Renovação e Oportunidade

,

Renovação e Oportunidade

Os estudantes permaneciam quietos, tensos e preocupados naquela sala de aula onde era aplicado o exame vestibular daquele ano, ansiosos e concentrados na prova de redação, cuja questão proposta era: “Descreva o que vê na folha anexa”. Ocorre que a folha anexa estava em branco, e a maioria virou-a para ver se havia algo no verso. Nada. Quando o professor informou que não faltava nada na folha, todos entenderam que deviam escrever a respeito da folha em branco, e só. Mas o que escrever? Os candidatos perplexos se remexiam nas carteiras, olhavam para cima e para os lados, em busca de uma resposta que não vinha, pois as mentes estavam tão em branco quanto o papel. Dias após, quando as notas foram publicadas, e vários estudantes foram conversar com o professor para perguntar-lhe qual tinha sido o critério de avaliação que resultara em tantas notas baixas, receberam a seguinte resposta: “A nota foi proporcional à criatividade e à renovação do enfoque dado à resposta”. E o que tinha respondido aquele que ganhara nota dez? Simplesmente, de forma renovadora e criativa escreveu: “uma oportunidade”.

Para aceitarmos a Cristo e vivermos com Ele, não precisamos de criatividade, mas sem renovação de vida não poderemos nos achegar a Ele. Toda a criação orgânica de Deus, Ele assim o fez com o objetivo de sua multiplicação, por isso há nascimento, crescimento, morte, e o ciclo reinicia. Há uma renovação contínua, sem a qual a espécie se extingue, e esta é a característica essencial dos reinos vegetal e animal. As peles dos animais e as cascas das árvores se renovam, os frutos caem dos galhos e fazem brotar novos seres idênticos ao original. O ser vivo é um milagre divino composto de células e de órgãos que estão em permanente renovação. O próprio universo se renova: estrelas nascem e morrem ao longo dos bilhões de anos de suas existências. E o homem, partícipe principal da criação divina, igualmente tem sua vida pautada pelos mesmos princípios básicos, porém a ele foi concedido um maravilhoso plus: a perspectiva da salvação e da vida eterna. Para isto precisa manter-se em constante renovação de mente, como Paulo acentua em Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

O mesmo Paulo em 2 Coríntios 5.17 também ensinou: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. O novo homem age segundo novos princípios, por novas regras, com novos objetivos e em nova companhia. O crente nasceu de novo; seu coração não foi simplesmente corrigido, endireitado, um novo coração foi-lhe dado. Ele é feitura de Deus, criado em Cristo Jesus para boas obras. Ele foi transformado em seu caráter e conduta. Esta é a mudança interna que faz mais do que qualquer reforma externa imaginável. O antigo homem, que não via qualquer beleza no Salvador que o levasse a apreciá-lO (Isaias 53.2), agora O ama acima de todas as coisas.

O profeta disse em Isaias 4.2: Naquele dia, o Renovo do Senhor será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos. O Renovo é o ramo novo da árvore cortada e do qual irá se originar nova árvore, que é o Messias, Jesus Cristo, que veio para renovar a humanidade perdida em trevas e pecaminosidade. É o título messiânico que indica a nova vida que Ele trará.

E a oportunidade para os perdidos está na Palavra que salva, que renova, que produz o novo homem, como Isaias em 49.8-9 escreveu sobre as promessas de restauração de Israel, Seu povo, que Deus por meio de Cristo  iria libertar e trazer para a luz: Diz ainda o Senhor: No tempo aceitável, eu te ouvi e te socorri no dia da salvação; guardar-te-ei e te farei mediador da aliança do povo, para restaurares a terra e lhe repartires as herdades assoladas; para dizeres aos presos: Saí, e aos que estão em trevas: Aparecei…” E Paulo, em 2 Coríntios 6.2 ressoa: “porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação;”

A oportunidade não pode ser desperdiçada, sob pena de morte eterna, e o autor de Hebreus admoesta em Hebreus10.37: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;”

O evangelho é a palavra da graça soando em nossos ouvidos. O dia passado com o evangelho é um dia de salvação, a graça é o meio da salvação, ministrar o evangelho é oferecer salvação, e o tempo presente é sempre a grande oportunidade para aceitar a salvação em Cristo Jesus, para aqueles que aceitam o Seu oferecimento de renovação.

Amado Deus, nosso Pai e Senhor, renova-nos por meio de Teu Filho Jesus, porque tudo o que há dentro de nós necessita ser mudado, nossos corações precisam mais de Ti, e sabemos que a oportunidade está à porta. É no nome doce e sublime do Salvador que oramos agradecidos. Amém.

Share
12 Comentários
  • Daniel Amós Taporosky

    6 de dezembro de 2010 at 17:35

    Obrigado Senhor !
    Por nos deixar o consolador Espirito Santo, que age através dos teus servos, nos trazendo mensagens que tocam o nosso coração e nos abrem os olhos para a maravilhosa oportunidade de renovação, e de sermos chamados filhos do Deus vivo.

    Irmãos, perseveremos em Cristo.

    • Nanny & Winston

      7 de dezembro de 2010 at 17:42

      Querido Dani,
      Sua participação junto a nós tem sido uma grande bênção. Fazemos coro às suas palavras de gratidão e exortação!

  • Noemy Pereira Cezarino

    7 de dezembro de 2010 at 0:27

    Gostei muito deste estudo. Concordo plenamente que temos que estar com os olhos abertos e em constante oração, procurando a renovação, e agradecendo por podermos ser chamados de filhos do Altíssimo. Sejamos verdadeiros servos na seara.

    • Nanny & Winston

      7 de dezembro de 2010 at 17:39

      Querida Noemy,
      Davi, no Salmo 133.1 exclama: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”, e nós graças ao Senhor, podemos fazer eco a estas palavras de exultação e alegria. Porque podemos estar unidos em Cristo Jesus, proclamando a Sua palavra e sendo abençoados!

  • Elenice dos Santos Barros

    7 de dezembro de 2010 at 16:33

    Deus é simplesmente fantástico e está sempre nos cercando de amor e cuidado por todos os lados. Eu amo Deus!!!!

    • Nanny & Winston

      7 de dezembro de 2010 at 17:19

      É verdade, querida Elenice, e somos muito privilegiados por isso!

  • DENIRIA

    9 de dezembro de 2010 at 11:41

    O Senhor é maravilhoso não nos abandona, e sempre nos dá a oportunidade de retornarmos ao seu reino de amor.

    Abraços amigos,

    Deniria

  • Lucio de Alcantara

    14 de dezembro de 2010 at 18:18

    Muito interessante a alegoria da folha em branco. Vejo-a como a folha em branco de nossas vidas, presente de Deus e oportunidade de Deus para rescrevermos nossa história, esquecendo-nos das coisas que para tras ficaram. Sao como velhos fantasmas, tenazmente insistindo em nos assediar. Graças a Deus por essa nova vida que temos em Jesus Cristo, nosso Senhor

    • Nanny & Winston

      16 de dezembro de 2010 at 12:24

      Caro Lucio,
      A cada dia o Senhor nos concede a oportunidade de transformação que necessitamos em nossas atitudes, pensamentos, palavras, gestos, sentimentos. Que Ele nos dê a Sua força para que juntos consigamos nos assemelhar mais a Cristo!

  • ieda egg silveira

    11 de janeiro de 2011 at 18:21

    Como o povo de Deus escreve bonito! E como somos edificados por suas palavras!
    Na verdade, é Ele mesmo nos mandando recados através de seus filhos e nossos irmãos queridos.
    Abençoado blog!

    • Nanny & Winston

      15 de janeiro de 2011 at 21:19

      Querida Ieda,
      Obrigado por você estar conosco. Que o Senhor continue abençoando-a profusamente em seu ministério, e que Ele permita que juntos continuemos a serví-lO.

Publicar um comentário