Conduta Cristã

Clique aqui para fazer uma pergunta sobre Conduta Cristã

Share

405 respostas a Conduta Cristã

  1. Paulo de Tarso disse:

    Rev. Juarez,
    Dias atrás um amigo evangélico me apresentou uma maneira de ganhar dinheiro que fiquei impressionado e ao mesmo tempo com dúvidas se um crente deveria participar desse negócio.
    http://www.youtube.com/watch?v=iM4_hoTRE18&feature=related
    Ele me disse também que há muitos pastores e evangélicos que já estão participando.
    Até onde pude pesquisar e perceber, não vi nada ilegal.
    Minha dúvida, portanto é: A Bíblia aprova um crente participar de um negócio desses?
    Obrigado e Deus te abençoe.

    • Rev. Juarez disse:

      Só há um meio de ganharmos licitamente dinheiro: trabalho. Por favor, leia Provérbios 14.23. E atenção: muito cuidado com o uso que é feito do dinheiro recebido como fruto do trabalho. Infelizmente, muitos tem o saquitel furado (Ageu 1.6).

  2. Bianca disse:

    Pastor preciso urgentemente de uma resposta, quando uma mulher esta gravida mais não deseja ter este filho e resolve dar para uma outra familia estaria cometendo um grande pecado perante Deus? Aguardo a resposta, desde ja obrigada.

    • Rev. Juarez disse:

      Não necessariamente. A impossibilidade de criar um filho abre oportunidade para o instituto da adoção. A questão tem a ver com a motivação para fazer isto. De qualquer modo, certamente, é uma decisão muito difícil.

  3. Anônima disse:

    Olá pastor, queria desabafar um pouco aqui e pedir alguma dica do que fazer. Bom, eu sou evangélica, minha família toda também, tenho um namorado muito bom pra mim que também é evangélico, enfim, considero minha vida muito boa mesmo, não tenho o que reclamar. O Senhor já me deu livramentos, usou-me para mostrar a palavra dEle e ganhar a alma do meu namorado pra Jesus, enfim, minha vida é bastante abençoada, e eu sei diisso.
    Mas pastor, há momentos, do nada que eu fico triste, mesmo quando lembro dessas benção e, de como o Senhor é presente na minha vida e dos que amo. Às vezes eu me sinto tão angustiada. Muitas vezes eu já senti saudade de coisas que ainda nem vivi, fico eom uma sensação estranha, hoje mesmo, quando eu assistia um filme, passou 2 casais à noite passeando na rua, uma rua iluminada, o lugar lindo, e o tempo frio, tudo como eu gosto… e não sei o porquê mas às vezes eu sinto saudade disso, sendo que é uma coisa que eu nem vivi ainda, nesse momento eu me senti tipo fora de mim, fora da minha vida, como se eu precisasse de outro namorado, mas não namorado fixo… às vezes eu sinto que sou garota de balada, garota que gosta de andar à noite com as suas amigas, que gosta de se divertir, às vezes eu acho bonito até fumar. E pastor, eu sinceramente não entendo isso, a minha vida toda eu vivi de maneira tão certa e tão feliz por ser certa, quando criança eu cantava na igreja, eu sempre fui muito diferente de todo o resto, nunca fui de sair demais, meus pais inclusive me dizem que devo sair mais de casa, ter mais amigos etc. A primeira vez que eu beijei um garoto foi com 16 anos, e não por falta de oportunidades, as pessoas me acham bonita, sou meio introspectiva, Deus me usa muito, mas às vezes parece que não é nada disso, eu fico bem deprimida quando isso acontece. às vezes eu sinto como se não pertencesse à minha realidade, e então eu me imagino, por rápidos segundos, com um grupo de amigos, já me imaginei fumando, e em festas. Eu fico muito angustiada com isso pastor, e quando esses pensamentos vem, eu logo oro, e então penso que isso é uma armadilha do diabo pra me tirar as bençãos que tenho em minha vida e me tirar do grupo dos “jovens abençoados e diferentes da maioria”, pastor eu queria uma orientação, se isso é algo totalmente espiritual, devo procurar um psicólogo? fazer jejum, eu fico tão deprimida por essas besteiras, isso é tão ruim, pastor, queria tanto poder titar isso do peito de uma vez. Já passou até pela minha cabeça que esses sentimentos é porque na minha vida antiga eu era assim, ): Não entendo isso pastor, que Deus continue o abençoando, e, quero lhe dizer que esta página é uma benção MESMO, além de poder manter contato com alguém que possui um ótimo conhecimento sobre a palavra do nosso Deus, ainda podemos fazer as nossas perguntas. Obrigada por se disponibilizar assim, pastor. Que Deus o abençoe. Obs: eu tenho apenas 17 anos.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada irmã, principio citando Jeremias 17.9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Por outro lado, a Palavra de Deus e firme e permanente (I Pedro 1.25). Entre o nosso coração e a Palavra de Deus, devemos sempre ficar com a Palavra, pois o nosso coração, ora se inclina para um lado, ora para o outro. Permaneça no caminho do Senhor e não se deixa enredar por pensamentos que você já superou. Busque ao Senhor de todo o coração e ele responderá produzindo paz e calma em você.

  4. Luci disse:

    Reverendo, o senhor acha que depressão é um problema apenas espiritual? Tens algumas dicas para quem sofre disso?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada irmã, a depressão é uma enfermidade fisiológica. Precisa ser tratada clinicamente. Mas algumas vezes, junto com a depressão, podemos ter fragilidade espiritual, necessidade de mais comunhão com Deus. Então, as duas coisas precisam ser trabalhadas.

  5. Sara Antunes disse:

    Prezado Rev. Juarez:
    É pecado orarmos por nossos animaizinhos de estimação? Existe algum referência na Bíblia sobre isso? Obrigada.

    • Rev. Juarez disse:

      A Bíblia não diz nada a respeito. Quando oramos e trabalhamos em prol do meio ambiente, por exemplo, não estamos pecando. A questão é se temos apego em excesso, tanto aos animais, como à natureza, em detrimento dos seres humanos.

  6. Marcos Henrique disse:

    RECLAMAR DO TEMPO( MUITO FRIO, MUITO QUENTE, MURMURAÇÃO?
    PROCEDE?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Marcos Henrique,
      A Bíblia nos ensina a dar graças em tudo (I Tessalonicenses 5.18), isto inclui o clima, frio ou quente, ensolarado ou chuvoso. Infelizmente, somos tremendamente queixosos. No fundo, esta questão de reclamar do clima é quase que uma desculpa para puxar conversa com o vizinho no elevador. Mas seria bom se até nisto déssemos bom testemunho.

  7. Marcos Henrique disse:

    EU TENHO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA, SE EU ME QUEIXAR DOS SINTOMAS, ESTARIA EU EM MURMURAÇÃO, OU É NATURAL?

    • Marcos Henrique disse:

      Prezado Marcos Henrique,
      Procure o tratamento adequado para o seu problema de saúde físico-mental. Ao mesmo tempo, busque em Cristo forças para superar qualquer limitação. Confia ao Senhor os teus cuidados (Salmo 37.5).

  8. Weslei disse:

    Como vencer as dúvidas?

    • Rev. Juarez disse:

      Dúvidas nos levam à pesquisa. Elas não são más. Devem ser apenas bem trabalhadas. Alguém já disse que a dúvida é o princípio da fé. Quando começamos a perguntar é sinal de que queremos saber, conhecer. Das dúvidas devemos tirar o melhor partido.

  9. Thiago Viana disse:

    Prezado Rev.:
    É impossível para mim ser reconduzido ao arrependimento? Eu aceitei Jesus em 1998, mas em 2008 a fraqueza da carne me afastou do evangelho me fazendo pecar conscientemente, contudo nunca blasfemei e minha fé nunca deixou de existir. Voltei ao evangelho em março desse ano, reconhecendo minha total dependência de Cristo, mas ao ler Hb 6:4-7 e 10:26-31 fiquei em dúvida se Cristo ainda me aceita. Me ajude…
    obrigado:

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Thiago, peço que leia todo o Salmo 51, a oração de arrependimento do rei Davi, especialmente, o verso 17: “coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”. Creio que isto diz tudo. Em Cristo.

  10. Thiago Viana disse:

    Obrigado pela palavra rev.
    Perdoe-me, mas gostaria de expor outro fato com o senhor. Tenho procurado me afastar do mal que me persegue, mas estou apanhando feio… Estou preso na palavra de Rm 7.19. O meu problema é a luxúria e a lascívia. Sou casado há 4 anos, enquanto estive afastado traí minha esposa com prostitutas e outras mulheres, voltei ao evangelho há 3 meses e, atualmente, não consigo me livrar da masturbação e da pornografia. Mesmo antes de me afastar da igreja eu sofria com esse problema e hoje está mais intenso, talvez pela experiência que tive com outras mulheres. Minha relação sexual com minha esposa é normal, contudo sinto esses desejos malignos. Estou cansado de ser um hipócrita! depois de cair em tentação oro a Deus implorando seu perdão, peço que me livre dessas tentações e dias depois estou praticando o mesmo erro. Além de me sentir constrangido fico me sentido um lixo, pois Deus não é menino. Graças a Deus tenho evitado trair minha esposa e tenho conseguido pois, se me sinto mal com a masturbação imagina com a traição? Rev. ore por mim e me aconselhe a encontrar uma maneira de me livrar disso. Isso têm sido um empecilho no meu crescimento espiritual pois me sinto desmotivado, porque Jesus não se agrada do que permanece pecando deliberadamente (Hb 10.26).
    Responder

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Thiago,
      Continue firme no propósito de não ser infiel. De fato, a infidelidade começa no coração e se consuma na traição. Creio que você precisa de ajuda mais específica, provavelmente, de natureza psicológica para ajudá-lo a superar este problema. Nada obstante, dialogue com sua esposa a respeito da vida íntima. Todas as nossas necessidades sexuais podem e são atendidas no âmbito do casamento; mas a comunicação entre o casal é muito importante.

  11. Mariluce disse:

    BOM DIA,REVERENDO,ME RESPONDA UMA PESSOA QUE E JOIO,PODE TRANSFORMAR EM TRIGO ANTES DE SER ARRANCADO PARA SER QUEIMADO.ESTOU COM ESTA DUVIDA ENORME JOIO VIRA TRIGO.EVANGELICO PODE PARTICIPAR DE FESTA JUNINA.AGRADEÇO MUITO PORQUE EU SOU EVANGELICA VIVO O QUE TEM NA BIBLIA PORQUE ELA E A VERDADEIRA,DEUS FALA ATRAVES DELA.DEUS ABENÇÕE E DERRAME MUITAS BENÇÃOS,PARABENS PELO ESTE SITE.SO ACREDITO NA PALAVRA DE DEUS A BIBLIA.

    • Rev. Juarez disse:

      Mariluce,
      A Festa Junina, com características folclóricas, revela um lado da nossa cultura muito interessante. Apenas, cuidado com aspectos religiosos, onde a festa passa a ser Joanina, com orações a santos, o que não compõe a vida cristã.

  12. Carvalho disse:

    Bom dia pastor!
    Bom, eu fiz um voto com o Senhor em que eu pedia algumas coisas, esse meu voto é assim: eu iria orar todos os dias de manhã por determinadas coisas e acordaria todo sábado às 3 da manhã pra fazer as mesmas orações, isso todo dia até o dia 18/08.
    Só que Deus já tem me respondido alguns pedidos desse voto.
    Gostaria de saber se eu já devo parar de pedir os pedidos que foram respondidos ou se eu devo continuar de qualquer maneira pois eu fiz o compromisso de encerrar só dia 18/08.
    Obrigada

  13. Danusa disse:

    Pastor por que eu sonho tanto com meu ex marido, tipo em tempo real como se ele estivesse ao meu lado.. Essa noite me intrigou pq eu sonhei ele casando com a outra aqui em casa.. e eu não conseguia nem falar de tanta dor no coração e chorava muito, tinha vontade de matá-lo tbm. me ajude…pois esses sonhos tem sido frequentes somos separados a 4 anos e ele estar noivo! temos 2 filhas juntos.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada irmã, a separação conjugal sempre é muito sofrida. Insisto com os casais em crise que busquem um caminho de consenso, a fim de superarem os tempos difíceis e evitarem a separação. Infelizmente, algumas vezes, a separação se torna inevitável. Mesmo assim, a dor continua.
      Quanto a sonhar tão concretamente com a pessoa amada, da qual nos achamos separados, tem a ver com o desejo intenso do nosso coração; algo que anelamos muito, acaba se tornando motivação para o nosso sonho. Não há nada demais nisto, a não ser o fato de que é próprio da nossa natureza.
      Por fim, busque em Deus forças para superar a tristeza que invade o seu coração. Aparentemente, dificilmente haverá um reatar do seu casamento, afinal, seu ex-marido já se acha em compromisso com outrem. Mas o Senhor pode confortar o seu coração e dar um novo direcionamento à sua vida. Fique com o Salmo 37.5: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”.
      Deus te abençoe.

  14. Nelson Rafael disse:

    Pastor, eu frequento há quase 6 meses uma classe de Catecúmenos da Igreja Presbiteriana. Dias atrás, conversando com o Reverendo titular da Igreja, ele me exlicou que eu não poderia fazer Profissão de Fé, enquanto eu não regularizasse minha situação marital (vivo há 5 anos com minha atual companheira, mas nós não somos casados). O Reverendo me disse que, a fim de eu ser aceito pelo Conselho da Igreja, é necessário que eu pelo menos regularize no Civil a situação do meu atual relacionamento. Pergunto: há na exigência do Reverendo algum exagero (ou radicalismo), ou é de fato imperioso que eu \”conserte\” essa situação da minha vida? Faz sentido que eu não possa fazer Profissão de Fé, enquanto não me casar no Civil?
    Obrigado.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Nelson,
      Há algo que impeça você de resolver esta pendência? Se não há, você deve, sim, regularizar sua situação conjugal, não por causa da profissão de fé, mas por todo o conjunto da obra. A certidão de casamento, lavrada em cartório, é algo menor; maior é o compromisso de alma que você tem com sua esposa. Agora, pergunto: Quem faz o maior, não fará o menor? Com certeza fará. Mas, também, pergunto, quem não faz o menor, será que fará o maior? “Quem é fiel no pouco, é fiel no muito” (Mateus 25.23)
      Nada impedindo, proceda ao casamento civil, faça sua profissão de fé, e muitas outras coisas, também, serão regularizadas em sua vida. Deus te abençoe.

  15. Willian Andrade disse:

    Boa Tarde, tenho uma duvida ou medo. Tenho o desejo de ser um pastor só que tenho dificuldade em preparar as mensagens, leio a bíblia, entendo mas não consigo fazer um esboço. Me ajude por favor, o que devo fazer?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Willian, a vida pastoral envolve muitas áreas, como aconselhamento, administração eclesiástica, evangelização, discipulado, e, também, a pregação. Recomendo a você fazer uma Faculdade Teológica; ela o habilitará para o exercício do pastorado. Antes, porém, tenha a convicação que é isto que Deus quer de você, de que esta é a sua vocação; caso contrário, sirva a Deus, no meio do seu povo, em outras áreas. Leia João 15.16.

  16. Flávio disse:

    Pastor, o que a biblia nos fala sobre tatuagens, esse e pecado um crente fazer uma?
    Grato pela atenção.

    • Rev. Juarez disse:

      Não há nada de específico a respeito. No entanto, nosso corpo é Templo do Espírito Santo. Então devemos cuidar dele, evitando todo o tipo de malefício, sejam vícios ou maus hábitos, bem como, descuido com a saúde. Boa alimentação e o sono adequado, exercício físico e mental. Hoje há um movimento de arrependidos da tatuagem e que tem descoberto muito tarde o malefício e o mau gosto de tal prática.

  17. Joel Souza disse:

    Boa noite pastor!
    sou obreiro de uma igreja e tomo conta de uma congregação . gostaria de contar com a sabedoria quer Deus lhe deu e com sua experiência ministerial.
    Há o caso de uma irma que o marido lhe deixou por outra. divorciaram-se, ela se converteu a pouco mais de um ano, depois de muito sofrer a humilhação e a ausência do mesmo, lutando na justiça pela pensão. com uma filha pra criar, encontrou um emprego e estar tendo um relacionamento com seu patrão, que é solteiro. e que lhe ajuda,aceita sua filha. apesar de ser apenas um namoro já tem relações sexuais com o mesmo, sendo ele espirita. adverti-a que não tivesse contato com ele antes de casar, pois a biblia não nos permite viver assim. falei que se assim fosse ela não deveria tomar santa ceia, nem usar o altar da igreja nem abrir o devocional. enfim ela acha que não estar fazendo nada contra a palavra de Deus. orando pela sua conversão, acha q não é errado, citou falhas de outras pessoas, falou que não ia deixar de Ceiar. gostaria que o senhor me orientasse como proceder com esta pessoa ,desculpe minha ignorância sobre o assunto. não quero juga-la , condenada, falei que a amo. realmente a vejo melhor, mas sorridente, mais fiel nas ofertas e no dizímos. etc . gostaria de seu conselho, pois experiencia ajuda muito nestas horas. e a biblia diz onde não há conselho fracassam os projetos. gostaria que o senhor me ajudasse com um estudo profundo . para orienta-la. Atenciosmente agradeço.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado irmão Joel,
      Graça e Paz!
      A irmã que você menciona merece recompor sua felicidade; aparentemente, ela está melhor, e as coisas estão se encaminhando bem para ela; no entanto, ela só recuperará totalmente a felicidade, se andar nos caminhos do Senhor.
      Sua alegação de que há pessoas na Igreja que não andam nos caminhos do Senhor não serve de abono para ela proceder em desconformidade. Se ela pretende unir-se em casamento ao seu patrão, deve fazê-lo no menor espaço de tempo possível, e, então, viver a plenitude da felicidade conjugal. A situação em que ela se encontra é muito instável, e poderá trazer muitos desgostos.
      Em Cristo.

  18. Evandro da Silva disse:

    oi, gostaria de saber se uma pessoa não batizada em águas e também não casada legalmente, se podem elas cantar em grupos dentro da igreja, círculo de oração, mocidade,etc…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Evandro,
      De modo geral, quem exerce liderança deve ser modelo dos irmãos (I Pedro 5.4). O batismo torna o crente membro da Igreja, apto a exercer liderança. O matrimônio deve ser igualmente exemplar.
      Nada obstante, é preciso tratar cada caso separadamente, em virtude de situações especiais.

  19. Anônimo disse:

    Pastor quem nasce afeminado o que deve fazer ? E a tentação deseja, o corpo deseja eu quero sair dessa, como faço?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado amigo,
      Por natureza, nascemos com gêneros absolutamente distintos: homem e mulher. Por influência do meio, por ceder às tentações, por confundir suavidade, gentileza, boa educação com feminilidade, ou severidade e determinação com masculinidade, muitos se deixam levar ao delírio da confusão sexual. Cada qual dará contas diante de Deus das suas decisões, mas é bom lembrar o que a Palavra de Deus ensina acerca do tema: “Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (I Coríntios 6.9, 10). E na sequência, revela-se a palavra da esperança: “Tais fostes vós, mas agora vos lavastes, fostes santificados, justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”.

  20. Maria disse:

    Como uma mulher cristã deve se comportar?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Maria,
      Leia I Pedro 3.1-6. Aqui o Apóstolo usa o exemplo de Sara, mulher de Abraão. É bastante interessante para as mulheres de todos os tempos.

  21. Robson disse:

    Bom dia Pastor, eu tenho 18 anos e tem uma coisa atormentando a minha cabeça.Ultimamente eu estou sintindo atrações por homens e até tive relações com vários homens, porém sinto atração por mulher também, sou meio BI, mas como eu faço para não sintar atração porr homen?JESUS CUROU ALGUM HOMOSSEXUAL?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Robson,
      Não vemos a homossexualidade como uma doença; ela é um pecado, claramente definido na Bíblia. Cristo nos livra de todos os pecados e não, apenas, o da homossexualidade. Se você crê nisto, então, com certeza, o Senhor Jesus vai operar maravilhas em sua vida. Conte com minhas orações a seu favor.

  22. Rafael Souza disse:

    Pastor eu queria saber, por que eu vim do mundo eu virei evangelico agora mas as veze da vantade de me mastubar. Isso é pecado?

    • Rev. Juarez disse:

      Rafael, são várias questões numa frase só. Primeiro, com
      certeza, há um propósito para a sua vida; procure encontrá-lo na
      comunhão com Deus. Segundo, você segue a Cristo no seio da igreja
      evangélica, e o faz muito bem, pois nela é pregada a Palavra de
      Deus, que vai ajudá-lo a encontrar o propósito da sua vida. Por fim,
      quanto ao seu desejo de satisfação sexual, ele é fruto do que você
      coloca em sua mente; leia Mateus 5.27, 28, onde Jesus explicita o
      sentido do sétimo mandamento, e sua eventual quebra.
      Deus te abençoe.

  23. Fernando disse:

    Paz pastor
    hj fiz uma burrada na minha vida puis um pingo de poo na minha boca só pra saber como era e to muitu arrependido e é um pecado muitu grande :( pode me ajuda ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Fernando,
      Ao pecador arrependido, o Senhor acode, perdoa e purifica; o Senhor
      não tem uma régua de medir pecado. Atente para as sábias palavras
      de Jesus: “vai e não peques mais” (João 8.11). E no tocante ao uso
      de entorpecentes, o cuidado deve ser redobrado: ao início, não
      parece coisa perigosa, para depois, tornar-se um sério laço.
      Deus te guarde.

  24. Simone Silva disse:

    pastor minha vizinha tem uma menina de 7 anos ela acha que ela falou em linguas mais mandou jogar um monte d coisas de dentro de casa e foi no vizinho falou nesse seu guardaroupa tem coisa que nao presta joga fora era drogas que tinha la ficou falando de 10 horas ate 3 horas da manha. estou sem entender que lingua e essa? mim responda por favor.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Simone,
      O que Deus tem a nos dizer, Ele nos diz pela sua Palavra, e em nosso
      idioma. Ele não precisa destes expedientes exóticos.
      Em Cristo.

  25. Ailton disse:

    O casal pode ter relações intimas apos participar da santa ceia?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Ailton,
      A intimidade conjugal é o resultado de um conjunto de aspectos,
      entre eles, o afeto, o diálogo, o ambiente, o respeito, a
      oportunidade. Tendo em consideração todos estes aspectos e,
      principalmente, que relacionamento sexual sob o manto do casamento
      não se constitui em pecado, ao contrário, é o método que o Senhor
      nos ofereceu para o deleite na referida área, a resposta é positiva.

  26. José de Lucena disse:

    Pastor eu em meio a um momento de oração na minha empresa falei ali aos meus amigos que Deus não aprovaria a idolatria e eles precisavam servir só a Deus mas com um certo receio eu disse que não podiamos constranger ninguem como que quisesse dizer sobre o livre arbítrio só que agora alguns dos professores ficam perguntando em quem eu sou orientado e eu repondo por Jesus e sua palavra e não tenho mais vontade de participar das reuniões de orações que eles fazem e sei que são meus colegas de trabalho de mais de 25 anos mas não sei ainda como agir devo participar das orações deles ou devo me posicionar no que venho fazendo no nome de Jesus me responda eu agradeço. e aguardo

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado José de Lucena,
      A oração é meio de graça, por intermédio da qual falamos com
      Deus. A oração que se dirige a homens e mulheres, considerados
      “santos” por certos segmentos religiosos, não é a verdadeira
      oração, e pode se constituir em idolatria. Continue orando, e não
      praticando qualquer tipo de idolatria.
      Em Cristo.

  27. Neide Tavares disse:

    Rev. boa tarde, meu nome é Neide, estou muito confusa com muitas duvidas, sou evangelica a 15 anos, passei por varias tribulaçoes, desanimei muito, ja passei por quase todas as igrejas evangelicas de meu bairro. stou cansada de tanto ouvir promessas e nada se cumprir, meu ex esposo é dependente quimico e nunca se libertou, eu acrdiei tanto q ele ia se libertar e nada aconteceu. Ja fui fanatica, mas hj quase nao acredito mais no q se diz na igreja. Leio a biblia mas nao consigo interpretar p mim mesma. Sera que Deus quer q eu viva uma vida infeliz ao lado do meu ex marido , sofrendo cm o uso constante de drogas dle so prometendo q vai parar, pertubando minha vida e dos meus filhos, sera que Deus nao me daria uma segunda chance na vida sentimental de conhecer um novo alguem e ser feliz? pois Ele odeia o divorcio e eu nao quero ficar sozinha mas tb nao quero meu ex marido. Reverendo minha vida esta parecendo um liquidificador, ja estou ficando depressiva me ajude por favor, so quero entender
    obrigada,

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Neide,
      Coloco-me diante de Deus para interceder por você; oro a Deus para
      que Ele te dê graça suficiente, misericórdia abundante, e renove a
      sua fé. Busque ao Senhor não para ver atendidas as suas necessidades,
      mas para conhecer o amor de Cristo e andar em comunhão com Deus. Quanto às tribulações leia Romanos 5.1-5. Muitas vezes, são elas que se prestam para o nosso crescimento espiritual.
      O Senhor te guarde.

  28. Juliana Santos de Souza disse:

    a paz do senhor, reverendo!
    estou passando pra agradecer por vc ter esse cantinho aqui q podemos pedir uma ajuda.
    que Deus te abençõe imensamente, fique com Deus
    e gostaria tbm que todos que lessem essa minha mensagem orassem pelo reverendo pois eu sei que tambem tem muitas lutas
    que Deus te abençõe imensamente

  29. Ivalnete Santos disse:

    Pastor estou muinto angustiada sou evangelica mais não posso congregar na igrja pois o meu marido não deixa se eu teimar e ir ele mim espanca. e o que eu mai quero e frequentar a igreja aceitei jesus já faz uns 3 meses ele nem sabe ainda porque se souber mim chama de doida fala que quando vou para igreja volto pertubada só falando em Deus e que tudo que vou fazer ponho deus na frente e tudo que ruim que nõa é da vontade de Deus eu repreendo em nome de jesus. estou orando e lendo a Bíblia em casa e no trabalho mim ajude o que devo fazer eu estou com sede de deus.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Ivalnete,
      Que bom que você está buscando a Deus no recôndito do seu lar. Sua frequência à Igreja é motivo de briga em casa; portanto, resta a você cultuar a Deus em casa mesmo. O Senhor te dará vitória, com certeza, por sua fidelidade em servi-lo, mesmo nestas condições. Oro por você, seu marido e seu lar, para que o Reino de Deus prevaleça em sua casa.

  30. Apod disse:

    Olá, graça e paz.
    Sou líder de uma célula de jovens e tenho seguido firme no meu proposito de servir a Jesus.
    Não nasci em um lar cristão mas desde bem pequena convivo com o “sobrenatural”, com visões de “almas” e etc., a ponto de muitos espiritas quererem que eu me dedicasse ao espiritismo e “aperfeiçoar” o meu “dom”.
    Desde bem pequena também tenho muitos sonhos envolvendo coisas espirituais e ultimamente isto tem me intrigado a buscar um significado para isto, sonho com demônios presente em diversos lugares e somente eu os vejo e posso repreende-los, em outros eles se dirigem diretamente a mim, tentando me atingir, me fazer comer comidas consagradas. Na noite atrasada sonhei com um principado me pedindo uma oferta, sendo que eu estava tentando impedir uma mulher de ter contato com um demônio que estava amarrado.
    Sonho muito constantemente também com pessoas possessas e geralmente sempre tenho em mente que tenho a responsabilidade de expulsá-los.
    Estes episódios tem me incomodado muito e quero um direcionamento para poder entender. Já fiz um auto exame para buscar possíveis brechas, mas não encontrei.
    Ficarei muito grata com a ajuda do Sr.
    Grata

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada irmã,
      A vida em Cristo nos afasta de toda a confusão, seja mental ou espiritual. O crente tem na Palavra de Deus sua regra de fé e prática, e isto é suficiente; sonhos, mensagens específicas, não se comparam à Palavra de Deus. Ore sempre pedindo que o Senhor fale a você por meio da sua Palavra, exclusivamente por meio dela. E o que a Palavra de Deus não disser, não será um sonho que vai dizer. E caso o sonho confirme a Palavra, igualmente, dispense o sonho, pois você já tem a Palavra. Lembre-se de Jeremias 17.9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas”.

  31. Eudes Santana disse:

    Pastor a Paz de Deus!!!!
    Boa noite, tive um relacionamento quando criança ha 15 anos atras, hoje reencontrei essa pessoa, mas hoje ela está casada em relacionamento com julgo desigual, sei que nao deveriamos ter feito isso mas saimos algumas vezes e mesmo nessas vezes combinamos de orar pela nossa situacao, para que possamos ficar juntos se for da vontade de Deus…..
    Pergunto: Será que Deus ouve nossas oraçoes diante dessa situaçao ou estamos fazendo sacrificio de tolo????

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Eudes,
      Não é postura de um crente autêntico procurar uma pessoa casada para sair ou coisa do gênero. Infelizmente, ela optou por um jugo desigual; ore, agora, pela conversão do marido dela, e jamais pela separação dos dois; Deus se apiede de quem ora nestes termos; não faça isto, por amor a Cristo.

  32. Ronaldo Toledo disse:

    eu queria saber qual o significado da tatuagen de uma estrela qualquer por que a maioria de quemfaz essas tatuagen sao gays e sapatonas

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Ronaldo,
      A aplicação de uma tatuagem na pele em geral é definitiva; muitos aplicam sobre si certas figuras sem sequer conhecer o significado das mesmas. Há muitos arrependidos, fazendo caríssimas cirurgias para reverter o quadro. Desconheço o significado da estrela em si; no entanto, não podemos distinguir a preferência sexual das pessoas pelo uso ou não de tatuagens. Pessoalmente, acho de muito mau gosto.
      Considere-se ainda que para o cristão o corpo é o templo do Espírito Santo; devemos cuidar bem deste templo.

  33. Tácito disse:

    Pergunta 1 – Comprei um carro financiado sem entrada , por 28.000 em 48 meses. Como devo dizimar em relação a isto?
    Pergunta 2 – Emprestei 20.000 do banco em 48 vezes para comprar um carro; como devo dizimar em relação a isto? Obrigado

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Tácito,
      Os dízimos são calculados sobre o que ganhamos. O seu carro é uma dívida que você contraiu, como também, o empréstimo que você fez. Seja fiel na entrega do dízimo de sua renda, para que o Senhor também te abençoe na administração dos 90% restantes, inclusive no pagamento do financiamento do carro e do empréstimo bancário. Por outro lado, considere seu carro e outros bens 100% do Senhor, ou seja, que tudo seja usado para o serviço de Deus.

  34. Anderson disse:

    Rev. Juarez, quando acordo de madrugada entre 2 e 3 da manha acontece uma coisa estranha comigo, eu sinto vindo uma coisa tipo um espirito entra na minha mente e me paralisa. Só que tem uma coisa no passado eu era muito perturbado pelos espiritos maus! Hoje sou liberto para glória e honra do nosso Senhor e salvador Jesus cristo, sou dizimista, sou parceiro de varios progamas de tv, sou casado no civil, faço jejum quase todo dia, oro ate meia noite tres vezes na semana e ainda essas coisa acontece comigo. Pq?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Anderson,
      Louvo a Deus pela mudança ocorrida em sua vida. Não há nada melhor do que andar em Cristo, servindo-o de todo o coração. Seja lá o que está te atormentando, confie no Senhor, pois maior é o que está em nós do que o que está no mundo, conforme afirmou João em sua Primeira Epístola.

  35. Marta disse:

    Pastor, aceitei Cristo a pouco tempo, antes disso, sofria de depressao e nao ia a igreja que minha familia frequentava e que fui batizada quando criança(catolica). Passei anos sem ouvir a Palavra de Deus, e isso fez com que eu me distanciasse Dele e acabasse admirando coisas do mundo como a vaidade e o poder, por exemplo. Hoje, retornando a Deus, descobri que sofro de fanatismo religioso, crise existencial e paranoia. A parte disso, minha fé, recem-criada, esta muito confusa, e vez enquanto, abalada. Esses 4 meses de recém-convertida tem sido arduos para mim, ja chorei muito, e mesmo sem saber conversar com Deus, costumo orar da maneira que sei e conto meu sofrimento a Ele, mas mesmo assim, sinto tristeza pois acabo pensando que Deus quer algo de mim, e nao suporto imaginar que isso seja verdade. Sinto tristeza profunda quando penso que ou eu permito que Ele faça sua Vontade na minha vida, ou eu morrerei.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Marta,
      “Provai e vede que o Senhor é bom” (Salmo 34.8). Você retornou para o Deus de toda a bondade. Fanatismo religioso e outras coisas que você tem vivido não vêm do Senhor. Viva um cristianismo equilibrado, respeitando os princípios da Palavra de Deus, orando, amando ao seu próximo, trabalhando pelo Reino de Deus. Sempre revelando verdadeira saúde espiritual.
      Deus te socorrerá.

  36. Thiago Araujo disse:

    Posso assistir filme pornô com minha mulher?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Thiago,
      O adultério começa no coração (Mateus 6), quanto mais na visão. Certamente você e sua esposa não irão precisar de nenhum recurso externo para viver o deleite da vida conjugal.
      Sejam mui felizes na vida conjugal.

  37. Patrícia Souza disse:

    pastor sempre fui fiel a deus em todos os sentidos mas agora estou passando por um problemao nao sinto mais deus falar comigo na minha igreja isso ja faz um ano……e tudo que eu pedi a deus ,esta acontecendo o contrario do que eu pedi……. meu sonho e fazer faculdade de direito e parecia que era da vontade de deus eu corri atras fiz um vestibular seriado passei em duas estapas na ultima estudei e orei muito mas para minha decepçao eu reprovei e com uma nota muito baixa ……….nao sei o que fazer nem o que pensar acho que nao fui feita pra ser feliz pois tudo na minha vida esta dando errado me ajude preciso de um conselho …….desde de ja deus o abençoe…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Patrícia,
      As coisas andam difíceis e não é só para você. Não desista da faculdade; retome a caminhada de onde você parou. Esteja certa: “todas as coisas
      cooperam para os bem dos que amam a Deus” (Romanos 8.28), até mesmo as provações e decepções.

  38. Monique disse:

    Pastor a paz do Senhor!
    bom venho pedir-lhe um conselho de como devo me comportar diante de tal situação sou evangelica meu marido não, eu fiz uma troca de objeto com a prima do meu marido mais ficou faltando retorno na parte dela de R$ 50,00 mais ja passou o dia que ela deveria ter me pago e ela mora perto da minha casa e não diz nada,não me ligou e nem mandou nehuma mensagem pro meu tel ,como devo agir?e por meio do face eu percebo que ela fica mandando mensagem de indiretas,estou me sentindo muito confusa pois meu marido diz pra mim não cobrar e deixar quieto eu ate enho coragem de cobrar mais sei que seria um corte de relacionamento e não sei se é correto.por favor me ajude com sabias palavras pois em oração já estou pedindo muito auxilio e doutrina a Deus.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Monique,
      Empréstimo sempre é uma coisa muito complicada. Se a gente não
      pode dar, deve evitar emprestar, justamente, para não passar por
      estes constrangimentos. Como R$ 50 reais não é uma quantia muito
      grande, absorva o prejuízo. Não cobre, mas informe que você está
      doando para ela aquele valor que ela deve e, decididamente, diga que
      ela não precisa mais se incomodar com isto. Agora, da próxima vez,
      considere isto para não emprestar.

  39. A. C. disse:

    Pastor, estou vivendo em pecado, me afastei dos caminhos do senhor, já tentei varias vezes voltar, vou aos cultos, me sinto bem, e aparentemente me sinto fortalecida e pronta pra recomeçar, mas de repente tudo de novo…bom estive em viagem, fui a cultos lá vasos foram usados para mim, entao eu fico pensando e gostaria que o Pastor me respondesse: É possivel estando eu em pecado, Deus usar os profetas, fazendo a mim promessas e confirmando as que eu já tinha? E essa noite passada, tive um sonho, no qual uma irma que a conheço a anos mas que está em outra cidade, a qual perdemos o contato, em sonho ela me dizia que tinha algo para me dizer: entao em sonho ela falava, que Deus mandou falar que eu esquecesse de tudo, algo assim sabe? Eu não sei como ou o que fazer,bom saber ate acho que sei, mas não me sinto encorajada,nem digna de receber nada da parte de Deus, pois eu não tinha o direito de fazer o que fiz, de entristece-lo da forma que fiz. Eu nunca pensei em encontrar nessa situação, mas hoje estou aqui, desmotivada, desenconjada pra qualquer coisa, porfavor me oriente,preciso de ajuda, mesmo eu sabendo que muita coisa depende de mim, que eu preciso dar o primeiro passo. Estarei aguardando seu conselho em nome de Jesus.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada irmã,
      O senso de pecado nos é dado pelo próprio Espírito Santo. Não fosse Ele, e nem sequer nos daríamos conta da nossa pecaminosidade. O melhor é que junto com a noção de pecado, Deus nos dá a libertação do pecado. “Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.1, 2). Agora, atente bem: não viva a entristecer o Espírito Santo que habita o seu coração. Leia Efésios 425-32 para conferir. Não deixe de congregar em sua Igreja, de ler a Palavra de Deus diariamente e de orar constantemente.

      • A. C. disse:

        Obrigada Pastor pela orientação…me sinto muito trsite comigo mesma porque sei da gravidade, sei que o Espirito Santo está triste comigo e me sinto sem forças para continuar…peço misericordia ao nosso Deus pela minha vida, não quero perecer,não quero que o inimigo de nossas almas triunfe. Que Deus continue te usando poderosamente.

  40. Lucitanea disse:

    queria sabes porque tem pessoas quando o senhor chrama e logo transformada e outras nao,eporque sempre estou na prova?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Lucitanea,
      “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir
      a porta, eu entrarei e cearei com ele e ele comigo” (Apocalipse 3.20).
      Esta passagem bíblica nos ensina que o Senhor sempre está nos buscando (batendo à porta do nosso coração); nós é que muitas vezes demoramos para abrir o coração ao Senhor. Pense a respeito: em que áreas você se acha fechada para a obra de Deus?

  41. Bruna disse:

    boa noite pastor gostaria de saber se o evangelico deve dedicar todo seu dia para o senhor e deixar a familia de lado?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Bruninha.
      A Bíblia recomenda que devemos ser moderados (Filipenses 4.5). Todo
      o exagero é perigoso. Com certeza, a pessoa sábia reservará tempo
      suficiente para a família e para o serviço da Igreja no Dia do Senhor.

  42. Débora disse:

    como fazer meu marido virar evangelico ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Débora,
      Evangélico ou não, o que deve ser motivo de sua oração e luta
      espiritual, é ele conhecer a Jesus como seu único e suficiente
      Salvador; isto é ser crente. E você como crente, deve almejar isto
      para seu marido. De sua parte, além de apontar-lhe o caminho, viva um
      testemunho autêntico de cristã (I Pedro 3.1).

  43. Nathanael disse:

    eu ganhei uma oportunidade na minha igreja mais eu estava despreparado, e eu regeitei , tem algum problema ?? pq um amigo meu disse que a palavra de deus e sim, sim, e nao, nao..

  44. Suelen disse:

    Boa tarde!
    quero saber se fazer tatuagem é pecado?

    • Nanny & Winston disse:

      Prezada Suelen,
      Acreditamos que as respostas dadas pelo Pastor Juarez a Flávio em 11/09/12 e a Ronaldo Toledo, publicada em 30/12/12, respondem à sua pergunta. Obrigado por sua participação e que Deus a abençoe.

  45. Fábio disse:

    Querido pr bom dia!
    Estou em uma situação muito delicada, irei resumir.
    Eu trair minha noiva com uma mulher, isso gerou uma gravidez.
    Agora me encontro em uma situação muito delicada pq sei que independente do meu erro minha noiva e a criança não tem culpa da grande besteira que eu fiz, porém pastor o que eu preciso eh de um conselho ex:
    Eu sei q ah amo e tenho planos de casar com ela mas depois que cometi esta infração meu coração aperta constantemente e não queria que ela sofresse com uma coisa que eu sou o culpado.
    Se eu falar pra ela sei que vai sofrer muito com a situação e pode ser que continue comigo ou não.
    Mas pensei na possibolidade de terminar com ela sem que ela soubesse da situação apenas para poupa-la da dor.
    A mulher na qual me envolvi disse pra mim que pode manter isso em segredo pois ela sabe que sou noivo, mas tenho certeza que vivendo assim irá tirar a minha paz e impediria minha comunhão com Deus.
    Pastor me sinto o pior dos pecadores e inferior do que todos os homens por causa disso.
    Por favor me de um conselho, o que devo fazer nesta situação?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Fábio,
      Me coloco, desde já, em oração em seu favor. Indiscutivelmente, trata-se de uma situação muito delicada. Mas, antes de tudo, paute-se por princípios. E o primeiro deles é a verdade: é inevitável você assumir perante a sua noiva que há uma gravidez da qual você tem absoluta responsabilidade. Isto pode encerrar o seu noivado? Sim. Mas você mesmo já assumiu terminá-lo sem dar o motivo. O fato é que é melhor sua noiva saber exatamente o que está acontecendo e tomar uma posição consciente a respeito, do que ficar na ilusão. Não seria justo com ela. Por outro lado, talvez, dada a sua autenticidade, depois dela absorver a notícia, ela possa querer levar avante o noivado. Meu ponto aqui é: seja transparente.
      Em segundo lugar, assuma a paternidade desta criança, uma vez confirmada a sua responsabilidade, desde a gravidez. Mesmo que você não venha contrair núpcias com a mãe da criança, ela não deixará de ser sua. Não é justo a criança desconhecer quem é o seu pai.
      Por fim, busque a Deus para ter forças nestas decisões e busque dirigir a sua vida pelas orientações da Palavra de Deus. Sei que não adianta “chorar o leite derramado”, mas se você tivesse levado isto em consideração, não teria tido relações sexuais fora do casamento, como é o propósito de Deus, mostrado na sua Palavra. Agora, lembre-se: para quem está em Cristo, as coisas antigas passaram, tudo se faz novo (II Coríntios 5.17). Arrependido do que já aconteceu, procure fazer o que é certo doravante, e seu caminho será marcado pela bênção do Senhor.
      Deus te conceda sabedoria nas palavras e atitudes a serem perseguidas de agora em diante.

  46. Dalyla disse:

    Pastor, eu quero a cura do Senhor na vida de uma pessoa que eu amo muito, para a ciência, a doença é incurável. Só que eu sei que Deus pode todas as coisas.
    Mas e se não for da vontade dele curar essa pessoa?
    Porque na bíblia fala que os pensamentos do Senhor não são os nossos. Mas também fala que se pedirmos em oração, o Senhor nos dará.
    Devo aceitar o duro NÃO da medicina, ou se eu persistir, ( mesmo que demorem anos), o Senhor vai um dia fazer o milagre?
    Como saber o que é a vontade dEle? pois eu penso que se Deus me dissesse: “filha, pode clamar que um dia eu vou te dar essa vitória, não desista.” eu iria atrás dessa benção…
    mas e se eu tiver que simplesmente aceitar que é incurável, pois há pessoas crentes no Senhor e apesar de serem gente boa, morrem porque a ciência não oferece a cura (por exemplo, o testemunho da melissa, ex-esposa o jeremy camp) e tem uma história de final triste.
    Eu não quero ver um final triste nessa história, pastor. E a única forma que eu consigo ver um final feliz, seria um milagre divino… mas como saber se é da vontade de Deus isso? como saber se eu tenho que apenas aceitar os fatos e me conformar?
    Insistir, persistir ou desistir?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Dalyla,
      A prática da oração é indiscutivelmente da vontade de Deus. Só
      o colocarmo-nos em oração já nos põe no centro da vontade de Deus.
      Nem sempre sabemos como orar, mas devemos orar assim mesmo. Há um
      aprendizado em curso. Os discípulos pediram justamente isto a Jesus:
      “ensina-nos a orar” (Lucas 11.1).
      De fato, muitos não obtém a cura de uma enfermidade e vêm a
      óbito, mesmo depois de muita oração. São caminhos os insondáveis de
      Deus. Quem sabe não obtiveram a cura física, mas com certeza
      receberam a cura espiritual e a vida eterna, o que é muito mais
      (Efésios 3.20).
      Em Cristo.

  47. Edilson disse:

    Paz seja contigo, em minha casa recebi um menino para morar e estudar por um ano, só que ele não cumpriu com o combinado então a sua mãe veio tbém e eles não querem ir embora, não querem alugar casa aqui , sou de Deus como proceder já tá me trazendo problemas conjugais, e certo eu mandá-los embora de uma forma mais severa?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Edilson,
      Reza o ditado que “combinado não é caro”. Dê um prazo para eles
      deixarem sua casa, e fique à vontade para agir com maior ênfase.

  48. Laila disse:

    Pastor
    Fui criada na igreja evangelica
    sempre segui sempre os ensinamentos de Deus
    mas aos 24 anos conheci um rapaz e perdi minha honra com ele, esse nao era evangelico entao nao se importou com a gravidade do acontecido, mas a minha vida desmorou me arrendi armagamente pedi perdao a Deus e me afastei desse rapaz, contei o acontecido para minha e sinto q hoje ela morre aos poucos nem nos meus olhos ela consegue olhar direito pq venho de uma familia de pastores e eles ainda nao sabem e minha mae esta guardando esse segredo p eu nao ser mais humilhda …pastor o desespero tomou conta da minha vida por ver minha mae nesse estado …. nao sei mais o q fazer pastor, a vergonha tomou conta da minha vida ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Laila,
      Você demonstra arrependimento pelo acontecido. Neste caso, o Senhor
      Deus já exerceu seu perdão sobre a sua vida. Acredito que sua mãe
      também já perdoou você. A questão é: você já se perdoou? Se,
      não, então é tempo disto acontecer, para saúde de sua família e
      bênção para você. Leia o Salmo 32.3-5.

  49. Anônimo disse:

    Pastor, estou passando por uma tribulação em uma área da minha vida
    e eu tenho fé, creio que Deus esta operando e uma que ele já usou pessoas p
    revelar que ele está comigo. Mas não entendo porque em certos momentos
    e geralmente qndo estou em casa, me vem uma tristeza, medo de nunca
    mais a vida voltar ser a mesma, da alegria que eu sentia não voltar.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Anônimo,
      Busque abrigo na Rocha Eterna, no refúgio e fortaleza, que é o
      Senhor para conosco (Salmo 46.11,2).
      Nos momentos de dor e aflição, entregue sua causa a Deus, que lhe
      dará a direção precisa. E esteja certo: o Senhor está contigo,
      não te desamparará (Josué 1.5).

  50. Eder disse:

    video game filmes nao agrada a deus jogar e nem ver por que muitos dizem que eu nao posso jogar video games que deus nao se agrada

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Éder,
      Há diversões e diversões. Com certeza há games saudáveis que
      você pode desfrutar. Apenas cuidado para não ficar dependente deles.
      Há outros tipos de lazer que devem ser aproveitados.

  51. Er disse:

    uma pessoa crente pode se masturbar

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Er,
      Jesus apontou para a fonte do pecado no coração do homem e não
      fora dele (Mateus 15.19); além disso, o Mestre afirmou que “qualquer
      que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já
      adulterou com ela” (Mateus 5.28); alguém mesmo já sugeriu que se a
      pessoa praticar a masturbação sem trazer à mente intenções
      impuras, não estará pecando; mas convenhamos, neste caso, a
      ginástica mental será maior do que a ginástica física.

  52. Fátima disse:

    quero saber com o pastor da igreja nova vida se a inveja existe

  53. Glauce disse:

    Me falaram que as pessoas que conseguirem mais almas para Jesus, estarão mais perto dele e quem conseguir poucas o verão de longe na vida eterna.
    Isso é verdade?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Glauce,
      Somos salvos pela graça do Senhor, sem qualquer mérito de nossa
      parte. Evangelizar e levar pessoas a Cristo é dever de todo o crente;
      e quanto mais, melhor. No entanto, esta assertiva de proximidade de
      Cristo não prevalece. I Coríntios 3.8 menciona a existência de
      galardão, mas não se refere à distância que vamos nos manter de
      Cristo.

  54. Israel disse:

    Se o meu pastor estiver errado posso corrigi-lo? me de base biblica.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Israel
      Seja o pastor ou a ovelha, quem corrige é Deus, por meio da sua
      Palavra. Mateus 18.15-20, vale para a ovelha e para o pastor, também.

  55. Thiago disse:

    quero me batizar,confio em Deus sei da palavra divina ,mas gosto de homens e é muito dificil resistir ,mas nao sou gay é a atraçao pelo masculino que é demais .oque fazer?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Thiago,
      Há muitos mitos, principalmente em nossa cultura latino-americana, a respeito de homens terem mais amizade com homens do que com mulheres. A homossexualidade envolve atração e ação; e a ação, por sua vez, incrementa a atração. Se a amizade com a pessoa do mesmo sexo não desemboca num compromisso homossexual, a atração não será incrementada, e tenderá a amainar.
      Podemos perfeitamente ter grandes laços de amizade com pessoas do mesmo sexo, mas dedicarmos nossa sexualidade para a pessoa do sexo oposto, e isto dentro do regime do casamento, o qual o Senhor Deus constituiu como fonte de bênção para a nossa vida.
      Deus te dê força e sabedoria.
      Em Cristo,

  56. Márcia disse:

    Pastor, preciso depaz em meu coração, ando muito triste sem vontade de nada parece tudo desabar em minha cabeça…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Márcia,
      Se há uma coisa preciosa que Jesus nos deixou foi a sua paz (João 14.27). É uma paz completa, que protege o nosso coração (Filipenses 4.7). O coração ansioso e agitado fica desanimado mesmo. Jesus declarou que tudo que for pedido em seu nome ele atenderá (João 14.13). Oro desde já por você para que a paz esteja em seu coração. Apenas, não esqueça a paz de Deus vem acompanhada do Deus da paz (Filipeses 4.9).
      Deus te abençoe.

  57. Raiane disse:

    Eu pedi confirmacao a Deus pra mim casar , depois eu sonhei que meu Pastor e sua mulher estavam se casando , só que eles já são casados. Depois sonhei que meu cabelo estava mt curto , o que isso significa?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Raiane,
      Se há algum significado oculto nestes sonhos, eu desconheço. O que sei, é que os sonhos, primordialmente, são manifestações da nossa própria mente; uns sonham mais, outros, nem tanto, mas todos sonhos. O fato é que o crente deve ser conduzido pela Palavra de Deus e não pelos sonhos (Jeremias 23.28).

  58. Simone disse:

    meu esposo se batizou nas águas ainda fumando cigarro,ele quer se libertar deste vício.Sendo assim ele pode participar da santa ceia.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Simone,
      Estou orando pelo seu marido para que ele tenha forças para deixar o tabagismo, que é uma das mais funestas prisões. Quanto à Ceia, ele deve fazer o auto-exame para não comer e beber juízo (I Coríntios 11.28, 29).

  59. Michely disse:

    gostaria de saber se é normal sonhar com demonios si manifestando

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Michely,
      Não é normal. Os sonhos refletem o que guardamos dentro de nós. Guarde a Palavra de Deus no seu coração, desta forma seus sonhos serão repletos das promessas de Deus.

  60. Ana Paula disse:

    quero saber u que siguinifica sonhar gravida ou leendo um enzame de gravidei eu sendo evanjelica

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Ana Paula,
      É comum as mulheres desejarem ser mães; as meninas brincam com suas bonecas, revelando tal desejo. O que desejamos pode se tornar material para os nossos sonhos. Não sei sua idade, se você é muito jovem, ou já é mais adulta. De qualquer forma, é importante considerar que a maternidade deve acontecer dentro do ambiente da família, debaixo de um casamento. Além disto, caso você já tenha outros filhos, considere a importância do planejamento familiar.
      Deus te abençoe.

  61. Patrícia Gomes disse:

    Como lidar com um pai que abusa de seu filho ainda bebê? Um homem que vai à igreja e se diz homem de Deus?

  62. Pedro disse:

    PASTOR,GOSTARIA DE SABER SE DEUS ACEITA A HONRA AOS PAIS DE UMA PESSOA QUE COMETEU O PECADO IMPERDOÁVEL,OU SEJA,SE A PESSOA VIVE ATÉ VELHO,APESAR DE TER FEITO ESSE PECADO.PODE FALAR A VERDADE.NÃO SE FIZ ESSE PECADO,MAS QUERO SABER A RESPOSTA.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro,
      O pecado imperdoável é o pecado contra o Espírito Santo, que significa resistir definitivamente à graça de Deus. Mesmo velho, se deixar de resistir à Obra de Deus, será perdoado e salvo.

  63. Vanessa disse:

    Por que eu sou assim?Não consigo conversar nem com meus parentes,nem lembro a última vez que falei com algum,se vão na minha casa me tranco no quarto.Não tenho nenhuma amiga.Quando as pessoas vem falar comigo é por piedade,eu percebo que todo mundo me acha esquisita e todos riem de mim.Eu fico muitos dias só dentro de casa,só vou a algum lugar como padaria se tiver jeito…E claro nunca namorei mas tem gente que eu penso que gosta de mim mas não diz porque sou estranha demais…O MEU ERRO E MAIOR DEFEITO É SER ESQUISITA DEMAIS POIS SE EU FOSSE NORMAL TUDO ERA DIFERENTE DE COMER, DORMIR,ME ESCONDER,TER MEDO DE GENTE,NEM CUMPRIMENTAR UMA PESSOA EU NÃO SOU UMA PESSOA SÓ ME FALTA A CORAGEM PRA ME SUICIDAR MAS ANTES QUERO PASSAR POR TODOS OS MAUS CAMINHOS,POIS MINHA VIDA É SÓ TRISTEZA E DECEPÇÃO QUE ME FAZ CHORAR QUASE TODOS OS DIAS…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Vanessa,
      Você não é, em absoluto, esquisita. Em nosso mundo, convencionamos que agir de determinada maneira é “normal” ou “esquisito”, quando, na verdade, são apenas padrões diferentes de ser.
      Com certeza você é uma pessoa mais retraída. Assim como você, há um percentual bem significativo de pessoas que prefere ficar mais “na sua”, como se costuma dizer. Não queira mudar propriamente o seu jeito de ser. Por outro lado, não feche a porta para desenvolver algum relacionamento pessoal, seja de amizade ou de namoro.
      Quanto a “passar por todos os maus caminhos”, você não precisa disso. Como eles são chamados são “maus caminhos”, o resultado deles sempre será ruim.
      Prove o “bom caminho”, que é Jesus. Ele afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14.6). Se outros não te aceitam como você é, tenha certeza, Jesus te aceita. E esta aceitação de Jesus como você é, vai fazer revelar o melhor que você tem dentro de si, pois, com certeza, você tem um valor muito especial.
      Deus oriente os seus passos.

  64. Carol Lima disse:

    já faz algum tempo que eu acordo no meio da noite e sinto como se tivesse alguém me sufocando e não consigo me mover (nem mesmo meus olhos) e só para quando eu falo o nome de Jesus e depois que eu descobri que tenho uma tireóide piorou a situação estou muito aflita

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Carol Lima,
      A glândula tireoide é responsável por diversas funções em nosso organismo, e o desequilíbrio de seu funcionamento acarreta muitas alterações em nosso corpo; procure tratamento clínico, o que é muito comum. E lembre do salmista que declarou: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta” (Salmo 3.5).

  65. Gilvani disse:

    O meu filho é evangélico e vai se casar agora no dia 15/03/2013, o pastor vai fazer o casamento no próprio buffet. O que eu quero saber é se eu como mãe tenho que falar algo, tipo algum discurso, ou mesmo o meu marido, não sei gostaria muito de ter esta orientação e se tiver que falar o que devo falar? Obrigada!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Gilvani,
      Por alguma razão, só agora estou respondendo sua questão, após o casamento. Se você falou alguma coisa, com certeza, foi muito boa a palavra. Caso não, o seu silêncio também deixou algum ensinamento. A rigor, não há necessidade de nenhum pronunciamento dos pais em tais cerimônias.

  66. Luciana Barros disse:

    pastor pesso orações pra minha familia meu marido adilson filha amanda filho alan para todos has areas de nossas vidas que o senhor jesus entre com providencia por estamos passando por momentos devicies en nossas vidas financeira e a convivencia esta a cada dia mais com tribulacoes sinto que é coisa do inimigo mais creio que a vitoria e da minha familia em nome de jesus as portas vão se abri pra nois eu creio amém

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Luciana,
      Estou orando pelo Adilson, pela Amanda e pelo Alan, e por você, também. Confie no Senhor. O Senhor derramará bênção sem medida sobre a tua casa.

  67. Emely disse:

    qual e o motivo de sonhar com um vestido de noiva no paraizo

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Emely,
      Provavelmente você deseja casar-se como é próprio de todas as mulheres. Prepare-se condignamente para realizar este sonho, vestindo-se não apenas de noiva, mas das virtudes que cabem em uma mulher cristã (Provérbios 31.10-31).

  68. Francisco Pereira disse:

    Pastor, porque os pentecostais acreditam nesse “negocio de linguas estranhas“. Ja fui da umbanda e la essas linguas sao as mesmas.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Francisco,
      As línguas extáticas (de êxtase) não são, de fato, monopólio cristão; outras religiões também praticam. Os dons são dados para edificação da Igreja: o dom do ensino ajuda a Igreja a deixar a infância espiritual e crescer no conhecimento de Deus; o dom da generosidade ajuda a Igreja a ampliar o raio de ação de sua missão; e por ai segue. A pergunta que fica é: hoje, que ajuda o dom de línguas oferece à Igreja; desde o princípio, parece que ele foi um tema espinhoso (I Coríntios 14). Tendo isto em mente, compreendemos porque o Apóstolo Paulo deixou a seguinte recomendação: “Procurai com zelo os melhores dons” (I Coríntios 12.31); compreendo que “melhores”, aqui, significa “os que são mais edificantes”.

  69. Gislaine disse:

    Pastor, uma pessoa que ainda não conseguiu largar o vicio do cigarro, pode ser usada por Deus.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Gislaine,
      Deus pode se valer de todos os instrumentos; por exemplo, usou o rei persa, Ciro, que não professava a fé bíblica. A questão não é esta; a questão é: até onde a pessoa que está presa ao vício do cigarro deseja realmente ver-se livre dele, pois, creio que o Senhor é maior do que as amarras que a prendem ao vício.

      • Gislaine disse:

        Bom Dia Reverendo, a Paz do Senhor.
        Conforme a sua resposta, realmente quero muito me ver livre do vício, mas por incrível que parece quanto mais penso em parar de fumar , mais fumo.E já estou desanimada, estou pensando em não ir mais na Igreja ate que consiga me ver livre desse vicio, não abandonar Jesus, mas deixar de ir na Igreja,como gosto de ir seria uma forma de me obrigar a parar de vez com este vício.Estou perdida não sei qual atitude tomar.

  70. Jean Carlos disse:

    Paz de Cristo pastor. Essa semana eu e minha noiva estávamos conversando sobre outras religiões ditas cristãs (catolicismo). E ela me disse que se ela fosse convidada a participar de um culto católico ela iria. Então citei aquele versículo de coríntios onde Paulo diz \”… que concesso tem o templo de Deus com os ídolos…\”. Então ela disse que seria apenas uma forma de \”evangelizar\”, levando ela a ter uma \”dívida visita\”, ou seja que o católico pagasse indo a nossa Igreja. Mas pastor quem convence é o Espírito Santo. E isso é participar de culto a ídolos. O que o senhor acha dessa questão?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Jean Carlos,
      Quanto a evangelizar não devemos ter limites em nosso raio de ação; podemos evangelizar em repartições públicas, em empresas privadas, em templos das mais variadas religiões. Agora, quanto a cultuar a Deus, devemos fazê-lo dentro do princípio da Palavra de Deus; se a prática de determinada igreja fere os ditames bíblicos, não devo cultuar em tal lugar; isto vale para todos os ramos do cristianismo e de outros religiões.

  71. Jezabel disse:

    Apaz do Senhor pastor, sou evangélica de uma igreja conservadora e na escola onde meu filho estuda querem obrigá-lo a jogar capoeira e dançar, praticas essas inaceitáveis para nossa familia, por favor existe alguma lei que me apoia? Grata

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Jezabel,
      Estou convicto que tais práticas desportivas e recreativas não são obrigatórias aos alunos. Geralmente, são atividades optativas. Verifique junto à própria escola ou perante as autoridades.

  72. Jorge disse:

    Se eu tiver pensamentos de adultério frequentimente sou considerado disviado? O que devo fazer

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Jorge,
      O adultério, como o homicídio e outras quebras de mandamentos, começam justamente na mente (Mateus 5.21-32). Encha a sua mente da verdade divina (Filipenses 48) e o seu coração se encherá de paz.

  73. Marlene disse:

    pastor sou crista e sonhei com minha tia falando para eu e minha prima ir ora na casa de davi e temos que a joelha ser mas na casa de davi que saber pq sonhei isso o que siguinifica isso por favor muito obrigada fica na paz do senhor jesus

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Marlene,
      Independentemente da interpretação do sonho, entendo que você deve orar com mais fervor e dedicação do que tem feito. Não só orar mais, mas também ler mais a Palavra de Deus. Deus pode usar um sonho para nos dirigir a Palavra? Pode. Mas não é o seu padrão. Agora, a Sua Palavra ele usa o tempo todo.

  74. Patricia de Souza disse:

    pastor sou uma pessoa muito complexa quando tenho um problema penso nisso demais ….. tenho orado por algumas vidas ….mas tenho visto nada sei que deus tem proposito nessas vidas…. as vezes penso em parar de orar por essas vidas porque sao mais que impossiveis…. o que devo fazer pastor….

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Patrícia,
      Primeiro, atente para o texto de Mateus 6.25-34. O que Jesus nos ensina é a importância de confiar nele e não andar ansioso.
      Depois, nem pense em parar de orar. Ao contrário, intensifique suas orações. Mas ore com fé, com convicção do poder e da graça de Deus, e principalmente, entregando a Ele suas preocupações.

  75. Vanda disse:

    NÃO SEI MAIS O QUE FAZER MINHA MÃE ULTIMAMENTE SÓ ANDA PENSANDO EM DINHEIRO ELA FAZ UM NEGOCIO QUANDO E PARA DAR O DINHEIRO ELA DESISTE VENDEU A CASA FOI MORA COM UM FILHO NÃO DEU CERTO AGORA ESTA DE FAVOR NA CASA DE OUTRA FILHA TEM O DINHEIRO PARA COMPRAR MAIS NÃO QUER …POR FAVOR ME DE UM CONSELHO

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Vanda,
      A Bíblia ensina que “a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12.15). Infelizmente, muita gente não pensa assim, e vive para acumular recursos materiais que só trazem ansiedade para seus corações. Ore por sua mãe, para que ela compreenda esta verdade e use seus bens para atender aos que precisam, a começar de seus familiares. Além disto, viva você de um modo diferente, desapegada dos bens materiais.

  76. Érica disse:

    Boa tarde.Uma pessoa pode ir para o inferno se ela morrer sem pagar alguma dívida?Desde já agradeço…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Érica,
      Nossa esperança está posta em Cristo, na Obra de Redenção que ele realizou na cruz, para nos dar salvação. A única chance que temos
      para escapar do juízo condenatório é confiar nossa vida a Cristo e crer que ele morreu para perdoar os nossos pecados.
      Tendo recebido a Cristo como nosso único e suficiente Salvador, passamos a ser assistidos pelo Espírito Santo, que habita o nosso
      coração, ajudando-nos a não mais pecar; no entanto, mesmo assim, pela nossa fraqueza, ainda, pecamos; temos, porém, o advogado
      maior, que é o próprio Senhor Jesus (I João 2.1-2). Devemos batalhar para não ficar devendo nada a ninguém (a não ser o amor –
      Romanos 13.8); porém, caso alguém, que tenha a Cristo no coração, vier a falecer deixando alguma dívida, nosso amado Advogado, que
      é Jesus, promoverá a eficiente defesa. Por outro lado, mesmo sem dívida, quem não tiver a Cristo, não desfrutará a bênção
      celestial, pois, tendo rejeitado tão grande salvação (Hebreus 2.3) só lhe resta rumar para as profundezas do inferno.

  77. Vanderleya disse:

    sou fumante há 30 anos quero saber se o vicio impede na minha intimidade com o Espirito Santo, aceitei Jeses 12 anos e ainda não consegui me libertar do vicio, sinto muita ansiedade e tenho uma preocupaçao intensa com meu irmão q nao conhece Jesus e murmura por qualquer coisa, mas busco a presença de Deus leio a palavra enfim preciso romper e entender q Deus esta nocontrole de tudo e q eu nao posso fazer nada. obrigada pela anteção, Deus lhe abençoe.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Vanderleya,
      Estou orando por você para que o vício do tabagismo não impere mais um sua vida. Nosso corpo é o Templo do Espírito. Deve ser devidamente cuidado, seja no tocante aos alimentos, às bebidas, ao estresse a que é submetido. Tudo que não concorre com a saúde do corpo, com certeza entristece o Espírito (Efésios 4.30). Quão importante é cuidar da Casa de Deus, que somos nós!
      Deus te dê o devido discernimento.

  78. Rebeca disse:

    Pastor, diz que, aqueles que são nova criatura não tem prazer no pecado ..
    sempre fui evangelica, não por imposição de pai ou mãe, mas por vontade propria, porem, sempre tem um \”pecado de estimação\” quando me liberto de um, vem outro, e sinto prazer neles .. isso quer dizer que eu não sou salva ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Rebeca,
      Ser nova criatura é obra da graça de Deus em nós, desde que recebemos Cristo em nosso coração (II Coríntios 5.17; Efésios 1.13). No entanto, o velho homem que está em nós resiste (Efésios 4.22), fazendo-nos desejar o que não deveríamos (Romanos 7.19-24). Você é salva, mas deve revestir-se continuamente do novo homem (Efésios 4.23, 24).

  79. Rosiane disse:

    Sou evangélica e estou pensando em abrir um salão de beleza, isso é pecado?estou em dúvida por se tratar de vaidade.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Rosiane,
      Todo o trabalho honesto e sincero é abençoador. Com certeza, você será bem sucedida em seu empreendimento. Deus te abençoe e confirme a obra de suas mãos (Salmo 90.17).

  80. Anônimo disse:

    Pastor, por exemplo:
    eu tenho um filho que tem problemas mentais, quando ele está em crise e faz alguma pergunta pra nós, a gente tem que responder algo levando em consideração que tem que ser uma resposta que convém falar, que é pra não podemos agravar a crise dele pra ele não fazer uma besteira em meio a agitação, então, mentimos pra ele (com esse objetivo de não agravar a crise). por exemplo: se ele pergunta: fulano falou mal de mim ontem né? e a verdade real é que fulano falou mal dele, a resposta que daríamos pra ele seria ‘não’, visto que se respondêssemos sim, ele iria no meio da crise dele atrás desse fulano e criaria uma briga enorme, capaz até de matá-lo. ele normal não é assim, a doença que faz ele ficar agressivo nas crises, mas com o tratamento ele tem melhorado.
    O senhor acha que mentir nessas situações é pecado?
    Tem exceção pra mentira?
    Porque em situações como essas, a mentira não é com desejo mau no coração, mas é um sofrimento as crises dele, temos sempre que ter bastante cuidado, porque ele fica muito agitado e sem controle nas crises.
    Fique na paz do Senhor!!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado amigo,
      A mentira sempre é pecado e reflete o agir diabólico (João 8.44). O que entendo é que o caso de vocês é muito diferente: a enfermidade de que se acha acometido o seu filho o impede de discernir a realidade e o leva a atos de agressão; ele precisa constantemente de palavras de serenidade e compreensão e, jamais algum discurso que evoque o sentimento de contrariedade. Sempre transmitam palavras de ânimo e incentivo para com ele; pouco interessa que alguém tenha falado mal dele; o que importa é que vocês o amam e vão sempre falar bem dele, independentemente do estado de saúde que ele revela.

  81. Gislaine disse:

    Gostaria de saber por que quando estou no culto orando, meu braço direito treme inclusive os meus dedos se mexem sozinhos, e quando estou de joelhos sinto este tremor no corpo inteiro ate os meus dedos dentro do sapato sinto se mexer.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Gislaine,
      A oração é meio de graça que Deus nos provê, para nosso
      crescimento espiritual; manifestações físicas no período do
      oração, por regra, nada tem a ver com o seu proveito espiritual.

  82. Paula Dart disse:

    Pastor minha vida finaceira não está nada bem, e preciso de palvra, e náo tenho tedo equilibrio sobre meu sálario e tudo tá de cabeça para baixo o que devo fazer?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Paula,
      Finanças é assunto muito sério, e reflete em nossa vida espiritual. Mas é também assunto matemático. É preciso aprender a viver com o que se ganha; o crediário fácil é um veneno que corrói a vida dos cidadãos. Agora, como você se acha em dificuldades, imagino, que com dívidas, é preciso equacionar as contas e incluir um pagamento parcelado das dívidas, diminuindo-as passo a passo. Tenha a atitude correta e o Senhor abençoará a sua vida nesta área. Mas veja bem, não se iluda com o que se convecionou chamar de “teologia da prosperidade”. O ensino bíblico afirma: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (I Timóteo 6.8).

  83. Camila Celpe disse:

    posso fazer um tipo de jejum por 30 dias por ex.ficar sem jantar,e outro tipo de jejum no meio da semana por mais ou menos 2 dias,e se eu fizer o jejum dos 30 dias tenho que evitar ter relaçoes com meu marido?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Camila,
      O jejum tem propósito de nos deixar mais aptos à oração; ele não é um sacrifício que Deus esteja exigindo de nós; desta forma, estabeleça você mesma o limite para dedicar-se mais e melhor à oração. Quanto às relações sexuais, observe a orientação de I Coríntios 7.5.

  84. Daniela Cristina disse:

    a paz do senhor gostria de perguntar como posso orar para meu trabalho e para minha cunhada audete que esta com depressao apos a morte da mae,e nao so ela esta sentido meu tambem e familia toda?E por causa disso tive que para de fazer a obra de deus.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Daniela,
      Vamos orar juntos em prol de sua vida, trabalho, bem como da Audate, suja cunhada, e toda sua família. Que o Senhor promova a cura e a harmonia, e que você possa continuar servindo a Deus de todo o seu coração.

  85. Iraci disse:

    tenho um amigo que por ele ser bastante fiel a Deus hoje, ele acha que é merecedor de todas sorte de bença do senhor Jesus?ele esta certo ? devemos achar que merecemos tudo de Deus?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Iraci,
      Tudo é graça de Deus. Deus não nos deve nada. Ele nos abençoa porque é um Deus amoroso e mui bondoso. Devemos, por isso mesmo, manifestar contínua gratidão por todas as suas bênçãos.

  86. Luana disse:

    o uso de joias e brinco e pecado

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Luana,
      Via de regra, não é pecado usar jóias; o que se requer, tanto de homens, como mulheres, é discrição e cultivo da vida espiritual; leia I Pedro 3.3-5.

  87. Lucas Chisti disse:

    a paz pastor tudo bem? por favor me oriente sou evangélico quero servir ao senhor mais que tudo, ser batizado com seu espirito e etc. Só meu deus sabe pelo que eu passo como eu disse quero muito servir ao senhor mas sinto atraído por homens mas sei que a bíblia condena isso e que e errado e eu não quero isso para minha vida! eu oro eu peço mas não vejo mudança e tenho muita vergonha de conversa com meu pastor sobre isso e oque devo fazer por favor pastor me ajude.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Lucas,
      Não confunda as coisas: fazer amizade com pessoas do mesmo sexo não é errado; ter relações com elas, sim, é pecado. Tenha amigos homens, e que sejam muito amigos, de confiança, com quem você possa contar, compartilhar sua vida, seu temores, seus projetos de vida. Mas busque em Deus constituir um lar, na companhia de uma mulher que Deus já tem preparado para você. Ore a respeito. Estou orando por você.

  88. Mari disse:

    quero me batizar mas nao aceito uma irma que cometeu um pecado terrivel de relacao com meu irmao que e pastor depois do batismo e ela vive criando contenda dentro da igreja e querendo sair por vitima e meu irmao se volta contra mim acha que eu me meto e nem batizada sou me trata mal e defende ela o que faco

    • Nanny & Winston disse:

      Prezada Mari,
      Não meça a sua fé pelas atitudes dos outros. Deus cuidará de cada um. E cada um dará contas de si diante de Deus. Vela pelo seu testemunho e pela sua fé.

  89. Michele disse:

    Sonhei que minha Pastora estava em um salão de beleza fumando e isso me perturbou um pouco, pois já venho passando a alguns dias por alguns ataques do inimigo. Me sinto meio confusa. O que esse sonho pode representar?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Michele,
      Os sonhos são só sonhos. A realidade é a realidade. Com certeza, seu sonho não teve nada a ver com a realidade. Não permita que o Maligno prevaleça em sua vida, por conta de um ou mais sonhos.

  90. Luciane disse:

    Pastor estou vivendo um periodo de tristeza, de choro, que nao é de agora. Desde os 14 anos sofro de depressao. E ao longo desses anos todos nunca melhorei- uma doença era substituida por outra de igual ou pior sofrimento. Antes nao conhecia a Deus, agora é que comecei a minha busca. Ja sofri muito e até hoje continuo, ja senti que algumas vezes na igreja Deus falava comigo. Mas eu sinto muita raiva dele, raiva por tudo que eu passei, eu ja desejei tirar a minha vida mas nao tive coragem. Ninguém nem mesmo Deus falou pra mim algo que eu preciso muito ouvir- Porque eu sofri sem ter feito nem um mal a ninguém, por que ele nao para o meu sofrimento logo, porque ele me trata como trata as outras pessoas se eu nao penso e nem me acho parecidas com elas. o meu modo de ver a vida é diferente das pessoas da minha igreja, eu me sinto mal em buscar a Deus e ouvir silencio ou uma frase apen as que nao sacia a minha alma nem a minha angustia. Porque Deus faz assim? Eu estou sofrendo e nao aguento mais, eu nao consigo perdoar a ele por isso.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Luciane,
      Você inicia sua mensagem informando que sofre de depressão desde os 14 anos; depressão não é pecado, é uma enfermidade que pode ser tratada com medicação devidamente prescrita por profissional qualificado. Nosso cérebro depende de um equilíbrio químico, que muitas vezes se revela aquém do necessário; daí a importância do tratamento e da medicação.
      O estado depressivo, infelizmente, corrobora para o sentimento de abandono, até mesmo quando estamos cercados de tantas pessoas. Atente para estas palavras do salmista: “Ouve, Senhor, a minha súplica e cheguem a ti os meus clamores. Não me ocultes o teu rosto no dia da minha angústia. Porque os meus dias, como fumaça, se desvanecem, e os meus ossos ardem como fornalha. Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão. Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer. Sou como pelicano no deserto, como a coruja das ruínas. Não durmo e sou como o passarinho solitário nos telhados” (Salmo 102.1-6).
      Esta oração revela um quadro extremamente depressivo em que se encontrava o salmista. No entanto, o derramar da alma dele propiciou-lhe um alívio inigualável. Esteja certa, mesmo sentindo-se abandonada, Deus está perto de você. Abra seu coração, em oração, para com Ele; somente Ele pode trazer o alívio de que você precisa.
      Deus te dê paz e tranquilidade.

  91. João disse:

    Sou homem. É pecado eu ficar pelado na frente de outros homens em vestiários por exemplo? Vou explicar minha dúvida. Fui jogar bola com um pessoal do trabalho e depois todo mundo foi tomar banho pra não voltar sujo pra casa. Um amigo meu evangélico falou que eu tava pecando mostrando meu corpo. Mas não era todo mundo homem lá dentro? Eu só tomei meu banho e coloquei minha roupa, como os outros, menos esse amigo. É pecado mesmo?

  92. Pedro Bravo disse:

    Pastor,eu sempre tentei honrar os meus pais,mas também sempre gostei de falar sozinho e até mentir ,pra mim msm ,falando sozinho.A pergunta é:quando eu mentia ,pra mim mesmo(falando sozinho) , na frente dos meus pais eu estava desonrando meus pais?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro,
      Mentir é quebrar um mandamento divino. Mentir aos pais é quebrar dois mandamentos divinos. Mas o pecado da mentir, uma vez confessado e deixado, é fácil de consertar, basta trocar a mentira pela verdade. Seja autêntico, sincero e honesto, para com Deus, para com seus pais, para com todas as pessoas, para consigo mesmo.
      Deus te abençoe.

  93. Denise Viana disse:

    Pastor a paz de Deus,quero lhe fazer uma pergunta qual é o significado sonhar com uma pessoal atras de uma fumaça cinza e outra chamando essa pessoa q estar atras da fumaça,qual é o siginificado desse sonho ou dessa fumaça ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Denise,
      Todo o sonho se presta a muitas interpretações, mas é sempre um sonho. Não viva pelos sonhos, viva pela Palavra de Deus. Alimente sua alma da Bíblia, e tudo ficará mais claro em sua vida.

  94. Kriger disse:

    Pastor o senhor acha que crente pode trabalhar com empréstimos, ou seja tenho uma financeira que adquiri agora, sou crente mais as vezes fico com dúvidas, se é um trabalho digno, mesmo trabalhando honestamente, sem mentir, as vezes fico duvidoso.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Kriger,
      A questão do empréstimo tem a ver com a usura (Salmo 15.5). Por outro lado, o financiamento é uma excelente alavanca para o progresso. Se você não está praticando extorsão, não vejo mal no trabalho que realiza. A remuneração do capital em moldes moderados é natural.

  95. Lúcia disse:

    pastormgostaria de saber como lidar com pessoas fofoqueiras,falsas e idiotas com uma vizinha que mora no mesmo quintal como gostar de uma pessoa assim não suporto ela e muito hipocrita e falsa e se ela mordera lingua morre envenenada é muito idiota ess

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Lúcia,
      Jesus ordenou amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mateus 5.43, 44), quanto mais aos vizinhos. Não é fácil a convivência entre pessoas que moram próximo, mas é um bom exercício para a nossa vida cristã. Exercite a paciência e a tolerância, também, pratique a oração em favor dos outros.

  96. Pedro Paulo disse:

    PASTOR,SE EU FALAR UMA COISA QUE EU ACHO QUE É VERDADE E DEPOIS EU VER QUE ISSO É MENTIRA.ISSO É PECADO?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro Paulo,
      O pecado se encontra no fato de você ter se precipitado, pois “não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19.2). Mas você pode corrigir-se, dizendo agora a verdade com toda a clareza.

  97. Telma disse:

    À paz do senhor .
    Boa tarde,
    Eu tenho um irmão que não trabalha fora de casa, e quando está sem as coisas minha irmão e eu sempre ajudamos. Mas de um período pra cá , ele passou a me agredir com palavras , porque não quero mais ajuda-lo. Então eu não quero mais assunto com ele. No segundo domingo é santa ceia , posso participar sem está falando com meu irmão?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Telma,
      Tome a Ceia, mas faça um propósito de voltar a conversar com seu irmão. Se não nos dermos bem com os nossos, com quem nos daremos?

  98. Vanilda disse:

    Sou Pastora da Igreja Pentecostal e fui convidada pela minha sobrinha a participar da Festa de Formatura (Jantar Dançante), estou sem saber se devo ou não ir ao jantar? Gostaria Pastor que me ensinasse o caminho correto quer devo seguir.
    Obrigado,
    Vanilda

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Pastora Vanilda,
      Paulo afirma: “Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova” (Romanos 14.22). Este verso diz respeito àquelas coisas que não são reprovadas pela Palavra de Deus, mas em nosso entendimento podem causar mal estar ou ferir susceptibilidades; se estamos tranquilos quanto a isto, não há problema em fazer ou ir a certo lugar; caso tenhamos alguma dúvida, é melhor não fazer. No caso da Festa de Formatura, você precisa avaliar desta forma.

  99. Maf disse:

    Pastor, boa noite! Estou vivendo um momento muito dificil da minha vida, eu estava trabalhando e pedia a Deus todos os dias para que eu conseguisse uma transferencia de local, mais perto e pedia tbm proteção que ele não deixasse eu perder o meu emprego pois estava em um local muito atordoado, de pessoas injustas e que só queriam me ver pelas costas. acabou que eu fui demitida e quando cheguei em casa o meu marido ainda pra acabar comigo me chamou de incopetente por eu ter sido demitida. Pastor estou sofrendo muito com tudo isto cai na depressão não consigo ver uma saida. porque Deus me respondeu o contrário e permitiu todo este sofrimento. estou preferindo a morte, não tenho forças e os meus pensamentos não conseguem firmar no positivo, pq sofro tanto? tudo na minha vida é sempre com muita luta e todos os meus serviços que trabalhei até agora os salários são baixos, tudo muito dif icil na minha vida. e me considero uma pessoa boa para as pessoas. o que tenho que fazer? me ajuda por fv!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada irmã,
      O Salmo 102.7 diz: “Não durmo e sou como o passarinho solitário nos telhados”. Parece-se muito com a sua situação, cansaço, solidão,
      desilusão. No entanto, este mesmo Salmo reconhece o poder de Deus, em cujas mãos nos achamos. Nossa situação, por mais grave que seja,
      não é maior que o nosso Deus, em quem depositamos a nossa vida. Estou orando por você, pelo seu emprego, pelo seu lar, pela sua
      alegria. Deus te abençoe.

  100. Ana Paula disse:

    Me batizei na igreja mundial .Ainda sinto vontade de fumar e beber cerveja.Isto e pecado?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Ana Paula
      Ore a Deus pedindo libertação de toda e qualquer amarra. Cristo nos libertou de todos os vícios e maus hábitos. Se necessário, busque ajude especializada.

  101. Anderson Carvalho disse:

    sou um novo convertido e ainda fumo cigarro mas eu falo em linguas estranhas isso é blasfema contra o Espirito Santo e é pecado?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Anderson,
      Rogo a Deus que você se veja livre do vício do cigarro, pois você é Templo do Espírito Santo, o qual não tem chaminé. Por outro lado, quanto ao seu dom espiritual, lembre-se da recomendação paulina acerca do seu uso (I Coríntios 14).

  102. Claudete disse:

    bom dia sou evangelica sonhei que estava gravidae tive esse bebe so que esse bebe ja falava tinha mais o menos 1 ano e me levarom pro hospital pra tira o umbigo que estava pendurado tive essa criança em uma casa detalhe nao engravido mais tenho 43 anos e nao tenho mais utero nem uma das tronpas qual significado do sonho a paz do senhor pastor

  103. Nicolé disse:

    uma macunbeira bateu na minha mãe mais muito e minha mãe foi obrigada a trabalhar lá por 15 anos sem receber eu eu morando com ela na quela casa tenho medo dessa mulher pois ela já foi minha dinda mais n me batizo ai troquei graças a deus mais ela vive me assustando e não sei oque fazer sinto muita raiva dentro de min e não sei oque fazer por amor de deus to inloquecendo

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Nicolé,
      I João 3.8 afirma que “O Filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo”. Quem está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas passaram, tudo se faz novo (II Coríntios 5.17). Entregue teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará (Salmo 37.5).

  104. Paulo Sérgio disse:

    Porque DEUS abençoa mais um criminoso que saiu da cadeia a pouco tempo do que um convertido a muitos anos na igreja?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Paulo Sérgio,
      Mateus 5.45 diz que “Deus faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. Deus é bom para com todos, até para os que, em nossa ótica, não deveriam ser abençoados.
      Servimos a Deus não para receber algum benefício da parte dele. Servimos a Deus porque já fomos alcançados por muitos benefícios da parte dele.

  105. Renato disse:

    pastor eu estava a procura de um emprego, na internet e acabei entrando em um site pornô e assistindo umas cenas o que fasso?

  106. Roberto disse:

    Minha pergunta e se Deus permite que alguem cumpra os intentos do proprio coracao, mesmo que Deus nao queira que algo aconteca daquilo jeito. Minha questao e que nao estou preocupado em salvacao nem em coisas espirituais. Apenas quero conseguir o que quero, ganhar o mundo. Pois o ato de confiar cegamente em Deus tem me matado a cada de dia em desespero por eu nao ter o que eu quero. O que posso fazer pra Deus me revelar minha vida de agora pra frente antes das coisas acontecerem em forma de insights ou visoes de fatos futuros, proximos ou distantes, quando tais coisas a serem reveladas acontecerao, o porque. O fato e que por eu nao ter medo da destruicao, eu prefiro me destruir fazendo o que me agrada do que me destruir por deixar de fazer o que gosto e quero por medo de julgamento de Deus. Gostaria que um anjo de Deus, viesse e se materializasse pra mim em gloria para conversar comigo a respeit o dos meus interesses como ser humano carnal, mesmo admito ter um pouco de receio e peco pro sobrenatural nao pegar pesado comigo. O que eu faco pra eu conversar com o sobrenatural e obter o que eu quero e ser feliz de uma vez por todas?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Roberto,
      Nada a mais sobrenatural e espiritual do que o nosso Deus. E ele nos deu o privilégio da oração para podermos buscar a sua face. Por outro lado, ele nos deu a sua Palavra, a Bíblia Sagrada, por meio da qual ele fala ao nosso coração. Leitura e meditação da Palavra de Deus e oração são indissociáveis e nos conferem tudo o que precisamos. O que passar disto, procede do maligno.

  107. Carol Mira disse:

    Pastor sou evangelica desde quando nasci, namoro há 5 meses e infelismente perdi minha virgindade com meu namorado, me arrependi demais muito mesmo, agora eu não sei o que Deus vai fazer comigo? Mandei uma amiga perguntar a uma colega dela ela falou que as consequencias vem a tona, que vou sofrer um preço muito caro, mais eu me arrependi… Não quero sofrer e nao quero que deus se afasta de mim. preciso demais dos seus conselhos q é pastor. Paz do senhor!!!

    • Pr. Toni disse:

      Carol:
      Em primeiro lugar permita-me observar que o fato de nascer num lar evangélico não torna ninguém evangélico. Seria o mesmo que dizer que se você nasceu num aeroporto então você é um avião. Ser evangélico, no sentido real da palavra, é crer e obedecer ao evangelho. Quem crê e obedece ao evangelho é cristão e ser cristão é viver, na medida do possível, como Jesus Cristo viveu. Ser cristão começa com uma experiência de conversão. Trata-se de uma decisão pessoal, que envolve arrependimento de seu passado de pecados e a firme decisão de viver de forma a agradar a Deus em tudo, entendendo e crendo que Deus entregou Seu filho, Jesus, à morte para nos salvar e que isto é a maior expressão do amor de Deus por cada um de nós. Ser cristão é seguir a Jesus como Senhor e Salvador.
      Em segundo lugar, se você confessou o seu pecado de coração, ao invés de ouvir a amiga da sua amiga, ouça o que Deus tem a dizer para você: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos libertar de toda injustiça”. (1ª João 1.9)
      Aceite o perdão de Deus, conserte o relacionamento com o seu namorado, confesse seu pecado aos seus pais, busque orientação do seu pastor e, principalmente, saiba que “onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais” (Romanos 5.20)
      Tome posse destas promessas e aquiete o seu coração.

  108. Renata disse:

    estou vivendo em contendas com minha familia e não sei mais o que fazer preciso de ajuda

    • Pr. Toni disse:

      Querida Renata,
      Qual tem sido o seu comportamento com relação aos seus pais?
      O versículo de Efésios 6.1 diz que o dever cristão dos filhos é obedecer aos pais, pois isso é certo… O respeitar o seu pai e a sua mãe, tem sido praticado? Ore sobre este assunto e peça a Deus mais sabedoria, compreensão e tolerância na sua vida e na vida da sua família.

  109. Carol disse:

    md ajuda por favor peguei uma doença sexualmente tranmissivel estou desesperada só deus e eu sabe o qe eu estou passando ore por mim por favor

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Carol,
      Vou orar por você. Mas, por favor, não deixe de procurar tratamento para a DST. Além disto, se você for solteira, seja casta; se for casada, tenha intimidade sexual exclusivamente com seu esposo. Isto, parece, de um lado, muito óbvio, de outro, fora de moda. Mas a verdade é que praticamente inexistiria DST se tal providência fosse considerada.

  110. Luiz Henrique disse:

    Ola Pastor a paz do senhor, então pastor não sei se o local certo para pedir isso mais queria um conselho do senhor, pois ando passando por muito problemas na minha vida principalmente financeiros, a muito tempo eu vivia no mundo, traia minha esposa com varias mulheres sempre tive amantes e ao mesmo tempo vivia endividado, mais como vivia ocupado com minhas amantes não ligava pra isso sempre dava uma jeito mais depois de uma tempo jesus tocou meu coração e percebi que não era correto o que estava fazendo e resolvi para com tudo para seguir o caminho de deus, ser o servo do senhor, começei a frequentar a igreja aceitei jesus como meu único salvador e pretendo em breve me converter pois ainda preciso resolver umas papeladas de casamento pois não sou casado no civil com minha esposa, mais ainda não consegui me desligar totalmente do mundo pois ainda continuo tendo contato com coisas do mundo tento me livrar mais parece que elas me perseguem é mulher do passado me procurando e também não consigo me livrar das minhas dividas eu tenho que fé e creio em deus que isso ira passar mais minha cabeça esta ficando muito confusa eu não quero ter contato com as coisas do mundo quero seguir o caminho do senhor mais sem pecar eu oro todos os dias mais sei que enquanto eu viver com algum pecado do mundo minhas orações não serão ouvidas, só que tem algo que me pertuba a não largar as coisas do mundo e minha dívidas não consigo terminar tudo da errado o que fazer pastor preciso de um conselho

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Luiz Henrique,
      Que bom que você tomou a direção certa, que é Jesus. Agora, que você segue no caminho correto, as coisas precisam ir se acertando, uma a uma. Mas não retroceda. Confie e não volte ao caminho da perdição. Talvez leve ainda algum tempo para acertar as dívidas, mas uma coisas vai ajudar neste particular, é não fazer novas dívidas, que geralmente, se fazem com desperdício, com hábitos impróprios, com gastos com sexualidade frívola; se você se mantiver firme, muito em breve você terá sanada este capítulo. Quanto à legalização do casamento, esta não custa muito. Que seja a primeira coisa a resolver.

  111. Mageone disse:

    Oi pastor. já fui consagrada ao diaconato,e agora me encontro desviafa vivendo na imundice do pecado,vivo triste tenho um namoro com um homem divorciado emfim está. tudo errado estou sem forças. as vezes desejo morrer,tenho amizades que só. me levam à lugares ruins pastor me ajude estou vivendo os piores dias só fazendo coisas errada preciso de uma palavra de. vida,preciso de um. esposo e de paz me ajude não. tenho forças. para mais nada…

  112. Thainan disse:

    eu sou casada com um pastor,mas eu não gosto de receber visitas…isso é normal

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Thainan,
      Não acho anormal. Acho apenas difícil, pois, seu marido é uma pessoa muito relacionada e, tanto recebe visitas, como também, precisa fazer visitas e, algumas delas, em sua companhia. Reveja sua postura refratária a visitas. Ore a respeito.

  113. Marliane disse:

    Já perdi a fé em mim de que vou conseguir me sustentar financeiramente para viver de modo simples e descente.
    Fiz graduacao, pós graduação, mas nada do que aprendo serve nos locais onde sou chamada para trabalhar;se muito duro, sao 2 anos .
    desde que nasce aprendi a ter visões negativas sobre o decorrer da minha vida quando me lembro que chorava por muito tempo por causa de uma dor de cabeça imensa.
    Fiz entao a primeira cirugia para retirada de um tumor que provavemente nasci com ele.
    Logo aos 7 anos reapareceu o tumor e 17 tive que fazer cirugia para retirada de radionecroses no cerebelo.
    Agora em 2014 estou tomando medicamentos para crises epiléticas.
    Comeco a ver que as rejeições dos outros contra tudo que faço tem nexo.
    Já pensei em me matar para deixa-las viver um vida em paz, mas ainda não arranjei o meio mais eficaz 3 funcional.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Marliane,
      Imagino as dificuldades que você tem enfrentado ao longo de sua vida, em razão de uma disfunção física. Nada obstante, me parece que você tem encontrado forças extraordinárias para enfrentar tratamentos, cirurgias, medicações fortíssimas. Você tem revelado uma coragem espetacular que não se coaduna com o ato covarde de tirar a própria vida. Além do mais, vejo o êxito acadêmico que você conquistou, apesar das limitações. Você é um exemplo de perseverança e determinação. Rogo a Deus para que agora haja uma simbiose entre o que você domina em termos de conhecimento e habilidade e um emprego satisfatório. Sinto que é isto que você está precisando. Estou orando por você. Continue firme. Não desista.

  114. Amanda disse:

    Sempre fui uma menina de fé. Mas sinto q tudo despencou sobre minha cabeca as vz me sinto um monstro prq n consigo amar meu filho q esta a caminho tenho medo muito medo ms n tenho forcas o pai do bb se afastou d m fico ainda mais desesperada oq eu faco??

    • Pr. Toni disse:

      Amada Amanda:
      A vinda do bebe não foi programada?
      Como você não deu mais explicações, só posso aconselhar que você ore a Deus e peça que Ele derrame do seu amor em sua vida e na vida do seu filho.
      Pela fé, comece a amar e aceitar o seu filho.
      Lembre-se que o amor de Deus por você é suficiente para renovar seus sentimentos, tirar seus medos e restaurar sua fé.

  115. Kellen disse:

    A paz gostaria de saber se posso tomar santa ceia?Aconteceu um desentendimento entre minhas cunhadas (no caso elas sao irmas) e por causa disso minha sogra nao quis mais que eu fosse ate a casa dela e uma de minhas cunhadas deixou de falar comigo pq ela queria que eu apoiasse o erro de uma delas no ocorrido, pois desde esse desentendimento nao converso com elas e por conta disso nao tenho mais tomado a santa ceia o que devo fazer?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Kellen,
      Você deve participar sim da Ceia do Senhor e, a partir dela tomar um propósito de desfazer o desentendimento familiar. Caso não haja boa aceitação por parte de sua sogra e cunhadas, infelizmente, você não pode fazer nada, mas a sua parte você já terá feito.

  116. Solange disse:

    uma pessoa que batizada nas aguas mas ta avastada pode ser batizada em liguas estranha

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Solange,
      O batismo é o sinal do cristão, uma marca visível de uma graça divina invisível. O falar em línguas extáticas é um dos muitos dons do Espírito, com vistas ao exercício de algum ministério, de alguma obra em particular. Enquanto o batismo é uma experiência única com efeito permanente em nossa vida, o uso de qualquer dom espiritual, inclusive o de línguas, é transitório.
      No entanto, quero destacar o fato de você revelar que a pessoa se acha afastada do Senhor. Isto deve ser tratado, voltando para Cristo, numa vida de oração e meditação na Palavra, servindo a Deus na Igreja. Isto é bem mais significativo do que qualquer manifestação de dons espirituais.

  117. Rose disse:

    Sou evangélica, mais direto sonho com pessoas mortas , e outros sonhos muito estranho! Por causa destes sonhos eu dormo como não fosse acorda mais, qualquer fico com o coração acelerado e um medo que a qualquer hora vou morre.isso me deixa triste angustia e sem ânimo p nada.oro a Deus todos os dias para tira isso dos meus pensamentos. Aguardo uma resposta

    • Pr. Toni disse:

      Rose,
      Para responder a esta pergunta é preciso entender que os sonhos, em sua natureza comum, nada mais são do que uma “sequência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos, ideias, etc.) que ocorrem durante o sono, involuntariamente”. Nós não interpretamos sonhos. Nós realmente acreditamos que os sonhos de uma pessoa e o significado desses sonhos está apenas entre Deus e ela. Entendo que nem sempre os sonhos são importantes ou nos querem dizer algo, mas o sonhar é uma consequência da vida de todo ser humano. Avalie quais pensamentos tem ocupado sua mente durante o dia. O nível de importância que você atribui a estes pensamentos é que contribuem para os sonhos que você tem. Veja o que Salomão diz a respeito disso: “Quanto mais você se preocupar, mais pesadelos terá. (Eclesiastes 5.3a). Faça da oração do salmista a sua oração: “Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor!” (Salmos 19.14).

  118. Débora Silva disse:

    Deus e capaz de me perdoar eu pedi perdao so q Deus nao me responde na palavra.. tenho medo q ele nao me ame mais ???

    • Pr. Toni disse:

      Querida Débora,
      As suas dúvidas, Deus já respondeu. Veja em 1ª João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
      Esta é a maneira de saber que Deus perdoou um pecado que cometemos: se você se arrependeu de coração e pediu perdão a Deus, creia que Deus perdoou e sinta em seu coração o perdão de Deus.
      Esteja atenta ao fato de que a principal ação do diabo é nos confundir em relação ao perdão e ao amor de Deus, cultivando em nossa mente a culpa e a dúvida.
      Quanto ao amor de Deus por você, se aproprie do texto de 1ª João 4.13:
      Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
      Desfrute do amor de Deus e seja feliz!

  119. Fabiano disse:

    sou evangelico a 18 anos, mas infelizmente a 14 anos durante uma crise de depressao me entreguei ao vicio do cigarro e nao consigo largar. Queria saber se fumar me impede de ser abençoado por Deus. obrigado.

    • Pr. Toni disse:

      Fabiano:
      A Bíblia não menciona diretamente o vicio do cigarro. Há alguns princípios, entretanto, que se aplicam ao vicio.
      Primeiro, a Bíblia ordena que não permitamos que nossos corpos se tornem “dominados” por coisa alguma, conforme 1ª Coríntios 6.12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”
      Fumar é prejudicial a sua saúde, pois além de causar dependência, causa danos aos pulmões e ao coração.
      Fumar não impede uma pessoa de ser abençoada por Deus. Fumar não é mais grave nem menos grave do que qualquer outro pecado.
      Leia o texto de 1ª João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça……se aproprie desta palavra, e com a ajuda de Deus você vai superar o problema.

  120. Pedro disse:

    Pastor,tenho tido pensamentos de blasfêmia contra o Espírito Santo,contra Deus sem eu querer…..será que eu tenho perdão?isso é pecado?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro
      A blasfêmia contra o Espírito Santo, o pecado sem perdão (Mateus 12.31), é a resistência definitiva contra a obra de Deus na vida de uma pessoa. Se você está arrependido, o Senhor acolherá o seu coração e perdoará os seus pecados. Ore mais. Leia e medite mais na Palavra de Deus. Não deixe de congregar na Igreja. Tema a Deus.

  121. Juliana disse:

    Pastor, um menino que eu amo o luciano, morreu ele estava com o pai viajando de carro e o pai estava dirigindo mas nao morreu, gostaria que o pastor fizesse uma oração para os pais dele e a mim para Deus dar paz ao nossos coraçoes porque nao ta facil, e gostaria de saber se um dia vou ver ele de novo no ceu, obrigada fique na paz de Deus!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Juliana,
      Antes de tudo, receba meus mais sinceros pêsames. Mesmo conhecendo a realidade da vida eterna, não podemos nos furtar em revelar solidariedade com aqueles que perdem seus entes queridos; a dor da separação é muito forte. Por isso, rogamos a Deus que console o seu coração e o dos familiares do Luciano. Que dele fique tão somente uma grata memória.
      A questão que você coloca não tem uma resposta objetiva na Bíblia. A capciosa indagação deixada para Jesus pelos religiosos de sua época, mereceu do Mestre a seguinte resposta: “Na ressurreição … são como os anjos no céu” (Mateus 22.30). Ele não disse que não vamos nos reconhecer, mas mostrou que vamos revelar uma nova condição, muito mais altaneira; continuaremos revelando a natureza humana, mas agora revestida de qualidades muito mais elevadas. Isto é precioso, e deve animar os nossos corações.
      Deus te console.

  122. Luiz Carlos disse:

    sou batizado de pouco , mas ainda sinto uma fraqueza muito GRANDE quando o ASSUNTO é SEXO! O QUE FAZER PARA PARECER MAIS COM JESUS?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Luiz Carlos,
      Esta é uma área bastante delicada na vida do crente. Parece que tudo conspira contra nossa fé e nossa conduta, nestes dias.
      Afaste-se de tudo que o possa levar você a pecar nesta área (Mateus 5.27-32, a linguagem de cegar o olho e cortar a mão é figurativa deste afastamento). Por outro lado, apegue-se ao expediente da oração e da meditação da Palavra. Por fim, lembre-se de que a nossa sexualidade de per se não é pecaminosa, e que na vida conjugal podemos vivenciar a plenitude da mesma.

  123. Odair disse:

    Pastor em primeiro lugar á PAZ do SENHOR sou cristao a muito tempo, gosto muito de evangelizar mas o tempo tenha passado eu tenho pedido a motivaçao por que muita coisa na minha vida nao mudar o que fazer

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Odair,
      Profetas e Apóstolos passaram pelo mesmo sentimento que você revela. Mas não desistiram da caminhada no Reino de Deus. Não desista também. Ore com mais intensidade e se envolva com mais empenho na Causa do Mestre. Também, não deixe de buscar um acompanhamento pastoral ou um discipulador, que entusiasme a sua marcha de fé.

  124. Priscila disse:

    pastor gostaria de saber se uma pessoa que nasce em um lar evangelico e que desde novinha e evangelica,mas ao passar do tempo se desvia varias vezes e nesse meio tempo a coisa que ela mais faz e se masturbar e ver coisas obscenas aos olhos humanos,e ao voltar de novo nao consegue se controlar e continua fazendo a mesma coisa mas ao memo tempo estando na igreja.essa pessoa tem ainda salvacao espiritual e libertacao da parte do senhor?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Priscila,
      Ao arrependido pecador, Deus sempre acolhe, não importando a qualidade do seu pecado. Leia Salmo 51.17. Mas lembre-se, que a bem-aventurança está em confessar o pecado e deixa-lo (Provérbios 28.13).

  125. Selma disse:

    eu posso coloca meu filho numa creche espirita .

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Selma,
      As escolas e creches não podem fazer proselitismo. Se você perceber que a referida instituição está induzindo seu filho e outros coleguinhas a práticas espíritas, você deve denunciar tal situação. O mesmo se pode dizer de instituições de ensino evangélico ou católico.
      No entanto, há que se cuidar com o ambiente gerado ao redor de todo o processo educacional. Uma instituição que ofereça bons valores, sem fazer proselitismo, independente de sua origem, é melhor do que uma escola que deseduque nossos filhos.
      O fato é que, como pais, não podemos terceirizar a educação de nossos filhos; família e escola são parceiros. Precisamos acompanhar de perto todo o processo educativo.

  126. Vania disse:

    pastor minha cunhada sonhou q eu estava gravida eu sou ligada mais venho pedindo a senor um filho mi de uma resposta por favor

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Vania,
      Desconheço a razão para você ter feito a laqueadura; também, não sei se você tem filhos. Deus pode realizar maravilhas. Consulte um ginecologista para certificar-se de sua situação. No entanto, leve em consideração que o seu profundo desejo de ser mãe pode estar determinando este sentimento.

  127. Paulo disse:

    o adulterio com arrependimento de coração existem perdão para a Vida Eterna?

    • Pr. Toni disse:

      Paulo:
      Vou ser repetitivo, mas você já leu o que diz o texto de 1ª João 1.9? Veja o que diz o texto: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos libertar de toda injustiça”.
      Você quer ter seus pecados perdoados? Você tem sentido o peso da culpa que simplesmente não desaparece? O perdão de seus pecados é disponível a você se apenas colocar sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador, “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.” (Efésios 1:7)
      Quando alguém recebe o perdão de Deus, ao se arrepender dos seus pecados e colocar a sua fé em Jesus, todos os seus pecados são perdoados para sempre. Jesus morreu para pagar pelos nossos pecados, e uma vez que são perdoados, eles estão todos perdoados (“Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo o que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”. Atos 10.43).
      Como cristão você tem a promessa da vida eterna. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Para um cristão perder a salvação, a vida eterna teria que ser retirada. Se um cristão tem a promessa de que viverá para sempre, como então Deus pode quebrar essa promessa e retirar a vida eterna? Deus promete! Acredite e você terá vida eterna.
      Mas é importante, também, que você peça perdão a todos os envolvidos e assim o inimigo não terá como “cobrar” nada de você.

  128. Tukayana disse:

    Sonhei que abortei mas logo depois veio um arrependimento tao grande pois o bebe estava vivo entao resolvi cria-lo e amei muito essa crianca. Qual o significado disso ? Sinto uma angustia muito grande como se tivesse realmente acontecido?

    • Pr. Toni disse:

      Tukayana:
      Para responder a esta pergunta é preciso entender que os sonhos, em sua natureza comum, nada mais são do que uma “sequência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos, ideias, etc.) que ocorrem durante o sono involuntariamente”, então o sonhar é uma consequência da vida de todo ser humano.
      Avalie quais pensamentos tem ocupado sua mente durante o dia. O nível de importância que você atribui para estes pensamentos é que contribuem para os sonhos que você tem.
      Veja o que Salomão diz a respeito disso: “Quanto mais você se preocupar, mais pesadelos terá. (Eclesiastes 5.3a).

  129. Cleine disse:

    eu tenho 25 anos me envolvi com homem muito cedo de la ate hoje ja vivi com tres homem, tudo pra mim dar errado nao sei se e porq comecei tudo errado, meu ultimo companheiro na qual ja estou morando ha 10 meses parece q nao gosta de mim, acho q ele gosta da ex, muutas discusoes entre agente eu gostaria pastor aprender ha orar pra Deus me ouvir e me dar um luz na minha vida, e gostaria de saber se posso ir em qualquer igreja evangelica ou Deus nao esta em todas e porq o pastor nunca faz uma revelacao comigo em fim to sem chao na vida

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Cleine,
      Vejo que você se acha em profunda angústia e dor. Creia: o coração contrito Deus não despreza (Salmo 51.17). Você pode orar a Deus e ele ouvirá e atenderá. Você pode frequentar a Igreja que adora a Deus de todo o coração e receber a instrução da Palavra do Senhor. Faça isto agora mesmo.

  130. Evelyn disse:

    Eu gostaria de saber se só quem é da igreja católica que pode falar benção ao comprimentar alguém mais velho,ou se pessoas que frequentam a igreja evangélica também pode,porque eu li que ao falr benção segnifica que é uma forma de pedir benção as pessoas mais velhas.Obrigado

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Evelyn,
      Pedir e dar uma palavra no sentido de abençoar alguém sempre é muito bom. No fundo o que estamos dizendo é que Deus possa abençoar a vida de outrem, o que também desejamos para nós.

  131. Maria Joana disse:

    A PAZ DO SENHOR PASTOR;MINHA PERGUNTA E :CONHEÇO UM CASAL QUE MORA JUNTOS.ACEITARAM JESUS NÃO SAO CASADOS. NEM BATIZADOS.A ESPOSA ERA ES MACUNBEIRA .HOJE ESTA EM UMA CADEIRA DE RODA. AS IRMÃS EM CRISTO DIZ QUE ELA ESTA SENDO USADA POR DEUS NÃO FALA MAS PASSA RECADO DE DEUS. FALA SO EM MISTERIO E PASSA AS PASSAGEM DA BIBLIA ESCRITO EM PAPEIS.ESTOU CONFUZA POIS DEUS REQUER NOSSA OBIDIENCIA E TAMBEM NOSSA COMUNHÃO COM ELE. A PAZ PASTOR OBRIGADO PELA TENSAÕ.ass;maria joana

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Maria Joana,
      Os discípulos de Jesus estranharam que uma pessoa estivesse fazendo a obra de Deus sem estar na companhia deles, ao que Jesus respondeu: “quem não é contra nós, é por nós” (Marcos 9.40).
      Você tem toda a razão, Deus requer nossa integral obediência a ele. Com certeza, o Senhor está trabalhando na vida desta neo-convertida. Haveremos de ver mudanças substanciais na vida dela, na medida em que ela for conhecendo os caminhos do Senhor. Quem sabe será necessário ter um pouco de paciência.

  132. Admilson disse:

    sonhei que estava na igreja o bp pregava e eu era tomado pelo espirito santo,clamava a Deus p/mandar fogo,e orava em linguas.

    • Pr. Toni disse:

      Admilson:
      Vou formular a pergunta que você não fez: você quer saber o significado do sonho, certo? Pois bem, sonhos, em sua natureza comum, nada mais são do que uma “sequência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos, ideias, etc.) que ocorrem durante o sono involuntariamente”, então o sonhar é uma consequência da vida de todo ser humano. Avalie quais pensamentos têm ocupado sua mente durante o dia, pois o nível de importância que você atribui a estes pensamentos é que contribuem para os sonhos que você tem. Agora, se a pergunta se refere ao significado do fogo, saiba que um dos simbolismos do Espírito Santo é o fogo. Fogo representa poder, força, luz e calor, e também é usado como imagem de santidade e purificação. Quanto ao falar em línguas, trata-se de um dos dons espirituais dados pelo Espírito Santo, como Jesus ensinou em Marcos 16.17: “Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas” . (Sugiro que leia também 1ª Coríntios 12.1-11, 1ª Coríntios 12.28-31, Atos dos apóstolos 2.1-4, 1ª Pedro 4.10-11). O falar em línguas, desta forma, é um dom espiritual para edificação pessoal, e segundo o apóstolo Paulo não é o dom mais importante (1ª Coríntios 14.1-30). Qualquer cristão pode almejar os dons do Espírito Santo, que é um ato sobrenatural de Deus na vida de todo aquele que com sinceridade abre seu coração e permite que através do Espírito Santo haja mudança de atitude para com o pecado em sua vida. Devemos crer e orar para que Deus realize sinais e maravilhas em nossos dias, mas é importante lembrar que sinais e maravilhas não substituem o testemunho da morte de Jesus Cristo por nós e não garantem a conversão dos pecadores.

  133. Gabriel disse:

    pastor eu tava ino pra escola e uma mulher desconhesida me parou e falou menino o espirito santo ta fazendo obras em sua vida o que significa ?

    • Pr. Toni disse:

      Gabriel:
      Deus usa as mais diversas pessoas, e situações, para falar ao nosso coração. Não sei se você é cristão ou se frequenta alguma igreja, mas com certeza Deus quer fazer uma obra em sua vida. E qual seria esta obra? Resgatar a sua própria vida? Mostrar novos caminhos? Atender a um pedido seu? Ser bênção na vida de outras pessoas?
      É possível que você esteja em busca de uma resposta de Deus, então o que eu posso dizer é: ore a Deus e peça discernimento e sabedoria para entender a palavra que você recebeu.

  134. Nara disse:

    Sem querer falei algo que maguou a mulher do pastor o que faço

    • Pr. Toni disse:

      Nara:
      Veja o ensinamento da Palavra de Deus em Efésios 4.29: “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.” Se a esposa do pastor ficou magoada, avalie o que você falou e vá conversar com ela, mas antes ore a Deus pedindo direção e sabedoria. Diga que se arrependeu do que falou (se é isso que está em seu coração) peça perdão e depois celebrem, juntas, a reconciliação. Deus te abençoe.

  135. Jaqueline disse:

    Pastor,sou batizada,mas estou afastada.Fiz tatuagem,mas se eu me arrepender de coração recebo o perdão de Deus?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Jaqueline,
      “coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmo 51.17), orou o salmista. Com certeza, o arrependido sempre encontrará o misericordioso Deus de braços abertos. Mas sempre é bom lembrar as palavras de Cristo para a mulher que acabara de ser perdoada: “Vai e não peques mais” (João 8.11).

  136. Francisco disse:

    pastor que faço para evitar pensar em me envolver no adultério, parar de olhar para mulheres desejando cada uma que aparentar ter boa física e Beleza corporal. eu sou de Cristo e a ele quero pertencer.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Francisco,
      Olhar para o sexo oposto não é pecado. Pecado é olhar com intenção impura (Mateus 5.28). Nossos olhos precisam saber admirar a beleza, sem se deixar levar pelo pecado. Cristo dialogou longamente com a mulher samaritana e nem por isso pecou. Cultive o bem, a beleza, as boas intenções, o coração puro. Ore e medite na Palavra de Deus. Busque servir ao próximo com todo amor. Com expedientes como este, o pecado não terá espaço em sua vida.

  137. Luiza disse:

    oque siginifica sonhar com macumbeira fazendo macunba pra gente

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Luiza,
      Nos sonhos refletimos muitas coisas que vemos ou tomamos conhecimento; eles não devem reger a nossa vida. E lembre-se “maior é o que está em nós do que o que está no mundo” (I João 4.4).

  138. Lucineide disse:

    Pr. a caça de animais é correto?

  139. Vanuza disse:

    Queridos irmãos !
    Gostaria de uma resposta : Fiz um site de amigos evangelicos , e coloquei meu apelido * carametade de deus * gostaria de saber , se tem algo de errado , ou se minha intenção ,era justamente mostrar que quero ser a outra metade do amor que falta , mas que seja de Deus para mim e vice versa . Estou errada ? ou posso seguir com meu proposito ???
    grata

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Vanuza,
      “cara-metade” é uma expressão que encerra parceria; é usada para falar do cônjuge, por exemplo. Pessoalmente, não usaria este expediente para referir meu relacionamento com Deus.

  140. Ana Silva disse:

    Gostaria de neste momento expor a alegria que sinto em meu coração. Hoje quase dois anos depois que escrevi a minha primeira mensagem, pedido de socorro, continuo solteira, kkkkkk, porém com uma paz imensa no meu coração pois descobri como me livrar da masturbação, algo que me aterrorizou durante anos. As palavras que o senhor escreveu àquela época trouxeram sim, um pouco de paz ao meu coração porém, algum tempo depois voltei a cair no meu abismo novamente. Estou escrevendo isso aqui para que pessoas que sofrem com este pecado saibam que há uma solução. Tem um bom tempo que minha oração a Deus tem sido basicamente pedindo SABEDORIA e em um culto de domingo na minha igreja o pastor falou algo que tocou profundamente no meu coração e os meus olhos se abriram. As pessoas que praticam masturbação, e que querem se livrar deste vício, sempre oram pedindo a Deus para as livrarem daquele mal, mas sempre esperamos por um milagre, algo que aconteça em um piscar
    de olhos e que nos mude de uma só vez, mas a mensagem que o pastor passou foi esta: ” Deus é quem faz a obra, mas quem tem que agir somos nós. Por exemplo, Deus converte os corações mas quem tem que pregar somos nós.” Quando ele falou isso a minha oração pedindo sabedoria, foi respondida de uma forma inimaginável, e então eu compreendi, Deus estava a muito tempo me livrando e querendo atender aquele meu pedido a minha oração de me libertar daquilo, mas eu estava só esperando o milagre, porém eu não agia.
    Então, meu irmão e minha irmã que esteja lendo este comentário, quero te dizer que Deus atende sua oração, mas a AÇÃO de parar vem de você. Quando aparecer aquele pensamento inicial, que sempre existe, e que te leva a ir lá no banheiro ou no seu quarto, onde quer que seja, para masturbar, lembre-se que você é quem tem que agir, diga não, repreenda aquele pensamento e vá seguir sua vida. Ore, agradeça a Deus por te livrar do pecado e vá fazer outra coisa, não olhe para trás e você vai ver que a obra do SENHOR DEUS terá se completado em sua vida.
    Esta são as palavras de quem lutou contra isso durante mais de vinte anos, acredite. O Senhor já te libertou, está na hora de você AGIR.
    Obrigada reverendo, por este site que nos proporciona a liberdade de nos expressarmos e de recebermos o apoio e acolhimento do senhor. Deus lhe abençoe e lhe dê sabedoria para continuar instruindo outros, que assim como eu estava, padecem em suas dores ocultas de alma.

  141. Dayane disse:

    nao duvidando de deus mais se jesus vai voltar como vai ficar tidas as promessas que ele me fez nao consigo entender me ajudem por favo

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Dayane,
      Cristo não falha em nenhuma de suas promessas, inclusive a de voltar para o encontro com a sua Igreja. Quando ele voltar, tudo aquilo que você anseia terá sido suprido.

  142. Márcia disse:

    eu gostaria de saber se eu como missionaria poderia ,desistir do cargo sem se disviar .eu amo fazer a obra .mas eu nao sei o que aconteçe , eu sou esposa de pastor presidente sera que eu escandalizo fazendo isso me ajude , eu to cansada….meu marido eu o amo. mas eu quero ajudar ele sempre fala que ele o pastor. minha opiniao nunca serve. to desanimada realmente . fica na paz

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Márcia,
      A vocação de Deus para o serviço no Reino é bastante variada. Ore a Deus pedindo direção para o que você pode fazer no seio da Igreja e da Missão.

  143. Rafael disse:

    Otem fui numa igreja evagelica e cmeçei pregar a palavra sem nunca ter lido
    tipo nunca vi e comecei a ler tipo como se fosse decor sem olhar na biblia oque é

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Rafael,
      Agora que você já teve este tipo de experiência,comece a estudar a Bíblia e a preparar-se melhor para fazer a obra do Senhor.

  144. Ana Noemia disse:

    Eu estou tentando me converter mais nao consigo orar e sinto inveja do meu ex namorado na nova relaçao dele. O que faço?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Ana:
      Conversão é o que acontece quando Deus, pela ação do Espirito Santo, convence àqueles que estão espiritualmente mortos e os capacita a se arrependerem de seus pecados e a terem fé em Jesus. Conversão é uma mudança radical naquilo que cremos e fazemos. Conversão é uma transformação de vida: aquele que pecava, não peca mais; aquele que sentia inveja, não sente mais, etc..
      Quanto ao seu ex-namorado, o que você deve fazer é abençoá-lo e deixar que ele siga os seus caminhos. Busque conhecer mais da palavra de Deus e dos princípios da bíblia e deixe o Espirito Santo agir na sua vida.

  145. Cátia Cilene disse:

    A Paz do Senhor Jesus! Reverendo me ajude por favor.Como faco para desfazer um mal entendido com a minha mae espiritual Diana Castro que por causa disso esta sem falar comigo dentro da Congregacao e vai fazer um ano?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Cátia:
      O primeiro passo é dar o primeiro passo. Primeiro examine qual foi sua participação no mal entendido. Depois, se você teve responsabilidade por isso, peça perdão à Deus. Em seguida, ore para que Deus prepare o melhor momento para um encontro e dê um passo em direção à sua mãe espiritual, esclareça o mal entendido e peça perdão a ela. Depois é só celebrar a restauração.
      Deus te abençoe.

  146. Daiany disse:

    Boa tarde !!
    Sabe a alguns meses ando pedindo a Deus um alguém esse alguém Deus confirmou em várias igrejas que terei vitoria no que peço , quando Deus estava fazendo a obra Eu estava andando com esse homem eu pequei menti para ele . Ele Não quer mais falar comigo e nem ver minha cara. O que faço ? Eu me arrependi deste pecado e pedi perdão a Deus , Esse pecado pde mudar a minha vitoria pode não mais chegar ??

    • Pr. Toni disse:

      Querida Daiany:
      Você pediu perdão também para quem você mentiu? O salmo 51.17 ensina que Deus não rejeita um coração humilde e arrependido. Pecado perdoado por Deus é lançado no fundo do mar, por isso você não tem que se preocupar mais com ele. (Jeremias 31.34 e Miquéias 7.19) Se Deus já se esqueceu deles, porque você continua lembrando? Agora, se o pecado esta perdoado, se Deus não se lembra mais dele, qual pecado que existe para mudar a sua vitória? Ao invés de ir à busca das lembranças dos erros do passado, é melhor ir à busca da graça e do amor de Deus.

  147. Neves disse:

    pastor eu sonhei que etrava no paraiso por uma janela muito pequena quando eu chegavala eu olhava para terra pessebia que era avolta de cristo entao eu falava para uma mulher que aquilo que estava acontessebdo era o arrebatamento que cisto estava voltando eu mandava esta mulher e na igreja olha si os imao estava na igreja que si eles nao tiveçe era porque era o arrebatamento e eu tinha a sertesa que eu iria com o povo di gritoeu nesta nora fiqei muito feliz

    • Pr. Toni disse:

      Neves:
      Para responder ao seu comentário é preciso entender que os sonhos, em sua natureza comum, nada mais são do que uma “sequência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos, ideias, etc.) que ocorrem durante o sono involuntariamente”, então o sonhar é uma consequência da vida de todo ser humano. Avalie quais pensamentos têm ocupado sua mente durante o dia. O nível de importância que você atribui para estes pensamentos é que contribuem para os sonhos que você tem. Com certeza você espera ansiosamente a volta de Cristo, por isso até sonha com o arrebatamento. Enquanto isso não acontece, pregue a palavra de Deus a toda criatura e viva uma vida reta.

  148. Joesse disse:

    Sou evangélica a 19 anos minha filha vai fazer 18, ela cresceu num lar evangelico, a 6 anos meu marido morreu. Ela já era muito fechada e agora está pior. Ela diz que não. Consegue se abrir, mostrar sentimento . É. Muito fechada não chorou a morte do pai sendo que ela era muito apegada a ele. Não sei o que fazer com ela preciso de orientação por favor sinto que ela sofre muito com esse jeito dela…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Joesse,
      De fato, pessoas muito fechadas sofrem bastante. Sua filha precisa de muito amor e paciência. Ore sempre por ela para que Deus conforte e abra o seu coração. Ore por você pedindo sabedoria e paciência com sua filha.

  149. Juciane disse:

    A Paz do Senhor Pastor , gostaria de uma orientação quanto a sonhos eróticos, sou casada já há 5 anos, e não seria a primeira vez que sonho tendo relações com outro homem, ou mesmo nos braços de outro homem, isto me assusta muito, pois já teve sonhos que foi com pessoas que conheço…quanto tenho estes sonhos oro e clamo a Deus misericórdia para que ñ deixei o espírito de adultério entrar dentro de meu lar. Nunca contei isto a ninguém, pois não compreendo pq estes sonhos me atormentam…seria algo vindo da carne? ou mesmo Deus falando por meio de sonhos de algo a buscar em meu casamento?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Juciane,
      Os sonhos podem extravasar sentimentos embutidos em nós, ou serem simplesmente uma reação mecânica. A Bíblia sempre distinguiu os sonhos humanos da Palavra de Deus. Esta nos ensina a não adulterar ou cometer fornicação ou alimentar pensamentos imorais. Devemos encher a nossa mente das coisas de Deus. A boca fala do que está cheio o coração. Procure vivenciar o deleite sexual no âmbito do casamento, com respeito, mas com liberdade. Dialogue com seu esposo a respeito, e vivam a plenitude da vida conjugal.

  150. Pedro disse:

    Gostaria de fazer uma´pergunta:quando desoramos os pais por ignorância,sem saber que estamos desonrando e pensando que estamos honrando,isso é desconsiderado ou é considerado desonra?LEMBRANDO QUE ATOS 17 IZ QUE DEUS NÃO LEVA EM CONTAS O TEMPO DE IGNORANCIA(NÃO SEI SE É ISSO QUE ATOS QUER DIZER

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro,
      Pecamos, tanto conscientemente como inconscientemente. O desconhecimento da Lei não nos isenta de praticá-la. Mas o Evangelho é perdão a todo o que se arrepende. Caso tenhamos falhado com os nossos pais, mesmo sem saber, e venhamos a nos arrepender, seremos perdoados.

  151. Sandra disse:

    Gostaria de saber porque eu vi a minha filha passando pelo vitro do lado de fora e não era ela.Pastor.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Sandra,
      Se não era sua filha, não era sua filha; provavelmente, era alguém parecida com ela ou que a lembra. É só isto.

  152. Maria Eloisa disse:

    pastor como eu peço ao senhor DEUS,pq a namorada do meu filho entrou na minha casa como um anjo,achei que eu tinha achado a nora da minha vida,pois foi td ao contrario cm o tempo ,fui ver quem é mentiu sobre mim para meu filho,e muitas outras coisas ,so que meu filho ficou cm ela muito mentirosa e falsa jesus tenha misericordia dela eu tenho muita magoa me ajude o que eu faço obrigadao

    • Pr. Toni disse:

      Querida Maria Eloisa:
      Ore para que Deus traga à luz tudo o que precisa ser esclarecido.
      Ore para que Deus coloque no seu coração muito amor por ela.
      Ore para que Deus atue na vida dela.
      Ore para que Deus transforme a magoa em aceitação.
      Muito pode a oração de um justo. “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”. (Tiago 5.16b)

  153. Anônimo disse:

    pastor,minha mãe gosta muito de se abrir comigo e devido a isso,eu acabo conversando muito com ela,até demais.Gostaria de saber se essas vezes que eu converso com ela são consideradas honra?

    • Rev. Juarez disse:

      Meu prezado,
      Que bom que você tem boa comunicação com sua mãe. Neste corre-corre da vida, falta-nos tempo para atender aos nossos mais chegados. Parabéns e continue honrando sua mãe, conversando e principalmente dando ouvidos a ela.

  154. Anônimo disse:

    pastor,eu era homossexual,fui liberto,me masturbava,fui liberto,mas ainda não fui liberto totalmente de uma psicose,gostaria de saber se eu morrer hoje,serei salvo?outra pergunta:um crente que morre oprimido pode ser salvo?

  155. Rev. Juarez disse:

    Meu Prezado,
    A salvação é obra da graça do Senhor Jesus, que morreu na cruz por todos os nossos pecados. Ele já te libertou de muitas amarras e certamente te livrará de outras muitas. Creia nisto de coração.

  156. Cleidimar disse:

    Deus ja usou vários vasos pra dizer, q eu tenho o chamado de missionária pra prega a palavra , mas quando fala de pregar pra mim eu fico com medo, e na hora parece q foge td da minha cabeça, o q eu faço??? Me responda agora por favor

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Cleidimar,
      Muito provavelmente você fica nervosa no momento de entregar a Palavra de Deus. Procure acalmar-se e principalmente, entregue-se ao cuidado do Senhor. Ele te usará com poder.

  157. Marcos Roberto disse:

    Boa noite.tive um encontro com deus a oito anos.o chamado primeiro amor.aquela sensacao onde nada mais portável a não ser a comunhão com deus .mas eu deixei a ansiedade tarde meu coração e na pressa de me casar tive relacionamentos fora do casamento. Hoje qwro voltar ao primeiro amor mas não consigo um complexo de culpa parese ter tamado conta da minha alma como posso me livrar disso e viver livre para o meu deus sem sentir culpa.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Marcos Roberto,
      A consciência de que as coisas não vão como deveriam ir já é um bom indício de mudança. Primeiro de tudo, creia, o Senhor é misericordioso e atende ao coração contrito, ele não despreza o humilde de coração (Salmo 51.17). Depois, tome uma posição ao lado dos valores de Deus, em tudo em sua: nos negócios, nos relacionamentos, na vida espiritual. O Senhor te dará vitória.

  158. Nayara Sânya disse:

    a minha vida tá um desastre,financeiramente,familiar,amorosa,tô num beco sem saída . o que faço?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Nayara,
      Você começou seu depoimento já dando conta da solução. Você escreveu “a minha vida”. É isto mesmo, você tem uma vida para viver. As áreas que você mostrou estarem um desastre são exatamente as áreas onde você vai provar mudança. Ore a Deus pedindo sabedoria e instrução para como melhor administrar seus recursos financeiros, como viver bem e em paz em família e no tocante à afetividade. O Senhor te abençoará.

  159. Thiago disse:

    Sou cristão tenho minha namorada,mais tem um problema,as vezes tenho atração sexual na minha sogra e agora?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Thiago,
      Os impulsos sexuais devem ser controlados. O crente em Cristo conta com o auxílio do Espírito Santo para ver controlado seu impulso. Ore com muita determinação a respeito. O Senhor purificará a sua mente.

  160. Anderson Prado disse:

    Sr. tem algum lugar na biblia que diz que o homem não pode acordar na mesma cama que se esposa, se dormirão brigado, e quando o sol raia, se estiver brigado isso é verdade, e onde consta na biblia… pois gostaria muito de saber !!!

    • Pr. Toni disse:

      Caro Anderson:
      O texto esta na carta do apóstolo Paulo ao povo de Éfeso: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”(Efésios 4.26 – Versão Almeida Revista e Corrigida) ou “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva.” (Nova Tradução na Linguagem de Hoje). O que o texto quer dizer é: Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo com a outra pessoa.Veja que o texto não diz para não se irar, mas sim para que a ira não se transforme em pecado. Isto porque problemas não solucionados geram ressentimentos, mágoas e rancor que se transformam em armas que usamos contra a outra pessoa, numa próxima situação de conflito. Crises na vida conjugal são normais e exigem nossa atenção e autoridade para encará-las, até que sejam resolvidas.

  161. Márcio disse:

    Estou indo a igreja achei q estava liberto curado mas a vez tenhu recaidas isso
    Para nosso senhor e uma traiçao

    • Pr. Toni disse:

      Caro Márcio:
      Quando existe uma mudança de vida sempre existe um impasse nas nossas decisões e/ou atitudes, conforme o apóstolo Paulo destaca na carta aos Romanos: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço”.(Romanos 7.19 Versão Almeida Revista e Corrigida), por isso a palavra de Deus ensina que devemos “vigiar e orar para não cair em tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41)
      A principal coisa que devemos entender é que enquanto estivermos nesse corpo de carne estaremos sujeitos aos desejos e impulsos da natureza humana. Então o que fazer quando recaímos e voltamos ao pecado do qual já havíamos prometido que não o faríamos mais?
      Estudar a palavra de Deus edificará a sua fé e o manterá no caminho certo. Para viver longe do pecado, você não pode tomar decisões de acordo com a carne, com o que você pensa e quer. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2 – Almeida Revista e Atualizada)
      Outro passo que você deve dar é confessar o seu pecado para obter a cura. Há um ensinamento sobre esse assunto na Bíblia: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.” (Tiago 5:16)
      Coloque Deus no lugar do que tem provocado suas recaídas. Ore para que o texto a seguir seja algo real em sua vida: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”. (Filipenses 4.8 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

  162. Sara disse:

    Pastor:
    Tenho visto na internet, publicações falando sobre a marca da besta, que ela está chegando no Brasil e q até o final deste ano, os brasileiros começarão a ser marcados. Mencionando inclusive que o tal chip será lançado por Eike Batista. Fiquei muito apreensiva, apesar de saber q um dia isto será inevitável. O que o senhor pode me aconselhar sobre isto. Realmente isto me abalou. Obrigada.

    • Pr. Toni disse:

      Querida Sara:
      A marca da besta não é a tecnologia de um chip que será lançado por Eike Batista nem por ninguém.
      A Bíblia afirma de forma precisa que ela será:
      • A marca do Anticristo, identificada com sua pessoa.
      • O número 666, não uma representação.
      • Uma marca, como uma tatuagem.
      • Visível a olho nu.
      • Sobre a pele, e não dentro da pele.
      • Facilmente reconhecível, e não duvidosa.
      • Recebida de forma voluntária; portanto, as pessoas não serão ludibriadas para recebê-la involuntariamente.
      • Usada após o Arrebatamento, e não antes.
      • Usada na segunda metade da Tribulação.
      • Necessária para comprar e vender.
      • Recebida universalmente por todos os não-cristãos, mas rejeitada pelos cristãos.
      • Uma demonstração de adoração e lealdade ao Anticristo.
      • Promovida pelo falso profeta.
      • Uma opção que selará o destino de todos os que a receberem, levando-os ao castigo eterno no lago de fogo.
      Filipenses 4.6-9 no ensina que: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”
      Um conselho para você: não ocupe sua mente com coisas que não acrescentam em nada na sua fé. Se ocupe com aquilo que Deus tem pra você.

  163. Regina disse:

    Preciso aceitar os dois filhos do meu marido na minha casa pra ser abençoada ???

    • Pr. Toni disse:

      Deus não age na nossa vida como nós agimos com as pessoas. Nossas ações devem ser feitas com um coração sincero e sem a intenção de receber nada em troca. Desta atitude Deus se agrada. Precisamos analisar nossas atitudes e agir de acordo com os princípios de Deus. Para se alcançar as bênçãos de Deus é preciso cumprir a sua vontade e manter um relacionamento real com Ele, por meio de Jesus.“Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês’, diz o Senhor dos Exércitos”. (Zacarias 1.3). Este é o segredo de sermos abençoados.
      Quanto ao aceitar os dois filhos do seu marido, faltam informações para um aconselhamento, como por exemplo: ele já tinha os dois filhos quando vocês se casaram? Era do seu conhecimento? Eles são adultos ou crianças?
      Independentemente das respostas, se você ama seu marido, é importante que vocês tenham um diálogo sobre o assunto e você exponha suas dúvidas. Busquem ajuda de um pastor ou conselheiro matrimonial.
      Deus abençoe vocês.

  164. Anônima disse:

    pastor,uma pessoa que sente desejo suicida está em pecado?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Amiga,
      Tal desejo não se constitui propriamente em pecado. Muito provavelmente algum pecado agasalhado no coração está levando a pessoa a ter este desejo. É preciso tratar a causa, para aliviar a consequência. Uma mente cheia da Palavra de Deus não vai inclinar-se para tais tipos de pensamento. O que, pois, deve ocupar a nossa mente: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4.8).
      Deus te abençoe.

  165. Antonio Monteiro disse:

    Porque que sempre que eu leio a biblia sonho mal? e quamdo não leio sonho bem?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Antonio,
      Muitas pessoas alegam exatamente o inverso de você. Creio que a questão não está leitura da Bíblia, mas em você. O que não vai bem em sua vida? Você tem buscado ajuda para resolver tais problemas. Ore ao Senhor, suplicando sua orientação, e leia a Bíblia, pois é justamente nela que você vai encontrar o melhor caminho de solução para as coisas.
      Deus te e abençoe.

  166. Clodoaldo disse:

    Bom dia Pastor;
    Preciso de orientação, sou cristão a quase 10 anos mas não consigo me libertar de alguns pecados como ;adultério e bebidas. Fico o tempo todo pensando em mulher e cerveja.Já cheguei pensar que sou doente e sofro muito por ser assim.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Clodoaldo,
      O crente também sofre a tentação, por isso, Jesus nos ensinou a orar, pedindo: “Não nos deixes cair em tentação”. Ore ao Senhor, suplicando libertação dos vícios do sexo e do álcool. Viva como um liberto em Cristo Jesus.

  167. Juliana Oliveira disse:

    é possivel trabalhar na obra de deus não sendo casada e morando com uma pessoa q não quer casar ,sendo os dois batizados e com filhos

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Juliana,
      A questão que se impõe é o que é conveniente, e responde que não convém servir a Deus à frente do seu povo, com um testemunho negativo desta qualidade. O certo é ter uma vida pessoal que glorifique a Deus e naturalmente iremos servi-lo de todo o coração.

  168. Luciana disse:

    Por que mulheres negras evangelicas acima dos 30 os homens nao querem casar com elas mesmo sendo mulheres tementes a Deus com obras e virgens e trabalhadoras?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Luciana,
      Conheço muitas mulheres negras evangélicas que estão muito bem casadas. Também, conheço muitas mulheres brancas evangélicas que continuam solteiras. Nada tem a ver, portanto, com raça.

  169. Alexandre Souza disse:

    Certo pastor não quis batizar um jovem pois este ainda fumava e bebia.Isto foi certo?Biblicamente oque Sr poderia me responder?

    • Pr. Toni disse:

      Caro Alexandre:
      O batismo é um acontecimento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo testificamos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo. Muitas igrejas determinam critérios para batizar uma pessoa, baseados em interpretação pessoais de textos da bíblia. No caso do jovem, provavelmente o pastor queria ver a mudança de vida dele, que pela conversão deveria se libertar do “pecado” da bebida e do cigarro.
      Veja o ensinamento da grande comissão deixado por Jesus: “Então Jesus aproximou-se deles (dos discípulos) e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer tudo o que eu lhes ordenei, E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28.18-20 – NVI): primeiro batizava e depois ensinava. Este texto mais o texto de Marcos 16.16, que diz: ”Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”, formam a base para o batismo.
      Este é o plano de Deus para salvar o homem libertando-o do poder do pecado e capacitando-o para alcançar outros para viverem no centro de sua vontade. Estes textos mais o texto de Atos 8.27-38 (leia o texto para sua compreensão) formam a base para determinar os critérios para o batismo: crer de todo o coração em Jesus Cristo.

  170. Francisco Carvalho disse:

    Fui convidado para um casamento de uma sobrinha,que será realizado numa igreja evangélica,e eu queria falar alguma coisa pra ela,porque sou tio dela ,e ela não tem mais pai nem Mãe?

    • Pr. Toni disse:

      Caro Francisco:
      Parabéns pela decisão, mas é importante você conversar com o pastor e com o noivo da sua sobrinha, para ver se isto é possível, dentro da cerimônia que ela imaginou. Caso não seja possível, então você poderá tomar a palavra durante a recepção aos recém-casados.
      Que Deus oriente e abençoe o irmão neste momento.

  171. Jusciane disse:

    Pastor a na minha vida estar dando tudo errado. Por que nao consigo te paz? e nem vontade de lutar mais pela minha vida e nem pelo meu cao mais casamento?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Jusciane:
      Muitas vezes, na nossa vida, temos momentos em que as coisas dão erradas e como consequência, deixamos de ter paz. Entretanto é preciso entender que muitas coisas dão erradas pelas nossas próprias decisões.
      O salmista também passava por momentos de angustia, quando dizia:
      - Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? (Salmo 42.5a NTLH)
      - Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?(Salmo 42.5a RA)
      - Por que você esta assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? (Salmo 42.5a NVI)
      Quanta angústia, quanto abatimento, quanta tristeza o salmista passava para fazer esta declaração?
      E você, Josiane, o que você esta passando?
      Este salmo fala das nossas angústias, dos nossos sofrimentos, da dor que esta na alma, que ecoa em nossos corações e tira a nossa paz.
      Começa com um simbolismo, para retratar o nosso anseio por uma resposta.
      E a resposta do salmista é a nossa esperança pela ação de Deus e se encontra no Salmo 42.5b:
      Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus. (NTLH)
      Porque a esperança do salmista estava fundamentada em Deus?
      Por que Deus não é um Deus qualquer, é um Deus vivo, que salva e que auxilia, que tem atitudes e que é Senhor, que dá vida, que é rocha e um Deus que é pessoal. (Leia o Salmo 42 inteiro para você entender o texto)
      É a este Deus que o salmista clamou e que a nossa alma clama.

  172. Nayla disse:

    O que acontece quando fazemos jejum e estamos tão fracos espiritualmente que chegamos a cair em tentação e sair no meio do jejum??

    • Pr. Toni disse:

      Querida Nayla:
      Teoricamente não acontece nada, porque durante o jejum nós ficamos fracos fisicamente e não espiritualmente. Jejum, na visão bíblica, é um ato voluntário que assumimos de evitar comer ou usar ou desfrutar de algo que nos é permitido, para nos achegarmos a Deus, com humildade e dependência, buscando transformação própria e evitando o pecado com o objetivo de consagração e para que novos objetivos sejam acrescentados à nossa vida. Acima de tudo jejum é a busca de Deus.
      O jejum deve ser praticado a partir de um propósito e não pode ser encarado como um sacrifício, pois não tem o objetivo direto de exaltação a Deus, mas a nossa aproximação a Ele.
      Se você se humilhar sinceramente perante Deus, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus e meditar consistentemente na Sua Palavra, você irá experimentar uma percepção maior da Sua presença e não somente durante o período do jejum. (João 14.21).
      Deus lhe dará discernimento espiritual e sua confiança e fé irão se fortalecer. Você se sentirá renovada. Você terá respostas para as suas orações.
      Mas atenção: o jejum não é um remédio espiritual e nem um processo de troca com Deus. Por outro lado se você falhar no jejum, não desanime. Você talvez precise fortalecer seu entendimento e determinação. Assim que possível, submeta-se a outro período de jejum até que seja bem sucedida.
      Deus irá honrá-la pela sua fidelidade.

  173. Thaisi disse:

    uma amiga minha esta sem saber o que fazer. engravidou do homem casado.. que ria um palavra para conforta nesse momento ela esta pensando em tira a criança

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Thaisi,
      Trata-se de uma situação extremamente delicada, pois, envolve uma família inteira, uma pessoa que se acha fragilizada pelo próprio estado de gravidez, e uma criança completamente inocente em tudo o que está acontecendo. Oro a Deus para que conceda sabedoria a você para ajudar sua amiga.
      Há muitas questões envolvidas neste caso, mas vamos direto ao que você mencionou: o aborto. Equivocam-se aqueles que pensam que o aborto é a solução. Com certeza não é. Não só pelo peso de tirar uma vida que está sendo gestada, mas também porque aquela que aborta está como que tirando uma parte de si. Tirar a vida de outrem é suficientemente grave, mas mutilar-se agrava em muito tal episódio.
      Nada obstante, você que se dispõe a ajudar sua amiga, não deve ter tom condenatório. Deve ajuda-la a chegar por si mesma a estas conclusões. Isto demanda tempo e paciência. Ser uma presença constante pode ajudar a confiar nas pessoas, afinal, ela deve estar bastante desiludida com o ser humano.
      Deus te conceda sabedoria.

  174. Enoque disse:

    CRISTAO PODE TOMAR VINHO E SERVIR A OUTROS

    • Pr. Toni disse:

      Caro Enoque:
      Como cristão, às vezes parece difícil saber qual postura devemos assumir, não só diante das bebidas alcoólicas, mas diante outros temas polêmicos.
      A Bíblia fala que o homem “não deve ser apegado ao vinho” (1ª Timóteo 3.5). O texto de Tito 2:3, diz que as mulheres idosas não devem ser “escravizadas a muito vinho”. Ser apegado e ser escravizado nos remetem ao conceito da dependência do vinho. E assim chegamos à conclusão de muitas pessoas, quando se trata da questão de bebida alcoólica: As bebidas alcoólicas são desnecessárias e não proibidas, porém Deus condena o uso excessivo. O vinho, a bebida fermentada mais consumida no mundo antigo, estava presente nos rituais religiosos, nas celebrações festivas e no dia-a-dia da cultura da época. Até mesmo em Israel o vinho era usado em rituais religiosos (ver Números 15.7).
      Naquele tempo, como hoje, havia muitas variedades de vinho: o tinto, o branco, o combinado, etc . O AT emprega várias palavras para os diferentes tipos de vinho. Traduções precisas para as palavras hebraicas são ilusórias, uma vez que não sabemos como eles diferenciavam um vinho do outro. Passagens como Oséias 4.11, deixam claro que estes vinhos eram alcoólicos e inebriantes. Não há fundamento para sugerir que os termos gregos ou hebraicos para o vinho se refiram a um suco de uva não fermentado, principalmente porque é impossível ser apegado ou escravizado ao suco de uva. Além das exceções de Levítico 10.9 e Números 6.4, as referências bíblicas deixam claro que o vinho era parte da dieta regular do povo (ver Genesis 14.18 e 1ª Samuel 16.20).
      A Bíblia, no entanto, repetidamente aconselha à moderação e alerta para os perigos dos excessos. (Provérbios 20.1; 23.20; Isaias 5.11). Veja o que ensina o texto de Romanos 14.21: “Melhor é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça”. O que é recomendado nesta passagem, não é se abster do vinho e/ou outras coisas, mas, sim, não fazer coisas com as quais o seu irmão pode tropeçar, se escandalizar ou enfraquecer na fé.
      Efésios 5.18, diz: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito”. Este texto alerta sobre o se embriagar com vinho, pois este hábito leva à perda de controle. Em contrapartida o cristão deve se encher do Espírito Santo, pois, isto leva à edificação que Deus quer. Isto que dizer que as atitudes e consequências das pessoas que se embriagam, não são dignas do nome de Jesus. Desta forma, concluímos que esta passagem condena o hábito de se embriagar com qualquer substancia que possa leva à libertinagem, ou seja, à perda de controle. Isto inclui todas as coisas que levam a pessoa a estados semelhantes.
      Paulo, o apóstolo, ensina: “Portanto, não durmamos como os demais; mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite e os que se embriagam, embriagam-se de noite”.(1ª Tessalonicenses 5.6-7). O texto também diz que devemos ser sóbrios, isto é criteriosos. (leia também 2ª Timóteo 4.5; 1ª Pedro 4.7 e 5.8). Entre as primeiras consequências da bebida está à ausência de inibições, a leniência do autocontrole, a falta de percepção e senso de juízo. Essas consequências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente, a se portar inconvenientemente, etc.
      Embora não seja possível afirmar, com base na Bíblia, que ingerir qualquer quantidade de vinho, por qualquer motivo, é sempre pecado, parece claro que o cristão não é alguém que simplesmente bebe garrafas e garrafas de vinho. “O vinho é zombador, e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.” (Provérbios 20.1). Então antes de comprar o vinho e convidar os amigos, recomendo que você reflita sobre o que você leu aqui.

  175. Adriana Freire disse:

    Pastor pode me dizer porque tenho sonhado com meu pai que faleceu há 5 anos? O que significa? Na noite passada sonhei que ele estava sobre uma cama com fortes dores no abdômen e muito inchado e olhava para mim como se me repreendesse por algo. O lugar tinha árvores como se não fosse aqui. Meu pai morreu em Cristo.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Adriana,
      Seus sonhos com seu saudoso pai revelam uma profunda saudade dele. Não estranhe. É bom ter em memória as pessoas que marcaram a nossa vida. Não fique impressionada com isto.

  176. Afonso Miguel disse:

    pastor, eu sou cristão, batizado a dois anos e meio. Membro da igreja Pentecostal, mais alguns meses atras eu orei para uma mulher enferma, usando o texto de Is. 61, depois de fazer a oração senti que Deus tivera agido porque ela e sua filha manifestaran-se.
    Mas acontece que na mesma noite a senhora piorou, e as 11h do dia seguinte ela faleceu. E desde aquele dia carrego esta culpa me considrando um assassino diante de Deus. por favor pastor ajuda-me porque eu tenho nojo de mim, não me sinto bem, e o pior ainda nao falei com o meu pastor pporque eu sinto medo do que vai me dizer. e eu Acho tambem que Deus nao vai me perdoar. me ajudem por favor

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Afonso Miguel,
      Você orou, ajudou na hora difícil, jamais pode se sentir culpado pelo desenlace daquela irmã. Como pastor, muitas vezes passei por episódios como este e, de um lado, ficamos tristes com a morte de alguém, e de outro, tranquilos, pois o Senhor recebe aos seus na glória.

  177. Edgar Freygang disse:

    POR QUE O SOFRIMENTO NOS PERSEGUE NO DIA-A-DIA E NOS TIRA A PACIÊNCIA E O BEM-ESTAR. SOFRER DEMAIS INCOMODA…

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Edgar,
      O que você menciona é fato, o sofrer traz incômodo. No entanto, no sofrimento encontramos lições que nas facilidades não aprendemos. Então, se não conseguimos discernir a razão do nosso sofrimento, sabemos que algo será acrescentado a nós por passarmos pelas lutas. Há uma pedagogia divina em todas as coisas.

  178. Fábio César disse:

    Sonhei com uma mulher morta em cima da cama é um bebê vivo em cima da barriga dela e eu fala resucita em nome de Jesus

  179. Fernandes disse:

    o que devo responder se alguém me pegunta a razão da minha fé, por exemplo porque sou cristão? pois acredito que ser cristão apenas porque somos curado e abençoados seria uma resposta muito vaga, abraços.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Fernandes,
      A razão de nossa fé não está em nós mesmos, mas em Deus, que nos dá a fé. Ao ser indagado a respeito, informe que a sua fé está posta em Cristo, sendo ele o seu único e suficiente Salvador. Diga também que é o continuado conhecimento de Cristo, por meio do estudo da sua Palavra que vai fortalecendo a sua fé.

  180. Junior disse:

    Pr. A vontade é grande posso me masturbar pelo menos uma vez por semana?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Junior,
      Deus nos fez seres sexuados, não para ficarmos sofrendo em razão disto, mas para podermos cumprir cabalmente nossa realização pessoal. Creio que você deveria procurar uma ajuda pessoal a respeito, afinal, a sexualidade é de caráter extremamente íntimo e não é apropriado ficar sob exposição desnecessária. Nada obstante, lembro a recomendação de Jesus acerca do que entra em nossa mente como impureza e que acaba nos levando a pecar (Mateus 5.28); a intenção impura já se constitui num pecado. Devemos ter nossa mente voltada para as coisas puras.

  181. Kinha disse:

    Pastor preciso de sua ajuda. Eu me masturbo desde os 7 anos de idade e também assistia a filmes pornôs,até os 21 anos eu senti prazer total e até orgasmo com a masturbação ,mais depois dos 21 não sinto mais prazer algum, me casei e nem assim consegui deixar esse pecado da masturbação e até piorou pois como não sentia prazer no sexo com meu marido ,transava todo dia pra ver se sentia ,nos divorciamos e então transei com vários homens mais nunca senti prazer com nenhum deles,depois de muito tempo me entreguei ao Senhor e me converti,tenho dois anos de convertida ,consegui parar de vê pornografia e me mantenho sem sexo porem não consigo parar de me masturbar ,consegui diminuir por que antes me masturbava 3 vezes por dia e agora consigo me segurar e me masturbo uma ou duas vezes por mês sempre próximo ao período menstrual .O que faço?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Kinha,
      Deus nos fez seres sexuados, para desfrutarmos por meio da sexualidade deleite, além da procriação. Pelo seu relato, você precisa de alguma ajuda especializada, eu recomendo. Também, recomendo discrição, pois, nossa sexualidade se acha no âmbito de nossa intimidade.

  182. Jéssica disse:

    Pastor meu passado eh meu pecado esta me pertubando nem comer estou querendo mais oq eu faco me ajuda eh eu estou gravida ……

    • Pr. Toni disse:

      Querida Jessica:
      A Palavra de Deus ensina que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo parta nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1º João 1.9)
      Pecado confessado é pecado perdoado: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” (Isaias 43.25)
      Se Deus não se lembra mais, você também não precisa ficar lembrando, apesar das consequências do pecado.
      Deus perdoa e esquece, então se perdoe você também, aceite o perdão de Deus e seja uma nova criatura.
      Aceite a gravidez e ame a vida que esta se formando.
      Deus te abençoe.

  183. Lucas Carvalho disse:

    Pastor Toni eu n sou um Homossexual por completo pq as vezes eu ainda sinto desejo por mulheres eu n sou assumido nem sou esse negocio de afeminado eu só quero sabe como me livra sem poder tar compartilhando isso com os outros eu quero que vs me ajudem eu n quero ir pro inferno por causa disso eu quero q vs ore por mim por favor n deixa mais uma alma se perder me ajude pastor

    • Pr. Toni disse:

      Caro Lucas:
      O padrão de Deus para o exercício da sexualidade humana é o relacionamento entre um homem e uma mulher no ambiente do casamento. À luz das escrituras, as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são vistas não como opção ou alternativa, mas sim como pecado e erro, sendo tratada como prática contrária à natureza.
      Veja o texto de Romanos 1.26-27: “Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.”
      Em nenhum lugar a Palavra de Deus justifica ou dá legitimidade a um estilo homossexual de vida. Deus não cria a pessoa com desejos homossexuais, a pessoa se torna homossexual por causa do pecado e pela própria escolha. O fato de nascer com tendência à homossexualidade, da mesma forma como alguns nascem com tendências à violência e outros pecados, não é desculpa para escolher o pecado. Por outro lado, existem muitas passagens na Bíblia que se referem ao relacionamento sexual padrão, normal, aceitável e ordenado por Deus, que é o casamento monogâmico heterossexual.
      Todos os pecados são ofensivos à Deus, entretanto o perdão de Deus está disponível ao homossexual da mesma forma que está disponível ao assassino, ao ladrão, ao mentiroso, ao adúltero, ao alcóolatra, etc..
      Todos pecaram e carecem da glória de Deus(Romanos 3.23) isto quer dizer que todos nós precisamos nos arrepender de nossos pecados e submeter nossas vidas a Jesus, para recebermos o perdão.
      Lucas, Deus promete força para conquistar a vitória sobre o pecado, seja qual for ele, a todos quantos crerem em Jesus Cristo. Tão somente creia nisso.
      Esta é a minha oração para você: “Rogo-vos, pois, Lucas, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional; e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação as vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12.1-2)

  184. Pedro Bravo disse:

    Fazer justiça utilizando o pecado é correto?Se for incorreto,diga-me o porquê.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro,
      A ética cristã não segue a máxima que os fins justificam os meios. Os meios devem ser corretos e honestos, para com a consecução dos bons fins, como a justiça. O pecado nunca tem parte com a justiça.

  185. Ana Maria disse:

    tenho uma filha com 16 anos e agora ela veio dizer que é bisexual. Sou evangelica, e ela tambem cresceu na igreja, estou orando e jejuando por ela , fiz um proposito com Deus de 40 dias no jejum. Como devo agir?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Ana Maria,
      Desde já, conte com minhas orações. O que se faz diante de um quadro como este? Primeiramente, tenha a confiança de que você com certeza passou os melhores valores e ensinamentos para sua filha. A semente do Evangelho foi implantada no coração dela. É preciso regar com oração para que os frutos venham a lume. É o que você já tem feito. Também, não deixe de amar. O amor é forte e poderoso, e capaz de transformar situações. Confie, pois, no Senhor.

  186. Melo disse:

    Olá Pastor ! Bom, eu nasci no evangelho e me afastei dos caminhos de Cristo na adolecencia,conheci um moço com quem tenho uma filha,e ele e a familia dele sao muitos catolicos,eu deixei batizar minha filha,mais me arrependo uito disso,na epoca eu nao tinha a visao do mal que eu tava fazendo,mais meu pai me fala que eu consagrei minha filha ao diabo e realmente é isso? ela é filha dele? mesmo ele sendo criada no evangelho ela nao tem saida?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Melo,
      Crie sua filha nos caminhos do Senhor, conforme o Evangelho que você aprendeu, e ela terá oportunidade de conhecer a Cristo como Salvador pessoal e viver as bênçãos que o Senhor tem preparado para ela.

  187. Pedro Bravo disse:

    Pastor,se a desonra aos pais for causada por uma doença mental,o valor dessa desonra tem o mesmo valor de uma desonra normal ?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro,
      A anormalidade mental sempre demanda uma excepcionalidade. Deus saberá tratar de tudo isto, pois nada acha-se alheio ao seu entendimento e coração longânime.

  188. Sirlene disse:

    minha amiga teve um sonho entregando muitas flores lindas para uma outra pessoa e esta pessoa colocava em vasos . O senhor sabe me explicar o que significa?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Sirlene,
      Os sonhos não necessariamente têm uma significação específica. Os sonhos são expressões de nossa imaginação, geralmente, muito apropriadas. Não havendo nada de especial, é melhor apenas sonhar e não ficar indagando-se acerca de eventuais significados. Para dirigir a vida, Deus nos deu a sua Palavra, que não deixa nenhuma dúvida.

  189. Lucimara disse:

    Gostaria de saber se e pecado louvar a Deus na frente sem ser casado e porque?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Lucimara:
      Todas as pessoas que participam do ministério de louvor de uma igreja devem ter e ser um bom testemunho para todos, pois se houver alguma situação não condizente com a conduta cristã, isto poderá afetar os mais fracos na fé. Este é o caso de um participante do ministério de louvor que não é casado, mas vive amigado.
      Apesar de que muitas pessoas vivem nesta situação, que hoje é reconhecida pela lei como união estável, muitas igrejas dependem das diretrizes estabelecidas pelos seus pastores e estas diretrizes variam de igreja para igreja.
      Desta forma sugiro que você converse com o seu pastor sobre este assunto.

  190. Alifer disse:

    Pastor,
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Por motivos pessoais que não tive outra chance de escolha, por questão de resguardar minha vida, me vi obrigado a retificar meu nome e sobrenome…(proteção a testemunha) E ai gostaria de saber do senhor, nesses casos, a pessoa deve ser rebatizada? quando tiver um novo nome?

    • Pr. Toni disse:

      Caro Alifer
      Batismo não tem nada a ver com o nome da pessoa.
      O batismo é o testemunho publico de que você se entregou a Jesus e fez aliança com Deus. É um ato de obediência baseado em textos bíblicos, como o de Atos 2.38, que ensina: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”.
      Você deve estar se confundindo com o fato de que uma pessoa que se converte “tem seu nome escrito no livro da vida” – isto quer dizer todos aqueles que viverão com Deus eternamente. E como você mudou de nome, como é que fica?
      Não devemos imaginar que Deus precisa, literalmente, de um livro para escrever ou apagar os nomes de pessoas. Deus certamente cuida de cada um de seus servos. Independente do nome registrado em cartório. Jesus, o bom pastor, “conhece suas ovelhas pelo nome” (João 10:1-15).
      A figura de um livro serve para nos comunicar da importância de seguir a Jesus nesta vida. Deus é a fonte da vida, e ele mantém a lista das pessoas que viverão com Ele eternamente.
      Jesus disse que os nomes dos vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro (Apocalipse 3:5).
      Em contraste, os que rejeitam a palavra de Deus e servem a falsos mestres não têm seus nomes escritos no Livro da Vida (Apocalipse 13:7-8; 17:8).
      Seu nome está lá?

  191. Aparecida Paula disse:

    pastor gostaria de saber o significado de meu sonho ,sonheu que estava fumando ,so que nao fumo mas hoje sou cristã ,eu olho para o ceu vejo muitas letras estrelas diferente, so que no sonho eu nao subo ,por que eu fumo .

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Aparecida,
      Os sonhos, via de regra, são manifestações de nossa mente, não devem ser interpretados como Palavra de Deus. Agora, o que a Palavra de Deus afirma é que o nosso corpo é Templo do Espírito Santo (I Coríntios 6.19), o que implica em cuidar bem dele; o tabagismo não concorre com este objetivo. Portanto, não fume.

  192. Augusto disse:

    Tive três sonhos ou visões proféticas, dois já se realizaram e um ainda não se realizou.
    Comecei a ter esses sonhos ou visões após passar um ano afastado peli INSS após um grande stress ou depressão que me acometeu.
    No primeiro sonho ou visão sonhei que estava em uma praia e estando eu, na areia da praia, vi ao longe, ondas gigantescas que se levantavam do oceano e, ao vê-las comecei a puxar meu pai – que estava dormindo – para longe da enseada, para longe das ondas.
    Passado algum tempo, não sei dar a precisão extada do mesmo, aconteceu aquele grande Tsunami na Indonésia, na costa da Ásia, onde morreram mais de 230 mil pessoas.
    No segundo sonho ou visão, sonhei que estava em cima de um monte muito alto e de cima deste eu podia ver oum aeroporto, com vários aviões estacionados e, um desses aviões estava estacionado com uma de sua assas sobre a pista de pouso e decolagem. Acoedei confuso com está visão, depois que tive o primeiro sonho.
    Passado também algum tempo, aconteceu aquele acidente no aeroporto de Congonhas onde um boeing perdeu o freio vindo a chocar-se contra um depósito de cargas da própria TAM situado nas proximidades da cabeceira da pista 17R, no lado oposto da avenida Washington Luís que delimita o aeroporto, onde morreram ao menos 194 pessoas.
    No terceiro sonho, sonhei que entrei em uma igreja evangélica e havia um cantor cantando músicas e notei que as músicas que cantava eram de minha autoria e comecei a chorar. Depois me vi sentando em frente ao antigo prédio do Banco Real de minha cidade de onde vi algumas mulheres com vstidos compridos e falavam em línguas estrannhas como se estivessem recebendo o Espíriro Santo, mas delas saíam espíritos imundos e suas roupas pareciam com roupas do candomblé. Logo após, estes espíritos saírem delas e notei que um grande poder do mal vinha ao meu encontro e eu em meu sonho o expulsava dizendo: \”O Sangue de Jesus têm poder!\”. Depois fui transportado acima de uma montanha por um ser como um homem ao qual não podia ver seu rosto e dali podia contemplar a Estátua da Liberdade. De repente, uma mão como a mão de um anjo segurando uma espada saiu do céu e cortou a cabeça desta estátua que caiu no mar, na qual esta cabeça acabou separando-se em duas partes, onde uma caiu com um lado para baixo e outra caiu com o lado para cima, onde haviam várias pessoas. E perguntei a este ser que estava comigo que seriam aquelas pessoas e ele me respondeu que aquelas pessoas eram aquelas foram foram salvas pelo Sangue do Cordeiro.
    Este terceiro sonho ainda não aconteceu e fico me perguntando porque todos eles pareciam reais.
    Gostaria que o ilustríssimo Pastor me desse um palavra de conforto e discernimento.
    Abraços!
    A Paz do Senhor Jesus Cristo!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Augusto,
      Deus nos deu a sua Palavra que é completa. Tudo o que precisamos saber a respeito dos propósitos do Senhor estão contidos nas Escrituras Sagradas. Leia e medite na Bíblia. Você será sempre edificado e receberá a instrução do Senhor para sua vida, conforme o Salmo 25.12. Quanto aos sonhos, eles não são a Palavra de Deus para nós. Nossa mente é prodiga em sonhar, tanto sonhos bons, como sonhos ruins. Sonhos bons devemos cultivar, sonhos ruins devemos nos afastar.

  193. Lucas Sousa disse:

    Olá pastor paz de cristo ,tenho uma grande dúvida, quando eu estava afastado da igreja, fiz uma tatuagem só que voltei faz uns meses é pecado eu termina- lá…..

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Lucas,
      Nosso corpo é templo do Espírito Santo (I Coríntios 6.19). Só o use para coisas que glorificam o seu nome. O que está feito, está feito, mas não avance mais nesta lide.

  194. Luzia Aparecida disse:

    Pastor meu Filho e evangélico, e professor ganha bem tem 30 anos e um otmo rapaz namorou só duas vezes já faz 10 anos que está sozinho e um rapaz bonito mas as moças nem olha pra ele sendo que oro por ele desde o nascimento dele pela esposa dele não aguento mais ver meu Filho infeliz me responda pastor por favor o nom..

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Luzia,
      Que bênção ter um filho tão querido como o seu. Entre nossos deveres para com nossos filhos está o de orar pela vida afetiva, pelo futuro casamento deles, isto desde a mais tenra infância. Continue firme neste propósito. O Senhor, no seu tempo, atenderá tudo a súplica.

  195. Sara Cristina disse:

    Eu queria saber, se eu Blasfemei contra o Espírito Santo, pôr que fingi que cai pelo espirito?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Sara:
      Não há nenhuma base bíblica para o conceito de “cair no espírito,” tal como tem sido praticado em diversas igrejas neopentecostais, que é quando um pastor impõe as mãos sobre alguém e essa pessoa cai no chão.
      Não estou com isso afirmando que as experiências que as pessoas têm sejam falsas, mas que não há base bíblica para esse conceito.
      No meu ponto de vista, muito mais importante do que cair é saber como a pessoa se levanta, ou seja, a experiência produziu algum fruto espiritual na sua vida?
      Então Sara, se você fingiu você mentiu e mentira é pecado. Neste caso você pecou.
      Quanto à blasfêmia contra o Espírito Santo tem a ver com propositadamente renegar ou degradar coisas relativas a Deus. (Mateus 12.31)
      Em Marcos 3.30 Jesus é muito especifico a respeito do que exatamente os fariseus fizeram para cometer a “blasfêmia contra o Espirito Santo”. Os fariseus, tendo testemunhado provas que Jesus fazia milagres no poder do Espírito Santo, afirmaram que Jesus “estava dominado por um espirito mau.”
      Em todo caso peça perdão a Deus pela sua atitude com a certeza de que “Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados”. (1ª João 1.9) e conheça mais Palavra de Deus!

  196. Vanessa Machado disse:

    Pastor tem uma pessoa na minha casa que nao fala comigo o que devo fazer??? Fique na paz do senhor jesus

    • Pr. Toni disse:

      Querida Vanessa:
      Você já fez uma avaliação das razões porque esta pessoa não fala com você?
      Qual tem sido sua atitude perante esta situação?
      Minha primeira sugestão é que você permita que sua mente seja renovada, como diz o texto de Romanos 12.2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a agradável e perfeita vontade de Deus”.
      E minha segunda sugestão é que você leia e medite sobre os textos a seguir:
      Efésios 4.29 – “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudem os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem faça bem aos que ouvem”.
      Efésios 4.31-32 = “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”.
      1ª Pedro 2.1- “Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e criticas injusta”.
      Romanos 12.15-18: “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio. Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, faça todo o possível para viver em paz com todas as pessoas”.
      Vanessa ore ao Senhor para que ele proporcione um momento especial para você conversar com a pessoa em questão e pratique todos estes ensinamentos, e se for o caso peça perdão por algo que você tenha feito, mesmo que involuntariamente.
      “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Filipenses 4.7)
      Deus te abençoe.

  197. José Bezerra disse:

    o saserdote que vio e fingio que não vio

    • Pr. Toni disse:

      Caro José:
      Como na realidade você não fez uma pergunta, entendo que você se refere à Parábola do Bom Samaritano que aparece unicamente no evangelho de Lucas capitulo 10, nos versículos 30 a 37. Esta parábola foi contada por Jesus para ilustrar que o amor deve ser aplicado a todas as pessoas, e que o cumprimento dos mandamentos das Escrituras é tão importante quanto o cumprimento da letra da Lei.
      Veja o texto: Lucas 10
      25 – Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: – Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
      26 – Jesus respondeu: – O que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?
      27 – O homem respondeu: – “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo”.
      28 – A sua resposta está certa! – disse Jesus. – Faça isso e você viverá.
      29 – Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: – Mas quem é o meu próximo?
      30 – Jesus respondeu assim: – Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto.
      31 – Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada.
      Jesus coloca a definição de próximo num contexto mais amplo, além daquilo que as pessoas geralmente consideravam como tal.
      Como ninguém estava olhando o sacerdote ignorou o problema e desviou o seu caminho. Mostrou com esta atitude o quanto estava distante de um relacionamento com Deus e com o próximo.
      Hoje em dia muitas pessoas tem a mesma atitude do sacerdote, em vez de mostrar/exercitar o seu amor e compaixão por alguém que precisa, ignora o problema e desvia o seu caminho.
      Como cristãos temos que quebrar este paradigma.

  198. Deusimar disse:

    Em uma reunião de amigos da igreja surgiu o seguinte questionamento: uma pessoa com problemas psicológicos que atenta contra a própria vida, ela herdará a Vida Eterna?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Deusimar,
      A vida eterna é uma dádiva de Deus (Romanos 6.23), não depende de nossas obras. Não cabe a nós decidir a quem Deus vai conferir a vida eterna. Mas uma coisa é certa, quando o Senhor confere o presente, nenhuma realidade ou circunstância irá retirá-la de nós.

  199. Irene disse:

    Segundo as testemunhas de Jeová não se deve receber presentes de pessoas espíritas. Isso tem alguma explicação à luz da Bíblia?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Irene:
      A Bíblia nos ensina que não somos deste mundo, mas vivemos neste mundo.
      “Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou” (João 17.15-16)
      O mundo é o sistema com seus costumes e a sua propensão para o mal e a negação da cruz de Jesus.
      Não devemos “andar de braços dados” com este mundo (sistema), mas isso não significa que devemos ignorar as pessoas do mundo.
      Até porque, estamos neste mundo com a missão de resgatar as pessoas perdidas e precisamos nos aproximar delas para apresentar Jesus.
      Relacionar-se com as pessoas é bem diferente de fazer ou viver as mesmas coisas que as pessoas do mundo fazem.
      Partindo do sentido da sua pergunta, então não devemos receber presentes de ninguém que não professam a mesma fé? Também não podemos aceitar alimentos de pessoas desconhecidas? Não podemos comer em restaurantes? Tudo isso porque não sabemos qual o fundamento religioso das pessoas que, plantaram, transportaram, prepararam e serviram os alimentos.
      A força do diabo vem da ignorância e dos que alimentam esta ignorância.

  200. elisangela disse:

    E pecado de quem fuma tomar santa ceia
    para a libertação

    • Pr. Toni disse:

      Querida Elisangela:
      A Santa Ceia (ou Ceia do Senhor) que é a segunda ordenança deixada para a igreja de Cristo (a primeira é o Batismo), é um memorial
      da morte de Jesus para nós e também um lembrete de que a nossa relação com Ele é vital para nossa fé. (Leia 1ª Coríntios 11:27-31)
      A Santa Ceia é um momento de reverencia e excelência, mas também de alegria, pois é um memorial e não um culto fúnebre.
      Este é um momento muito oportuno para confessar os nossos pecados e as nossas lutas pessoais e recebermos o perdão de Deus e
      direção do Espirito Santo para nossas necessidades.
      Lembre-se de que Deus olha nosso coração e entende nossas imperfeições. Ele te aceitou como você era, com defeitos e virtudes.
      Desta forma sempre estamos num processo de cura e libertação.
      Então, ore para que o Espirito Santo te ajude a se livrar do vício do cigarro que a vitória chegará.
      Deus te abençoe.

  201. Neuza disse:

    estou com medo nao conseguir para de fuma e eu fui batizada e tomei a santa seia sera que deus VAI me matar pois eu tenho medo que Deus se irá comigo eu estou com muito medo mas eu fico muito triste por não conseguir eu amo muito Deus e não queria que o senhor Jesus ficasse triste comigo A PAZ DO SENHOR

    • Pr. Toni disse:

      Deus olha nosso coração e entende nossas imperfeições. Ele te aceitou como você era, com defeitos e virtudes.
      Agora você está num processo de cura e libertação. Então, ore para que o Espirito Santo te ajude a se livrar do vício do cigarro que a vitória chegará.
      Lembre-se que Deus só vai ficar triste com você se você pecar e continuar pecando.
      Deus te abençoe.

  202. Ricardo Henrique disse:

    Sei de uma pessoa que se diz cristã. Mas tem uma casa e aluga para terceiros que dão festas funk, pagode com bebedeira, gritaria etc. A casa sempre é alvo da polícia e reclamações dos vizinhos, pelas perturbações do silencio. A casa inclusive foi interditada pelas autoridades, mas ele continua alugando para as pessoas para fazer tais festas. Ele diz que somente aluga a casa e não é responsável pelas coisas que as pessoas fazem lá. O que o sr. pensa deste caso?

    • Pr. Toni disse:

      Minha opinião é que se ele aluga a casa, o responsável pelas coisas que as pessoas fazem lá é de quem está na casa.
      Uma pergunta: se a casa foi interditada como ele continua alugando?
      O que eu penso deste caso é de que não devemos fazer julgamento das pessoas. A bíblia é enfática em nos advertir com relação a julgamento: “ não julgueis para que não sejais julgados” (Mateus 7.1)
      Muitas pessoas se preocupam com as falhas (pequenas ou grandes) que os outros cometem é não dão importância as falhas que elas mesmo têm cometido. Em nossa vida sempre vão existir situações em que as pessoas ao nosso redor vão falhar, causando em nós indignação, mas sempre devemos agir com amor.
      Isto quer dizer que toda vez que fizermos algum tipo de julgamento devemos fazê-lo com justiça, avaliando o erro e não a pessoa, pois não conhecemos o coração da outra pessoa e não sabemos o real motivo por que ela agiu daquela maneira.
      Pense nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>