Equilíbrio

,

Equilíbrio

O ser humano é semelhante a um malabarista que utilizando varas, equilibra pratos fazendo-os girar incessantemente para evitar que caiam ao chão. Deus concedeu-lhe três tipos de prato: o primeiro é de madeira e se cair pode ser recuperado. Este é o corpo. O segundo é de cerâmica, menos resistente, mas que eventualmente pode serrestaurado caso caia e quebre. Este é a alma. O terceiro prato é de cristal, e é tão frágil que se cair inevitavelmente quebra, e dificilmente pode ser restaurado. Este é o espírito. Assim como o malabarista, que precisa manter os três pratos girando para evitar que caiam, da mesma forma, para ter uma vida plena, abundante, para que haja equilíbrio total no seu ser, o homem precisa concentrar sua atenção em todos os três, corpo, alma e espírito, e ao perceber que um deles está sendo menos cuidado, dedicar-se à sua nutrição.

E o apóstolo Paulo, zeloso por seus discípulos de Tessalônica, instruiu-os e exortou-os dizendo em 1 Tessalonicenses 5.23:E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Nosso corpo exige cuidados diários: alimentação balanceada, higiene, exercícios físicos e repouso. Nossa alma, por sua vez, precisa ter alimentação especial. Ela se nutre por meio dos ouvidos e dos olhos, criando em nossos consciente e subconsciente um registro de tudo o que foi apreendido, o que produz repercussões diretas na forma como reagimos ao mundo à nossa volta. Por isso devemos selecionar cuidadosamente a qualidade do alimento que fornecemos à nossa alma. Que tipo de informações permitimos que sejam diariamente captadas por nossos ouvidos? Más notícias, tragédias, crises, corrupção, problemas? E nossos olhos? Têm sido focados em coisas boas, edificantes, elevadas e construtivas, ou apenas em violência, sensualidade, prostituição e conflitos? Em que medida temos usado nossos olhos para estudar a Palavra de Deus e nos deliciarmos em viver e contemplar a Sua Criação, e nossos ouvidos para escutar boas palavras, boa música e os sons da natureza? Nossas bocas têm sorrido e proferido palavras de agradecimento, louvor e adoração, ou crispadas, têm apenas exprimido desânimo, reclamações, queixas e murmurações? Temos usado o poder que Deus nos deu para abençoarmos nossas vidas e as vidas daquelas pessoas que estão ao nosso redor? Antes de expormos nossas almas à poluição visual e auditiva dos dias atuais, lembremo-nos de que se filtrarmos as informações externas que chegam a elas, teremos razoável controle sobre nossos sentimentos e emoções. Mas, acima de tudo, mais ainda que o corpo e a alma, nosso espírito necessita de nutrição especial, e ele só deve receber o alimento provindo do Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

Jesus cumpriu Sua missão aqui na terra com perfeito equilíbrio. Não há registro nas Escrituras de que Ele alguma vez estivesse apressado, Ele não pressionava os discípulos para ultrapassarem limites, para negligenciarem o descanso ou para deixarem de se alimentar, mas concentrava seus ensinamentos no mais importante, nas coisas do Reino dos Céus, que são do espírito, afirmando em João 6.63: O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”.

O princípio do equilíbrio estabelece que quando vários elementos formam um todo interdependente – ou seja, um sistema – é preciso haver dedicação a cada um deles, para que tanto o todo, quanto cada um dos elementos que o compõe não sejam prejudicados. Imaginemos, como exemplo, uma família: ela pode ser um sistema que funciona bem ou que funciona mal, isto é, pode ser uma família feliz ou infeliz, dependendo do cuidado e atenção que recebam cada um dos familiares, por um lado, e o conjunto familiar, por outro. Nela há interesses que são particulares de seus membros, e outros que dizem respeito ao grupo familiar como um todo. A prevalência de interesses individuais em detrimento dos familiares, pode provocar desentendimentos e conflitos; o interesse familiar predominando, sufocando os individuais, pode gerar prejuízos sérios para seus membros.

A Bíblia revela de forma clara que o nosso corpo é apenas a nossa temporária habitação terrestre, que tem a função básica de manter contato com o mundo físico, como Paulo escreve em 2 Coríntios 5.1-4: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial, se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida”. Nosso corpo não pode ser refeito, não tem conserto nem salvação, por isso na vida eterna precisaremos receber um novo corpo, como Paulo escreveu em Filipenses 3.21: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”

Quer queiramos ou não admitir, vivemos em meio a uma batalha permanente entre carne e espírito, e se alimentarmos bem o espírito com o Pão da Vida, que é Criso Jesus, esta batalha será ganha. Nossa tendência diária é alimentar prioritariamente a carne, mas Deus nos convida a alimentar nosso espírito através do estudo e da prática da Palavra, da oração, do louvor, da adoração, do jejum, do testemunho e da comunhão com o Corpo de Cristo, alimentos sadios que nos garantem a vitória.

Queridos irmãos, precisamos ter sempre presente em nossos corações agradecidos que fomos abençoados pela maravilhosa graça de Deus, por meio da qual no passado nosso espírito foi regenerado, no presente nossa alma está sendo transformada, e no futuro nosso corpo será glorificado.

Amado Pai, dá-nos o entendimento que vem do alto para que saibamos viver esta curta vida terrena com o equilíbrio que Tu desejas que vivamos. Dá-nos sabedoria para que estejamos, dia após dia, dedicados a preparar-nos para a verdadeira vida, a Vida Eterna com Cristo que tanto almejamos. No nome de Jesus, que está acima de todo o nome oramos com gratidão. Amém.

Share
6 Comentários
  • Marcelo Gripp

    23 de maio de 2011 at 18:20

    Parabéns pelo excelente trabalho neste blog e no Nucleo Familiar Poty. Temos sido muito abençoados por vocês. Abs

    • Nanny & Winston

      24 de maio de 2011 at 16:43

      Queridos Marcelo e Maristela,
      O Senhor tem nos abençoado prodigamente, e um dos exemplos da graça que Ele nos concede é a presença de vocês junto a nós. Tenham a certeza de que vocês têm sido abençoadores também, e que os Seus planos para ambos são maravilhosos!

  • Noemy

    23 de maio de 2011 at 21:12

    Olá, queridos amigos,
    O estudo está ótimo. Muito claro e nos assegura uma vida maravilhosa junto ao Pai, depois lá na Mansão Celestial.
    Oh! quanto almejamos chegar este dia em que estaremos com o Senhor na glória. Esta é a grande alegria do crente. Saber que entraremos na glória depois da morte do corpo.
    Um grande abraço da Noemy.

    • Nanny & Winston

      24 de maio de 2011 at 16:38

      Querida Noemy,
      Que bênção estarmos todos juntos agora e sempre, não? Louvado seja o Senhor!

  • zenilda

    23 de maio de 2011 at 22:20

    Queridos irmãos
    Que felicidade podermos ler tão preciosa mensagem, que sempre nos acrescenta muito além do que imaginamos saber. Palavras que mostram um estudo feito com muita dedicação e esmero. E nesse estudo aprendi que o homem precisa concentrar sua atenção em todos os três, corpo, alma e espírito, e ao perceber que um deles está sendo menos cuidado, dedicar-se à sua nutrição.E que mediante a graça de Deus, no passado nosso espírito foi regenerado, no presente nossa alma está sendo transformada, e no futuro nosso corpo será glorificado.
    Deus os abençoe.
    Grande abraço da Zenilda.

    • Nanny & Winston

      24 de maio de 2011 at 16:35

      Querida Zê,
      Agradecemos sempre a Deus por você e o Nelson estarem conosco agora, e certamente na eternidade!

Publicar um comentário