Deus Não Gosta de Você

,

Deus Não Gosta de Você

Por Roland Körber e Miguel Herrera

Ainda bem! Porque se gostasse, provavelmente não gostaria de mim. Afinal, somos bastante diferentes, e ficaria difícil gostar de ambos.

Ainda bem! Porque só se gosta de quem é simpático, e se você um dia pisasse na bola ou – sei lá – ficasse feio, por exemplo, então…

Ainda bem! Porque você estaria o tempo todo sob cobrança.

Gostar de alguém é uma atitude seletiva – não é possível gostar de todo mundo – e gostar vive de receber. Posso até ter prazer em beneficiar alguém de quem eu goste, mas só enquanto a outra pessoa me agradar – não dou nada sem receber antes. Assim, se Deus tiver alguma importância para você, mas tudo depender de Ele gostar de você, isto será no mínimo inseguro e certamente penoso. Mas não se preocupe, definitivamente, Deus não gosta de você. Veja o que Ele diz em Isaias 57.17: “Por causa da sua cobiça perversa fiquei indignado e o feri; fiquei irado e escondi o meu rosto, mas ele continuou extraviado, seguindo os caminhos que escolheu.”

Quem é “ele”? Deus fala aqui do “seu povo”, Israel, que na ocasião era o único grupo bem informado sobre Deus. Hoje são todos aqueles que deveriam orientar-se por Deus e não o fazem: orientam-se pela sua vantagem e suas próprias ideias. Ou seja, “ele” somos nós – você e eu – ou não? Sinceramente, lá no fundo: não mesmo? Mas, sendo assim, já não deveria ter caído aquele famoso raio do céu, fulminando o bando todo? E não acontece nada…

Vai ver que é tudo mentira. Será? Um pouco antes do texto citado, no versículo 11, Deus já previne essa ideia: “De quem você teve tanto medo e tremor, ao ponto de agir com falsidade para comigo, não se lembrar de mim e não ponderar isso em seu coração? Não será porque há muito estou calado que você não me teme?” Deus não tem pressa com seus raios. Depois de dizer aquilo, ele deixou passar mais alguns séculos, mas então… já que não há como Deus gostar de nós do jeito como somos, Ele mostrou que, mesmo sem poder gostar de nós, Ele nos ama!

O primeiro texto que citei continua assim no verso18: “…eu vi os seus caminhos, (epa, será que é agora que vem o raio? … mas veja:) mas vou curá-lo, eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo…” Para isso, Deus primeiro nos mostrou como deveríamos ser em Mateus 3.16-17 (extrato): “Assim que Jesus foi batizado … uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.’”

Depois, esse Jesus de quem Deus o Pai tanto gostava, sujeitou-se a suportar todos os efeitos daquilo que faz com que Deus não goste de nós e, vivendo e sofrendo, solidarizou-se conosco, e é assim que Paulo escreveu em Filipenses 2.6-8 (extrato): “Cristo Jesus… embora sendo Deus… esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E… humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!”

Foi aí então que o raio despencou – sobre Jesus! E o autor de Hebreus 5.7-9 (extrato), ensina:“Jesus, … embora sendo Filho… aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.”

Quando nos apegamos a Jesus, Deus também passa a gostar de nós, porque nos vê através dEle, que nunca magoou o Pai, como Paulo diz em Efésios 1.5-6: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.”

Você acha importante que Deus goste de você? Pois é via Jesus.

Share
6 Comentários
  • vagner Eduardo

    3 de março de 2015 at 14:51

    Eu sempre pensei que Deus nao gostasse de mim

    • Nanny & Winston

      3 de março de 2015 at 15:59

      Prezado Vagner, releia com atenção os dois últimos parágrafos do artigo, e veja que, se crermos e entregarmos nossa vida a Cristo, passaremos a fazer parte da família de Deus, a cujos membros Ele ama! O próprio Senhor Jesus assegura isso aos Seus discípulos, ao dizer em João 16.27: “Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus”.

  • André de Sousa

    26 de abril de 2015 at 0:09

    Gostei do blog! Sim….. Deus não gosta de mim! Reconheço que sou pecador, mas diferente de viver em pecado, procuro sempre seguir os caminhos de Jesus, agindo com amor, perdoando, praticando a caridade. Tenho 34 anos, hoje eu não sou nada, não tenho nada, tudo que começo a fazer logo se dissipa e não concluo, não por preguiça ou falta de vontade, mas pelas circunstâncias do dia a dia. Sempre que algo de bom e maravilhoso se aproxima de chegar ou acontecer em minha vida, logo da errado e nada acontece. Deus não gosta de mim!

    • Nanny & Winston

      19 de junho de 2017 at 15:36

      Caro André, Deus te ama, sem qualquer sobra de dúvida, e para constatar isso, releia cuidadosamente os dois últimos parágrafos do artigo, e veja que, se crermos e entregarmos nossa vida a Cristo, passaremos a fazer parte da família de Deus, a cujos membros Ele ama! O próprio Senhor Jesus assegura isso aos Seus discípulos, ao dizer em João 16.27: “Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus”. Todos nós passamos por provações ao longo de nossa vida, e Jesus jamais enganou a alguém, afirmando que a vida na terra seria um mar de rosas. Ao contrário, em João 16.33, o Senhor nos exorta, dizendo: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Tenhamos, pois, bom ânimo, contentamento, alegria, ao enfrentarmos as inevitáveis dificuldades que a existência terreal nos proporciona para aprendermos, amadurecermos e então podermos ajudar aos outros, e ouçamos Tiago 1.12: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.

  • Renan cabral

    19 de junho de 2017 at 0:30

    Tenho 24 anos,todas as noites eu penso será q Deus gosta de mim, fui abandonado por deus, sempre tentando atrás de empregos e nunca consigo, as vezes até penso Deus sempre fecha as portar para mim, será q sou amaldiçoado tudo q tento nunca da certo, ajudo as pessoas o máximo q eu posso, e Deus nunca me recompensa pelas coisas que eu faço.

    • Nanny & Winston

      19 de junho de 2017 at 15:38

      Caríssimo Renan, por favor consulte a resposta abaixo, dada ao André, e tenha a certeza de que Deus te ama, SIM!

Publicar um comentário