Você é a Ovelha, o Pastor Quem é?

,

Você é a Ovelha, o Pastor Quem é?

Por Rev. Lúcio Pinheiro

Você já alimentou uma ovelha? Eu já tentei e não consegui. Deve estar achando que você consegue, então faça o teste. Vá até um aprisco e se aproxime do rebanho. Mas já adianto você precisará ir todos os dias, num período maior do que você imagina para ganhar a confiança delas, para depois se deixarem ser alimentadas por você.

Eu vivi por cerca de três anos em um sítio dos meus pais. Certa manhã resolvi alimentar as ovelhas e carneiros… em vão, fugiram feito bicho do mato. Não sobrou uma próxima de mim. E olha que cheguei de manso, sem assustá-las, mas ouviram os meus passos e isso foi suficiente para debandarem.

À tarde nova tentativa, porém agora observando como o caseiro da propriedade, o tratador das ovelhas fazia. Ao contrário de mim, de longe elas ouviram o seu caminhar na pastagem e logo se aproximaram. Fiquei por longos dias intrigado. Por que isso aconteceu? O que fiz de errado?

A Bíblia tem a resposta. Aliás, existem 549 versos na Palavra de Deus que se referem a ovelhas e seus derivados e por isso nos deve chamar à atenção. No evangelho de João 10:27 está escrito: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;”

Jesus sabia que para uma pessoa acompanhá-lO, era preciso que ele pregasse, se manifestasse e mostrasse a bondade do Seu amor para com todos. Só assim poderiam conhecer a Sua voz e identificar quem era o pastor de suas vidas. Não é diferente com os animais do campo. O cuidador das ovelhas, todos os dias – eu disse todos os dias – está pela manhã bem cedo e todas as tardes junto ao aprisco, cuidando das suas ovelhas.

O trabalho é árduo para os pastores, e deve ser por isso que Jesus pediu que enviassem mais pastores  que exerçam a função de pastor conforme entendemos, e descrevemos aqui, pois só assim as ovelhas da igreja demonstrarão que podem confiar suas vidas na mão dos pastores. São eles que devem alimentar, vitalizar com água fresca, separar o melhor campo para pastarem e verificar a presença de perigos à frente, e ainda devem observar o quão longe estão indo para não caminharem por caminhos obscuros e traiçoeiros. E o mais importante: se for preciso, carregá-las no colo para tratar pessoalmente de cada uma delas.

Respondendo à pergunta que me fiz naqueles anos no sítio, identifico: as ovelhas não me conheciam, não identificaram o meu caminhar pelo campo, não reconheceram minha voz, não era de esperar outra coisa, se em 3 anos de convivio, fui cuidar delas apenas uma única vez… elas estão em pleno direito de ficar distantes, não sabendo se eu iria lhes causar algum mal. O caseiro, ao contrário, durante anos levou diariamente o cuidado e o amor para com todos os bichos, por isso merecia reciprocidade.

Você pode não ter alimentado nenhuma ovelha em sua vida, mas se considera-se uma delas precisando ser cuidada pelo pastor do rebanho, então deixe-se ser cuidada pelo por ele. Depois de conhecê-lo, permita que ele cuide e abasteça sua vida espiritualmente. Tenha certeza de que os pastores apenas querem o seu bem. Abra espaço em sua agenda para que o pastor o alimente todos os dias, sete dias por semana. Já disse um filósofo e pastor contemporâneo: “O teólogo só pode ser considerado pastor quando tiver ovelhas em seu aprisco”.

Seja parte do rebanho. Não seja uma ovelha rebelde que caminha pelos seus próprios caminhos, e quando menos vê está precisando de ajuda para sair dos percalços que a vida lhe impõe.

A graça do Senhor Jesus nos basta!

Share
1 Comment
  • Lia Ester Taporosky (Nanny)

    22 de junho de 2012 at 13:22

    Belíssima mensagem , Pastor Lúcio!
    É muito confortante para nós, ter o cuidado, o acolhimento e o alimento espiritual
    de nossos pastores terrenos , como do nosso maior e Bom Pastor e Mestre, que é o
    Senhor Jesus, mesmo quando Ele usa o cajado.
    Que Deus abençoe a vida de todos os nossos pastores e lhes dê ânimo, coragem e a
    unção do Espírito Santo, para prosseguirem com fé esta jornada aqui na Terra.
    Que o seu ministério em nossa igreja continue sendo abençoado e abençoador.

Publicar um comentário