Bíblia

Clique aqui para fazer uma pergunta sobre a Bíblia

Share

182 respostas a Bíblia

  1. Lia ester Taporoky disse:

    Rev. Juarez, eu gostaria de saber se uma pessoa que nasceu em um lar evangélico, ou aceitou Jesus, professou a fé cristã, se converteu, e em determinada época de sua vida se afastou dos caminhos do Senhor, procurando o mundo e a carnalidade, se afastando da igreja e desistindo de praticar a sua fé, poderá perder a sua salvação?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Lia,
      Sua resposta se encontra em João 10.28, 29: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebata da minha mão. Aquilo que o Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”. Segurança absoluta.
      No entanto, não estamos falando de mera formalidade, pois, alguém pode cumprir o rito formal (batismo, etc.) e não ter a fé no coração. Para isto nos lembramos de I João 2.19: “Eles saíram do nosso meio; entretanto, não eram dos nossos…” Por fim, cabe-nos, anunciar e não julgar, de acordo com a Parábola do Trigo e do Joio (Mateus 13.24-30; 36-43). Deus te abençoe.

  2. Deniria Garcia de Lima disse:

    Pastor Juarez,
    Por favor, poderia me esclarecer o que seria a predestinação?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Deníria:
      Gostemos ou não, predestinação é tema bíblico; Efésios 1.5, 11; Romanos 8.29, 30; Atos 4.28, literalmente o mencionam. Mas o assunto é muito mais vasto, e se encontra no capítulo do Decreto Divino, que realça a Soberania de Deus.
      Vemos a predestinação como a garantia da salvação. Dentro de um propósito eterno, portanto, que ultrapassa o tempo, Deus assegurou aquilo que Ele mesmo veio realizar no tempo. É bênção!
      No entanto, o Decreto Divino não é dirigido ao homem, citando Berkhof “como uma regra de ação”, como se os homens por causa do Decreto fossem obrigados a fazer isto ou aquilo, ou deixar de fazer as coisas. Deus não nos fez autômatos, mas, sim, criaturas feitas à sua imagem e semelhança. Ao contrário, entendemos que os atos livres do homens se acham contemplados no Decreto Divino. O que há, sim, é (Berkhof, de novo) “uma regra de ação incorporada na Lei e no Evangelho (na Bíblia), e essa regra dá aos homens a obrigação de empregar os meios que Deus ordenou”.
      Dois exemplos concretos de como não se deve encarar a Predestinação.
      O primeiro, no tocante à própria salvação, diz respeito àqueles que afirmam que, se a Salvação depende da Predestinação, então se Deus quiser salvar os homens, Ele o fará, quer eles desejem ou não. Não é uma conduta correta raciocinar assim, afinal, “Deus efetua em nós, tanto o querer como o realizar” (Filipenses 2.13); até para aspirar ser salvo, precisamos do socorro divino.
      O segundo, toca no exercício da Missão. Dizem alguns, já que é a Predestinação que assegura a Salvação, então, não precisamos pregar o Evangelho, pois, Deus salvará o pecador independente da evangelização. Em tese, parece plausível. Mas aprouve a Deus, usar como meio para alcançar o pecador, o anúncio do Evangelho. E, de tal maneira devemos nos desincumbir desta Missão, que precisamos pregar o Evangelho a toda a criatura, inclusive aos que irão rejeitá-la. Espero ter ajudado.
      Deus te abençoe.

  3. Noemy Cezarino disse:

    O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia? A história de Adão e Eva é verdadeira?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada consulente,
      No cânon das Sagradas Escrituras, o livro do Gênesis figura como o primeiro, sim. O termo traz a idéia da gênese de todas as coisas. Na língua hebraica o livro se chamada “Toledoth” que significa “Genealogias”, pois, nele encontramos diversas delas.
      Tomamos a Bíblia Sagrada como expressão da verdade em toda a sua inteireza. O que não significa que devamos dispensar uma análise literária do texto sagrado. Há parábolas e poesias, há discursos diretos e indiretos. Os nomes Adão e Eva são muito sugestivos: Adão vem de Adamá, que significa “que vem da terra”, e Eva, “mãe de toda a humanidade”. Não há Certidão de Nascimento, registrada em cartório, para podermos conferir se eles se chamavam assim mesmo. O fato é que toda a humanidade procede de um primeiro casal, o qual a Bíblia denomina “Adão e Eva”.
      Um abraço.

  4. Amós disse:

    A PROMETIDA DESCENDENCIA DE DAVI NAO É JESUS?

    • Rev. Juarez disse:

      Jesus descende de Davi pela linha genealógica. No entanto, espiritualmente, é Davi que procede de Jesus (Mateus 22.41-46). Assim, nenhum povo ou nação pode se pretender monopolizador de Jesus; os judeus foram instrumentos para a vinda de Jesus; mas todos os que o receberam foram feitos filhos de Deus (João 1.12).

  5. Amós disse:

    JESUS É O PRÓPRIO DEUS ENCARNADO E O QUE MANDA O ESPIRITO SANTO AOS HOMENS?

    • Rev. Juarez disse:

      Jesus é o Verbo Eterno (João 1.1, 2) que assumiu a humanidade (João 1.14). Sua natureza divina, posto que eterna, agregou a natureza humana. Santo e bendito mistério: uma pessoas, duas naturezas (divina e humana). Em sua despedida, Jesus confirmou a promessa, dizendo: “Virá o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai” (João 15.26).

  6. Noemy Cezarino disse:

    RV. JUAREZ
    OBRIGADA,MAS AINDA HÁ A DÚVIDA SE O LIVRO DE REIS FOI ESCRITO ANTES DO GÊNESIS.
    ABS NOEMY

    • Rev. Juarez disse:

      Sobre o livro do Gênesis, a pergunta foi quanto à ordem dos livros na Bíblia, não sobre a ordem cronológica em que eles foram escritos. É comum afirmar-se que o livro de Jó seria o mais antigo texto das Escrituras. No Novo Testamento, I Tessalonicenses foi o primeiro dos livros, antes mesmo dos Evangelhos.

  7. Amós disse:

    O que eu queria dizer é que a descendência prometida se realizou com a estrela de Davi. Esse sim edificou e restaurou todas as coisas e não o Salomão, que construiu o templo e não correspondeu com a necessidade de Deus, embora Deus tenha cumprido cabalmente o que prometera a Davi, a quem Ele amou muito! O que me leva crer que o templo é o nosso corpo, onde Deus deve habitar através do Espírito Santo de Jesus. Não seria essa a verdadeira pedra que Jesus disse a Pedro?
    Ou seja, Jesus é a própria encarnação do Deus Criador do céus e da terra não? Já não consigo mais acreditar que ele tenha sido um homem comum, este conhecia todas as coisas. Antes de morrer na cruz, o bom ladrão chamou Ele de Deus ( o que leva a crer que foi o Espírito Santo que deu este conhecimento ao bom ladrão).

    • Rev. Juarez disse:

      Quanto a Cristo, ele é o Deus eterno, que assumiu integralmente a natureza humana. Ele é perfeitamente Deus e perfeitamente homem, sem qualquer mistura ou confusão.

  8. Amós disse:

    Quem escreveu os 2 livros de samuel? no primeiro livro de samuel as escrituras nos mostram que ele morreu e mesmo assim há uma continuaçao divina na história.

    • Rev. Juarez disse:

      A respeito dos livros de Samuel, o próprio texto silencia sobre a autoria; a Bíblia, em nenhum dos dois livros afirma que foi Samuel quem os escreveu. a tradição religiosa aceita a autoria de Samuel; estudiosos mais recentes não, e também não firmam que teria sido este ou aquele autor.

  9. Moacir Quintino disse:

    Primeiramente parabéns pela paciência e coerência.
    Minha pergunta:
    Deus criou o Universo segundo certas Leis, das quais ele está sujeito(Universo). Deus chega a interferir nessas Leis, ou deixa o Universo ao controle dessas leis?

  10. Rev. Juarez disse:

    Prezado Moacir,
    Deus sempre é soberano, até mesmo sobre as leis que ele determinou. Episódios narrados na Bíblia apresentam Deus alterando o ritmo das coisas: travessia pelo Mar Vermelho, o dia em que sol parou (Livro de Josué), Cristo andando por sobre as águas, e por aí segue. Nada obstante, o fato de Deus respeitar o andamento regular das coisas que ele determinou não o deixa menos soberano. Diríamos que a sua soberania é absolutamente livre, mas inteligente e coerente. Agora, em sentido contrário, o Universo não está à mercê de si mesmo, mas do propósito de Deus. A teoria do Universo criado por Deus, mas livre da sua intervenção, é o deísmo, que não corresponde à teologia bíblica e cristã.

  11. Ana Carolina disse:

    A paz do Senhor, pastor…Gostaria de saber se ainda é aconselhável ter filhos na época em que vivemos hoje, principalmente no ano de 2012, já que se fala muito nas desgraças que ainda estão por vir, nova ordem mundial etc… desde já agradeço a fico no aguardo. Deus abençoe.

    • Rev. Juarez disse:

      A ordem bíblica é esta: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra” (Gênesis 1.28). Evidentemente, com a terra já bastante cheia, devemos nos valer do ideal de um planejamento familiar, que em nada contraria a Palavra de Deus, ao contrário, vai ao encontro dos seus valores. Há que se ter responsabilidade, quando se gera filhos É preciso gerar, amar, educar, formar, legar ao mundo uma geração valorosa para fazer a diferença. Quanto ao quadro nada positivo dos nossos dias, eles não foram melhores no passado. Sempre houve luz e trevas. Geremos filhos para a luz, a fim de vencer as trevas. Mas com muita responsabilidade e com planejamento familiar.

  12. Gilmar disse:

    Em que consiste a predestinação?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Gilmar,
      Em Efésios 1.5 encontramos esta declaração Deus “em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”. A doutrina da predestinação ensina que podemos ter segurança da salvação, não por mérito ou dedicação pessoal, mas por causa do desígnio de Deus. Ele levará a cabo o seu intento; para tal enviou Jesus para morrer em nosso lugar, nos concedeu o Evangelho pelo qual conhecemos o seu amor, e enviou o seu Espírito que habita o nosso coração, como um penhor da herança. Trata-se de uma feliz doutrina, que nos concede a garantia da salvação, pela maravilhosa obra da graça.

  13. Robson disse:

    boa noite!
    fantasma realmente existe? me fale sobre essa questão com uma visão de cristão!, me converti agora mas quando era mais novo aconteceu de eu ver 2 vezes uma no ano novo na casa da minha madrinha outra vez aqui em casa vi uma mulher me cobrindo depois de convertido descobri que aqueles que morrem resta o juizo mas e essas visões? era da minha mente? pois era muito real!
    fique na paz!!!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Robson,
      Não há comunicação entre o mundo dos vivos e dos mortos (Lucas 16.26). Pode se tratar de fortes impressões retidas em sua mente. Nãoo se impressione. Confie no Senhor.

  14. Sara Antunes disse:

    Boa noite Pastor:
    Gostaria de saber quais são as restrições para que a pessoa não tome a Santa Ceia? Muito obrigada. Deus o esteja iluminando.

    • Rev. Juarez disse:

      A Santa Ceia deve ser tomada a partir de um auto-exame. Diz a Bíblia, “examine-se, pois, o homem a si mesmo” (I Coríntios 11.28). Se entendermos que estamos em contenda com alguém, em pecado, ou o que mais for que seja impeditivo, ao contrário do que se imagina, devemos tomar a Ceia, sim, pois, o texto termina afirmando “e, assim, como do pão, e beba do cálice” (v. 28). A única questão a ser lembrada é que ao ato de tomar os elementos, que pela misericórdia do Senhor nos são oferecidos, fazemos o compromisso de buscar a mudança necessária. Leia complementarmente Mateus 5.23-24. Vale para a oferta e para a Ceia, também. Em última análise, participar da Ceia é imprescindível para reafirmarmos o nosso compromisso com Cristo.

  15. Rafael Garbin disse:

    Pr.
    Responda essa dúvida que eu tenho levantado em relação a prosperidade dos impios.
    Se Deus não é obrigado a responder (ou atender no instante) todas orações, como saberemos se o que dando certo é por vontade de Deus?
    e o que estiver dando errado é por vontade de Deus?

    • Rev. Juarez disse:

      Rafael,
      A vontade de Deus se encontra apresentada na sua Palavra. Quando lemos e meditamos nela, somos orientados, pelo Espírito, a toda verdade. Mas há um teste muito interessante em Romanos 14.22-23. E dê toda a atenção ao seguinte: à primeira percepção de que as coisas não estão em acordo com a vontade de Deus em nossa vida, devem nos levar a mudar o rumo da nossa caminhada.

  16. Welza disse:

    Pastor, a Paz de Cristo!
    Tenho uma dúvida com relação ao texto de Efésios 5 de 22 a 33. De forma geral, as igrejas ensinam que a mulher deve ser submissa ao marido. No texto em questão Paulo fala desta submissão, porém no vers. 32 afirma: \\\” grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja\\\” ainda no vers 33 \\\” Não obstante, vós, cada um de per si também, ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido\\\”. Afinal, qual o grande mistério do texto, pode me explicar? é a submissão da esposa e a entrega da vida do marido pela mesma, ou os dois se tornarem uma só carne, ou…
    Obrigada desde já. Abraço.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Welza,
      Marido e Mulher, Cristo e Igreja, ambos se refletem mutuamente. Nosso padrão conjugal é o modo como Cristo ama a Igreja, e como a Igreja deveria sempre corresponder a Ele (infelizmente, nem sempre a Igreja corresponde). Isto, por si só, já é um grande mistério: um Deus que nos ama como uma marido ama a esposa. Quanto à submissão, infelizmente, também, ela tem sido motivo de polêmica. O ponto em questão é a liderança do homem sobre o lar, que deve ser sempre uma liderança amorosa e inteligente, e jamais despótica. Que Deus te abençoe.

  17. Alex Martins disse:

    Gostaria de saber se o sr. poderia me indicar uma biblia de estudo e sua opiniao sobre a versao nvi. Deus abençoe !!

  18. Marcela disse:

    A PAZ DO SENHOR PASTOR. POR FAVOR ME ESCLAREÇA UMA DUVIDA…
    JESUS CRISTO AFIRMA EM VARIOS TEXTOS DA BIBLIA QUE ELE É DEUSEle afirma ser um com o Pai (João 10,33).
    Afirma que quem O vê, vê o Pai (João 14,7-9).• Afirma que preexistia antes de Abraão (João 8,58). Sua afirmação é no presente “Eu Sou”, semelhante ao nome com que o Deus Eterno se revelou a Moisés no sinai (Exodo 3,14-15). Isso ficou tão claro para os judeus (sua reivindicação de divindade), que quiseram apredejar a Jesus por blasfêmia.
    • Afirma que quem O honra, está honrando o Pai (João 5,23).
    • Afirma ter a mesma natureza de vida que existe somente em Deus, o Pai (João 5,26).
    AGORA VEM MINHA PERGUNTA PASTOR: ENTÃO PORQUE EM
    (matheus 27-46) JESUS DIZ: “PAI PORQUE ME ABANDONASTE”. POR FAVOR PRECISO URGENTEMENTE DESSA RESPOSTA. AGUARDO. DEUS O ABENÇOE.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada irmã, a citação de Mateus corresponde ao Salmo 22, salmo messiânico. Cristo carregou os nossos pecados, todos eles; o abandono referido não diz respeito a Cristo, mas ao peso que ele carregou por nós. Deus ama o pecador, mas odeia o pecado. Mas Cristo venceu o pecado e a morte; esta é a mensagem da ressurreição, a Páscoa Cristã.

  19. Marina disse:

    Adão e Eva foram os primeiro habitantes da terra, eles foram pais de Cain e Abel.
    Cain matou Abel. Com quem Cain se casou? Se não havia nenhuma outra mulher na terra.

    • Rev. Juarez disse:

      Com certeza, Adão e Eva tiveram outros filhos. O fato da Bíblia não mencioná-los não significa que eles não existiram. Tome em consideração a longevidade naquele período; o primeiro casal foi o responsável pela povoação na terra nos primórdios.

  20. Cristiano disse:

    Pastor, fui questionado se Moisés soube de tudo que aconteceu quando criança, e também se ficou sabendo se Joquedebe era sua mãe verdadeira e a filha de Faraó era sua mãe adotiva.

  21. Patricia Souza disse:

    a biblia deixa claro que deus escolhe pessoas para servi lo gostaria de saber se para ser escolhido temos que ter algo especial ….

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Patrícia,
      A escolha divina não se prende aos nossos dotes. Ele é quem nos capacita. Todos os dons provêm dele. Tudo o que temos e somos pertence a ele. Com certeza, você foi escolhida pelo Senhor para uma obra que ele está mostrando através de muitas coisas. Esteja atenta.

  22. Alcionaldo disse:

    porque que em isaias 65 vess 17 ao 25 fala de um geito e em apocalipse 21vess 1 ao 8 fala de outro? afina qual é a nova terra certa?

    • Rev. Juarez disse:

      Os textos são complementares e não discrepantes. O primeiro apresenta um aspecto mais ligado a relacionamentos e uma vivência de paz; o segundo, destaca a realidade da presença gloriosa do Senhor. Isaías escreveu sua mensagem 8 séculos antes de João, mas é o Espírito Santo que vincula as duas passagens; de fato, não há discrepância.

  23. Nivio disse:

    o que é blasfemar contra o Espirito Santo?

    • Rev. Juarez disse:

      É a rejeição definitiva ao oferecimento da graça de Deus. A única esperança que temos é o amor e o perdão de Deus, com a sua morada em nossa coração; a blasfêmia contra o Espírito Santo significa rejeitar tão grande salvação. Leia Hebreus 2.12.

  24. Wallisson disse:

    Que a Paz do Senhor esteja em seus corações
    Bom dia
    Gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com uma pesquisa sobre o significado de \”Estrela da Manhã\”,\”Estrela da Alva\” ou \”Estrela Matutina\”, as três tem o mesmo significado, segundo a cultura judaica e qual sua simbologia.
    Desde ja agradeço a atenção,e a possibilidade de auxilio
    Um forte abraço em seu coração

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Wallisson,
      Um dicionário bíblico pode ajudá-lo bastante. Fico, aqui, apenas, com a menção de I Pedro 1.19, que faz referência aos profetas que alumiaram por toda a longa noite, até que o dia nascesse, com a chegada do prometido Salvador, a “estrela da alva”. Cristo é o alvorecer de um novo tempo, na história, e na vida de cada um de nós.
      Deus te abençoe.

  25. Onam Macedo de Paula disse:

    pastor a biblia peshita diz que a biblia joao ferreira de almeida contem 52000 contradições em sua tradução,isso e verdade ou não.

    • Rev. Juarez disse:

      Onan,
      O trabalho de tradução das Escrituras é muito sério. Colocar a Palavra de Deus na linguagem do coração dos homens é tarefa que se realiza debaixo de oração. Quem faz uma afirmação destas não é sério. Deus tenha misericórdia.
      Um abraço.

  26. Patrícia Batista disse:

    Meu querido Pastor, quanto ao livre arbítrio: até onde o temos já que os planos de Deus não podem ser frustrados????

    • Rev. Juarez disse:

      Patrícia,
      A plena liberdade, ou livre-arbítrio, era a condição do homem antes da Queda, ou seja, da entrada do pecado no mundo; a partir dela, o homem entregou sua liberdade ao próprio pecado; somente Cristo restaura em nós a perfeita liberdade, pois, ela só pode ser provada em conformidade com os caminhos de Deus.
      Por outro lado, esta condição em que nos achamos, não retira de nós a responsabilidade pelos nossos atos. Eis um grande mistério: Deus é sempre soberano e o homem, sim, é responsável pelos seus atos.
      Felicidades!

  27. Onam Macedo de Paula disse:

    Obrigado pastor pois todos os dias aparecem novas traduçãoes e estudos e uma diverge da outra,e temos que ter cuidado de não cairmos em eresia humana teologica;as biblias são varias e para todos os gostos,e o final dos tempos.

    • Rev. Juarez disse:

      Onam,
      A Palavra de Deus é uma só; as versões em que ela se apresenta em que se multiplicam; graças a Deus por estas versões; em muito maior medida elas são bênção. Mas é importante comparar e pesquisar.
      Em Cristo.

  28. Welza disse:

    Pastor, tenho uma dúvida. o que exatamente quer dizer o texto de Lc.21:33;Mc 13:30 e Mt 24:34? \”Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isso aconteça\”.
    Obrigada.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Welza,
      Toda a profecia tem um sentido histórico e, também, um sentido escatológico. As palavras de Jesus soaram aos primeiros leitores como que se referindo à queda de Jerusalém, acontecida no ano 70 (sentido histórico). No entanto, do ponto de vista escatológico, estamos no aguardo de determinados acontecimentos que terão lugar ao longo de uma mesma geração. Portanto, estamos diante dos mistérios do nosso Deus.
      Em Cristo,

  29. D. Menezes disse:

    A paz do Senhor, Reverendo!
    Bom, eu vim lhe pedir ajuda na interpretação de um texto da bíblia.
    Eu estava muito ansiosa, estou passando por uma provação tremenda e me sinto cheia de dúvidas quanto ao desfecho dessas lutas, aí estava falando com o Senhor, eu perguntei para Ele até quando vai durar isso tudo, porque se o Senhor tem sempre o melhor caminho, eu não estava entendo pois a luta está muito grande e me sinto cansada, sem forças e agora com um pouquinho de dúvida em relação aos belos planos de alegria que o Senhor disse que me reserva… então eu abri a bíblia aleatoriamente, e me veio a palavra do Senhor exatamente em Eclesiastes, cap 11:4:6, que diz: “Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã, semeia a tua semente, e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas.”
    A minha bíblia de estudo, consta o seguinte em relação a esses versículos:
    1) 11.4: Eventos imprevisíveis vêm de Deus, e o homem cujas ações são determinadas pelo futuro incerto nunca começará nem terminará uma plantação.
     Reverendo, isso está se referindo a pessoas que têm dúvidas, e essas pessoas por acharem que tem um futuro incerto nunca vão conseguir nada porque Deus não abençoa se a pessoa não tiver certeza que Ele tem um plano para nós? Mesmo com essa explicação da minha bíblia, eu não consegui compreender direito… peço a sua ajuda na interpretação destes versículos.
    2) 11.5: Aqui novamente Salomão nos lembra de que não se pode conhecer todas as obras infinitas da natureza, quanto mais as obras de Deus.
    3) O pregador retoma a idéia de trabalhar e ter algo para dar a quem está passando necessidades. Se a pessoa não semeia no tempo apropriado ela não pode dizer se prosperará ou não; mas se seguir as leis da natureza e as condições forem normais poderá ser abençoada com a prosperidade e isso é algo com que se pode contar.
     Não consegui entender! Isso estaria se referindo a pessoas que não fazem nada e apenas esperam frutos de Deus? e fala que devemos semear, ir à luta pois embora que ainda não seja o tempo da colheita, se formos perseverantes e continuarmos na luta Deus abençoará? É isso?

    Perdão pelas longas perguntas Reverendo, eu realmente tentei entender, mas gostaria de lhe pedir por favor, ajude-me a compreender estes versículos! A paz do Senhor, fique com Deus e obrigada por ajudar a todos nós com a sua sabedoria, és muito usado por Deus!

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada D. Menezes,
      A passagem de Eclesiastes contém uma desafiadora mensagem para aprendermos a confiar no Senhor. Afirmo que este texto nos remete à importância de investir no Reino de Deus. É o Senhor quem coloca em nosso coração tanto o querer como o realizar (Filipenses 2.12) Então, mãos à obra, não esquecendo do ministério constante da oração, para reabastecer-se de forças no Senhor.
      Deus te abençoe.

  30. Ellenita disse:

    pastor o que vai ser de nois quando so sir comprar com o chipe o que vamos come o que sera de nois mim responda por favor

    • Rev. Juarez disse:

      Ellenita,
      Creio que você se refere à marca da besta, referida no Apocalipse. A Palavra de Deus afirma que os que são de Cristo serão guardados pela sua proteção. Então, precisamos estar em absoluta comunhão com Deus. Lembre-se da palavra do Senhor Jesus, o Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas (João 10.10).

  31. Osmar Silva disse:

    o que vai acontecer no dia 21 dezembro,como nos cristaos devemos responder as pessoas quando nos perguntam.vai acontecer catrastrofes mesmos na terra o que a biblia fala sobre isso ,devemos nos preocupar com o dia 21 de dezembro

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Osmar,
      Pela demora em responder, a pergunta já está respondida. Apenas, lembre-se da palavra do Senhor Jesus, de que ninguém sabe o dia e a hora, somente o Pai. Viva sua fé diariamente, com toda a normalidade, confiando em Cristo, desde já, e eternamente.

  32. Marta disse:

    Quando Deus tem um plano para nossa vida a gente sente tristeza por realiza-lo? E as profesias que foram ditas em relaçao a nos, podemos ter a total segurança de que sairam mesmo da boca de Deus e irao se cumprir?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Marta,
      A Palavra de Deus é nossa regra de fé e prática; tudo o que ela diz é verdade é deve ser vivido pelos filhos de Deus; o que ela não diz, não deve ser apregoado por ninguém. Não se deve tirar, nem colocar nada nas Escrituras Sagradas (Mateus 5.17). Infelizmente, muitos se fazem de profetas em nossos dias, com suas “profetadas”. Deus os julgará.
      Em Cristo.

  33. Jamerson Fonseca disse:

    Sou professor de ciências e explicando a gravidade, um aluno fez o seguinte questionamento,acho que influenciado por algum ateu, não sei,,e fiquei sem resposta..a pergunta foi a seguinte :
    Se Deus criou as leis da natureza, porque ele não cumpre sua própria lei, pois andar sobre as águas é violar a lei da gravidade, ou abrir o mar vermelho.. se Deus é justo, então ele deixa de ser quando viola sua própria lei.. me ajude, disse que consultaria e responderia sexta feira!! que devo responder?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Jamerson,
      Bendita Lei da Gravidade que nos mantém firmes no chão e não voando pelos ares. Nada obstante, Deus não se acha sujeito a esta lei da física, pois Deus é espírito. Um corpo físico só pode ocupar um lugar de cada vez; Deus se acha em toda parte, todo o tempo. No caso de Jesus, que andou por sobre as águas, foi uma demonstração do poder de Deus, capaz de suplantar uma lei da física. Não se trata de não respeitar uma lei, mas de ser superior a ela. Quanto à questão da justiça, parece haver faltado um dado concreto, no entanto, o fato é que a justiça de Deus é inquestionável. O que ocorre, muitas vezes, é que atribuímos a Deus a nossa injustiça, ou quando ocorre uma injustiça no meio dos homens, jogamos a culpa em Deus; Deus é soberano, mas nos incumbiu de absoluta responsabilidade pelos nossos atos.
      Deus te abençoe.

  34. Julio Francisco disse:

    não entendo nada de biblia.
    qual o procedimento como andar em
    comunhão diariamente com Jesus

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Julio Francisco,
      Tenha uma Bíblia próxima de você e a leia diariamente; você, com
      certeza, aprenderá o caminho do Senhor. Deus o ama profundamente e
      quer que você o conheça de maneira muito profunda.
      Em Cristo.

  35. Rômulo disse:

    Pastor então Deus criou pessoas para irem pro inferno?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Rômulo,
      Leia II Pedro 3.9: “O Senhor é longânimo, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”. Este é o coração e o anelo de Deus. No entanto, como os homens pecaram, e resistem a única tábua de salvação que pode resgatá-los, que é Cristo, muitos não serão salvos. Neste sentido, pela vontade permissiva de Deus, que inclui os atos livres dos homens (atos livres que levaram os homens a serem escravos do pecado), muitos irão para o inferno. Daí, a ilação que você faz. No entanto, nem por isso, Deus deixa de ser longânimo e assaz benigno.

  36. Franciele disse:

    Pastor quando Jesus fala ninguem é bom a não ser Deus, ele não está falando q ele não é bom né? (Lucas 18:19) pq ele é Deus , fiquei em duvida, aguardo sua resposta. Obrigado

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Franciele,
      Só Deus é perfeitamente bom, numa absoluta e irreparável bondade.
      Só não se esqueça que Jesus é o Filho de Deus, igualmente Deus com
      o Pai, portanto, Jesus é perfeitamente bom (João 1.1-3).

  37. Ismael disse:

    Essa “doutrina” de Predestinação Absoluta é contrária ao ensino bíblico do livre arbítrio e oculta o Atributo da Presciência de Deus. Na verdade, se Deus escolheu alguns para serem salvos, consequentemente, destinou todo o restante para ser perdido. Isto não faz sentido, especialmente quando tratamos do Único Deus Justo. Neste caso, não necessitaria Jesus Cristo ter vindo, em carne, a este mundo, para derramar o seu sangue em uma cruz e pagar um preço por alguém que já está determinado a ser salvo desde o seu nascimento. Não seria lógico, nem justo! Pela doutrina da Presdestinação Absoluta não necessitaríamos pregar o evangelho para que se convertessem os que “supostamente” já nasceram salvos. Assim, teríamos que fechar todas as igrejas e deixar tudo acontecer como “predestinado”.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Ismael,
      Repeitando sua opinião, peço que atente para o texto de Efésios
      1.3-5. A predestinação é ato livre de Deus. A obra de salvação
      exercida por Cristo na cruz dá curso à predestinação. A
      evangelização é missão nossa. De que forma estas realidades
      trabalham juntas, haveremos de compreender melhor na eternidade, pois,
      estamos diante de mais um mistério da Palavra de Deus. O que é
      inconcebível é o homem ter o poder de decidir se quer ou não ser
      salvo, diante de um Deus Soberano. Ou damos a Deus o reconhecimento de
      sua soberania, ou não damos, e então decidimos a qual Deus estamos
      servindo.
      Quanto ao livre-arbítrio, ele cabe bem antes da Queda, pois, a
      partir dela, a humanidade entregou sua liberdade ao pecado (Romanos
      7.15-24). Se o Senhor não tiver misericórdia de nós, não
      subsistiremos (Romanos 7.25 – 8.1-5).

  38. Rosa disse:

    A BÍBLIA DIZ EM GENESES 1-27AO31
    QUE DEUS HAVIA CRIADO O SER HUMANO NO SEXTO DIA A SUA IMAGEM SEMELHANÇA. MAIS ADIANTE NO CAPITULO 2-6 DIZ QUE DEUS FORMOU O SER HUMANO DO PÓ. A BIBLIA SE TRATA DAS MESMAS PESSOAS OU EXISTIA SERES HUMANOS ANTES DA CRIAÇÃO DE ADÃO?

  39. Sidnei disse:

    segundo a biblia se eu viver com sentimento de maguar com o meu pastor e se nao perdao. e ele mim perdoa o pastor. ai eu comeso a sofre por que nao recomcilier com o pastor enquato ele era vivo terei perdao de deus

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Sidnei,
      Deus não é refém do nosso perdão ao próximo para efetivar o seu perdão sobre nós. A questão é que se não somos capazes de perdoar aos outros, temos realmente compreendido o alcance do perdão de Deus para conosco? Quando nos damos conta de quão pecadores somos, e mesmo assim Deus decidiu perdoar-nos, quem somos nós para não perdoar outrem? Assim, não posterguemos a oportunidade perdoar e ser perdoado.

  40. Márcio Roberto disse:

    No céu só existe um só trono que é o de Deus? Ou existe ainda o trono de Jesus e também o trono do Espirito Santo?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Márcio,
      A ideia de “trono” se refere à soberania. O Deus Trino é soberano. Esta soberania ele exerce em sua plenitude. O trono é um só, a soberania é única, e ao Deus Trino devemos nos submeter inteiramente.

  41. Michely disse:

    gostaria de saber se é normal sonhar com demonios si manifestando

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Michely,
      Não é normal. Os sonhos refletem o que guardamos dentro de nós. Guarde a Palavra de Deus no seu coração, desta forma seus sonhos serão repletos das promessas de Deus.

  42. Joelson disse:

    Em Mc 11.24 na versão, Almeida Revisada imprensa bíblica diz: \”crede que o recebereis\”. Na versão, Nova Versão Internacional diz: \”creiam que já o receberam\”. (observe que recebereis é futuro e receberam é passado)Qual tradução é mais fiel ao original?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Joelson,
      A versão Revista e Atualizada, a mais popular no Brasil, diz o mesmo que a Internacional, em outros termos: “crede que recebestes”. O original grego dá este sentido. A fé antecipa as coisas que ainda virão.

  43. Maria Raica disse:

    Boa tarde em Cristo,
    Eu gostaria de saber se a tentação de Jesus foi literal ou figurada?
    1º tornar as pedras em pães
    2º monte
    3º Pináculo do templo
    desde já agradeço.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Maria Raica
      As tentações que Jesus sofreu foram reais. Jesus, Filho de Deus, assumiu integralmente a nossa humanidade, tendo sido tentato como todo o ser humano também é; por isso, a Palavra de Deus afirma que ele é o nosso sumo-sacerdote, capaz de compadecer-se de nós, pois passou o que nós passamos (Hebreus 4.15).

  44. Carlos Jr. disse:

    Pastor por favor me responda o questionamento que me fizeram: Uma afirmação muito comum dos cristãos é que a Bíblia é inspirada por Javé e é confiável pois antes mesmo de Galileu, o livro sagrado já dizia que a Terra é uma “esfera” em uma época em que “todo o mundo” cria que era plana.
    Isaías 40:21—22:
    21 [...] não atentastes para OS FUNDAMENTOS DA TERRA? 22 Ele é o que está assentado sobre o CÍRCULO da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que ESTENDE OS CÉUS COMO CORTINA, E OS DESENROLA COMO TENDA, PARA NELES HABITAR;
    Está claro que a intenção do autor não era expressar a ideia de um globo e sim a de um círculo. A palavra hebraica que aparece no texto — “CHUWG” — que significa (descontando os vãos esforços dos fundamentalistas bíblicos) “círculo” (não “esfera”).
    The New Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1984.
    2328. chuwg: raiz primitiva; descrever um círculo: circundar.
    2329. chuwg: um círculo: círculo, circuito, circunferência.
    E mesmo que houvesse ambigüidade no termo, A TOTALIDADE DO CONTEXTO APONTA PARA UM CÍRCULO PLANO E NÃO UMA ESFERA OU GLOBO.
    Olhemos com mais atenção:
    O texto fala dos fundamentos ou bases da terra. Uma terra plana em forma circular pode ter bases ou colunas ou fundamentos. Um planeta esférico em forma de globo não. Como se colocam fundamentos em uma esfera? Como se entenderia o texto “não atentastes para os fundamentos da terra?”, se este falasse de um planeta com forma de globo? Como pode ter fundamentos o planeta Terra?
    O texto também fala acerca de que Javé “está assentado sobre o círculo da Terra”. O conceito de acima, abaixo e sobre é um conceito muito simples quando estamos considerando distâncias pequenas sobre a superfície da terra. Mas quando se considera a terra como uma totalidade, o conceito perde sentido. Qual é o “acima” de uma esfera que flutua no espaço?
    Se a terra tivesse uma forma de disco ou círculo, a direção que indica o acima e o abaixo estaria claramente diferenciada. Por outro lado, quando se considera a terra como uma esfera no espaço, o “acima” e o “abaixo” perdem sentido. Onde está a parte superior de um planeta em forma de Globo, para que Javé se assente “sobre” ela? Em uma terra esférica há infinitas direções de acima para definir um “sobre”. (Considere o “para cima” na América do Norte e o “para cima” na Austrália… ambos apontam em direções opostas.) Por outro lado, se a terra fosse um disco plano com bases ou fundamentos no mar, então SIM HAVERIA UMA CLARA DIREÇÃO DO ACIMA, e Javé perfeitamente poderia estar assentado sobre o círculo, estendendo sobre este os céus à maneira de toldo ou tenda de campo.
    O texto também fala de que Javé “estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar”.
    Como se pode estender uma tenda de campo (tenda de habitar) sobre um planeta com forma de esfera ou globo? Não se pode. Ao invés, é perfeitamente factível estender uma tenda sobre uma terra em forma de disco plano. Debaixo desta “tenda” ou toldo que cobre uma terra circular, perfeitamente podem morar as pessoas como gafanhotos.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Carlos Jr.,
      Suas observações, em comentário às passagens referidas, são
      muito plausíveis, principalmente se tomarmos o sentido absolutamente
      literal do texto. A veracidade das Escrituras não se encontra no fato
      dela ter se antecipado a Galileu, mas dela ser a Palavra de Deus, modo
      de revelação do Eterno, para comunicar-se conosco e elevar-nos à
      sua presença, especialmente apresentando-nos seu propósito para
      conosco. Partidários extremistas, quer da leitura sempre literal da
      Bíblia, quer da leitura sempre figurada da Bíblia, equivocam-se.
      Mesmo não sendo livro de ciência ou de matemática, nem mesmo de
      história e geografia, as afirmações feitas nas Escrituras não se
      contradizem. As figuras dos fundamentos da terra, do círculo, da
      tenda, do trono, apenas, sugerem o cuidado e o zelo de Deus para com
      os seus, sua presença interagindo em nossa realidade, numa linguagem
      sublime, mais calorosa do que as frias descrições científicas do
      planeta e do universo, igualmente respeitáveis.

  45. Metastásio disse:

    O porque jesus foi morto?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Metastasio,
      Jesus é o Filho de Deus, que assumiu a nossa humanidade, e morreu a
      nossa morte. Ele morreu para purificar os nossos pecados. E o mais
      importante: ele venceu a morte, pela ressurreição, por meio da qual,
      recebemos verdadeira vida, vida eterna.

  46. Robson Batista disse:

    A passagem de mat 8.29 diz que jesus veiu atormentalos os demoniados como pode um santo, não pode ser atormentado e nem atormenta ningem. A não ser salva

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Robson,
      A declaração “vieste atormentar-nos” é proferida pelo diabo. Jesus não atormenta ninguém; Jesus consola e acalenta a todos; mas o demônio sabe que a obra de Cristo atrapalha os seus planos infernais.

  47. Seozy disse:

    O que a Bíblia fala sobre tatuagens? Como interpretar o texto de Levítico 19:28?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Seozy,
      Nosso corpo é o Templo do Espírito Santo (I Coríntios 6.19). Devemos zelar pela nossa saúde e integridade física, o que inclui evitar vícios, maus hábitos, desgastes em nossa saúde, alimentação escassa ou exagerada, falta de sono e, muitos outros cuidados; neste contexto, entendo que a aplicação de tintas sobre o nosso corpo vai contra este princípio de zelo com a casa de Deus que somos nós.

  48. Vinicius Gama disse:

    A paz pastor, onde eu encontro na bíblia a passagem que diz : seja qual for a ofensa, não guarde ressentimento contra o próximo.

  49. César Carrera disse:

    Boa tarde. A PAZ DO SENHOR
    Pergunta: Baseado na PALAVRA DE DEUS A BÍBLIA. A PRÁTICA DE PAGAR DÍZIMO HOJE. NÃO CONTRADIZ A BÍBLIA. POIS NÃO SOMOS JUDEUS, E OS PASTORES NÃO SÃO LEVITAS. E TIAGO. 2. 10, DIZ: Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. O DÍZIMO É SÓ UM DOS 613 MANDAMENTOS DE MOISÉS.
    Seremos julgados pela LEI ou pela GRAÇA se continuarmos nesta prática. E porque os pastores continuam a utilizar esta prática sabendo que ela é falsa.
    Abraços

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado César,
      A entrega do dízimo não é prática exclusiva dos judeus. Abraão entregou dízimo a Melquisede, o qual é figura do sumo-sacerdote-mór, o próprio Senhor Jesus (Hebreus 7.1-3; além disto, o próprio Abraão é anterior à Lei, sendo inclusive apontado como o Pai da Fé (Romanos 4.1-3; Hebreus 11.8-19).
      No entanto, assiste razão a você, quando destaca a ideia de cobrança do dízimo feita por muitos líderes religiosos, chegando quase a ser um assalto. O dízimo que entregamos a Deus (alguns gostam de referir-se ao gesto como “devolução a Deus”) é um ato da graça em nosso coração; deve-se apresentar, tanto a oferta, como o dízimo, com gratidão e alegria (II Coríntios 9.7), mas também com senso de responsabilidade, entendendo que estes recursos visam a expansão da Obra de Deus, assim, quanto maior a semeadura, maior a colheita (II Coríntios 9.6) e maior a generosidade, o louvor e a gratidão (II Coríntios 9.10-11).

  50. José Carlos disse:

    rev. Quanto tomamos a sanra ceia podemos pedir qualquer coisa que seremos atendidos?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado José Carlos,
      A promessa bíblica é: “tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei” (João 14.13). Jesus fez esta declaração que devemos orar sob o seu nome e, por conseguinte, sob a sua vontade. O salmista afirma: “Agrada-te do Senhor e ele satisfará o desejo do teu coração” (Salmo 37.4). Quem se agrada do Senhor, não deseja, a não ser o que é a vontade do Senhor.

  51. Kasué disse:

    Uma pessoa que foi criada pela avó desde que nasceu, a mãe participou muito pouco da sua vida, neste caso de acordo com a Bíblia a quem ela deve honrar? A mãe que a gerou ou a avó que criou?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Kasué,
      Tanto a mãe, como a avó. Devemos respeitar as cãs, tanto da geração imediata como as demais. No caso da mãe que gerou, que Deus conceda um coração bastante compreensivo com a situação; no caso da avó, um coração eternamente agradecido.

  52. Lúcia disse:

    qual o livro da biblia,que fala a cerca de um profeta,que apos orar no templo,o senhor serrou seus labios,por um tempo.ou seja,o emudecue.

  53. Pedro Paulo disse:

    A BÍBLIA MANDA MATAR ALGUÉM?TIPO PEDÓFILO

  54. Pedro Paulo disse:

    JESUS MANDOU MATAR OS PEDÓFILOS,EM MATEUS 18:6?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Pedro Paulo,
      Em hipótese alguma. A força do argumento de Jesus diz respeito ao mal que cometemos quando escandalizamos alguém. Por isso, devemos cuidar com nosso comportamento e palavra.

  55. Dayanne disse:

    Olá pastor! Alguns pastores dizem que Jesus mandou Marta tirar a pedra para ressuscitar Lázaro, mas analisando \”João 11; 39 percebi que há um ponto final, gostaria de saber, Jesus mandou Marta tirar a pedra?

  56. Valter Turini disse:

    Prezado Pastor,
    Gostaria que o Sr. me informasse se o trecho abaixo é realmente bíblico e, se for, por favor, se possível, me indique onde localizá-lo na Bíblia: \”Já vos ensinei: não caminheis pelas veredas da noite. Elas são traiçoeiras e cheias de tropeços. Meus caminhos são retos e planos.\”
    Obrigado.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Valter,
      Provérbios 4.11-12 diz: “No caminho da sabedoria te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás”.

  57. Ivalnete disse:

    Pastor eu estou começando a ler a biblia buscando conhecimento da palavra pedindo a Deus revelções e entendimento tenho orado a Deus por tudo, gostaria mesmo de ir para igreja orar com fevor com toda igreja junta mais o meu marido é muito ciumento e não deixa então estou orando em casa no serviço lendo a biblia em fim em todo lugar que vou estou grudado na biblia e fazendo orações tenho fé que logo em breve estarei na igreja. E ele comigo tambem pq Deus vai transforma-lo ue creio. Emfim pastor o motivo que estou ti enviando essa mensagem é o seguinte meu marido é viciado em drogas, bebida e maquninha caça niquel e frequentas alguns bares ou quer dizer buteco pq aquilo não é bar e é ambiente onde eu não gosto de ir mais algumas vezes ele quer q eu vá p eu não ficar em casa pq ele já pensa quer ficar em casa pra que vai vim algum homem aqui e mais e mais coisas que ele fala devido o ciume que tem e sou obrigada a ir e eu quero que ele vá e eu fique em
    casa para eu ficar orando pq com ele em casa é impossivel ler a biblia em paz e orar sossegado. e sempre que vou dormir oro e peço a Deus para mim mostrar em sonhos acontecimentos futuros ou alguma coisa que Deus fez por mim, e uma noite dia 11/01/2014 eu sonhei que estava em um bar com caracteristica igual aos butecos que ele frequenta que ele entrou foi jogar na maquina caça niquel e disse senta ali no balcão e pede uma cerveja eu sentava ficava sentada no baquinho proximo o balcão e pedia uma cerveja e ele jogando de costa pra mim quando chegou um homem de calça jeans e camisa social amarela clara com um revolver na mão aparentemente um 38 e mirou pra ele na direção da cabeça só q ele não vio pois estava de costa tinha mais gente no bar mais ninguem vio ou se viu fingio não ver o homen olhou tambem feio pra mim eu na hora pensei ele tambem vai mim matar olhei na direção do fundo do bar e pensei vou sair pelos fundo e vou chamar a policia mais os fundo n�
    �o tinha saida só tinha um banheiro sem vitro foi quando meu marido que estava jogando virou novamente para mi olhar no balcão e eu fiz um sinal pra ele e falei com os labios ele vai ti matar fica ai não sai da ir nessa hora em que eu falava com ele de loge fazendo gesto que o homem tava armado eu vi uma porta na frente dele orei a deus e pedir explicação da porta pq no bar onde eu tive a visão não tinha no local que ele jogava não tinha aquela porta e Deus mim revelou que era um escudo de Deus entre ele e o atirador nesse momento fiquei desesperada em panico foi quando mim vi sem roupa saindo para ligar para policia sair procurando um telefone na casa de alguem e deparai na casa de um casal que conhecia ´ ao chegar nessa casa ela estava toda quebrada e só um quarto nos fundos onde estava aquele casal deitado com os filhos assistindo tv mim enrolei com uma toalha de cor lilaz só que o telefone de la tava quebrado e sair na rua até que uma mulher vio o me
    u desespero e eu contei a minha historia pra ela e foi então que mim o fereceu o telefone e eu liguei para policia dizendo que tinha um homem armado em uma padaria o policial mim perguntou o nome do local e eu disse o nome ao terminar a ligação devolvir o telefone para aquela mulher e quando olhei na rua vinha uma mulher com uma criança com a biblia na mão ai eu disse moça ora por mim e ela parou abrio a biblia e disse vou orar e era em frente a outro bar onde tinha pessoas em fila aguardando a vez p jogar snook e eu queria muito tocar nem que seja a mão naquela biblia pq eu tinha certeza se tocasse na biblia Deus mim ajudaria e mi tirava da quela aflição olhei para o lado orei a deus com tanto fervor e ao mesmo tempo desespero que na hora pastor sentir o tremor de Deus sentir que ele tava ali comigo o todo poderoso sentir que ao redor de mim estremecia foi quando no meio de tanta gente pra la e pra ca estiquei o dedo e conseguir tocar as pontas da minhas unha
    s de raspão na biblia da mulhar ai eu acordei e tava na hora de ir dar o meu plantão, acordei com os olhos cheio de lágrimas,sair orando e pedindo a Deus revelação dos meu sonho peguei a minha biblia orei e pedir para Deus mim revelar o sonho igual revelou para o profeta joão que Deus esmioçase aquele sonho p eu entender e pedir para ele falar comigo atraves da palavra abri a biblia em Mateus 2- v 7 ao 23 onde fala da matança dos meninos por Herodes e na perseguição ao menino Jesus. Pastor mim responda e a Porta do sonho o que siguinifica e eu saia sem roupa pq eu tinha que passar pelo homem e era a unica maneira dele não mim reconhecer. Pastor estou orando a Deus e perguntando foi livramento que Deus já mim deu ou é algum aviso futuro?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Ivalnete,
      O crente deve orar a Deus pedindo orientação e ler a Palavra de Deus para recebê-la. Neste particular, Deus sempre é muito claro, não deixando dúvida acerca do que ele deseja para nossa vida, afinal, a Palavra de Deus nos é suficiente.

  58. Márcia disse:

    Onde ta na biblia congreai na congregacao mais perto da sua casa

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Márcia
      Em Hebreus 10.25 lemos que não devemos deixar de congregar-nos, como infelizmente já era costume de muitos. A recomendação continua valendo.

  59. Sandra disse:

    Pastor, a Paz. Ainda não consigo entender: Adão e Eva tiveram 2 filhos, de onde vieram as outras pessoas?

    • Pr. Toni disse:

      Sandra:
      A Bíblia afirma que Adão e Eva tiveram outros filhos. Genesis 5.4 “Depois disso Adão viveu mais oitocentos anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas.” O fato da Bíblia não mencioná-los não significa que eles não existiram. Considere a longevidade das pessoas naquele período, o primeiro casal foi o responsável pela povoação na terra nos primeiros tempos.

  60. Felipe disse:

    se deus existe porque ele é tão cruéu?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Felipe,
      Mesmo que respeitável, esta é uma opinião sua. Deus tem se revelado misericordioso e bondoso, a ponto de assumir a nossa humanidade, e levar na cruz todos os nossos pecados, justamente, para que não fossemos vítima da crueldade que os nossos pecados acarretaram sobre nós. Ninguém tem maior amor do que este (João 15.13).

  61. Jessé disse:

    Pastor, comecei a frequentar a igreja evangélica há pouco tempo, então qual seria sua indicação de bíblia mais adequada para que eu possa começar a entender a Palavra de Deus? Pois nos sites encontro vários modelos, como: bíblia de estudo pentecostal , bíblia de estudo Despertamento espiritual , entre outras

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Jessé,
      Que bom que você está frequentando a igreja evangélica, melhor ainda que você está desejoso de ler e estudar a Bíblia. Primeiro de tudo, esteja certo de que Jesus é o seu Salvador pessoal; o mais ele fará (Salmo 37.5).
      As Bíblias de estudo, na verdade são comentários ao texto bíblico. Mas se posso recomendar uma, indico a Bíblia de Genebra.

  62. Maria Luciana disse:

    Pastor acho que ninguém nunca lhe fez a pergunta que eu vou fazer. Sempre fui muito curiosa e quando criança ao olhar meus olhos no espelho percebi que abaixo de uma iris havia como que uma letra S e abaixo da outra como que a letra Y. Bem assim: ‘S Y. No Y nao ha aspas. As letras poderia ser algum sinal divino, ja que eu ja enfrentei grandes dores e ja recebi varios livramentos. Se fosse um sinal divino o que Deus estava tentando me dizer quando escreveu essas letras nos meus olhos? O senhor tem ideia ou ja viu algum caso como esse?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Maria Luciana,
      Realmente, nunca recebi uma pergunta semelhante a esta. No entanto, não creio que você deva preocupar-se com isto. O que Deus quer revelar-nos ele fez por meio da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Leia e medite nela e você conhecerá toda a vontade de Deus para sua vida.

  63. Rafaela disse:

    e pecado uma criança de 3 anos tomar da santa ceia da mãe? me dê um versiculo na biblia que diz claramente. obrigado.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Rafaela,
      A participação da Ceia deve ser consciente de seu significado, que é a obra redentora de Cristo. Com certeza, uma criança de 3 anos não tem esta consciência. Quanto à passagem bíblica, deixo com você I Coríntios 11.29: “Quem come (o pão) e bebe (o vinho) sem discernir o corpo (de Cristo), come e bebe juízo para si”.

  64. Ozeas Pena disse:

    a bíblia diz que abraão tomou outra mulher, quetura , ele se casou com ela, ou ela foi sua concumbina? amante. Em outras palavras o que é tomar uma mulher, no dicionário bíblico}

    • Pr. Toni disse:

      Caro Ozeas:
      Vejamos o texto de Gênesis 25.1, nas diversas versões, como segue:
      • Almeida Revista e Atualizada: Desposou Abraão outra mulher; chamava-se Quetura.
      • Almeida Revista e Corrigida: E Abraão tomou outra mulher; o seu nome era Quetura.
      • Nova Tradução na Linguagem de Hoje: Abraão casou com outra mulher, que se chamava Quetura.
      • Nova Versão Internacional: Abraão casou-se com outra mulher, chamada Quetura.
      Olhando estes textos podemos afirmar que Quetura foi mulher/esposa de Abraão.
      Mas se o texto de I Crônicas 1.32 diz: “Estes foram os filhos de Abraão com sua concubina Quetura: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque, Suá.”, então a Bíblia está errada?
      A concubina no Antigo Testamento não era uma amante secreta ou ilícita, mas uma mulher unida de forma legal a um homem pelo casamento, porém numa condição inferior ao da esposa regular. Nenhum estigma moral estava ligado ao seu status, que era considerado parte natural do sistema social polígamo. Pelo menos nos tempos patriarcais, a causa imediata do concubinato era quase sempre a esterilidade da esposa legal, a qual poderia, ela mesma, sugerir que seu marido tivesse filhos por meio de sua criada. (veja os textos de Genesis, capitulo 16 e 30)
      Segundo o que é descrito no livro de Gênesis, foi apenas depois da morte de Sara que Abraão tomou Quetura como esposa. (veja em Gênesis 23.1, 2; Gênesis 24:67) Quetura foi a segunda esposa de Abraão e mãe de seis dos filhos dele. (Gênesis 25:1-4.)
      Então, Quetura era uma esposa secundária que nunca teve a mesma posição que Sara, mãe de Isaque, que foi o herdeiro das promessas divinas.

  65. Luiz Carlos disse:

    pastor eu encontrei em um texto da biblia, mais precisamente num dos evangélhos uma passagem que afirma que o apóstolo pedro tomou santa-ceia sem ser batisado, e eu não recordo qual o evangélho, nem o capítulo e nem o versículo. o senho pode me ajudar?
    muito obrigado desde já.

    • Pr. Toni disse:

      Luiz Carlos
      Não sei se o seu interesse é achar o texto ou entender quem pode participar da Santa Ceia.
      Não tenho conhecimento deste texto, mas nos evangelhos não se diz, de forma alguma, quem pode ou não participar dessa celebração.
      A celebração da ceia foi estabelecida por Jesus com seus discípulos, na quinta-feira anterior à páscoa, quando Ele disse “fazei isso em memória de mim.” Lucas 22.19.
      Jesus estava celebrando a páscoa, festa em que os judeus comemoravam a libertação da escravidão no Egito. Pedro nem era convertido; Judas iria trair Jesus e Tomé não ia crer, entretanto Jesus não os proibiu de participar.
      A partir deste evento a comemoração da páscoa passa a ter novo sentido: nós celebramos a passagem de Jesus – a Páscoa, da morte à vida eterna.
      Outros livros do Novo Testamento mostram que os cristãos se reuniam “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações…” Atos dos Apóstolos 2.42, mas em lugar algum dos Evangelhos informa que alguns participavam da ceia e outros não, muito menos de que quem não fosse batizado não poderia participar. Principalmente porque batismo e ceia do Senhor são duas coisas diferentes e independentes.
      As condições para participar da ceia do Senhor foram reforçadas por Paulo, conforme 1ª Coríntios 11.23 e ss. do qual faço os seguintes destaques:
      … 23 – o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão 24 -e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.” 25 – Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim”. 26 – “De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha”.27 – Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 – Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice.29 – Pois, a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para o seu próprio castigo. 31 – Se examinássemos primeiro a nossa consciência, nós não seríamos julgados pelo Senhor. 32 – Mas somos julgados e castigados pelo Senhor, para não sermos condenados junto com o mundo. 33 – Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para a Ceia do Senhor, esperem uns pelos outros. 34 – E, “se alguém estiver com fome, que coma em casa, para que Deus não castigue vocês por causa dessas reuniões”.
      Para participar da ceia a pessoa precisa apenas crer e aceitar Jesus como seu único Senhor e Salvador.

  66. S.C.C. disse:

    Rev. Juarez, perdi a minha mãe e o meu pai faz 3 anos, sinto muita saudade deles , um amor eterno pelos meus pais , e queria saber se um dia vou poder reencontra-los no céu .

  67. Edson Chagas disse:

    A predestinação garante a minha salvaçao

    • Nanny & Winston disse:

      Prezado Edson,
      A resposta à sua pergunta já foi dada pelo Rev. Juarez em 05-05-2011 à irmã Deniria. Por favor, consulte.

  68. Matheus disse:

    Olá, ainda sou leigo nos assuntos da Bíblia, e gostaria de saber o que os Livros Históricos querem me mostrar, e o que deles posso tirar proveito.

    • Pr. Toni disse:

      Caro Matheus:
      Os livros históricos servem para nos mostrar a relação entre Deus e os homens, através de diversos acontecimentos, desde o inicio da humanidade. Neles encontramos, também e principalmente, o registro das alianças que Deus fez com o povo de Israel. Os livros históricos são a base para nosso entendimento do Novo Testamento, onde encontramos o amor de Deus através de Jesus.
      Ao estudar a Bíblia, peça a Deus que, por meio do Espírito Santo, lhe dê entendimento e sabedoria, conforme ensina o Salmo 90.12 – Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.

  69. Rachel disse:

    de acordo com efésios, A predestinação é uma garantia de salvação?

    • Nanny & Winston disse:

      Prezada Rachel,
      Por favor consulte a resposta dada à irmã Deniria pelo Rev. Juarez em 05-05-2011. Ela esclarece a sua dúvida.

  70. Ronaldo disse:

    Estou fazendo um estudo bíblico a respeito do Dia da Expiação e gostaria de saber o que é: O Quinto a que se refere o capitulo 6 verso 5 do livro de Levítico.

    • Pr. Toni disse:

      Ronaldo:
      O “quinto” que o texto se refere é a parte adicional – a quinta parte, que deve ser devolvida por aquele que roubou alguma coisa de alguém. É uma questão de matemática, ou seja: para tirar sua culpa, se alguém roubou 10 carneiros entregará, ao outro, 12 carneiros. Isto é simbolizado desta forma em matemática: 1/5 de 10 = 2.

  71. Rosemary disse:

    Pastor, sou evangélica. criei meus filhos na igreja, mas um esta distanciado dos pés do Senhor e sua namorada é católica e pelo que soube não quer abrir mão de se casar na igreja católica e não concordo em levar meu filho aos pés do Padre. Pois acredito que se assim fizer estou concordando com todos os rituais da igreja como reza a Maria, unção com água benta etc. Gostaria de saber como abordar este assunto com sabedoria e a luz da bíblia. A Paz do Senhor.

    • Pr. Toni disse:

      Rosemary:
      O Salmo 127.3-4 diz: “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da sua mocidade.” Seu filho é dotado do livre-arbítrio, que é a capacidade de tomar decisões por conta própria, que devem ser respeitadas. Isso quer dizer que os pais educam os filhos, mas cabe a eles decidirem os seus caminhos. A abordagem com seu filho deve ser precedida por um tempo de oração, no qual você deverá buscar em Deus a sabedoria e a direção necessárias para tratar deste assunto.

  72. Vinicio disse:

    Pastor, eu sou evangélico, acredito em Deus, mas estou com uma dúvida que me perturba a tempos, já procurei sua resposta mas não acho, seria ela, quem criou os dinossauros? Pois hoje temos provas reais de sua existência como ossos datados a milhares de anos atrás. Vi um vídeo do pastor Marcos Feliciano na qual falava sobre a criação da Terra e Lucifer sendo banido dos céus. Ele fala que Lucifer e a terça parte dos anjos viam a Terra, e aqui arquitetavam seus planos contra Deus. Seria Lucifer o criador dos Dinossauros ? Como um ataque contra Deus? Por que na bíblia não fala sobre a criaçao de tais animais? No vídeo Marcos Feliciano fala que Lucifer e a terça parte dos anjos caiu na Terra destruindo tudo e todos os seres vivos. Mais que seres vivos? Quem os criou?
    Essa e minha pergunta, e agradeceria se a respondesse

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Vinicio,
      Desconheço o vídeo a que você se referiu. De fato, a Bíblia não faz menção explícita aos dinossauros. Estudos científicos compravam a existência de animais de tamanho descomunal, que teriam sido extintos por um evento catastrófico. Não há incoerência entre a narrativa bíblica e as descobertas arqueológicas; em alguns casos, há até comprovação; em outros, apenas, focos diferentes. Há muito ainda a se pesquisar a respeito do assunto. Dar o tema por esgotado me parece pueril.

  73. Larissa Bittencourt disse:

    o pastor na minha igreja passou um trabalho para todos os obreiro ler o livro de Josué capítulo 24 versículos 14 ao 28 e escreve o que nós entendemos?
    e eu estou pedindo a ajuda do senhor para me ajudar

    • Pr. Toni disse:

      Querida Larissa:
      O importante é que você mesma faça a interpretação do texto para sua própria edificação. Entretanto vou destacar dois versículos que, no meu entendimento, são a essência do texto: Josué, sucessor de Moisés, pouco antes de morrer, desafiou o povo de Israel ao culto sincero: “Temei o Senhor e cultuai-o com sinceridade e com verdade. (…) Cultuai o Senhor” (Josué 24.14). O termo sinceridade, aqui empregado significa sem mácula, não adulterado, com exclusividade. No versículo 15, Josué deixa claro que a família é importante para os projetos de Deus: “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir…. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor”. (Josué 24:15). Leia o texto bíblico, peça orientação do Espírito Santo para sua compreensão e faça um bom resumo.

  74. Leonardo disse:

    Pasto, eu tive relação com minha ex namorada a muito tempo, somos evangélicos, e decidi confessa para o meu pasto e a família dela mais porem o pai dela não aceita nossa união, nein ela, e sentem ódio de mim a agora o que devo fazer estou muito angustiado ??

  75. Pr. Toni disse:

    Leonardo:
    Você fala em ex-namorada. Isso quer dizer que vocês não estão mais juntos, certo? Existe um procedimento que complementa a confissão: o pedido de perdão! Você pediu perdão para sua ex-namorada? Você pediu perdão aos pais dela? Por que perdão? Porque houve uma defraudação neste relacionamento. O que é defraudação? É tirar o direito de outra pessoa. É frustrar sonhos e projetos de vida. Desta forma sua confissão se completa com o pedido de perdão, para sua namorada; para os pais dela e para Deus. Faça isso em obediência a Deus, independente de eles declararem que te perdoam, e você encontrará paz!

  76. Rita de Cássia disse:

    desde que me batizei nao pratico mais o sexo com meu companheiro.possso tomar asanta ceia sem perder a salvacao.

    • Pr. Toni disse:

      Querida Rita de Cassia:
      Batismo, relacionamento sexual, companheiro, santa ceia e salvação?
      É importante você separar uma coisa da outra e entender o significado de cada uma delas.
      Batismo
      É o testemunho publico de todo crente em Jesus Cristo, testificando que não vive mais para o mundo, mas que é salvo.
      Relacionamento sexual:
      Um dos princípios bíblicos que regem as boas relações é que marido e mulher vivem para satisfazer e servir um ao outro. Veja o ensinamento de Paulo:“O marido deve cumprir todos os seus deveres conjugais para com a mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.. (1ª Coríntios 7:3). “Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio”. (1ª Coríntios 7.5). Quando Paulo fala de “não se recusar um ao outro”, ele esta falando da relação sexual, dentro do casamento. Isso porque o cristão, privado da atividade sexual normal com o cônjuge, pode ser tentado por Satanás à imoralidade sexual. Não há nada mais manipulador do que casais que se privam de sexo, um ao outro, por religiosidade, ou que usam isso para castigar o parceiro.
      Santa Ceia:
      A Santa Ceia é um memorial, ordenado por Jesus para que acontecesse por toda a posteridade como uma lembrança viva de Sua morte e sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Em 1ª Coríntios 11.27 encontramos a expressão participar “indignamente”.
      Indignamente quer dizer de modo irreverente e egocêntrico, o que caracterizava a postura de alguns do povo de Coríntio. No versículo 28 lemos: “Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice”. A pessoa deve ver a atitude do coração, suas ações e como entende o significado da ceia, de modo que a ceia – debaixo da vontade de Deus – venha a ser um meio espiritual de graça. O que está sendo dito é que ninguém deve participar sem examinar seu interior e reconhecer que é pecador e necessita de Jesus. A pessoa indigna é aquela que participa da Santa Ceia sem saber o que está fazendo, sem entender o significado da cerimônia e ter reconhecido de que é um pecador.
      Salvação:
      Em Efésios 1.5 encontramos esta declaração: Deus “em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade…”. A doutrina da predestinação ensina que podemos ter segurança da salvação, não por mérito ou dedicação pessoal, mas por causa do amor de Deus.
      Podemos afirmar que um cristão não pode perder a salvação, porque nada pode separar um cristão do amor de Deus (Romanos 8.38-39) e nada pode remover um cristão das mãos de Deus (João 10.28-29). Deus está disposto e é capaz de garantir e manter a salvação que nos prometeu.
      Alguns acreditam que, por entender que não vai perder a salvação, as pessoas então deixarão de buscar uma vida santificada. Mas o verdadeiro salvo possui o Espírito Santo, e nunca sentirá prazer em pecar, pelo contrário, irá se sentir incomodado por isso. Caso contrário, ele realmente nunca foi salvo. Entretanto, o fato de não perdermos a salvação, não deve ser, de maneira nenhuma, pretexto para uma vida espiritual descomprometida. Aquele que verdadeiramente possui o Espírito Santo deve buscar, a cada dia, viver em santidade, não para manter a salvação, mas para usufruir de uma vida cada vez mais íntima com Deus.

  77. Josiane disse:

    Qual o significado de Deus te dizer que vai te tirar deste lugar, e te colocar em lugar de honra.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Josiane,
      De maneira geral, todos os que creem em Cristo foram transportados para um lugar de maior honra, o Reino de Deus (Colossenses 1.13). De maneira específica, Deus levanta o abatido, enquanto abate o exaltado.

  78. Larissa disse:

    qual é a mulher que o seu nome significa vaca selvagem

    • Pr. Toni disse:

      Querida Larissa:
      Nas civilizações mais antigas o significado do nome era algo muito importante, e a definição de um bom significado, imprescindível, pois este faria parte da personalidade da criança. Várias culturas utilizavam este critério como, por exemplo, a hebraica, onde o nome Léia (Leah), significa abrigo, resguardo.
      Na origem anglo-saxã o nome Léa, que é uma variante do nome Léia, significa campo verdejante. Na bíblia o nome Lia, que pode ser a raiz de Léa e Léia, significa:” bezerra ou também tristes olhos. Lia era descendente de Labão.
      O esoterismo também utiliza este critério de dar significado aos nomes, onde o nome Léia, que afirmam ser de origem hebraica, significa “vaca selvagem”, entretanto esta afirmação não tem comprovação.
      Não temos como escolher o nosso nome quando nascemos. Mas a reputação que teremos só depende de nós. Veja o que diz o texto de Provérbios 20.11: Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa. (NVI)

  79. Marcos Luiz disse:

    es que esto aporta e bato es versiculo fala pos crentes ou que nao e

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Marcos
      Este versículo fala do amor de Cristo para com todos. Ele respeitosamente se aproxima de nós para efetivar comunhão conosco. Quem responde afirmativamente ao apelo do coração, goza a infinita graça do Senhor.

  80. Maria Celeste disse:

    como entender o capitulo 14 de lucas v. 13 14

    • Pr. Toni disse:

      Querida Maria Celeste:
      Toda vez que fazemos leitura de algum texto bíblico é importante pedir a orientação do Espírito Santo para que nos dê entendimento. É importante também, saber se o texto se aplica à nossa vida e como colocá-lo em prática. Outras vezes podemos não ter entendimento do texto, então é importante saber no que ele muda a nossa fé.
      No caso texto de Lucas 14.13-14 vemos que:- Os que participaram da festa e não podiam pagar: os pobres.
      - Os que participaram da festa e não podiam trabalhar por ela: os aleijados.
      - Os que participaram da festa e não podiam andar para ela: os coxos.
      - Os que participaram da festa e não podiam vê-la: os cegos.
      No meu entendimento, o texto ensina sobre humildade e hospitalidade e, principalmente, que toda boa ação tem sua recompensa – ser abençoado por Deus. Desta forma o crente sábio é aquele que age de maneira a conseguir a aprovação de Deus.

  81. Denise disse:

    Porque quando os 3 jovens Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram lançados na fornalha ardente, Deus se fez presente. e quando Daniel foi lançado na cova dos leões Deus enviou anjos?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Denise,
      Em ambos os episódios, trata-se da própria presença de Deus, e mais especificamente, da 2ª pessoa da Trindade, o Filho de Deus. Note que Nabucodonosor surpreendeu-se com a 4ª figura que andava por entre as chamas e era semelhante a um filho de deuses (Daniel 3.25). Na cova, Daniel afirma que Deus enviou o seu anjo (Daniel 6.22); a expressão “anjo do Senhor” é uma referência à 2ª pessoa da Trindade. O fato é que Deus é o nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente na tribulação (Salmo 46.1). Ele prometeu sempre estar conosco (Mateus 28.20).
      Deus te abençoe.

  82. Weddley disse:

    Será que a Bíblia copiou a descrição do Dilúvio de registos mitológicos e de lendas?
    Das tradições dum dilúvio que chegaram até aos dias de hoje, cerca de 95% descreve um cataclismo global, 88% fala duma família humana favorecida salva do afogamento para o reestabelecimento da raça humana depois do dilúvio, 66% revela a forma como a família foi avisada antecipadamente do cataclismo vindouro, 66% culpa a maldade do ser humano como causa do dilúvio, e 70% regista um barco como o meio através do qual a família escolhida (e os animais) sobreviveram ao dilúvio.
    Mais de um terço destas tradições menciona pássaros que foram enviados para fora do barco.

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Wedlley,
      A narrativa bíblica do Dilúvio tem encontrado na ciência uma parceira, pois, de vez em quando uma nova descoberta surge para ratificar o que a Bíblia descreve. De fato, outras literaturas mundiais também narram eventos similares ao Dilúvio. Pode ser mera coincidência, ou, em outros, casos, uma referência à própria narrativa da Palavra de Deus.

  83. William Oliveira disse:

    Bom dia.
    Gostaria de saber se o amor de Deus é somente para os eleitos ou para o impio também. Obrigado.

    • Pr. Toni disse:

      Caro Pr. William,
      Deus ama todos do mundo inteiro, senão vejamos:
      João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
      Esse amor não é condicional – é baseado no fato de que Deus é um Deus de amor (1ª João 4.8 e16).
      O amor de Deus por toda a humanidade resulta no fato de que Deus demonstra a Sua misericórdia, que se renova a cada dia, por não punir as pessoas por seus pecados imediatamente. Se Deus não amasse todos, seríamos consumidos agora mesmo:
      “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, renovam-se a cada manhã”. (Lamentações 3.22-23)
      O amor de Deus pelo mundo é manifestado em que Ele dá às pessoas a oportunidade de arrependimento (2ª Pedro 3.9).
      No entanto, o amor de Deus pelo mundo não significa que Ele ignore o pecado. O pecado não pode deixar de ser punido: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 6.23 – NTLH).

  84. Rodolfo Vergara disse:

    A Paz de Deus Pr.
    Tenho uma duvida e gostaria do seu esclarecimento, em Gênesis 1:27-28 a palavra de Deus fala que o homem e a mulher foram criados ao mesmo tempo, sendo a semelhança de Deus:
    Gênesis 1:27-28
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    Depois em Gênesis 2: 7, fala que foi feito o 1º homem, e que a mulher foi feita em momento diferente e da costela do homem que entrou em sono profundo:
    Gênesis 2:7
    E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
    Gênesis 2:22
    E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
    Gostaria de entender. O Sr. pode trazer a luz esta palavra de Deus para mim?

    • Pr. Toni disse:

      Caro Rodolfo:
      Várias passagens da Bíblia geram dúvidas e, um critério que eu tenho adotado ao ler e estudar a Bíblia é que, aquilo que eu não compreendo, eu me aproprio pela fé.
      O capítulo 1 e 2 de Gênesis é uma destas passagens.
      Algumas pessoas acham que os textos não se harmonizarem ou que são conflitantes e acabam interpretando de forma errada, principalmente ao que diz respeito à criação do homem e da mulher.
      Independentemente da forma como foi feita, a Bíblia é um livro vivo, escrita por inspiração direta de Deus. É a própria palavra de Deus e é um legado para todos nós, para servir de guia de fé e conduta e devemos ser capazes de estudá-la e aceita-la.
      Gênesis é um livro de fundamentos. Gênesis é a narrativa da história da criação do mundo. Gênesis cobre um período imensamente longo de tempo.
      Começa no remoto passado da criação, um evento cuja data absoluta não tem como ser determinada, e atravessa milênios até alcançar Abraão no final do capítulo 11.
      Verdades fundamentais são declaradas: criação de tudo por obra de Deus, intervenção divina na origem do primeiro homem e da primeira mulher, a unidade da raça humana, a bondade do mundo criado, inclusive da humanidade, a entrada do pecado pela desobediência do primeiro casal e a disseminação generalizada do pecado após esse ato inicial de desobediência.
      Analisando os dois primeiros capítulos de Genesis, fica claro que HÁ DUAS NARRATIVAS PARA RELATAR O MESMO ACONTECIMENTO DA CRIAÇÃO, uma em Genesis 1 (Gn 1.1-2.3a) e outra em Genesis 2. (Gn 2.4-24)
      Entretanto, como podemos ver pelo comparativo abaixo, outros eventos também aconteceram de forma diferente nos dois textos, mas estes parecem que não geram as mesmas dúvidas, quanto deveriam gerar

      Gênesis 1-2:4a – Deus trabalha em etapas de dias.

      Gênesis 2:4b-3:24 – Não há menção alguma de divisão cronológica

      Gênesis 1-2:4a – É dado ênfase aos astros.

      Gênesis 2:4b-3:24 – Não são mencionados os astros, e a ênfase é na terra

      Gênesis 1-2:4a – Primeiro são criados todos os animais e por último é criado o homem.

      Gênesis 2:4b-3:24 – O homem é criado antes dos animais.

      Gênesis 1-2:4a – Todos os seres vivos são criados para recepcionar o homem criado no sexto dia.

      Gênesis 2:4b-3:24 – Os animais são criados para fazer companhia ao homem

      Gênesis 1-2:4a – É dada autoridade ao homem para dominar o mundo

      Gênesis 2:4b-3:24 – O ambiente previsto para o homem viver e cuidar é o jardim do Éden.

      Gênesis 1-2:4a – Homem e mulher são criados simultaneamente.

      Gênesis 2:4b-3:24 – O homem é criado primeiro e depois vem a mulher, criada a partir do homem.

      Gênesis 1-2:4a – As criaturas não recebem nome algum

      Gênesis 2:4b-3:24 – Todas as criaturas recebem nomes, inclusive o homem e a mulher.

      Gênesis 1-2:4a – Apenas Deus fala

      Gênesis 2:4b-3:24 – Há quatro falas distintas: Deus, Adão, Eva e a serpente.

      Gênesis 1-2:4a – Deus descansa e abençoa o sétimo dia após ter concluído toda a criação.

      Gênesis 2:4b-3:24 – Deus proíbe que se coma do fruto de determinada árvore.

      Então Rodolfo, ao ler a Bíblia, peça para o Espirito Santo dar entendimento e compreensão e, aquilo que você não entender, se aproprie pela fé, também.

  85. Joelma Silveira disse:

    Bom dia, existe uma passagem na bíblia onde um pai pede a Jesus para ajuda na sua incredulidade. Como posso diferencia a pessoa incredula, da pessoa que acha que tem fé? Estou muito confusa.

    • Rev. Juarez disse:

      A passagem a que você se refere é muito ilustrativa da nossa condição. O pai era um homem crente, tinha efetivamente fé, mas reconhecia, com muita humildade, a fraqueza de sua fé. Devemos fortalecer nossa fé, confiando inteiramente nas promessas do Senhor e, não, em nossas sensações a respeito.

  86. Adelina disse:

    tem como a pessoa viva na bíblia não ter direio a salvaçao

    • Rev. Juarez disse:

      Prezada Adelina,
      A salvação é graça de Deus, é presente do céu, não é direito de ninguém. Somos salvos pelo grande amor e Deus, em Cristo, não por qualquer tipo de obra, inclusive pelo esforço de viver em conformidade à Bíblia. Nossa vida consoante à Palavra de Deus é resultado é consequência da obra de Deus em nós.

  87. José disse:

    pastor a paz e que eu fazendo um estudo
    eu chegei um ponto meio pirigozo por que quem somos nos pra ser juiz ne verdade. ha minha pergunta e .uma pessoa crente junta com descrente ela esta salva? bem eu sei que jesus diz que a queile que cre não esta condenado porque ele esta crendo que jesus e o salvador da vida dele mais nos sabemos que ele passa ha reconhecer o certo e o errado.pra igreja esta pessoa não pode desse as augas do batismo ha pesza que batismo não salva mais e ordenaça de jesus. então pra igreja esta pessoa não pode participa dessa ordenassa.mais ela veio o conhecimento do pecado que antes ela não sabia.ai sera que esta pessoa esta salva mesmo porque ela confesou a cristo. ai passa ser uma nova criaturaem cristo.mais ela esta no ato de relacionamento amoroso relação sexual não esta pecando.pra mim e ha mesma coissa si eu a seta cristo e ser ladrão e não mim liberta permanecer no ato.porque uma pessoa crente ele estando digina de deser as augas e esta pronta não tem nada que posa em lipe de.e o que lipede desser as augas e pecado. e por ceu tambem si pra igrija ela não pode si batiza por esta junta .e por ceu ela pode. jesus dessi aquele que não bebe do meu sangue e não come do meu pão não faz parti de mim

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado José,
      A salvação é obra da graça de Deus no homem. Como você mesmo menciona, quem crê no Senhor Jesus está salvo (João 3.16). No entanto, ainda não alcançamos a impecabilidade em nossa presente condição terreal. Devemos buscar viver uma vida de retidão e santidade na presença do Senhor, mas se pecarmos, temos o Advogado Jesus, para nos defender (I João 2.1).

  88. Nilson disse:

    Onde tem na Bíblia algo que dê base a este texto: \”Não cai uma folha da arvore se não for da permissão de Deus\”?

    • Rev. Juarez disse:

      Prezado Nilson,
      Suponho que você se refere a Mateus 10.29, 30, quando Jesus fala de pardais e de cabelos de nossa cabeça, que estão sob o mais absoluto controle de Deus. É uma forma de falar acerca da soberania de Deus.

  89. Renata disse:

    como os salvos em cristo podem serem felizes no céu sabendo que deixaram tanta gente que os amava sofrendo e com saudades? Nossos entes queridos não sentem a nossa falta e não se preocupam mais se estamos sofrendo ainda nesse mundo?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Renata:
      Creio que não vou poder responder à sua pergunta completamente, mas quero mostrar outro aspecto sobre o assunto.
      A única certeza que temos na vida é a de que todos morreremos um dia.
      Mas é difícil estar preparado para este momento e para o momento de perdermos alguém querido.
      Não obstante, a tristeza que sentimos pela morte de nossos queridos deve estar misturada com esperança e alegria. Paulo não diz aos tessalonicenses que eles não deveriam de forma alguma sentir aflição por causa dos seus amados que haviam morrido, mas ele escreve:
      “Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança”. (1Tessalonicenses 4.13). Eles não deviam se entristecer do mesmo modo, com o mesmo desespero amargo, como acontece com os descrentes.
      Onde deve estar fundamentada a nossa esperança? Deve estar fundamentada na certeza do reencontro com nossos queridos.
      Veja o que diz o texto de 1 Tessalonicensses 4.14 a 18:
      “Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele. De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram.
      Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Eles eu morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. Portanto, animem uns aos outros com estas palavras”.
      E ainda Apocalipse 21.3-4:
      “Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lagrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

  90. Fernando Luis disse:

    Se Adão e Eva foram os primeiros seres criados por Deus, como se explica que, após o fratricídio cometido por Caim, o mesmo sai para uma terra chamada Nod e desposa uma mulher? De onde veio essa mulher?

    • Pr. Toni disse:

      Caro Fernando,
      Começo a responder a sua pergunta com um texto para sua reflexão: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2ª Timóteo 3.16 – Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
      “De onde veio essa mulher?” é uma pergunta que produz muitas respostas e inúmeras especulações.
      Adão, Eva e jardim do Éden – esta historia é real, poética, simbólica, uma alegoria ou uma parábola?
      Diante deste tipo de dúvidas precisamos seguir a recomendação de Paulo, o apóstolo: não tirar conclusões daquilo que não está registrado na Bíblia … “para que aprendam de nós a não ir além do que está escrito…” (1Co 4.6).
      Ler e compreender a Bíblia demanda atentar somente para o que nela está escrito.
      Descobrir o nome dos proprietários do jumentinho que Jesus utilizou ao entrar em Jerusalém não acrescenta e nem diminui nada à essência do evangelho. (Lc 19.33)
      Querer saber qual o tamanho da pedra que fechou o tumulo de Jesus e como ela foi removida, não aumenta a nossa fé e nem promove a edificação da igreja. (MT 27.59-60)
      Desta forma devemos considerar que, desconhecer alguns fatos como nomes de personagens bíblicos, relações de parentescos entre eles, datas, localizações geográficas, etc., não depõe contra a veracidade do evento narrado.
      O texto de Genesis tem o foco em eventos que possibilitam ao leitor acompanhar a árvore genealógica de Adão até a vinda do Messias ao mundo (Lc 3.38)
      Quando é narrada a história de Caim e Abel, o escritor centra-se nos eventos que envolveram os dois irmãos, mas isto não significa que Adão e Eva não tivessem outros filhos e filhas antes ou até mesmo durante os eventos narrados acerca de Caim e Abel.
      Após Adão e Eva serem expulsos do paraíso (Gn 3.24), Adão gerou filhos e filhas: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas” (Gn 5.4).
      A Bíblia não menciona o nome da mulher de Caim e nem a sua procedência, portanto, não há como saber com quem Caim se casou.
      A Bíblia também não descreve o grau de parentesco entre Caim e sua mulher, ou seja, a única coisa certa é que a mulher de Caim também era descendente de Adão e Eva. Portanto, é impossível encontrar ou dar uma resposta à pergunta: – “de onde veio essa mulher”?
      Não sendo importante estes detalhes, também não foram mencionados os nomes e nem a quantidade de filhos e filhas que Adão e Eva tiveram.
      Quando se pergunta: – “de onde veio essa mulher” na verdade as pessoas querem saber se Caim casou com uma de suas irmãs. Ora, ele pode ter casado com uma de suas irmãs ou com uma neta, bisneta ou tataraneta de Adão.
      A pergunta: – “de onde veio essa mulher” também pode ser formulada acerca de Sete, e dos outros filhos e filhas de Adão e Eva.
      O objetivo da pergunta é fomentar especulações acerca da origem da humanidade e lançar descrédito à narrativa bíblica.
      Embora não seja possível sabermos o nome da mulher de Caim, assim como também é impossível saber o nome da mãe de Davi, da mulher virtuosa e de outros personagens, a resposta à sua pergunta é: os filhos e as filhas de Adão e Eva coabitaram e formaram as primeiras famílias da face da terra.

  91. Sara disse:

    Pastor sempre desde o meu primeiro namorado tudo da errado em minha vida sentimenta.comecei namorar um rapaz e depois fui morar com ele.ele sumiu,eu descobrir qe ele mim trocou por outra.eu amo ele de verdade pastor pq pesso a Deus para esqecer esse rapaz e abencou ele todos os dia.mais não consigo esqecer ele pastor.e agora a mulher qe ele esta morando esta gravida.e eu não consigo esqecer sô consigo amar mais e mais.qeria saber o qe fazer?pesso a deus todo dia pra esqecer mais não consigo.devo horar para meu marido voltar mesmo sabendo qe ele tem outra familia?

    • Pr. Toni disse:

      Querida Sara,
      Nosso coração é enganoso e nos prega muitas peças. Veja o que diz o texto de Jeremias 17.9: “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado”.
      O fato é que nossas emoções mudam muitas vezes o que nos faz tomar decisões erradas.
      Por isso é importante não ouvirmos somente o que nosso coração diz e nem tomar decisões nos apoiando em sentimentos e emoções, que podem mudar do nada, pois as consequências são desastrosas e podemos fazer escolhas erradas.
      Sara, a resposta que você procura está nesta palavra: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.” (Pv 3:5)
      Aceite que o rapaz tem uma família, com esposa e filho(a) e ore para que ele seja abençoado.
      Quanto a você ore, confie e espere no Senhor, pois Ele tem a resposta que você precisa.
      Dedique-se a sua vida pessoal e espiritual, se dê o valor como mulher e saiba que Deus tem uma pessoa separada para você.

  92. rodolfo vergara disse:

    A Paz de Deus Pr.

    Tenho uma duvida e gostaria do seu esclarecimento, em Gênesis 1:27-28 a palavra de Deus fala que o homem e a mulher foram criados ao mesmo tempo, sendo a semelhança de Deus:

    Gênesis 1:27-28

    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

    Depois em Gênesis 2: 7, fala que foi feito o 1º homem, e que a mulher foi feita em momento diferente e da costela do homem que entrou em sono profundo:

    Gênesis 2:7
    E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
    Gênesis 2:22
    E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
    Gostaria de entender. O Sr. pode trazer a luz esta palavra de Deus para mim?

  93. Rodolfo Vergara disse:

    A Paz de Deus Pr.
    Tenho uma duvida e gostaria do seu esclarecimento, em Gênesis 1:27-28 a palavra de Deus fala que o homem e a mulher foram criados ao mesmo tempo, sendo a semelhança de Deus:
    Gênesis 1:27-28
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    Depois em Gênesis 2: 7, fala que foi feito o 1º homem, e que a mulher foi feita em momento diferente e da costela do homem que entrou em sono profundo:
    Gênesis 2:7
    E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
    Gênesis 2:22
    E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
    Gostaria de entender. O Sr. pode trazer a luz esta palavra de Deus para mim?

    • Pr. Toni disse:

      Caro Rodolfo:
      Apesar da Bíblia narrar a criação realizada em dois momentos diferentes e em duas formas, não houveram duas criações e a Bíblia não está errada. Há uma suposição de que os textos teriam sido baseados fontes literárias diversas, com as narrativas feitas por dois autores diferentes e registradas por Moisés, provavelmente baseado em relatos escritos e orais antigos.
      Entretanto este fato não invalida os textos bíblicos.
      Entretanto, segundo alguns respeitados comentaristas como Mathew Henry, William McDonald e Ray Comfort, em Gênesis 1.27-28, Moisés fala genericamente na criação do homem e da mulher, enquanto que em 2.7 fornece um relato mais detalhado. O capítulo 1 conta a história inteira da criação, na ordem em que ocorreu, e Gênesis 2.7-25 descreve apenas os eventos ocorridos no sexto dia no Jardim do Éden.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>