,
ORDEM DIVINA
A ordem que permeia tudo o que Deus criou, é perfeita, irretocável, é o padrão inalcançável de excelência no mais alto grau, é o nível mais elevado e inalcançável de virtude, refletindo a Sua natureza perfeita, transcendente e justa, ao lado de Seu poder e soberania únicos, incomparáveis.
Desde eras antigas, várias tradições religiosas e filosóficas têm tratado da ordem divina, e o ser humano, ao buscar compreender o propósito e o significado da vida, têm nela encontrado respostas às suas dúvidas e inquietações.
Filósofos do calibre de Aristóteles e Platão trataram da questão da existência de uma ordem cósmica governando o mundo, manifestando então a necessidade evidente de ter havido um ser supremo e superior cuja existência e poderosa ação deram origem a tudo o que existe.
Embora a ciência moderna, de maneira geral, tenha se afastado do conceito de uma ordem divina do ponto de vista religioso, existem cientistas que na atualidade defendem a necessidade de um Criador de todo o universo, e têm buscado, por meio de leis da física e da matemática, compreender, descrever e comprovar esta ordem transcendente.
Crer que há uma ordem superior regendo o universo e tudo o que nele há, tem gerado a esperança de que todos os eventos da vida têm um propósito, que a verdadeira vida não se resume a esta desordem em que presentemente vivemos, e que tudo existe e acontece por uma razão superior que muitas vezes não é possível compreender, abre horizontes para uma vida mais feliz aqui e agora pela certeza de que ela não resume toda a existência humana, que continuará um dia, junto ao Amoroso Criador de tudo.
A ordem divina também permeia toda a Bíblia, o livro de Gênesis narra a criação do mundo em seis dias, com Deus estabelecendo a ordem e a beleza do cosmos, incluindo a luz, a terra, os céus, os mares, as plantas, os animais e, finalmente, a humanidade, e as narrativas sobre o dilúvio, sobre Abraão, a libertação do povo hebreu do Egito, a história de José, a história de Davi e Golias e a história de Jesus, entre muitas outras, mostram a ordem divina como princípio organizador do universo e da vida humana na terra, por meio da criação, da providência divina e da salvação.
Para o verdadeiro cristão não pairam quaisquer dúvidas de que há um Deus Criador de tudo o que existe, que com perfeita ordem tudo criou e revela de que forma em Gênesis 1, e em Hebreus 11.3 complementa: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. E o salmista no Salmo 33.9 assevera: “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”. Mas é o Catecismo Maior de Westminster que aponta que “A própria luz da natureza no espírito do homem e as obras de Deus claramente manifestam que existe um Deus; porém só a sua Palavra e o seu Espírito o revelam de um modo suficiente e eficazmente aos homens para a sua salvação.”
Paulo, em Romanos 1.20, também reitera sua posição, demonstrando as claras evidências da perfeita ordem na Criação: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas...”.
Então, a que conclusão inevitável chegamos? Que não existe nenhum ser em todo o universo seja mais organizado que o próprio Deus! Ele deu ordem ao caos, tudo estabeleceu e organizou de forma maravilhosa e absolutamente perfeita. Se observarmos a Sua criação que nos envolve, na qual estamos mergulhados todos os dias da nossa vida, constataremos que em tudo que aponta para Deus há ordem e perfeição incomparáveis. Basta observarmos a perfeita ordem com a qual criou o universo, onde milhões de corpos celestes se movem em altíssimas velocidades com absoluta perfeição em suas órbitas, e o corpo humano que Ele criou de forma tão maravilhosa, com absoluta ordem em cada célula, mas que o pecado um dia lamentavelmente distorceu e deteriorou. E é como decorrência disso que a medicina dos homens empreende uma luta sem tréguas na busca da cura do corpo e da mente que significariam a volta à ordem universal perdida por conta das nossas muitas transgressões.
Também encontramos os princípios da ordem divina na própria Bíblia, escrita por homens inspirados por Deus. Ela é a fonte perfeita de ensino e manual organizacional da nossa vida. E quem anda nos caminhos do Senhor, conhece e aplica a Sua Palavra, por isso é organizado, diligente, não vive em confusão, que é a antítese da ordem.
Ora, fica claro, portanto, que, se a ordem é dom de Deus, a desordem, a confusão, a anarquia, são armas do diabo que, como inimigo nosso e do Criador de tudo o que existe, veio para instalar e fazer prevalecer todo o mal, combatendo, contrariando tudo o que Deus concebeu de mais puro, belo e bom, “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz”, diz Paulo em 1 Coríntios 14.33.
Oh, Senhor Deus bendito, vem em nosso socorro sem demora, pois os que são Teus já não suportam mais viver neste mundo decaído, dominado por satanás que é o criador de todo o mal e desordem, vendo dias após dia prevalecer por toda parte o caos que Tu abominas, pois sabemos que Tu desejas que a ordem seja mantida em todas as áreas da vida, uma vez que a verdadeira paz só pode ser experimentada quando a ordem é mantida. Pai, que a Tua ordem eterna e a paz que excede todo o entendimento inundem os nossos corações e mentes não apenas hoje, mas em todos os dias da nossa jornada terreal. É no nome santo, precioso e inundado de paz do Senhor Jesus que oramos agradecidos. Amém.
28 de junho de 2025
In
Textos Mensagens
Nenhum comentário