dentro da gaveta. Até ai tudo bem. Eu vim pra casa e ele ficou. Quando cheguei em casa ele me ligou dizendo que o dinheiro e um envelope com seus documentos que estavam guardados em lugares diferentes do quarto dele SUMIRAM. Sabendo que na casa dele estava apenas ele e sua avó. Sua casa fica toda fechada durante o dia todo. A possibilidade de ter entrado alguém na casa dele é nula. A tia dele é macumbeira e muitas vezes quando ia na casa dele, incorporava e sentia espíritos ruins. Sua avó diz que tem um homem de branco que passeia pelo quintal \”cuidando\” da casa. Meu namorado disse que certa vez sentiu algo puxando sua mão quando tinha acabado de acordar e quando levantou tinha uma bituca de cigarro no chão (ninguém em sua casa fuma, nem ele.) Eu acredito que existam espíritos ruins naquela casa, dá pra sentir no ar. Eu sou evangélica mas no momento estou afastada. Já procurei sobre esses desaparecimentos na internet e encontrei respostas de espiritas e pessoas que tem crenças em coisas que não acho que existam. Pastor, o que pode ser isso? Pode ser o inimigo querendo atormentar aquela casa? Me ajude. Preciso de uma resposta!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Bia,
      O maligno assume várias posturas para enganar a humanidade. O
      crente deve ter sempre a confiança de que maior é o que está no seu
      coração, que é Deus, do que aquele que está no mundo, o diabo (I
      João 4.4).
      Quanto ao que você afirmou em estar afastada da comunhão com a
      Igreja, volte, sempre é tempo. Mas não espere muito tempo.
      Deus te abençoe.

  25. Maria Cristina Pereira de Souza disse:

    Boa Noite Pastor!
    Pr. Gostaria de saber, se um homem que é casado com uma mulher no papel e na igreja com filhos, e que vive hoje com outra mulher, pode ser batizado e ceia, e se ele pode ministrar louvor e ser da liderança da igreja? E se a igreja e o Pastor conhecem a situação desse casal e nada fazem, permitem, o pecado deles pode atingir toda a igreja ou não? Estou muito confusa, devido as coisas, pois sempre aprendi desde muito pequena, que isso é pecado e o Pastor não pode batizar, mas agora vejo tudo isso acontecendo na minha igreja e e todos achando normal, e acabo achando que eu é quem estou errada, me ajude a entender, e o que devo fazer, se eu sair e for p outra igreja, estou pecando?
    Grata por sua atenção, que Deus o abençoe!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Maria Cristina,
      Pelo seu relato, o referido Pastor precisa rever o seu ministério; ele está comprometendo o seu testemunho pessoal e impedindo o progresso do Reino de Deus. Deus tenha misericórdia dele e de sua Igreja. Mas não deixe a sua congregação; ore a respeito e o que estiver ao seu alcance para interferir neste processo (desconheço o sistema de governo de sua Igreja), não deixe de exercer.

  26. Roberta disse:

    meu marido quer dar pra batizar nosso filho para uma pessoa com quem eu não falo e outra eu estou me firmando no evangelho e emu marido é católico o que faço? será que tem como eu impedir dele batizar nosso filho?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Roberta,
      O batismo católico-romano distingue-se do batismo evangélico. Neste o compromisso é dos pais e não de eventuais padrinhos, como naquele. Além disto, para o romanista o batismo tem poder salvífico; para o evangélico, não é o batismo que salva e, sim, Jesus, que por sua graça transforma a nossa vida. Portanto, não se trata de escolher se seu filho será batizado nesta ou naquela igreja. É preciso esclarecer acerca do significado do batismo.

  27. Cláudia disse:

    Olá Pastor a paz do Senhor.
    Sou evangélica a 9 anos fui obreira mais já faz 4 anos que estou fora da obra do Senhor mais diante as lutas não tenho vontade de ir a igreja,oro e louvo em casa sempre estou liga com Deus mais ir na igreja é que não tenho vontade o que acontece.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Cláudia,
      Deus é rico em graça e nos deixou meios de graça, tais como a
      oração e a Palavra; mas a vida da Igreja também se constitui num
      meio pelo qual o Senhor nos abençoa. A Igreja, na presente
      condição, acha-se imperfeita, mas, ainda, é o melhor ambiente para
      desenvolvermos a nossa fé. Volte para a família da fé.

  28. Daniel Campos disse:

    Minha mãe quer me mudar eu de igreja mas eu não quero. Ela fala que eu tenho que completar 18. Isso é certo?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Daniel,
      A obediência aos pais é uma virtude da Palavra de Deus. Não sei o
      que move sua mãe a tomar esta providência, mas se não for algo para
      seu prejuízo espiritual, procure atendê-la.

  29. Eliane disse:

    o que faz a dirigente do circulço de oraçao e a secretairia do circulo de oraçao.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Eliane,
      Os encontros de oração podem acontecer de maneira espontânea, mas
      sempre é bom ter uma liderança; este é papel do dirigente, tendo,
      quem sabe, uma outra pessoa para ajudá-lo, organizando melhor as
      coisas.

  30. Jorge do Vale disse:

    Pr. Estou afastado a algum tempo porem minha esposa ainda continua e canta no ministério.Minha duvida tem algo que impeça ela de participar,pois ate onde sei a salvação é individual?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Jorge,
      Você está perdendo a bênção de congregar e crescer no
      conhecimento do Salvador Jesus. Volte-se para o Senhor e venha servir
      junto com sua esposa na Casa do Senhor.

  31. Célio disse:

    Congrego em um igreja há 16 anos, confesso que atualmente estou me sentindo muito triste nesta congregação. Durante todos esse anos, vivenciei situações que vêm se acumulando ao longo do tempo, situações essas que se repetem constantemente tal como: Arrogância, autoritarismo e retalhações por parte dos pastores lideres, cobra-se por tudo que a igreja oferece, falta de estrutura, começa um projeto e não termina, lideres mal preparados sendo ungidos a pastores, pastores que se deixam ser idolatrados por membros, discriminação e falsidade por parte dos lideres, fofoca, cobrança constante, exploração de pessoas nos serviços da igreja, constantes indiretas da vida pessoal duranta as ministrações no altar, favorecimento de pessoas a ponto de até acobertar seus erro e pecados, enfim uma série de fatos que culminou hoje em um desejo enorme de mudar de igreja. Nesta igr eja tudo o que você trata em gabinete algumas pessoas mais próximas acabam sabendo, daí a falta de confiança em poder contar com um ombro amigo de um pastor, pois, tudo o que você fala hoje pode se tornar em uma arma contra você amanhã. Durante esses anos todos, presenciei pastores e famílias indo embora por desapontamento, humilhação, por não aguentar mais. Hoje tudo que preciso é estar em uma igreja onde os membros verdadeiramente se amam e o pastor dê a sua vida pela ovelha, seja ela com ou sem lã. Confesso que no momento estou desnorteado, divido entre o desejo de ir embora e o medo de abrir mão de tudo que plantei nessa igreja durante esses anos. Gostaria muito de um conselho a respeito do assunto para que eu possa orar e tomar uma decisão, será que poderia me ajudar?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Célio,
      A Igreja é de Deus, mas é composta dos homens. Deus é perfeito,
      os homens não são perfeitos. Por outro lado, ficar num ambiente
      desagradável é muito ruim. Procure seu pastor, exponha o que você
      relatou. Quem sabe não é isto que o pastor e a liderança da Igreja
      estão precisando ouvir para tomar medidas necessárias. Insisto:
      caminhe mais uma ou duas milhas, ou até três. Floresça onde você
      plantado.

  32. Iene disse:

    olá minha familia é católica,a algum tempo que não vou a igreja católica, passei um tempo frequentando a igreja evangelica gostei,com o tempo me converti passou o tempo e percebi que não quero me batizar ou melhor não quero ser crente isso é pecado se for qual o castigo. me ajude por favor, a tirar essa duvida.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Iene,
      Vamos diferenciar o “ser crente” do “ser batizada” e tornar-se
      membro da Igreja. Ser crente significa “crer em Cristo”. Você crê
      que Cristo é o seu único e suficiente Salvador? Se, sim, então
      você é crente. Quanto ao batismo, ele é o que um crente deseja
      quando se converte a Cristo, pois, quer demonstrar que agora é uma
      nova criatura e pertence ao Corpo de Cristo. Pense a respeito e
      considere a bendita possibildade de além de ser crente, ser batizada
      também.

  33. Anônima disse:

    A paz do Senhor. Acabei de chegar do culto, hoje eu estava muito animada, muito mesmo, sentia que Deus queria falar comigo e me dar a resposta que tanto buscava, aí me veio no coração, de pedir oração pra certa irmã lá da igreja que tem o dom de “profecia”. Aí no final do culto, os dirigentes chamaram justamente essa irmã pra estar fazendo as orações pra quem quisesse ir lá na frente. Eu logo pensei que isso era “de Deus” mesmo, e então fui lá.
    Acontece que ela me falou coisas erradas, “profetadas”, e eu fiquei tão triste por isso, estou desnorteada agora, depois que isso aconteceu eu me senti muito mal, estou muito angustiada e agora parece que tudo o que eu vivi ali foi em vão, porque parece que as profecias que eu recebi (já recebi uma errada tbm de outra irmã, mas tb ja acertaram outras profecias), só que, eu vendo que erraram ja comigo, parece que os profetas não existem e aquilo tudo é o que eles ACHAM que Deus diz, sei lá, parece que é tudo uma ilusão do ser humano, eu não sei mais o que fazer, pq eu buscava a Deus de todo o meu coração MESMO, e senti a vontade de ir pedir oração pra essa irmã, e no final do culto ainda deram a ela a função de se dispor lá na frente pra quem quisesse oração… dessa forma, eu pensei que era resposta de Deus, mas infelizmente não era. Agora estou mt confusa… e se tudo, tudo aquilo que chamo de ‘experiência’ com Deus, tiver sido apenas um pensamento do meu coração, assim como foi esse pensamento aí? cadê Deus? poxa, eu estava realmente de coração ali, buscando. Entendo que há pessoas que se dizem profetas mas não são. Mas e eu?? pq eu tive esse desejo e deu tudo errado, sendo que eu estava entregue de corpo e alma ao Senhor??? poxa, estou me sentindo muito aérea, muito triste, magoada. Eu queria que vcs me respondessem o mais rápido possível, eu preciso de alguma palavra, mesmo que dura, mas eu preciso de ajuda. Não posso conversar com ninguém, estou me sentindo muito mal :( (( por favor me respondam quando der, e se não forem me responder, apenas digam que não vai dar pra responder na hora, porque aí eu não fico esperando ansiosa…. to muito confusa, muito triste, não sei o que foi q aconteceu, parece q tudo o q aconteceu é coisa da mente, tudo fantasiado pelo ser humano…………………… isso é bem triste :-(

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada irmã,
      Deus nos brindou com a maior preciosidade que podemos obter, a sua bendita Palavra. Ela é a lâmpada para os nossos pés, a luz para os nossos caminhos (Salmo 119.105). Você não precisa depender de “profetadas” para se dirigir em sua vida. Basta ler e meditar nas Escrituras Sagradas, orar ao Senhor, ele indicará o caminho por onde você deve andar (Salmo 25.12).
      Esta estória de “profetadas” é mais antiga do parece. No tempo do Profeta Jeremias, há 2600 anos, já havia esta prática, denunciada pelo mesmo (Jeremias 23.21, 28).
      Infelizmente, pessoas da nossa mais extrema confiança nos decepcionam, mas o Senhor Deus não nos decepciona. Confia nele, e o mais ele fará (Salmo 37.5).
      Deus te abençoe.

  34. Lana disse:

    Pr.como discipular uma pessoa ansiosa,depressiva,sexo fora do casamento,problema sexual no casamento,homosexulidade..ATT

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Lana,
      O discipulado é seqüente à evangelização. A pessoa descrita por
      você precisa conhecer a Jesus, pois Jesus vai cuidar de todos estes
      problemas elencados. Cristo vai tratar a depressão e ansiedade, bem
      como, os problemas de ordem sexual. Mas antes é preciso conhecer a
      Cristo como Salvador pessoal. Tal pessoa precisa confiar no Senhor
      Jesus, pois o mais ele fará (Salmo 37.5).

  35. Amiga disse:

    Olá Pastor, gostaria de saber se realmete precisamos confessar nossos pecados ao homem e assim sermos diciplinados, ou se podemos simplesmente confessa-los a Deus e continuar nossa vida na igreja, fazendo a obra do Senhor? Que Deus continue te usando,um abraço!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Amiga,
      O romanismo, à luz de uma interpretação equivocada de Tiago 5.16,
      criou a chamada “Confissão Auricular”, que determina ao fiel buscar
      um sacerdote para confessar os pecados. Todo o pecado é contra Deus
      (Salmo 51.4) e deve ser confessado, com arrependimento, a Deus (I
      João 1.9). No entanto, tendo pecado contra Deus, também, pecamos
      contra os homens e, neste caso, devemos, pedir perdão àquele contra
      quem pecamos.

  36. Dayane disse:

    Fui batizada aos 2 anos de idade e gostaria de saber se posso ser batizada hoje com 17 anos na igreja católica.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Dayane,
      Se você já foi batizada na infância, não creio que o sacerdote
      católico irá exigir um rebatismo. Mas, sinceramente, não posso
      precisar a resposta.

  37. Laisa disse:

    BOM DIA
    Meu namorado e batizado na igreja evangélica e eu não. Mas eu frequento a igreja normalmente só acho que ainda n chegou a hora de me batizar. Isso casaria algum problema?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Laisa,
      O que a impede de ter um compromisso definitivo com Cristo e sua
      Igreja? Se não há impedimento, não deixe para amanhã o que você
      pode fazer hoje.

  38. Lorena disse:

    pastor sou de uma determinada igreja evangelica em que opastor nao passou seus estatutos para seus membros aconteceu um fato em que uma diaconisa da igreja caiu em pecado com uma sapatona cometendo adulterio e este pastor colocol ela em diciplina 6 meses sem santa ceia e fora das funçoes da igreja porem esta mulher se concertou com seu marido e com Deus em primeiro lugar mas e uma mulher oprimida e trite pois nao pode nem pegar um caderno de oraçao Pastor me responda por favor este tempo determinado por este pastor esta certo mesmo a irma tendo se concertado com deus seu marido e sua igreja 6 meses e otempo certo ou pastor esta sendo rigido demais

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Lorena,
      Apesar de usarmos o ditado de que o “tempo conserta as coisas”, na
      verdade, o tempo não conserta nada. O que nós fazemos no tempo que
      temos faz a diferença. Se neste tempo de disciplina a irmã tirou
      boas e preciosas lições, então, foi mais que suficiente; no
      entanto, tivesse ela ficado, não seis meses, mas seis anos em
      disciplina, e não tivesse aprendido a verdade, então não teria
      valor algum.

  39. Selma disse:

    na minha igreja, dizem que sou lider, porém não consigo estar a frente da igreja, mas amo estar junto das pessoas caminhando lado a lado, se me pressionam pra assumir um cargo e ficar a frente oficialmente, simplismente travo e acho que não tem nada a ver comigo, como posso ser lider assim?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Selma,
      Há líderes mais falantes e líderes mais silenciosos. Quem sabe você seja do segundo grupo. A liderança não se define por ser mais ou menos falante, mas por ser relevante e impactante.

  40. Marina disse:

    eu sou crete mais eu não sou batizada eu posso ir pro céu

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Marina
      O texto mais conhecido da Bíblia responde à sua pergunta: “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna” (João 3.16). Se você crê que Jesus é seu suficiente Salvador, então você tem a vida eterna; portanto, tem lugar no céu. Agora, procure integrar-se a uma Igreja que professa esta fé em Cristo, por meio do batismo, a fim de servir a Deus de todo o coração, ainda na terra.

  41. Peter disse:

    pastor estou como uma duvida, bom vi em alguns site, que marido e mulher devem juntar a rendar e dividir, e da a metade cada um.
    bem si eu e minha esposa somos uma só carne, qd ela não trabalhava eu dava o dizimo e com issso ela tambem era uma dizimista certo??? hoje ela trabalha então eu entendo que si juntar 5% meu e mais 5% = 10% certo?? não devemos ver o valor e sim a lógica humana.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Peter,
      Você e sua esposa devem colaborar mutuamente na composição do orçamento familiar, quer na receita, quer na despesa. Façam a somatória do orçamento familiar e separem o dízimo dele. Assim, não haverá dúvida. Estou entendendo que você e sua esposa são crentes e que assumiram o compromisso de contribuir com o dízimo.

  42. Regina disse:

    A PAz do senhor Pastor sou membra da IPR e preciso saber se tem algum versiculo que fala que uma pessoa que não é batizada não pode tocar instrumento ou seja fazer parte do grupo de louvor.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Regina,
      A questão que você apresenta tem a ver com normas que a Igreja estabelece para seu funcionamento. O que a Palavra de Deus afirma é que devemos obedecer autoridades, inclusive de fora da Igreja (Romanos 13.1-7). Então se há uma norma, que se observe.

  43. Roberta Silva disse:

    boa noite pastor
    meu nome é Roberta e gostaria de saber se quem frequenta igreja evangelica pode beber cerveja em casa,estou perguntando pois comecei a frequentar uma igreja evangelica a quase um mes

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Roberta,
      Em casa ou fora de casa, o crente deve ter comportamento igual. Se não pode fora, não pode dentro; se pode dentro, pode fora. A questão do uso de bebida alcoólica é previsto nas Escrituras da seguinte maneira: 1) Proibição absoluta ao que pratica o nazireado (Números 6.2, 3); 2) Moderação em tudo (Filipenses 4.5; I Timóteo 3.3); 3) Sempre cuidado para não ferir consciências (I Coríntios 10.23-33); 4) Por fim, a máxima atenção ao problema do excesso de bebida como fator de desagregação, violência, morte, etc.
      Considere-se que há igrejas mais estritas no tocante à proibição, em qualquer circunstância, e outras, mais compreensivas; há que se considerar certos fatores culturais, também. De qualquer forma, é importante você consultar seu pastor sobre qual o regime que sua Igreja aplica.

  44. Alciene disse:

    pastor… eu frequento a igreja ja faz alguns meses tenho visto pessouas si manifestar e estou com muito medoestou sem querer voutar a igreja tenho sonhos com demonios tudo q eu faço a primeira coisa q eu pensso é como se estivesse um demonio perto de mim fecho os olhos i fico apavorada pois é como se eu estivesse vendo demonio gostaria de saber pq eu vejo e sinto essas coisa desde ja agradesso!!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Alciene,
      Aprendemos na Bíblia que “o amor lança fora o medo” (I João 4.18). Você já sabe que Deus ama muito a você, a ponto de enviar seu Filho, Jesus, para salvar sua vida. O amor de Deus pela sua vida já lançou longe de você qualquer temor. Deus que habita o seu coração é maior do que qualquer influência maligna. Confie no Senhor.
      Deus te abençoe.

  45. Filipe disse:

    A Paz do Senhor ! muitos pastores dizem que para ser salvo tem que ir para a igreja e aceitar a Jesus. isso vai ao contrário das escrituras bíblicas em Is 66:1-2, At 7:48-50, At 7:24. a pergunta que eu tenho a fazer é:
    se Jesus disse que para ser salvo temos crer e ser batizado. que importância tem um templo na doutrina que Cristo pregou aos pecadores, se um templo feito por mãos humanas não possui alma e espirito ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Filipe,
      A salvação é dádiva divina. Efésios 2.8 afirma: “pela graça sois salvos e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Ser batizado, ir a Cultos, e tudo o mais, não salva ninguém. Só Jesus salva. Agora, orar, estudar a Palavra de Deus, frequentar uma Igreja e servir a Deus nela, traz edificação ao salvo. O salvo que dispensa estes benefícios despreza a oportunidade de crescimento espiritual.

  46. Lucas Canossa disse:

    Olá pastor. Nasci no berço evangélico e me batizei com 12 anos, mas aos 18 anos eu me afastei dos caminhos do Senhor, comecei a trabalhar até de Domingo e isso me fez cansado de ir na igreja de domingo. Do nada eu comecei a ficar com garotos … Mas nunca fumei nada, nunca usei drogas e nunca bebi. Eu tenho um desejo enorme de voltar pra igreja e tomar santa ceia devidamente. Mas eu tenho medo de voltar pra igreja, falar com o pastor é claro e pedir perdão na igreja, e tomar santa ceia e não saber se estou em pecado ou não. Pois as vezes eu tenho pensamentos e tenho medo de tomar santa ceia por pensar, imaginar. O que eu faço ? Eu sou muito sentimental, depressivo, eu choro muito …

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Lucas,
      Deixo com você o Salmo 51.17b: “Coração compungido e contrito, Deus não despreza”. Volte para Deus, volte para a Igreja. Participe da Ceia do Senhor.

  47. Bianca Campos disse:

    Rev. Juarez Marcondes, por favor eu gostaria de saber sobre a pratica do \”reteté\”, algumas igrejas dizem ser manifestaçoes do espirito santo mas ao meu ver isso mais parece com possessões demoniacas como as de rituais de espiritismo e umbanda, a biblia diz algo sobre essa pratica? é realmente uma manifestação do espirito santo?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Bianca Campos,
      Deixo com você dois textos da Palavra de Deus: o primeiro deles é I João 2.27, onde aprendemos acerca da clareza com que o Espírito Santo se revela a nós, por meio da sua unção; o outro é I Coríntios 14.26-33, onde se diz que “Deus não é Deus de confusão”. Concordo com você, certas práticas no meio evangélico mais se parecem com espiritismo do que com aquilo que a Palavra de Deus ensina. É muito triste. Mas Deus tem mantido viva a Sua chama em nosso meio.

  48. Bruna Gabriela disse:

    rev juares gostaria de saber pq o pastores da igreja que vou falam que eu sou escolhida por deus que eu sou preciosa e bla, bla, bla não entendo pq eles falam isso e ficão mandando um monte de avisus de deus será que é verdade que deus tem muitos planos na minha vida?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Bruna,
      Deus tem um plano para cada um nós. Quando nos achamos em estreita comunhão com Ele, por meio da meditação na Sua Palavra e pela oração, recebemos a direção divina. No entanto, este “blá, blá, blá” a que você se refere pode ser apenas chavão por meio do qual muitos preenchem o vazio dos seus discursos. Ore a Deus, pedindo orientação para suas decisões, e os planos de Deus estarão se realizando na sua vida.

  49. Poliane disse:

    A Paz do Senhor Pastor,a minha pergunta é o seguinte: Porque tem pessoas que caem possessas na igreja apesar de não cometerem tantos pecados em vista de algumas outras pessoas?
    Essa é minha grande dúvida! Já há quase 3 meses,tenho passado por isso,as pessoas me dizem que é vaidade,calça comprida,maquiagem e etc,mas tem uma amiga minha que também usa isso,se envolve em relações sexuais com vários parceiros,bebia e fazia muita coisa errada aos olhos de Deus,e não cai possessa,queria saber o motivo disso,já não aguento mais!
    P.S:Fui pra igreja ainda criança;mas há pouco mais de 2 anos me afastei dos caminhos do Senhor,e há alguns meses voltei.
    Grata

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Poliane,
      O Maligno age de muitas e variadas formas, não necessariamente numa manifestação chocante; cair no pecado, andar nos caminhos errados, são formas que dão curso ao intento do Diabo. O que o crente deve fazer é, de um lado, estar em plena comunhão com Deus, pela oração, pela meditação na Palavra, pelo serviço na Casa de Deus, e, por outro lado, deixar o pecado. Esta é a nossa vitória contra o Tentador.

  50. Sandra disse:

    Alguém pode me responder se quando se batizarão no evangélico sentirão algo especial muito forte pra se batizar ou foi porque alguém da igreja pressionou pq eu não sinto vontade de me batizar mas a pressão pro meu lado é grande e isso ta me sufocando estou com vontade ate de desistir de ir a igreja porque pra min a pessoa tenque se batizar quando jesus tocar em seu coração eu não sinto vontade de me batizar nem de ir a igreja e nem de orar ou ler a bíblia tenho depressão mas mesmo assim eu oro eu vou a igreja mas só por fazer mas não suporto essa pressão.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Sandra,
      O fundamental é ter um encontro pessoal com Cristo. O cego de nascença (João 9), encontrou-se 3 vezes com Jesus: na primeira vez, foi curado da cegueira; na segunda vez, não viu Jesus pessoalmente, mas entrou numa discussão teológica com outros religiosos acerca de Cristo (como muitas vezes fazemos acerca de detalhes da teologia); somente na terceira vez é que ele teve um encontro pessoal e transformador de sua vida, creu de verdade em Cristo, a partir daí ele não teve mais dúvidas em seguir a Cristo. Que você possa ter este encontro pessoal com o Salvador Jesus também.
      Deus ilumine a sua vida.

  51. Wesley disse:

    posso ser um padrinho na igreja catolica sendo eu evangelico ???

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Wesley,
      A figura do padrinho num ato de batismo é exclusivamente uma norma da Igreja Católica Romana. A Igreja Evangélica não consegue enxergar qualquer orientação bíblica a respeito disto. Portanto, não creio que você deva assumir este compromisso e, tão-somente por uma razão de convicção, pois, afinal, como podemos ser uma coisa em que não acreditamos?

  52. Jucélia disse:

    paz do senhor reverendo! bom, eu queria saber sua opiniao acerca de umas coisas que estou pensando: pra começar, leve em consideração: eu sou uma jovem e faço parte do grupo de jovens da minha igreja, quero do fundo do meu coração servir ao Senhor de todo o meu coração e fazer a vontade dele, sei que posso ser muito usada na obra de Deus na igreja, mas tenho eu tenho visto muita falsidade na minha igreja ultimamente, e isso tem me embrulhado o estômago. não que sou perfeita, mas tem vezes que eu pego oportunidade pra falar sobre Deus, e falo tantas coisas boas e edificantes, aí na hora parece que todo mundo concorda e quer servir a Cristo de verdade, mas depois vi que são pouquíssimo que são crentes mesmo fora da igreja… tenho visto as pessoas usarem máscaras, e isso me desestimula muito, porque eu quero e não me importo em falar coisas edificantes sobre Cristo a fim de ajudar o coração de muitos, mas parece que tem gente que não serve a Cristo porque não quer. pra ficar mais fácil, vou dar um exemplo real usando apelidos fictícios: meu exemplo principal é sobre a menina Lala. tem a menina Lala e a vivi. elas são amigas entre si e eu sou amiga das duas, a vivi gosta verdadeiramente da lala, mas a lala finge que gosta da lili, e eu já vi lala falar muito mal de lili pelas costas, inclusive usando apelidos feios e maldosos. Lala fuma narguile, e no culto de jovens gosta de abrir a boca pra falar o que é ou não pecado. Lala chinga, e no culto de jovens finge que é santa e fala muito bem do Senhor, e fala como se tivesse repúdio aos jovens que são da igreja e não agem como tais fora da igreja.
    Sinceramente reverendo, eu tô bem desanimada em continuar indo, eu quero de coração ser uma cristã verdadeira e ajudar na obra de Deus. ainda quero isso, só que não na igreja em meio a hipocrisias, posso muito bem servir a Deus fora da igreja, desenvolvendo os frutos do Espírito em mim, sendo paciente, ajudando os que precisam, sabendo aconselhar os que estão distantes de Deus etc. mas aí me vem a pergunta: será que eu estaria fazendo errado em deixar de participar ativamente da igreja? porque Jesus ama os pecadores, mas odeia o pecado. não sei se estou agindo certo, porque como essa situação me deixa decepcionada, eu não gosto nem de manter contato com gente falsa desse jeito. Deveria eu aceitar a situação e viver como se nada tivesse acontecido, como se eu não soubesse que Lala (por exemplo) é crente de faixada? viver e me dedicar em pregar a palavra de Deus ali no culto de jovens mesmo sabendo que tem um monte de “Lala’s” que se escondem por trás de máscaras? estou amando os meus inimigos mesmo não querendo proximidade por me sentir enojada em meio a tanta hipocrisia?
    queria muito saber sua opinião sobre o assunto.
    mt obg!
    fique com Deus

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Jucélia,
      Quero deixar com você, apenas, um versículo: “Deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Efésios 4.25). Esta passagem nos recomenda um virtude, a da verdade sempre, não importa a circunstância; seja autêntica. Além disto, ela nos lembra, que a Igreja é o Corpo de Cristo, somos uns ligados aos outros; mesmo que não haja perfeição, continuamos sendo uns dos outros; é preciso tolerância e respeito. Dê a sua contribuição e participação, independente dos outros; ore a respeito, para que os outros, também, tenham esta visão.
      Deus te abençoe.

  53. Camila disse:

    Olá Pastor,
    Graça e paz
    Gostaria de perguntar ao Senhor como devo proceder em meu ministério com os jovens. A realidade com que trabalho é bastante difícil, já que minha igreja é pequena e conta com um número pequeno de jovens. O maior problema é que a maior parte deles não teve um real encontro com Cristo, ainda estão presos e atraídos pelas coisas do mundo. Espero por uma resposta, ou um conselho do senhor. Desde já agradeço.
    No amor de Cristo
    Camila

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Camila,
      Poucos ou muitos jovens, não importa, todos precisam conhecer a
      Cristo e andar nos seus caminhos. Entendo que o fato deles serem em
      número menor até ajuda. Sugiro um trabalho bastante pessoal, um
      tratamento individualizado, no modelo de discipulado. Caminhe com
      eles, mostrando o amor de Cristo e o propósito de Deus para a vida
      deles. Ore e ensine a eles a Palavra do Senhor.

  54. Dorotthy disse:

    Pastor shalom,Gostaria de saber do senhor se é correto um esposo ficar mandando concerta o carro de sua pastora sempre?Sendo que ela e de uma igreja pequena e ele diz que ela nao tem condicao.Me ajude porfavor

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Dorotthy,
      Sempre que pudermos ajudar financeiramente as pessoas que precisam, devemos fazê-lo. Penso, no entanto, que uma igreja, como instituição, mesmo que pequena, deve ter um orçamento para atender não só a remuneração de seus obreiros, mas gastos extraordinários, tais como, manutenção e combustível de carro. Isto ajuda a evitar comentários desnecessários. Por outro lado, o obreiro deve cuidar com o uso dos recursos que lhe estão disponíveis; também, evita comentários impróprios.

  55. Edvan disse:

    rev. uma pessoa que nao e batizada e vive amaziado(amigado)pode cooperar na obra como porteiro,…etc.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Edvam,
      Nada impede uma pessoa dentro do Brasil para que legalize sua situação matrimonial. Não resolver a questão indica, ou descrédito para com a instituição do casamento, ou má fé. Ter uma situação regularizada é importante para tudo na vida, inclusive proteção material. A igreja deve incentivar seus membros, inclusive obreiros e funcionários para que busquem resolver tal pendência.

  56. Alana disse:

    sou catolica e meu namorado é da batista, eu estou mim sentindo muito presa pois ele ñ sai pra festa e eu ñ vou por causa dele….ñ tenho nenhum enteresse em ser evangelica… o que mim diz? que concelho mim daria?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Alana,
      Há uma incompatibilidade de estilo de vida entre você e seu namorado; Isto não tem a ver com o fato do você ser católica e ele evangélico. O fundamental para o ser humano e ter Cristo como Salvador pessoal, pois esta foi a missão que Ele veio realizar. A partir desta experiência, acontece uma transformação em nosso coração; assim, se vamos pertencer a esta ou àquela denominação, é secundário. Prove o fundamental, depois cuide do que é acessório.

  57. José Luiz disse:

    estou indo a igreja mas a esposa nao.mas aceitei jesus e vivo com minha esposa mas nao casado no papel,e um irmao me disse que nao posso ir na igreja e nem receber santa ceia e nem ser batizado por nao ser casado no papel,entao devo continuar sem cristo ou ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado José Luiz,
      Mais do que tudo, você precisa frequentar uma Igreja que pregue a Palavra de Deus e adore a Deus em espírito e em verdade. Tendo esta experiência, você aprenderá os caminhos do Senhor e sua vida ficará em ordem.

  58. Paula disse:

    O que fazer quando não estou mais mim sentindo bem na igreja que congrego e tenho cargos .

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Paula,
      Compromisso vai além de sentimento. De fato, muitas vezes, nos sentimos cansados, desmotivados, é nesta hora que o compromisso se mostra vital. Ore, pedindo sabedoria e graça, mas avance até o pleno cumprimento do compromisso que você assumiu.

  59. Tiago Neris disse:

    O que fazer quando minha familia ñ aceita a minha liderança pastoral ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Tiago,
      Veja qual o motivo que seus familiares alegam: há incoerência entre seu pastorado e sua vida familiar? Você é uma coisa na Igreja, e outra, em casa? Seus familiares são resistentes ao propósito de Deus. Em qualquer das situações, confie ao Senhor a questão, deixando no seu altar de graça suas esperanças de um ministério plenamente exitoso e acompanhado pela família.

  60. Carla disse:

    Pastor sou noiva , e antes de me converter já tinha perdido a virgindade com esse meu noivo , e queria muito participar da mocidade da minha igreja , é pecado participar?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Carla
      Pecado é não fazer a vontade de Deus. Com certeza, participar da mocidade da Igreja não se constitui em quebra da vontade de Deus, ao contrário, ajudará você a fazer sua vontade. Aliás, o envolvimento do jovem com a Igreja, em toda a sua extensão, ajuda-o tremendamente a cultivar os melhores caminhos, entre eles, o de se resguardar sexualmente para a bênção do casamento. Mesmo que você e seu noivo já tenham praticado o ato sexual e, eventualmente, o pratiquem, revejam esta situação, visando o desfrutar pleno no âmbito matrimonial, para o qual o Senhor reservou nosso deleite. Leia Hebreus 13.4 e Provérbios 5.15-20.
      Deus te abençoe.

  61. Mariza disse:

    Gostaria de saber sobre imagens (santos), até que ponto posso crer?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Marisa,
      Nossa fé está posta em Deus e não nos homens, sejam eles do presente ou do passado. Creia no Senhor Jesus e isto te será suficiente; tenha-O como seu único Salvador.

  62. Graça disse:

    Pastor ,
    gostaria de saber se uma jovem evangelica batizada, conheceu um jovem não evangelico e caiu com ele, está gravida e continua no grupo de jovens da igreja, cantando junto e o namorado est´afazendo discipulado pra se batizar pra pode casar, isso é correto, ou deveria ser tomada outra atitude?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Graça,
      A jovem em questão precisa de amor e compreensão e ser muito assistida neste momento de sua vida. Precisa ter a comunhão dos irmãos e a oração, também. No entanto, deve afastar da posição de liderança e destaque na Igreja, pois, no momento, ela precisar ser liderada, e não exercer a liderança. Quanto a outras medidas, cada comunidade tem o seu modo de agir.

  63. Francisco Lemos disse:

    sou evangélico da assembleia de deus a mais de 20 anos e vivo constrangido pois na assembleia de deus só consagra se for batizado com o espirito santo gostaria de saber ser isso tem base solida na bíblia, o que eu mais quero é ser batizado para poder ajudar mais de forma completa na obra de deus.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Francisco,
      Sinto que para responder esta pergunta seja necessário esclarecer que a visão que temos acerca do chamado “batismo com o Espírito Santo” diverge frontalmente da perspectiva da aludida Igreja. Faça-o, no entanto, muito respeitosamente.
      Efésios 1.13 declara que tendo conhecido o Evangelho e crido nele, somos selados com o Espírito Santo prometido, ou seja, ato contínuo à aceitação da graça de Deus pela fé, somos habitados pelo Espírito; é parte inerente ao ser crente, ou seja, somente somos crentes porque somos habitados pelo Espírito; sem tal habitação não somos crentes; não há, portanto, alguma coisa como um crente sem a habitação do Espírito.
      Efésios 5.18 conclama ao crente a ser cheio do Espírito, o que significa ser mais e mais plenificado da presença de Deus em seu coração. São evidências claras desta plenitude um crescente amor, uma dedicação cada vez maior a Deus, uma vida de oração e testemunho cristão igualmente crescentes.
      Agora, o que determina nossa consagração a uma obra específica é o chamado de Deus; a Igreja, os líderes devem estar em sintonia com a vocação que Deus exerce na vida dos crentes, para não consagrar a quem Deus não chamou e, pior, deixar de dedicar uma vida a qual Deus chamou.

  64. Leandro disse:

    Pastor,
    sou pastor de uma igreja mas a mulher do pastor presidente persegue a minha família, disse que minha irmã não pode frequentar a igreja? O que faço sofro muito com isso pois por causa dessas perseguições minha mãe e irmã já saíram da igreja. Poderia me aconselhar? O pastor presidente não faz nada pq é a mulher dele…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Leandro,
      A Igreja do Senhor Jesus é bem maior do que as nossas congregações. Procure conversar com o pastor e a esposa dele a respeito do coração de sua família em relação a este comportamento que tem magoado vocês. Se isto for insanável, respeitosamente, peçam transferência para outra congregação, onde vocês possam servir a Deus de todo o coração. No entanto, acredito que tudo pode ser superado e vocês irão continuar servindo a Cristo na mesma Igreja.

  65. Martins disse:

    Paz do SR:Jesus sou batizada mas afastei por um tempo agora recosilhei.E moro junto a mais de sete anos posso assumir cargo dentro da igreja

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Martins,
      Se Deus o chamar para alguma obra no seu Reino e sua Igreja reconhecer tal vocação, não seja refratária ao chamado. Assuma. Deus sempre usou muitos que andaram em descaminhos, arrependeram-se e voltaram-se para Deus. Com certeza, você poderá ser mais uma nesta nobre galeria.

  66. Melissa disse:

    Gostaria de saber o que a igreja evangelica acha dos judeus…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Melissa,
      De um lado, o povo judeu, como tantos outros povos, são objetos da nossa oração e do nosso envolvimento missionário. Devemos, portanto, orar por ele e levá-los ao conhecimento pleno de Cristo. Por outro lado, devemos lembrar que o próprio Cristo, em sua humanidade, nasceu e morreu judeu; somente por isto, devemos ter um grande respeito por esta nação, por este povo.

  67. Myriam disse:

    ola pastor gostaria de um aconselhamento mas poderia me responder por email…sou cristã de uma igreja pentecostal auxiliavamos o pastor na igreja e a missionaria tudo começou bem ministerialmente mas logo depois o pastor se acomodou e não queria fazer mais nada na obra mal queria abrir os cultos de domingo…dai percebemos a distancia deles na igreja nas visita nos lares e como segundo faziamos estas coisas…pois eramos cobrados pelos irmãos depois de 1 ano a esposa do pastor se declarou estar apaixonada por um irmão a qual eles acolheram na casa deles para ajudar,,,, e este casal era suspeito pois o marido da mulher ja havia destruido um ministerio grande e uma familia por envolvimento avisamos alertamos na palavra mas foi em vão e dei muiitos conselhos para a pastora mas ela não ouviu e acabou em adulterio e divorcio,,,,,ela saiu da igreja por vontade propria eu o pastor e meu esp oso continuamos na obra pois estavamos preocupados com as almas….mas o pastor estava desestruturado e vivia falando em fechar a igreja,,,,foi quando estes dias atras este homem a qual a esposa do pastor se envolveu seguiu minha filha na escola e sua amiga e falou coisas grosseiras para ela e ela ligou para a pastora alertando do ocorrido que ela viesse abrir o olho pois este homem era de má fé mas a pastora acabou brigando com ela e comigo e queria colocar meu marido e eu nesta briga,,,,pastor minha filha disse ja que vcs querem conversar então vai conversar todos juntos e chamou o nosso pastor para falar do ocorrido…..nosso pastor ja sabia que tinha sido traido mas não gostou que tivesse falado pra ele e tomou a decisão de fechar a igreja com todos os membros pra fora sem avisar ninguem,,,,tentamos alertar que estavmaos ajudando ele a preservar o casamento mas ele agora espalha na cidade que nós fechamos o ministerio…..pastor preciso de uma orientação em no me de jesus

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Myriam,
      Pastor não abre, nem fecha Igreja. Quem constrói a Igreja é o Senhor Jesus, e o que ele começa, homem nenhum acaba. De fato, com o episódio acontecido com seu pastor, as ovelhas se acham dispersas. Deus há de acomodá-los sob os auspícios de um pastor segundo o coração de Deus. E que o Senhor tenha misericórdia do seu pastor e de sua família. Quanto a você e sua família, procurem congregar em outra congregação.

  68. Natali disse:

    O meu Pastor não quer que visite outra igreja,com medo de eu mudar de Ministério, e veio me repreender, eu fiquei muito magoada, e a Bíblia fala que quando magoa, é porque não foi falado através do Espírito Santo de Deus o que devo fazer continuo com as visitas?
    és do Espírito Santo de Deus, o que eu devo fazer?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Natali,
      Estranho este comportamento do seu pastor, afinal, Cristo é o Supremo Pastor. Visitar esporadicamente outra Igreja é salutar. Intercâmbios entre Igrejas devem ser sempre promovidos.

  69. Fernanda disse:

    Pastor,frequento uma igreja evangélica eu e meu esposo ,mas a maioria da minha família são católicos,principalmente minha mãe;o problema é o seguinte,quando minha filha nasceu eu apresentei ela na igreja evangélica que frequento,e quero dar a ela a oportunidade dela escolher o caminho a seguir quando crescer,e quero sempre levá-la pra igreja evangélica,só que minha mãe se sente na obrigação de querer batizá-la na católica e já até marcou o batismo mesmo eu não consentindo, escolheu até os padrinhos,estou em um dilema já conversei calmamente com ela que não quero e ela não aceita de jeito nenhum,que é pecado ela ficar sem batizar,,ela fala mal da minha religião,o que o senhor acha que devo batizar ela na católica pra evitar contendas na minha família ou não aceitar de jeito nenhum e ter eles contra mim o resto da vida.me ajude por favor estou sofrendo mt com isso!

    • Pr. Toni disse:

      Amada Fernanda:
      Se você tem plena convicção de que a apresentação da sua filha foi em obediência à palavra de Deus, considere que é melhor obedecer a Deus do que aos homens. Ore para Deus trazer compreensão para sua mãe.

  70. Eliane disse:

    tenho uma amiga que viveu 13 anos com um homem casado e ela era a minha regente do conjunto filhos da promessa e agora o pastor a afastou do cargo tinha que ser assim estou muito triste pois ela é uma boa regente.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Eliane,
      O exercício da liderança na Igreja não visa apenas o bom desempenho nesta ou naquela área, visa também o sermos paradigmáticos, ou seja, ser padrão dos fiéis (I Timóteo 4.12). De fato, o comportamento marital da referida regente não é o recomendável.

  71. Vanete disse:

    e necessario estudar teologia para ser consagrado pastor (A)?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Vanete,
      Creio que você se refere ao estudo formal da teologia. Neste caso, é preferível, pois a formação teológica pode ajudar muito no desempenho do ministério. Mas o mais importante, é a vocação divina. Quem não é vocacionado, não adianta afadigar-se nos estudos.

  72. Maria Luciana disse:

    Pastor, estava congregando numa igreja evangelica, estava caminhando e me sentindo feliz, ai começaram alguns problemas, comecei a ouvir “profetas” falando e em duas circunstancias sem saber ao certo se era comigo(pois o que foi falado tinha haver com o que eu estava passando) e inesperiente acabei dando ouvidos aquelas palavras e elas me magoaram muito. Fiquei transtornada , dizendo como Deus poderia falar aquilo pra mim…as palavras me entristeceram muito, e eu nao sabia como esquece-las, ate hoje nao tenho a real certeza se era comigo mesma, agora perdi as forças vivo triste e nao tenho mais vontade de ir a igreja. Pastor, nesses casos, o que fazer?

    • Pr. Toni disse:

      Maria Luciana,
      Temos que ter certeza de que estamos recebendo uma profecia vinda de Deus e não uma “profetada”. Profecia é predizer acontecimentos futuros, baseados na palavra de Deus.
      Profetada é querer que aconteça aquilo que alguém nos diz, baseado na sua própria vontade. O grande problema encontrado é que você passou a crer naquilo que foi dito, pois, ao receber as palavras, as mesmas produziram em sua mente uma perturbação, pelo que foi dito. Quando alguém vier com alguma “profecia” para você, lembre-se de que Paulo exortou a igreja a “Não desprezar as profecias, mas examinar tudo, abraçando o que é bom” (1 Tessalonicenses 5.20-21). Examinar quer dizer que sempre que receber uma profecia você deve saber onde está a fonte da profecia. Se não fizer isso você estará sujeita a valores humanos e isso leva à morte espiritual. “O meu povo perece por falta de conhecimento” (Oseias 4.6).

  73. Lidinalva disse:

    meu pastor deixou os homens da minha igreja participar dos ensaios do circulo de oraçao nao gostei porque eles criam um grupo pra eles sou da assembleia de deus

    • Pr. Toni disse:

      Lidinalva:
      Não sei qual orientação o pastor da sua igreja determinou para a participação dos homens no circulo de oração.
      Eu, particularmente, não vejo nenhum impedimento.
      Melhor é você falar com o seu pastor do que ficar amargurada com isso.

  74. Clésio disse:

    meu pastor não quer que fico entre pessoas não evangelica, eu não posso ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Clésio,
      Devemos estar o mais possível junto com a família da fé, para o crescimento espiritual. Mas é no ambiente externo que vamos testemunhar da nossa fé. É preciso verificar as razões que seu pastor está dando para esta diretriz.

  75. Sonia Mara disse:

    A PAZ DO SENHOR!
    Gostaria de saber se há apoio bíblico para consagração de mulheres ao Diaconato, Evangelismo, Missionárias e Pastoras.Cada denominação ensina de uma maneira e estou com dúvidas. Desde já agradeço.
    Deus o abençoe!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Sonia Mara,
      Você tem toda a razão, as Igrejas divergem amplamente neste ponto. Vou ter o cuidado de não expressar apenas uma ideia pessoal.
      Mulheres e homens, em Cristo, se acham em pé de igualdade (Gálatas 3.28). A Igreja do primeiro século da era cristã tinha mulheres exercendo o Diaconato (I Timóteo 3.11), mas não Presbíteras ou Pastoras.
      Quanto ao trabalho missionário, aquele exercido em outras paragens, era muito difícil para as mulheres, que não tinham a compreensão para longos deslocamentos, em razão de sua cultura. Hoje, no entanto, esta limitação tem sido superada.
      Independente de ordenação a este ou àquele Ofício, a mulher tem um papel muito significativo na expansão do Reino de Deus, no ensino da Palavra e na Obra que a Igreja do Senhor Jesus realiza. Não é sábio desprezar o concurso feminino nas lides da Igreja. Que o Senhor nos dê sabedoria no trato desta matéria.

  76. André disse:

    Boa noite, baseado em que pastores e lideres, são remunerados por pregarem o evangelho, e se não fossem existiriam, a quantidade de pastores como nos dias atuais. OBS: não sou contra apenas quero entender melhor. obrigado

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado André,
      Ninguém que tenha sido vocacionado por Deus para o ministério pode entrar nele motivado pela remuneração financeira. Você toca num ponto muito especial: haveria tantos vocacionados, caso as igrejas deixassem de remunerar seus pastores? Nada obstante, as igrejas mantém seus pastores dentro do mesmo segmento bíblico que orientava Israel a manter os levitas que cuidavam do Culto a Deus e da instrução do povo de Deus. O Apóstolo Paulo refere-se à importância de valorizar os que se dedicam integralmente a este mister, precisando de alguma manutenção (I Timóteo 5.17-18). Que ninguém almeje o santo ministério da pregação da Palavra para locupletar-se. É desastroso.

  77. Eucineia disse:

    A paz do Senhor,pastor me encontro muito preocupada com a vida de meu pastor estou desconfiada que ele esta no adulterio tenho medo de estar pensando errado e de Deus me castigar,as vezes tento esquecer isso mas em varias situacoes indica que sim, ja pensei ate de ir para outro ministerio oque devo fazer pastor me ajude por favor .Desde ja te agradeco.

    • Pr. Toni disse:

      Eucineia:
      Cuidado, pois Satanás luta usando mentiras. Às vezes as mentiras tem aparência de verdade
      A maior parte das coisas que nos preocupam nunca acontecerão.
      Ou seja, nos preocupamos demais e é uma ansiedade que tira a paz e não faz bem algum, não resolve nada.
      Cuidado com avaliações e julgamentos, pois a bíblia ensina que nosso “coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Jeremias 17.9.
      Mas Deus diz que Ele: “sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta de acordo com as suas obras.” Jeremias 17.10.
      No caso do pastor, cuidado com o julgamento. “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês”. Mateus 7.1-2
      E o que a Bíblia nos ensina sobre a preocupação?
      “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” Provérbios 12:25
      “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Fp 4: 6-7
      Recomendo um exercício prático: quando começar a se preocupar com a vida do seu pastor apresente-o diante de Deus com uma oração como esta, por exemlo: Senhor, não permita que meu pastor seja tentado, guarde sua vida, seus olhos e seu coração.
      “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Fp 4:8

  78. Ivan disse:

    pastor eu era obreiro da casa de deus a mais de dez anos ai me afastei um ano não consegui volta o que eu era usado por deus estou na igreja mais não consigo si firma mais me ajude

    • Pr. Toni disse:

      Caro Ivan:
      A primeira coisa que você deve fazer é se voltar para Deus e se encher do Espirito Santo.
      Encher do Espírito Santo é a sua armadura de poder e autoridade em Jesus.
      “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estais, pois, firmes tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça de justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”. Efésios 6:13-17
      Converse com o seu pastor quando você se sentir pronto para o ministério.

  79. Gustavo disse:

    A Paz Pastor
    vim aqui pra vc me esclarecer a minha duvida
    eu congrego em uma igreja, apos ter uma inauguração de outra igreja perto de casa eu fui e postei até mesmo compartilhei umas foto da igreja meu pastor viu e não gosto oque dizer ?

    • Pr. Toni disse:

      Gustavo:
      Tem uma coisa que você não informou: a nova igreja é da mesma denominação da igreja que você frequenta?
      Quais foram as razões que motivaram você a participar da inauguração e postar e compartilhar fotos da nova igreja?
      Que tal você conversar com o seu pastor sobre isso?
      Não esqueça que se você é membro da igreja, o pastor é autoridade sobre você.

  80. Neusa Maria disse:

    Ola Pastor boa tarde, descobrir meu pastor em adultério com uma irmã da igreja, conseguir juntar provas e o denunciei a igreja e ele foi afastado para tratamento, porém agora na igreja alguns irmãos estãi virando a cara para mim, pois amam muito o pastor e até um bilhete com ameaça de morte jogaram na minha casa, me sinto muito triste, pois ele sabia que eu tinha provas contra ele e mesmo assim pediu afastamento e ainda mandou a irma que ele está de caso me ameaçar, agora nao sei o que fazer, tenho orado muito e consagrado minha vida e a vida da minha igreja e do pastor, porém estou sem congrgar na igreja, as pessoas hoje em dia estao adorando ao homem e deixando a palavra de DEUS de lado. Peço oraão pela minha vida

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Neusa,
      Você fez a coisa certa: denunciou com provas incontestáveis. Esta reação daqueles que apoiam o pastor independente do que aconteceu com ele já era esperada. A Bíblia nos adverte que “todos quantos querem viver piedosamente serão perseguidos” (II Timóteo 3.12). Estarei orando por você para que o Senhor lhe conceda vitória em toda esta jornada.

  81. Eliandro disse:

    Minha filha até hoje não é batizada ela já tem 9 anos como ,se eu batizar ela em uma igreja evangélica eu posso batiza-la depois em uma católica ,por causa de família com religiões diferente?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Eliandro,
      O batismo é sinal de ingresso na Família de Deus, no Corpo de Cristo, na Igreja do Senhor. Nela só se entra uma vez; rebatismos são uma contradição de per se.

  82. Mariana disse:

    eu tenho o conhecimento de que o batismo e a ceia do senhor , é uma ordenança . E deve ser respeitada como um cerimonial . Mas na minha igreja o dia da ceia é tratado como um dia comum . E isso me entristece . porque eu acho tão importante e profundo esse momento

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Mariana,
      A Ceia do Senhor é alimento espiritual para as nossas vidas; ela aponta para o sacrifício perfeito de Cristo a nosso favor; todo o zelo e cuidado na preparação e participação dela é bem vindo.

  83. Maria dos Anjos disse:

    NA MINHA IGREJA,O PASTOR ÁS VEZES PEDE PARA DAR AS MÃOS A SEU IRMÃO AO LADO,A ESPOSA OU ESPOSO QUE NÃO ESTIVER PERTO,ASSIM AMBOS DÃO AS MÃOS,ISSO ESTÁ CAUSANDO POLÊMICA EM ALGUNS CASAIS,EU SOU DO TIPO DAS ANTIGAS,QUE EXISTIA O LADO PARA SENTAR SENHORAS E SENHORAS AO OUTRO LADO.

    • Pr. Toni disse:

      Querida Maria dos Anjos:
      Usos e costumes fazem parte do tradicionalismo de uma igreja. O mundo mudou, as pessoas devem interagir mais, não deve haver acepção de pessoas. Mas se isso esta causando polêmica em alguns casais o melhor a fazer é conversar com o pastor sobre o assunto.

  84. Mirian disse:

    uma pessoa que não é batizada com o Espírito santo pode sentar na mesa do circulo de oração? ou ficar na portaria?me responda por favor.

    • Pr. Toni disse:

      Querida Mirian
      Participar do circulo de oração ou ficar na portaria é determinado pela liderança da igreja, e não tem nada a ver com o batismo com o Espírito Santo. Quando uma pessoa aceita a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, o Espírito Santo passa a fazer morada nela, no seu coração, e o corpo físico dessa pessoa passa a ser o Templo do Espírito Santo (1ª Coríntios 6.19). E neste processo, quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo é o próprio Espírito Santo de Deus! Existem pessoas que recebem do Espírito Santo dons espirituais, como de profetizar, o de curar enfermos, o de interceder, o de evangelizar, o de louvar, o de pregar, o de falar em línguas, o de interpretação de línguas, o de milagres, o de fé, etc.. (Leia Romanos 12, 1ª Coríntios 12 e Efésios 4). Deus distribui esses dons, conforme a Sua sabedoria e vontade, a fim de promover o crescimento e fortalecimento da igreja.

  85. Teresinha disse:

    Tenho varias duvidas sobre religiao vou a uma igreja evangelica mas nao sou batizada mas sou muito cobrada por nao ir muito a igreja mas sou bastate obediente em minha casa ja recebi muitas bençaos de cura de livramento mas quando sou cobrada fico constrangida oque faço

    • Pr. Toni disse:

      Querida Teresinha:
      O importante não é ter uma religião. O importante é ter uma vida baseada em princípios e valores da palavra de Deus, entender a salvação em Jesus e crer. O importante é viver em comunhão com outras pessoas que praticam a palavra de Deus e isso acontece quando frequentamos uma igreja. A palavra de Deus ensina que “não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros….” Hebreus 10.25. Parabéns pela postura de obediência em sua casa, saiba que Deus se agrada disso. Compartilho com alegria das suas vitórias, de bênção de cura e livramento. Quanto a sua reação de ficar constrangida ao ser “cobrada”, peça ao Espírito Santo que você possa entender o significado dessas “cobranças”. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a sua vida! Paz!

  86. Avany disse:

    o que acontece quando um membro da igreja frequenta a igreja com outra mulher como se fosse um casal sendo ele casado e ela também e evangélica.

    • Pr. Toni disse:

      Cara Avany,
      A Bíblia não nos proíbe de fazer nada, pelo contrário: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (1ª Coríntios 10.23). A Bíblia também ensina que todos nós temos que evitar a aparência do mal.(1ª Tessalonicenses 5.22). Aqui o mal é tudo o que é contrário aos propósitos de Deus para nossa vida – estando na aparência ou declarado, e o conselho é evitar. No dicionário a palavra evitar tem o significado de “desviar-se de, fugir a; evadir; esquivar-se; impedir; buscar não praticar determinada ação; deixar voluntariamente de usufruir ou participar de alguma coisa”. Sempre que alguma aparência do mal estiver nos rondando, a melhor coisa a fazer é deixar, não por obrigação, mas voluntariamente, de participar e se afastar. Essa é a atitude que Deus espera de nós, e praticando este conselho da Bíblia, estaremos protegidos de situações de perigo em todos os momentos de nossa vida.

  87. Big disse:

    Tem de ser abençuado um Bebe pelo pastor???

    • Pr. Toni disse:

      A apresentação e dedicação de crianças não é uma ordenança bíblica, mas uma oportunidade de agradecimento e louvor a Deus pela vida e por todas as bênçãos que a criança está trazendo à família e à igreja. É um ato de ação de graça e de fé e um pedido da bênção de Deus. Para os pais este ato tem um grande significado e muita responsabilidade, pois durante a apresentação e consagração, eles se comprometem, publicamente e diante de Deus, a educar a criança nos caminhos do Senhor.

  88. Cássia disse:

    Pastor qual base bíblica para um membro de uma igreja evangélica que vive em estado marital (fornicação)não poder participar de trabalhos e grupos de louvor na igreja?

    • Pr. Toni disse:

      Cássia,
      O que a Bíblia diz sobre a fornicação? Em Atos 15.29 “… que vos abstenhais… da fornicação”. Em Efésios 5.5 “… Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador… tem herança no Reino de Cristo e de Deus”. Em Hebreus 12.16 “… ninguém seja fornicador…”. Ao nos criar, Deus criou a sexualidade. Nós a temos como bênção para a procriação e deleite, para ser praticada, desfrutada e estimada no contexto humano dentro do casamento (Hebreus 13.4]). Fora do casamento a relação sexual é fornicação, e portanto pecado, e deve ser tratada como pecado. Assim como todos os pecados, o pecado de fornicação tem perdão, mas o pecador deve se arrepender, confessar e deixar de praticá-lo. Esta é a base em que a igreja se fundamenta para determinar quem pode, ou não, participar de trabalhos e grupos de louvor. Desta forma, aquele que vive em estado marital deve resolver sua situação civil, pedir as bênçãos do pastor e só então assumir trabalhos na igreja.

  89. Jaqueline Silver disse:

    olá
    moro com um rapaz a quase dois anos porem de tempo para cá não estou conseguindo sustentar esse relacionamento frequento uma igreja evangélica a cinco anos quero ser batizada mas, não me casar com ele. preciso de orientação.

    • Pr. Toni disse:

      Querida Jaqueline:
      Em quais bases vocês resolveram ficar juntos? Por que não se casaram? O que tem acontecido nestes dois anos de relacionamento?
      Tenha uma conversa franca e sincera com o rapaz e explique toda situação que você esta vivendo. Se for o caso solicite ajuda do seu pastor para esta conversa.

  90. Lucilene disse:

    sou evangelica e sonhei que seria convidada para pregar em outra igreja que nao e a minha

    • Pr. Toni disse:

      Querida Lucilene:
      Comece a sonhar acordada com esta possibilidade. Estude a palavra de Deus. Solicite ajuda do Espirito Santo. Ore, ore e ore. Quando for o momento, deixe Deus te usar aonde Ele quiser.

  91. Luicianny disse:

    a paz do senhor eu tenho uma filha abençoada ela tem 9 anos ela que se batizar será que ela pode com essa idade

    • Pr. Toni disse:

      Querida Luicianny,
      O batismo é um ato de obediência e submissão ao Senhorio de Jesus em nossa vida e um testemunho público de nossa fé.Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16.16)“…Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo” (Atos 2. 38). Caso sua filha seja uma criança responsável, que tenha consciência de que é pecadora, que sabe que Jesus Cristo morreu por ela na cruz, e que deseja aceitá-lo como seu único e suficiente salvador, a ela não pode ser negado o direito de ser batizada. Consulte o pastor da igreja, que deve fazer as perguntas à sua filha e dela esperar as mesmas respostas que um adulto daria.

  92. Maria Auxiliadora disse:

    se certo quando uma pessoa esta orando e outros cantando ao mesmo tempo

    • Pr. Toni disse:

      Querida Maria Auxiliadora:
      Vou responder sua pergunta com base em duas considerações: a primeira parte do entendimento que sua dúvida é sobre a questão da concentração de uma pessoa para orar enquanto outros estão cantando. Para muitas pessoas é difícil se concentrar em meio a outra atividade ou até em meio ao barulho. Se este é o seu caso, se para se concentrar você precisa fazer algum esforço, saiba que o local onde você ora pode fazer toda a diferença e não tem nada de errado em você encontrar um local mais tranquilo para orar.
      A segunda consideração é que sua dúvida se refere à questão: é certo alguém orar enquanto outros estão cantando, ou cantar enquanto outros estão orando? Então veja estes dois textos: Orai sem cessar. (1ª Tessalonicenses 5.17) Orando em todo tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.(Efésios 6.18) Para atender estas palavras é melhor orar em pé, sentado, ajoelhado ou de cabeça baixa? As mãos devem estar abertas, fechadas ou em direção ao céu? Os olhos devem estar fechados? É melhor orar na igreja ou em qualquer lugar? Devemos orar de manhã ou à noite? Em silêncio ou em voz alta? Essas coisas realmente importam? Será que se você não orar no momento certo (e qual é este momento?), Deus não vai escutar ou responder a sua oração? Isso não tem fundamento bíblico, de forma alguma. Deus não responde as nossas orações baseado onde estamos quando oramos nem qual a posição dos nossos corpos. Então, qual o momento certo de orar? O momento certo de orar é quando precisamos derramar nosso coração, expressando nosso amor, gratidão e louvor a Deus.
      Saiba que Deus está mais interessado no conteúdo do seu coração, do que em que momento você ora. Orar na igreja, em casa, na rua – isso é tudo secundário.

  93. Cristiano disse:

    Ola pastor tenho grandes duvidas segundo a bíblia o templo de Salomão sera reconstruído onde o anti cristo se sentara antes de passar seu reinado para besta, isso todos acreditavam que seria em Jerusalém, porem existe uma igreja no Brasil que fez uma replica deste templo o que o senhor acha disso, a bíblia e especifica no local que deveria ser reconstruido o templo onde se sentara o anti cristo

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Cristiano,
      O Templo a que você se referiu no Brasil, com certeza, não faz jus ao que se refere à Bíblia. A linguagem bíblica carrega consigo muitas figuras que precisam ser interpretadas. Independente de qualquer coisa, Deus é soberano sobre tudo o que há. Lugar e época não nos foi dado conhecer com precisão (Atos 1.7).

  94. Janaina disse:

    paz… pr..sou batizada na igreja catolica,mas estou frequentando a evangelica,vo ter um bebe,eu apresentando ele na igreja eu devo batiza-lo em casa ?obgada… abraco

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Janaína,
      O batismo é sinal de ingresso no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Não havendo qualquer impedimento de ordem física, o correto é batizar-se num Culto público, com toda a Igreja reunida.

  95. Mariza disse:

    alguns membros da igreja saem por aí dizendo que fazem parte da igreja que frequentam, mas pregam por aí que não se precisa de placas, mas sim qualquer lugar que for é bom isso está certo?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Mariza,
      Placa de Igreja não salva ninguém, quem salva é só Jesus. Mas quando Cristo salva o pecador e ele o insere numa comunidade de remidos do Senhor, a sua Igreja. Com placa ou sem, devemos congregar (Hebreus 10.25).

  96. Rosângela disse:

    a paz do senhor eu sou diaconisa pela miséricordia de Deus gostaria de saber se eu posso ser descrediciada por ñ ser dizimista eu ñ trabalho porém o meu esposo é dizimista mas o meu pastor pensa em me descredenciar e eu to muito triste c/ isso eu cumpro as minhas obrigação me responda mesmo sem ter salario sou obrigado dizimar a paz!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Rosângela,
      O dízimo é a décima parte dos nossos ganhos. O dízimo de zero é zero. Se você ganha zero, você deve dar zero, que é o dízimo de zero. Se você está dando zero, então, você está sendo dizimista. Seu pastor não pode discipliná-la por esta razão. Rogo ao Senhor que possa suprir todas as suas necessidades, e que você em breve possa ter algum ganho, mas continuar sendo dizimista, dando 10% do que você ganha.

  97. Alexandre disse:

    Pastor Toni, posso dizimar sem ser membro de uma igreja?

    • Pr. Toni disse:

      Caro Alexandre:
      O dízimo diz respeito a nossa fidelidade e é uma atitude de adoração a Deus. Jesus nos ensina que há uma estreita ligação entre o nosso coração e os bens que possuímos. Onde um está o outro estará também, de maneira que a nossa contribuição serve para avaliar o nosso relacionamento com Deus e a nossa maturidade espiritual. Um exemplo clássico é o do jovem rico em Mateus 10.17-22. Na Bíblia encontramos Deus criando o homem e o colocando como mordomo de todas as coisas criadas (Genesis 1.26-28 e 2.4-15). Tudo foi criado por Deus, logo tudo pertence a Ele. Todas as pessoas que quiserem ser fiéis a Deus adorando-o com suas ofertas devem fazê-lo, porém de forma voluntária: “Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”. (2ª Coríntios 9.1 – NTLH).
      Se você entendeu à luz da Bíblia e está desejoso de obedecer e honrar a Deus, fique à vontade para fazê-lo. Mas o importante, também, é que você frequente a igreja, principalmente se você tem filhos, para que vocês possam se relacionar com outros cristãos, ser útil em ajudar e ser ajudado, amar e ser amado, louvar, adorar, reforçar sua fé e receber alimento espiritual, por meio da palavra de Deus e aprender a usá-la em sua caminhada diária. “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo”. (Romanos 10.17 – NTLH).

  98. Ramon disse:

    Bom dia Pastor,
    Sou participativo em uma igreja com a unção de Presbítero, e ouvir de um pastor que quando sair por alguma divergência, terei as minhas bençãos retidas. Gostaria de saber se na bíblia fala sobre este assunto?

    • Pr. Toni disse:

      Caro Ramon:
      Os presbíteros cuidam do rebanho de Deus no meio que estão exercendo a supervisão dele. (Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos de Cristo e vou tomar parte na glória que será revelada. Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir. 1ª Pedro 5:1-2 ).
      Desta forma a supervisão do presbítero é sobre a igreja local em que foi ordenado. Devemos considerar àquilo que Deus estabeleceu para a sua igreja e não fazer dos presbíteros algo que o Senhor jamais quis. Então, se você sair da igreja em que exerce a função de presbítero, você deixa de ser presbítero, e se você sair por alguma divergência não reparada, você deixa de ser abençoado, independente de ser presbítero ou não.

  99. Eliane disse:

    porque os pastores estao deixando as coisas do mundo entrarem na igreja com tanat facilidade? como balada gospel, festa junina gospel fora outras coisas

    • Pr. Toni disse:

      Querida Eliane:
      O mundo está mudando e a preocupação de vários pastores é encontrar uma estratégia que alcance os jovens. Lembre-se que há alguns anos atrás não se usava a bateria, a guitarra e outros instrumentos nos cultos porque tudo era considerado do diabo. Hoje todos os instrumentos e ritmos são usados nos cultos e isso não quer dizer que as igrejas estão sendo influenciadas pelo mundo. Uma das questões que geram a discussão deste tema é que as igrejas ficam presas ao tradicionalismo. Há uma grande diferença entre tradição e tradicionalismo. Tradição é a fé viva daqueles que já morreram e tradicionalismo é a fé morta daquele que hoje vivem. Por tradicionalismo podemos chamar a atitude daqueles que resistem às mudanças, às adaptações e ou alterações. É manter-se apegado a um costume ou comportamento que se conserva a força, e cegamente, alimentar dúvidas contra o que é novo, moderno e diferente. É estar mais interessado em manter regras rígidas, de cunho humano, em vez de permanecer flexível, aberto à criatividade e a inovação. A pergunta que fica é como alcançar os jovens, os funkeiros, os metaleiros? Ouvindo musica sacra na igreja? Acho que não!
      Entretanto, é importante que tudo seja feito com decência e ordem (1ª Coríntios 14.40)

  100. Isabela disse:

    Primeira mente a paz do senhor
    Minha pergunta e o siguinte eu mi batizei tomei minha primeira ceia um mês depois passou se umas duas semana cai no pecado da fornicacao
    Fiquei uns 4 meses assim depois parei pedeir perdão a Deus e comecei a mi envolver com as coisas dele mais não ki eu tinha parado de ir a igreja continuei indo ai depois ki minha madrasta converso comigo eu parei quis realmente voltar a fikar en santidade com Deus ir sem conversa com o pastor Domei ceia
    A pergunta e depois disso tudo eu Domei ceia eu perdi o direito da minha salvação e fui condenada ou eu ainda tenho salvação ?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Isabela
      Você pediu perdão a Deus? Então você foi perdoada. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1ª João 1.9). Não há mais condenação sobre você.
      “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte”. (Romanos 8.1-2)

  101. Eliane disse:

    Pastor, se Deus estivesse usando uma pessoa na igreja ele deixaria uma alma sem consolo e ajudaria outras? Porque isso ja aconteceu comigo. Eu estava a muito tempo clamando a Deus por ajuda, e durante esse tempo veio pessoas na igreja, falaram em linguas, profetizaram, acertaram também, chamaram um nao crente para receber cura e eu fiquei triste porque estava precisando de ajuda e mesmo assim Deus nao falava comigo. Hoje eu suspeito do que aconteceu por que como Ele pode ver uma filha sofrendo e chamar um nao crente para ser curado. Nessa noite eu fui com o meu coraçao partido para casa. Gostaria de saber do Senhor se voce conhece um bom livro sobre o Espirito Santo que fale a verdade sobre ele, pois pretendo conhecer quem é realmente o Espirito Santo.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Eliane,
      Deus não faz acepção de pessoas (Tiago 2.1), e trata tanto o crente como o não crente com grata misericórdia (Mateus 5.45). Pensamos que ficamos esquecidos de Deus em razão de nossa dor, mas o salmista nos adverte que ao fim e ao cabe se não fosse o Senhor estivera ao nosso lado e teríamos sucumbido definitivamente (Salmo 124). Creia, o Senhor está com olhos postos sobre a tua dor e, a seu tempo, triunfará em sua vida. Quanto ao livro acerca do Espírito Santo, o melhor continua sendo a Bíblia.

  102. Solange Lopes disse:

    Houve um caso na congregação de uma amiga que me poe duvida no coração como agir nessa situação… O Senhor tem um membro de sua igreja que faz parte de uma clinica de recuperação … e ele tem 5 (cinco) mes de tratamento com Deus ….esta uma bença … mas um dia vai resolver um problema na rua sozinho e acaba caindo …. Devemos perdoar ? o Desprezo e a melhor maneira para punir? colocar em diciplina adianta? como devemos agir ….

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Solange,
      A recaída de alguém que faz tratamento em casa de recuperação, infelizmente, é muito comum. Precisamos dar todo o apoio a pessoas como a que você mencionou. Nunca é demais ser misericordioso para com tais pessoas.

  103. Tatiane disse:

    A graça e a paz do Senhor Jesus.
    Pastor eu tenho uma dúvida a muito tempo, com 13 anos eu descobrir que o meu chamado é missões \”missionária\”. Não tenho dúvida disso, mas é o seguinte, muitos pastores me chamaram para pregar nas congregações na qual eles apascenta, aí eu até fui, mas depois que eu prego eu sinto uma tristeza e como se sentisse o Espírito Santo dizer no meu coração que não é meu lugar nos púlpitos pregando, sinto que é fora das congregações que devo pregar.
    Pastor todos pregadores senti tristeza depois que prega?
    Pastor não acredito que o lugar de um missionário pregar é em um púlpito, acredito que vai mais além a missão de um missionário.
    Eu devo para de pregar nas congregações?
    Obrigado, Deus continue te abençoando poderosamente em nome de Jesus! Obrigado

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Tatiane,
      O pregador não deve ficar triste quando terminar de pregar, pelo menos não em razão da palavra que pregou. A tristeza do pregador pode vir em razão do pecado do povo a quem ele prega, mas da palavra.
      Quanto a pregar fora das congregações, todo o lugar é apropriado para anunciar o nome do Senhor e, de fato, muitos têm um chamado para anunciar em praças públicas, em aldeias distantes, em outras culturas. Quem sabe seja este o seu caso.

  104. Mery disse:

    Quando um (a) servo de Deus comete um erro ,um pecado.qual deverá ser a conduta do pastor, 1º ouvir o pecador e ajuda-lo a vencer disciplinando e orientando.2º comunicar o corpo de obreiros 3ºou explicar à igreja o motivo pelo qual a pessoa está sendo disciplinada,é certo dizer o irmão está sendo disciplinado por que fez algo q nao está enquadrado na biblia,realmente a igreja toda precisa saber???

    • Pr. Toni disse:

      Querida Mery:
      A disciplina, na igreja, objetiva a restauração e reintegração da pessoa que comete um pecado e, sempre, deve ser feita em amor.
      O texto de Mateus 18.15-17 norteia o procedimento da disciplina na igreja, como segue: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: ‘Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas’. Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos.”
      Então o procedimento a ser adotado, como você mesmo descreveu, é o seguinte:
      a. O pastor deve ouvir o pecador, em particular, e ajudá-lo a vencer o pecado, disciplinando e orientando.
      b. Entretanto, se o assunto foi de conhecimento publico, o pastor deve comunicar aos demais lideres da igreja e depois explicar à igreja o motivo pelo qual a pessoa está sendo disciplinada, evitando desta forma, qualquer comentário ou fofoca sobre o assunto. Neste caso a igreja tem a incumbência, em amor, de orar, pela pessoa que esta em processo de restauração. “No entanto não o tratem como inimigo, mas o aconselhem como se aconselha um irmão”. (2ª Tessalonicenses 3.15 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

  105. Márcia disse:

    Onde ta na biblia congregai mais perto de sua casa

    • Pr. Toni disse:

      Querida Márcia:
      A palavra de Deus nos exorta a não deixarmos de congregar: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. (Hebreus 10.25 – Almeida Revista e Corrigida).
      Perto ou longe de casa, o importante é que você frequente uma igreja, para que você possa se relacionar com outros cristãos, ser útil em ajudar e ser ajudada, amar e ser amada, louvar, adorar, reforçar sua fé e receber alimento espiritual, por meio da palavra de Deus e aprender a usá-la em sua caminhada diária. “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo”. (Romanos 10.17 NTLH)

  106. Stela disse:

    O que pode impedir que alguem tome a santa ceia?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Stela:
      A única coisa que pode impedir que alguém tome a ceia é não “reconhecer que que se trata do corpo do Senhor” (1ª Coríntios 11.29)
      e ter uma consciência com mácula ou acusação, por isso Paulo, o apóstolo ensina: “ que cada um examine a sua consciência e
      então coma do pão e beba do cálice “.(1ª Coríntios 11.28)
      Para esta última ação, podemos usar o versículo do Salmo 139.23: “SONDA-me, ó Deus, e conhece o meu coração; PROVA-me,
      e conhece os meus pensamentos”e ter certeza de que: “Se CONFESSARMOS os nossos pecados, ELE é fiel e justo para nos
      PERDOAR os pecados, e nos PURIFICAR de TODA a injustiça”. (1ª João 1:9).

  107. Vilson disse:

    A paz do Senhor Pastor.
    Tenho uma duvida, já ouvi alguns Pastores no momento de celebrar a santa ceia dizer que não pode mastigar o pão, pois estaria mastigando o corpo de Cristo, esta correto isto.

    • Pr. Toni disse:

      Caro Vilson:
      Este conceito é herança da Igreja Católica que crê na transubstanciação – que significa a mudança de uma substância em outra. É a transformação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo literalmente. Essa doutrina da transubstanciação, considera que a partir da consagração, pelo sacerdote, as substâncias do pão e do vinho são transformadas, respectivamente, nas substâncias do corpo e do sangue de Cristo. Ao receber a hóstia consagrada, o participante entende que recebe verdadeiramente a carne de Cristo e o sacerdote, ao beber do cálice, bebe verdadeiramente o sangue de Cristo.
      A doutrina sobre a ceia esta no evangelho de Lucas 22.17-20 que ensina: “Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse: Peguem isto e repartam entre vocês. Pois eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus.
      Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês”.
      Olhando este texto podemos refutar a doutrina da transubstanciação de vários modos:
      1. Em nenhum momento acontece transubstanciação.
      2. O trigo do pão e o vinho continuam inalterados em sua composição.
      3. Jesus usou uma figura de retórica, a metáfora, quando disse “Isto é o meu corpo”.
      4. É óbvio que o pão ali não era o corpo de Cristo, pois Jesus estava com o seu corpo.
      5. Da mesma forma quando ele disse “Isto é o meu sangue”, pois seu sangue estava correndo em suas veias.
      6. Jesus disse “fazei isto EM MEMÓRIA de mim” (1ª Coríntios 11.24).
      7. A expressão “em memória” é obvia, porque o homenageado não está presente fisicamente.
      8. Ministramos o pão e o vinho como símbolos do corpo e do sangue de Jesus.

  108. Aninijmo disse:

    tenho 15 anos canto no grupo de louvor e tenho estado muito fraca ultimamente pensando que não tenho mais o perdão de Deus tudo começou com uma duvida sobre blasfemia mas ai quanto a isso não tenho mais duvidas mas as vezes tenho pensamentos de culpa não consigo nem ouvir o nome de Deus pois tento medo e tou precisando muito de ajuda me sinto como se eu tivese feito uma coisa muito grave a ponto de nem conseguir adorar a Deus o que eu faço ?

    • Pr. Toni disse:

      Aninijmo,
      Em primeiro lugar sugiro que você se afaste do grupo de louvor por um tempo até ter uma orientação clara do Espírito Santo sobre suas dúvidas.
      O ministério de louvor da igreja é um facilitador que ajuda a congregação a adorar em espírito e em verdade. Os componentes do grupo de louvor estão expostos perante a igreja e se há alguma coisa que impede o fluir de uma adoração genuína são situações conflitantes e de pecado, de alguns membros da equipe. Desta forma é importante que haja uma consagração constante do grupo de louvor. Lembre-se que adorar a Deus é um estilo de vida e cantar não tem nada a ver com adorar e louvar. Nós adoramos a Deus pelo que ele é, e louvamos a Deus pelo que Ele faz.
      Reflita nos seguintes textos da Bíblia: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.1ª João 1.9.
      “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”. Romanos 8.1,

  109. Larissa disse:

    Eu quero ser pastora, mas moro com o meu namorado antes do casamento isso me impede d ser pastora

    • Pr. Toni disse:

      Querida Larissa:
      Veja o ensinamento de 1ª Timóteo 3.1; 2 e 7:
      3.1 Este ensinamento é verdadeiro: se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente.
      Mas existem condições para ocupar esta função, senão veja:
      3.2 O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e ter capacidade para ensinar.
      3.7 É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo.
      A Bíblia usa três palavras para descrever os homens que cuidam do rebanho de Deus:
      Presbíteros – os anciãos da igreja – são homens de maturidade espiritual e experiência.
      Bispos – os que têm responsabilidade por supervisionar a congregação, e
      Pastores – que tem o trabalho de alimentar, proteger e cuidar do rebanho de Deus.
      Todos são mencionados no Novo Testamento e, em muitas igrejas são considerados sinônimos de pastor.
      Outra questão que não esta mencionada no texto é que os pastores são pessoas vocacionadas por Deus.
      Você se enquadra nestes ensinamentos?
      Comece regularizando sua situação civil, procure um pastor para orientá-la quanto ao ministério pastoral e busque a santificação.

  110. Everton disse:

    Porque me sinto incomodado quando vou à igreja evangélica e os pastores ou membro das igreja ficam insistindo para mim ir até a frente? Tento ir à igreja para ficar em paz e escutar a palavra de Deus, mas acontece que sempre fico incomodado e acabo indo embora.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Everton,
      Se você busca a paz de Deus, com certeza, é na adoração ao Senhor que você a encontrará. Concordo com você, alguns expedientes dos pastores e dirigentes de Culto passa dos limites. Não se preocupe, mais do que vir à frente para receber uma oração, ore a Deus do seu próprio lugar, pois, Deus não desprezará o coração que o busca com integridade (Jeremias 29.13).
      Deus te abençoe.

  111. Helen disse:

    PAstor eu me batizei com 12 anos ;dae fiquei sabendo que o pastor pecava dentro da igreja ,eai meu batismo valeu?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Helen,
      Que triste este relato. Homens de Deus devem ser exemplo para o rebanho e não pedra de tropeço. Vamos orar por este Pastor. Quanto ao batismo que você recebeu, o importante não é quem o ministrou, mas a operação da graça que é obra exclusiva de Deus; nem o melhor dos Pastores pode fazer mais do que o nosso Deus, mesmo que o Pastor tenha falhado.
      Deus te abençoe.

  112. Maria Auxiliadora disse:

    TENHO DIDO MUITA DIFILCUDADE DE FICA NAS IGREJAS PQ TEM MUITAS COISAS QUE EU VEJO QUE Ñ ESTA CERTO ,MAS JÁ TROQUEI DE IGREJA E TENHO MEDO DE FICA COM A MINHA IMAGENS FEIA

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Maria Auxiliadora,
      Não troque de Igreja mesmo, pois, com certeza, numa próxima Igreja, você vai encontrar as mesmas falhas e outras também. A Igreja é constituída de pecadores, salvos, mas pecadores. Além do mais, estamos nesta ou naquela Igreja por causa do Senhor e não por causa dos homens. E por fim, estamos na Igreja para crescimento espiritual; em alguns casos, as próprias dificuldades de uma Igreja acabam sendo muito pedagógicas para nós.

  113. Quitéria disse:

    quais sao os cargos que sao dados as mulheris nais igreijas evagelicas

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Quitéria,
      As mulheres, como os homens, podem servir a Deus das mais variadas formas; Deus nos quer louvando o seu Nome, ensinando a Palavra, evangelizando o mundo, cuidando dos enfermos, orientando os infantes, etc. Quanto a cargos, as denominações têm determinados padrões específicos que se justificam a partir da origem de cada uma. Porém, independente de cargo, todos podem servir, o tempo todo.
      Deus te abençoe.

  114. Beatriz Zanbello disse:

    Eu frequentava a igreja cristãm maranata mais eu não gostava muito e u dia eu conheçi a adventista mas minha mãe não entende que eu amo a adventista o que devo fazer ? me ajudem o mas rapido possivel

    • Pr. Toni disse:

      Querida Beatriz:
      A palavra de Deus diz que devemos amar a Deus acima de todas as coisas. Então é importante que você estabeleça os seus valores dentro deste parâmetro – você se identifica com a Igreja Adventista.
      Se a sua identificação existe porque na Igreja Adventista:
      a. A bíblia é a única fonte de ensino.
      b. A verdade da palavra de Deus é ensinada;
      c. O evangelho da graça de Jesus é pregado;
      d. Prega-se Jesus como Senhor e Salvador;
      e. Ensina-se sobre pecado, arrependimento e santificação.
      f. Cultua-se de forma que objetiva a agradar a Deus.
      g. Se a igreja está envolvida com evangelização e plantação de novas igrejas.
      Então permaneça na igreja. Porém consulte a Deus para que Ele confirme no seu espírito em qual lugar você deve congregar.
      Quanto à sua mãe, sugiro que você ore, busque orientação de Deus e explique seus motivos a ela.

  115. Natália Maria disse:

    o pastor tem direitos de interferiou opinar sobre minha vida pessoal fora da igreja sem a miha permissão

    • Pr. Toni disse:

      Querida Natalia:
      Como faltam mais detalhes sobre qual interferência o pastor tem feito em sua vida, sem a sua permissão, vou destacar, para sua consideração, qual o papel de um pastor e de um membro da igreja, que biblicamente é chamado de ovelha.
      A função do pastor é servir e não ser servido. A função do pastor é pastorear o rebanho e cuidar das ovelhas.
      O pastor tem a função de guiar, conduzir o povo pelos caminhos estabelecidos por Deus. O pastor da igreja desempenha três funções essenciais para a condução do povo de Deus.
      Para você entender bem a função de pastoreio, leia as explicações de Jesus encontradas em João 10:1-11:
      a. O Pastor é quem tira as ovelhas para fora do aprisco (v. 3 e 4);
      b. É quem vai adiante delas indicando-lhes o caminho; é quem chama pelas ovelhas dizendo-lhes do perigo (v.4);
      c. É quem deve estar alerta contra os animais ferozes que rodeiam o rebanho (v. 11 e 12).
      Mas é importante você saber, também, quais as atitudes das ovelhas para com o pastor, que são determinadas na Bíblia:
      a. Ovelhas precisam seguir por caminhos bíblicos seguros, e é o pastor quem deve conduzi-las.
      b. Ovelhas devem obedecer aos pastores porque são eles que velam pela vida espiritual do rebanho.
      c. Ovelhas devem obedecer aos pastores para que a igreja desfrute de uma condução alegre e agradável para ela própria.
      A luz deste texto avalie qual tem sido a atuação do pastor na sua vida e qual tem sido a sua atitude.
      Lembre-se que quando existe um conflito o melhor caminho é o diálogo.

  116. Stefany disse:

    Pessoas que sem afasta da igreja evangélica a gente só tem a salvação sim volta para igreja ???

    • Pr. Toni disse:

      Querida Stefany:
      Salvação não tem nada a ver com frequentar ou não a igreja, pois a igreja não salva ninguém. A salvação é um presente imerecido que recebemos de Deus. Não alcançamos a salvação por mérito, mas por graça. Veja o que ensina o texto de Efésios 2.8-9: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.”
      Agora, a igreja é o lugar para se crescer espiritualmente, pois é na igreja que recebemos ensino, louvamos e adoramos, somos pastoreados e convivemos com outros cristãos. Por isso “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando.” (Hebreus 10.25)

  117. Ana Aparecida disse:

    sai da igreja onde congreguei por 5 anos porque nao tinha mais desejo de ir mas fui ate o meu pastor pedir para que eu fosse para outra igreja e que me Abençoaçe mas tive uma surpresa ele disse que não me abençoaria ele esta certo?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Ana Aparecida,
      Cinco anos participando e frequentando uma igreja é muito tempo. Não sei as razões da sua falta de motivação, mas sua atitude está correta: pedir ao pastor que a abençoasse. É importante você conversar com o pastor para saber por quais motivos ele não quer abençoá-la. Se não há nenhum impedimento, o pastor não pode se negar a abençoá-la.
      Lembre-se que ao sair você não pode deixar nada por acertar e nada por perdoar.
      Se você já fez isso abençoe a igreja e sua liderança e procure frequentar e participar de outra igreja. Entretanto saiba que o pastor da nova igreja irá conversar com o pastor da outra igreja para saber os motivos da sua saída.

  118. Anônimo disse:

    pastor,todo evangelico que vai pra igreja é salvo?ou só uma parte desses evangelicos vai ser salva?o senhor tem uma ideia de quantos porcento de evangelicos vao ser salvos?

    • Pr. Toni disse:

      Igreja não salva ninguém, como também nem todos que frequentam uma igreja são salvos, mas todo aquele que confessar Jesus como seu Senhor e Salvador será salvo, independente de ser evangélico.
      Veja o que diz o texto de Romanos 10.9: “Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo!”
      Nós somos salvos pela graça de Deus: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9).
      A graça é consequência do amor de Deus por todas as pessoas: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16)
      Mas atenção, outras coisas também são necessárias, como por exemplo:
      • O arrependimento. “Deem fruto que mostre o arrependimento”. (Mateus 3.8) e “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra”, (2ª Crônicas 7.14)
      • A obediência à palavra de Deus. Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7.21)
      • O abandono do pecado. ” Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” (Lc 9.24)
      • A submissão à autoridade de Deus. “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Rm 6.17)
      • O viver uma vida digna do evangelho de Jesus. “Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica”. (Filipenses 1.27)

  119. Cícera disse:

    gostaria de saber, qnd somos uma só carne o meu esposo pastor pode me contar as coisas de uma irma para mim eu sendo a esposa por faor.

    • Pr. Toni disse:

      Querida Cícera:
      Ser uma só carne diz respeito ao relacionamento marido e esposa que deve ser permeado de transparência, lealdade, amor, intimidade, parceria, etc.
      A função pastoral envolve o aspecto da privacidade daquilo que as pessoas confidenciam em confiança, com a certeza de que o pastor saberá guardar o que foi compartilhado.
      Desta forma o pastor não esta contrariando o principio de “uma só carne” ao não contar as coisas para sua esposa, pelo contrário, ele esta preservando a pessoa e evitando que um assunto possa ser comentado, sem querer, com outras pessoas, o que pode gerar fofocas e maledicências.

  120. Jaqueline disse:

    Olá, eu me converti recentemente, pouco mais de 6 meses, e eu estava muito feliz, mas tem uma cunhada minha que começou a ir, a principio fiquei muito feliz, mas ela começou a fazer fofoca e ficou de leva e traz comigo e com as pessoas da igreja.
    Aconteceu um episódio bem chato, e eu fiquei muito triste e parei de ir na igreja, agora estou a procura de outra. Mas eu me sentia tão bem lá, mas prefiro me afastar dela e da familia do meu esposo, já que tivemos alguns problemas, não briguei com ela, trato ela bem, mas prefiro ficar afastada, mesmo pra evitar confusão e fofoca, mas ainda não achei uma igreja.
    Não sei o que fazer!

    • Pr. Toni disse:

      Querida Jaqueline
      Uma das piores doenças que existe na vida da igreja é o fermento da fofoca. Este fermento existe porque a fofoca é como o mel em nossa boca, ou seja, as pessoas gostam de uma fofoca. E qual o remédio para a fofoca? É o confronto. O confronto pode ser feito com o exemplo da história das três peneiras do filosofo Sócrates.
      Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
      - Quero contar uma coisa a respeito de um amigo seu!
      - Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar, quero saber se você passou essa informação pelas três peneiras.
      - Três peneiras? Que quer dizer?
      - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção.
      A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
      - Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
      - A segunda peneira é a da BONDADE. O que vai me contar gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? Envergonhado, o homem respondeu:
      - Devo confessar que não.
      - A terceira peneira é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? Pensaste bem se é necessário o que vieste falar a respeito do meu amigo?
      - Necessário? Na verdade, não.
      Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem necessário, então é melhor que o guardes apenas para ti.
      Moral da história: Da próxima vez que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo destas três peneiras: Verdade, Bondade e Necessidade, antes de obedecer ao impulso e passá-lo adiante.
      “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” Provérbios 21.23
      E para evitar confusão o melhor remédio é o diálogo. Converse com seu marido sobre o assunto, converse com o seu pastor e converse com sua cunhada. Com os fatos esclarecidos o inimigo não tem mais autoridade para fomentar a fofoca.
      Quanto ao sair da igreja, lembre-se que, como a fofoca é uma doença, ela esta em todos os lugares. Acerte as coisas, permaneça e floresça na igreja com a qual você se identifica.

  121. João Carlos disse:

    sou crenti novo convertido minha mulher tambem nao sou batizado cm espirito santo ela e fala en lingas e iso me incomoda muito pois ela se acha mais crenti q eu tenho ate raiva de sentar au lado dela oque faso

    • Pr. Toni disse:

      Caro João Carlos
      Deus concede dons espirituais às pessoas para que elas sejam bênçãos na vida das outras pessoas, servindo nos ministérios da igreja, única e exclusivamente.
      “A manifestação do Espirito Santo é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”. (1ª Coríntios 12.7)
      Isto não dá à pessoa que recebeu o dom o direito de achar que é mais crente, nem de se orgulhar por isso. Quem recebe um dom espiritual do Espirito Santo deve ter temor e tremor do Senhor. Deus, por meio do Espirito Santo, não dá dons para gerar discórdias ou confusão, “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz”. (1ª Coríntios 14.33a)
      O fato de alguém falar em línguas não é prova de que tenha sido batizada pelo Espírito Santo. Na Bíblia podemos ver diversas pessoas que receberam o Espirito Santo e, contudo não falaram em línguas, entre eles Maria (Lucas 1.35) e Jesus (Lucas 3.22). Exigir que todos que foram batizados com o Espirito Santo falem em línguas é querer manipular o Espírito.
      Somente Deus é quem distribui os dons como ele quer: “Ele dá um dom diferente para cada pessoa como Ele quer”. (1ª Coríntios 12.11).
      Peça ao seu pastor que faça um estudo sobre os dons espirituais.

  122. Joel disse:

    uma mulher que nao nasceu em um berço evangélico mas que aceitou jesus se batizou mas ainda não se casou no papel pode faze parte do circulo de oração de uma igreja?

  123. Pr. Toni disse:

    Caro Joel
    A situação civil de uma pessoa não impede que ela ore a Deus.
    Se ela aceitou a Jesus como Senhor e Salvador e foi batizada, ela pode e deve participar do circulo de oração da igreja, mas é importante que ela regularize a situação do casamento.

  124. Marta disse:

    Uma Pastora pode Ministrar um casamento?
    Uma Pastora pode fazer a cerimonia da Ceia?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Marta:
      Este é um assunto eminentemente polemico na igreja da pós-modernidade e depende de interpretações das lideranças e teólogos das diversas denominações e na aceitação de uma mulher como pastora.
      Desta forma, se a pessoa é aceita como pastora na sua denominação, ela pode e deve exercer todas as funções que um pastor exerce.

  125. Nira disse:

    Congrego em uma igreja Batista .Mas DEUS USOU UM PROFETA QUE ME DISSE QUE MEU MINISTERIO E PETENCOSTAL.TOMEI POSSE E ME SENTI TOCADA .MEU ESPOSO NAO ACEITA MINHA VIDA VIROU UM INFERNO .ENTAO TOMEI UMA DECISÃO NÃO ESTOU INDO PARA NENHUMA.MAS NÃO ESTOU MAS AGUENTANDO ISSO

  126. Pr. Toni disse:

    Querida Nira, reflita sobre isso:
    - Profecia que trás discórdia não procede de Deus. Saiba que Deus não nos tem dado um espirito de confusão, mas, sim, de sabedoria, de poder e de moderação. “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz”. (1ª Coríntios 14.33a)
    Esta reflexão serve de chave para a constatação de que a “profecia” recebida provém ou não de Deus.
    E o que Deus tem falado ao seu coração?
    O que não pode é você se afastar da convivência dos irmãos: ”Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando”. (Hebreus 10.25)
    Lembre-se que uma brasa fora do braseiro, se apaga.

  127. Hellen disse:

    Pr gostaria de saber se e pecado meu irmão que e evangelico batizar minha filha na igreja católica?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Hellen,
      O batismo não pertence à denominação. O batismo também não é efetivado porque é este ou aquele ministro, menos ainda por participar do ato determinado parente. O batismo é o sinal de ingresso do crente na Igreja que vai além das estruturas denominacionais. No entanto, é preciso ter clareza do seu sentido para dele participar. Alguém que participa do ato sem saber do que ele significa e das responsabilidades que recaem sobre o participante, não compreende o alcance do que está fazendo.
      Quanto à participação do seu irmão é uma realidade de fórum íntimo. Se ele está sentindo dificuldade de participar do evento, deve ser respeitado em seu sentimento.

  128. Murilo disse:

    Pastor, boa tarde; gostaria de saber porque sempre que escuto alguém falando em línguas estranhas eu repito mentalmente?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Murilo,
      O fato de você repetir o que ouve não deve estranhá-lo, isto pode acontecer por ouvir línguas conhecidas também. O que deve tomar a sua atenção é o conteúdo do que você ouve, pois, isto vai ou edificar ou prejudicar você.
      Assim, mais que prestar atenção em línguas estranhas, dê total atenção à Palavra de Deus; ela não deixa dúvida acerca da vontade de Deus para sua vida.

  129. Nicéia disse:

    PAZ! ESTOU NA IGREJA HÁ ANOS E NADA DA CERTO PRA MIM? É SÓ LUTA, O QUE FAÇO?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Niceia,
      A Bíblia ensina que os que querem viver piedosamente serão perseguidos. Não desista. Se os problemas crescem, a graça de Deus cresce muito mais sobre nos.

  130. Paulo de Jesus disse:

    pode uma pastora separa do seu marido sem ele atrair, e casar com o pastor de uma igreja e ela esta na frente dos trabalho da igreja pois todo mundo sabe que ela largou, seu marido legitimo como fica a vida espiritual desta igreja.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Paulo de Jesus,
      Que situação confusa! Deus tenha misericórdia deste rebanho! Vamos orar pela liderança da Igreja para que se desperte para o que está acontecendo.

  131. Pedro Bravo disse:

    o que a maioria dos pastores pensam a respeito do catolicismo? os católicos serão salvos?o catolicismo está correto,visto que eles são a primeira igreja?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro,
      Este espaço não se presta para polêmicas religiosas ou teológicas. Mas numa única palavra, a salvação não é das denominações, é de Jesus. Crer em Cristo como Salvador pessoal é a garantia de nossa salvação, e não o fato de pertencer a esta ou aquela denominação. Ademais, todas as denominações têm as suas virtudes e o seus defeitos.

  132. Pedro Bravo disse:

    pastor,quanto é a porcentagem de evangélicos verdadeiros nas igrejas?todos os que praticam a palavra um dia são salvos,ou seja,conseguem perseverar(principalmente se morrerem velhos)?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro,
      A Parábola do Joio e do Trigo ilustra bem o que você indaga. Somente na ceifa saberemos o que joio e o que é trigo. Por enquanto, vamos servindo lado a lado, sob a grande misericórdia do Senhor. Não cabe a nós esta contabilidade. Graças a Deus. A nós cabe pregar e viver o Evangelho.

  133. Mauricio disse:

    Pr como agi com um pr que saiu do ministério sem avisar e ja tinha ate alugado outro salão?

  134. Paulo José Soares disse:

    A Pás de JESUS Pastor pergunto?
    minha mulher estava numa Igreja e quando o Pastor ou Pastora orava a pessoa caia não podas algumas e o Pastor falava que foi arrebatada.
    minha mulher falava comigo eu falava para ela que somente pessoas que estão com espíritos ruis ou fazendo algo errado.
    Pastor eu estou certo; e cair depois de orar a pessoa fui arrebatada.
    obrigado Pastor que nosso DEUS lhe de cada vez mais sabedoria. AMEM

    • Pr. Toni disse:

      Caro Paulo José:
      No livro de Atos dos Apóstolos encontramos duas citações sobre arrebatamento, que creio que é o que você esta mencionando:
      Atos 10.10: “E, tendo fome, quis comer; e, enquanto lhe preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos.”..
      Atos 11.5: “Estando eu orando na cidade de Jope, tive (Pedro), num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim”.
      Veja que o texto fala de “arrebatamento de sentidos.”
      O significado deste arrebatamento é:
      - Ação ou efeito de arrebatar-se (sair de um lugar).
      - Estado de espírito caracterizado pela alegria, pela admiração.
      - Característica ou conduta de impetuoso ou de impulsivo.
      - Sentimento de êxtase de enlevo.
      - Sensação de exaltação.
      Esta tem sido a pratica de algumas igrejas, e o importante não é a pessoa cair, mas como ela vai se levantar, ou seja: se ela teve uma experiência espiritual, qual a transformação que irá ocorrer na sua vida, na sua conduta, etc..

  135. Priscila Alcântara disse:

    sou obreira da minha igreja e faço parte do grupo de intercessão da mesma , no começo do ano houve uma mudança de cargos e anjo da igreja levantou um auxilar dele, amém por isso!
    passado algum tempo esse varão começou a maltratar a noiva de Cristo com palavras, desfazendo das irmãs, dizendo que ali só tinha irmãs fofqueiras, de rebeliao,contendas, enfim…dai pra baixo e isso perante a igreja.
    o mais tenso sao nos dias de quinta feira libertação onde me sinto inutil perante tais declaraçoes. tenho a minha vida no altar e ja fomos chamadas de sepulco caiado, isso me abateu muito. enfim…
    como devo proceder diante disso, sem parecer que estou ira, diante disso, me sinto acuada, com medo, de parecer que estou me rebelando?
    detalhe não somente eu sinto a mesma coisa, mas ninguem fala.nao aguento mais essa situação. me ajude pastor.

    • Pr. Toni disse:

      Querida Priscila:
      A noiva de Cristo é a igreja como um todo e não as mulheres ou as irmãs. Se você não se enquadra na mensagem, então o seu procedimento deve ser de intercessão e de submissão à autoridade estabelecida. Você já conversou com o pastor sobre este assunto? Se está havendo medo e as pessoas se sentem acuadas o pastor precisa tomar conhecimento disto.

  136. Romildo Domingues disse:

    Quando o pregador esta pregando se Deus usar um irmão para passar uma profecia para uma pessoa, pode se passar na hora da pregação ou tem esperar terminar a pregação .

    • Pr. Toni disse:

      Caro Romildo:
      Sobre a ordem no culto o texto de Coríntios ensina: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (1ª Coríntios 14.40)
      A ação do Espírito Santo produz ordem e decência, e não bagunça e confusão. Já pensou todo mundo falando ao mesmo tempo? A liberdade do Espírito não é incompatível com a ordem e a decência deste mesmo Espírito, pois “Deus não é Deus de desordem” (1ª Coríntios 14.33)
      Conhecedores deste princípio, cabe as pessoas manterem este espírito, não permitindo que o culto seja perturbado. Assim como Paulo estabeleceu regras para o bom andamento do culto, devemos fazer o mesmo.

  137. André disse:

    Olá, Boa noite! A Paz do Senhor Jesus, amém!?
    Bom! Meu nome é André, tenho 24 anos e sou batizado no meu ministério (Rocha Eterna). Desci as águas já faz 6 meses, pela qual sou membro… Gostaria de compartilhar com vocês uma situação pela qual eu estou vivendo neste exato momento. A mais ou menos 15 dias atrás, eu fiz uma comunhão na minha casa entre amigos, e também membros da minha igreja para contar o meu testemunho. Diante disso, convidei meu Pastor. No exato dia, meu Pastor não foi para comunhão, mas alguns membros da minha igreja foram… Resumindo, foi céu e terra! Meu Pr viu por fotos enviadas por mim, o quanto foi lindo o mover do Espírito Santo em minha casa. No dia seguinte, ele mesmo disse que gostaria de participar da próxima comunhão junto com sua Esposa, também Pastora. Contudo isso, a mais ou menos 24 horas atrás, meu Pastor me ligou pedindo duas coisas para mim, sendo elas: Primeira, retirar a divulgação do Show da Pastora Ludmila do “Facebook”, sendo que eu “NÃO” tinha publicado a bsolutamente NADA sobre o evento na minha página. Inclusive, eu disse a ele, que a própria cantora que tinha feito a página do evento e divulgado o Show. Resumindo, o meu Pastor nem se quer pediu “desculpas” pelo mal entendido. Me senti mal por isso, pois me senti acusado por algo que não fiz, e nem pedido de desculpas eu recebi. Em seguida, ele me pediu para NÃO fazer a comunhão, que eu já tinha marcado com os mesmos participantes que foram pela primeira vez. Disse que o ministério não está participando de nenhum evento paralelo fora da Igreja. Quero ressaltar, que ele mesmo tinha dito que viu nas fotos a manifestação do Espirito Santo quando fiz a primeira comunhão, e que gostaria muito de participar da próxima vez. Lembrando que, ele foi convidado na primeira, e também nessa. Enfim, continuando… Ao me falar que ele não queria que eu fizesse a comunhão novamente, eu disse que iria fazer, porque senti que Deus gostaria que muitas pessoas do meu Bairro tiv essem essa oportunidade de ouvir uma palavra, ou até mesmo ter uma revelação de Deus. Quando eu disse isso, ele me respondeu dizendo que eu “NÃO” tinha a benção dele, e que eu não estava d´baixo de benção. Que Deus não iria me abençoar porque eu estava desobedecendo ele. Gostaria de entender; Por que Deus não iria me abençoar, sendo que eu estou criando algo para salvar almas para Jesus? Que motivo tem um Pastor de impedir um membro de criar uma comunhão mensal, para levar o evangelho para as pessoas? Deus não ficaria feliz em saber que estou fazendo algo para que outras pessoas tivessem a mesma experiência que eu tive? Estou super triste, porque foi muito forte quando eu ouvi ele me dizendo que DEUS NÃO IRIA ME ABENÇOAR!
    Muitas das vezes, eu me senti mal por causa de algumas atitudes dele… As vezes eu faço algumas fotos na Igreja, tanto em cultos, como eventos, santa ceia e etc. Uma das vezes, eu fiquei sem ter como voltar para minha casa com a minha namorada,pois minha preocupação maior, era estar num ponto de ônibus completamente escuro com a minha namorada gravida. De imediato, eu liguei para ele avisando, e quando ele atendeu simplesmente me disse que não poderia ajudar ele, porque ele estava deitado. Todas as vezes que eu fiz as fotos para Igreja, eu sempre fui com o pensamento que eu estava fazendo algo não para o homem, mas para DEUS. Porém, nunca se quer, tive o reconhecimento do meu Pr pelas fotos! Nem mesmo um Obrigado! Enfim, essa é um pouco do meu desabafo! Gostaria de um aconselhando! Que Deus use poderosamente a sua vida para falar comigo! Deus abençoe!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado André,
      A gratidão é a memória do coração. Pessoas ingratas ou indiferentes parecem ser muito esquecidas. Esteja certo de que tudo o que você tem feito tem sido, primeiramente, a Deus, e Deus que vê em secreto te recompensará (Mateus 6.4,6).

  138. Edenilson disse:

    a paz do senhor jesus
    eu me sinto culpado e preciso me redimir meu coração pede um novo batismo nas aguas, peço uma respota me batizei com um proposito de casar com uma irma pois estava gostando muito dela eu era cartolico mas hoje sou evangelico mas meu coraçao esta em conflito por causa da minha atitude deste batismo, não sei se o batismo foi valido se jesus me perdoou, desta minha falha por te me batizada para me casar sinto que necessito de ser batizado novamente mas com a certeza de que hoje conheço mas da verdade de que antes, vivia no mundo hoje vivo para deus me ajuda preciso de uma resposta; porderia pedir ao meu pastor mas me senti mas a vontade de lhe perguntar, eu encaminhei esta pergunta por e-mail mas ate agora não obtive resposta, preciso saber o que devo fazer

  139. Rev. Juarez disse:

    Prezado Edenilson,
    O perdão e a salvação em Cristo independem do ato do batismo. Na verdade, o batismo é um ato que segue à experiência da graça. Afirmamos ser ele o sinal visível da graça invisível. No batismo estamos declarando crer na obra que Cristo fez em nós. Não há, pois, necessidade de rebatizar-se.

  140. Augusto César disse:

    ola,boa tarde Pr. seria certo eu pedir pra convenção batista trocar o pastor da minha igreja tem acontecido muitos problemas os irmão entram e saem da igreja do mesmo modo que entrou , mas sei que o pastor é escolhido de Deus e eu não posso mexer com ungido de Deus e espero que se for vontade de Deus do mesmo jeito que ele coloco o pastor ele pode tirar porque muitos irmãos estão deixando de ir na igreja só que ele não percebe isso, então eu poderia pedir pra trocar ele , na minha opinião um outro pastor iria da um gás diferente na obra o pastor esta desgastado já o que eu poderia fazer

    • Pr. Toni disse:

      Caro Augusto
      Veja o que diz o texto de 1ª Timóteo 2.1-4: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador…”
      Veja que o texto fala que devemos orar “POR TODOS OS QUE EXERCEM AUTORIDADE”, e o pastor da igreja é a autoridade colocada por Deus sobre o rebanho, conforme você mesmo destacou.
      Como todas as pessoas que exercem liderança os pastores também vivem sob grande pressão; grande tentação; grande sedução e precisam de muita sabedoria e muita oração.
      Então peça a ação do Espirito Santo no ministério do seu pastor para que ele tenha sensibilidade e sabedoria para atender as necessidades do povo da igreja e para que o ministério dele se fortaleça.
      Lembre-se que “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. (Tiago 5.16)

  141. Melissa disse:

    pastor minha pergunta é sobre batismo porque o pastor que me batizou cometeu adultério e uma vez eu ouvi uma pregação de outro pastor que dizia o batismo de falsos profetas não chega até Deus. eai, isso é verdade?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Melissa:
      O pastor cometeu adultério antes de te batizar ou depois? – Isto não tem importância nem influência nenhuma.
      O texto do evangelho de Marcos 16.16 diz que: “Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia quem não crer será condenado”.
      E em Atos dos Apóstolos 2.38: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”.
      Veja que os textos não dizem “aquele que crer e for batizado por um pastor que nunca pecou”… isto porque a figura mais importante neste ato é o batizando e não quem batiza.
      Quase todo mundo sabe o que é o batismo, mas poucos entendem corretamente o seu significado.
      Batismo é um testemunho público de que você aceitou Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e fez uma aliança com Deus.
      O batismo faz parte da fé cristã. Jesus Cristo usou o batismo (Mateus 28.19,20) como uma representação de algo que já aconteceu no coração daquele que é batizado: arrependimento do velho estilo de vida (Marcos 1.4, Atos 19.4) e o reconhecimento de que agora tem uma aliança eterna com Deus (Romanos 6.3-8).
      A palavra de Deus, no livro de Oséias 4.6 diz que “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. Esta palavra é muito atual, pois por falta de conhecimento dos princípios da palavra de Deus, o povo é quem sofre as consequências. Como há falsos profetas também há falsos pastores que pregam o que a Bíblia nem menciona.

  142. Antonio dos Santos disse:

    ola pastor meu nome e Antonio e eu quero saber uma uma coisa fui casado não tive filhos com o primeiro casamento não, tinha minha cunhada separei de minha esposa fiquei um tempo separado e casei com minha ex cunhada hoje tudo se passou sou pai também e ouve se o perdão posso pastorear sim ou não me ajude a intender.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Antônio,
      O perdão trabalha o nosso passado, desatando todos os nós, e nos faz avançar para o futuro. Não vejo impedimento para o seu trabalho no Reino de Deus. O que se deve observar são as injunções de cada comunidade cristã. Talvez, haja requisitos que precisam ser observados.

  143. Paulo disse:

    bom pastor na minha igreja os pastores estao proibindo namoro , e so liberam namoro a corte e um namoro q n pode fk junto somente orar n pode nem sentar junto na igreja, eu n concordo com isso e com isso eles faalam q sou desobediante, oq faço sobre isso?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Paulo,
      Mesmo parecendo estranha a determinação de sua Igreja, se você está nela você deve ser obediente aos seus ditames. Não vou entrar na discussão se a regra é correta ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>