Mulheres de Deus

,

Mulheres de Deus

Thomas Wheeler, alto executivo de uma multinacional, viajava com sua mulher por uma estrada interestadual nos Estados Unidos, quando percebeu que o carro estava com pouca gasolina. Parou então num posto muito simples, com apenas uma bomba de combustível e pediu ao único atendente que enchesse o tanque e verificasse o óleo, enquanto ele dava uma volta para esticar as pernas.

Ao retornar para o carro, percebeu que o frentista e sua mulher estavam num papo animado, e quando entrou no veículo ainda viu o rapaz acenar e dizer:

Foi ótimo falar com você.

Ao voltar para a estrada, perguntou curioso à mulher se ela conhecia o atendente. Ela imediatamente admitiu que sim. Tinham frequentado a mesma escola e haviam sido namorados por cerca de um ano.

Puxa, você teve sorte de eu ter aparecido – Wheeler se vangloriou. Se tivesse casado com ele, você seria agora a esposa de um frentista de posto de gasolina, ao invés de ser esposa de um alto executivo.

Meu querido – respondeu a mulher – se eu tivesse me casado com ele, ele seria o alto executivo, e você o frentista do posto de gasolina!

Nenhum ser humano jamais deixou de ter pelo menos uma mulher fundamental em sua vida, uma grande mulher que participasse de todos os seus momentos, seja os de alegria e de felicidade, seja os de dor e de angústia. Mesmo que você tenha sido um bebê de proveta, em algum momento havia lá uma mulher para dar-lhe o leitinho, trocar suas fraldas, dar-lhe banho, quem sabe enxugar suas lágrimas e acalentá-lo para dormir.

Muitos de nós podemos e devemos dar graças a Deus por pelo menos uma santa mulher que Ele colocou em nossas vidas: mãe, esposa, filha, irmã, tia, quem sabe uma vizinha, uma irmã da igreja…

E a mulher que tem Cristo como seu salvador, esta sempre exerce um forte papel nas vidas daqueles que dela estão próximos, em especial de seus familiares. Podemos ter a certeza de que sempre se tratará de uma grande mulher, marcante e sábia por suas atitudes, decisões e influência! Mulher que se espelha, que se referencia, nas mulheres de fé, piedosas, inesquecíveis, dirigidas por Deus, que conhecemos das páginas da Bíblia.

Como exemplo, na epístola aos Romanos, capítulo16, Paulo faz desfilar uma verdadeira galeria de mulheres de Deus. Em meio aos grandes homens que lideravam a luta pelo Evangelho, elas estiveram ativas, sempre presentes, participantes essenciais da obra do Senhor naqueles dias de tantas dificuldades e desafios para a igreja que se iniciava. Não são aquelas de grande projeção social e riqueza as que são lembradas até hoje, mas sim as que tiveram seus nomes indelevelmente gravados nas Escrituras Sagradas, por terem sido usadas por Deus, e O serviram com todo o amor de seus corações. Como? De diversas maneiras, como nos é relatado por Paulo: hospedando crentes e igrejas, como Febe (versos 1 e 2); cooperando a ponto de arriscar suas próprias vidas, como Priscila (versos 3-5); trabalhando arduamente, como Maria (verso 6), Trifena, Trifosa e Pérside (verso 12); fazendo companhia na prisão, como Júnias (verso 7); sendo uma verdadeira mãe substituta, como a mãe de Rufo (verso 13); fazendo parte da igreja, como Júlia, a irmã de Nereu e Olimpas (verso 15).

São muitos os exemplos da participação feminina na construção do Reino de Deus, e não devemos nos esquecer de Ester, a jovem e formosa rainha que arriscou sua vida por amor ao Senhor e a Seu povo; de Maria, a jovem judia que se tornou a mãe do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; de Isabel, mulher de fé que entrou para a história bíblica depois de ter sido curada da esterilidade e dado à luz a João Batista, o profeta que anunciou a chegada do Messias; de Joana, que foi uma das mulheres que ajudaram a manter o ministério de Jesus, provendo-Lhe assistência com os recursos financeiros que tinha.

Mas na época atual precisamos também registrar algumas figuras femininas maravilhosas, como é o caso de Corrie Ten Boon, que durante a na Segunda Guerra Mundial arriscou sua vida escondendo no porão de casa a judeus que estavam sendo perseguidos e mortos. Por amor ao Senhor ela passou anos em campos de concentração, onde viu suas irmãs morrerem; como Betty Scott Stam, que viveu poucas décadas porque, em 1931, sua fé corajosa e destemida a levou a trabalhar na China como missionária. Capturada em uma rebelião comunista, essa mulher – cujo lema de vida era o mesmo de Paulo Porquanto para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1.21) – ajoelhou-se ao lado do marido, curvou a cabeça e foi decapitada.

Se fôssemos listar todas as mulheres de fé, mulheres de Deus, do passado e do presente, precisaríamos dispor de tantas páginas que não seria possível citá-las todas nesta meditação.

Porém temos por certo que o mundo pode se tornar um lugar melhor para se viver, e que a obra de Deus tem sido sumamente enriquecida pelo trabalho de tantas mulheres piedosas que tiveram, têm e sempre terão o poder de mudar o rumo da história.

Senhor nosso Deus e Pai, graças Te damos pelas abençoadas mulheres que Tu tens colocado em nossas vidas. Sem elas como instrumentos Teus para nos auxiliar, compartilhando nossos fardos, desafios e ministérios, hoje estaríamos muito mais distantes do lugar que Tu desejas que ocupemos. Oramos desta forma agradecidos, no nome santo de Jesus. Amém.

Share
8 Comentários
  • Elenice dos Santos Barros

    15 de fevereiro de 2011 at 16:51

    As mulheres que se deixam usar por Deus são, sem dúvida, benção na vida de todos os aqueles que as cercam.
    A parte mais linda não está no fato de ser mulher, mas ser uma mulher usado nas mãos do Deus vivo!!

    • Nanny & Winston

      22 de fevereiro de 2011 at 18:09

      Palavras que só poderiam provir de uma mulher sábia, querida Elenice! Você disse tudo!

  • Ticiane Lemos de Lima Rodrigues

    15 de fevereiro de 2011 at 18:55

    Linda mensagem tio, engrandeceu nosso dia!!!

    • Nanny & Winston

      22 de fevereiro de 2011 at 18:07

      Querida Tici,
      Que bom que você, que é uma mulher de Deus, sentiu-se engrandecida. Que Ele continue a abençoar abundantemente você, Richard, Amanda e Willian.

  • Gerson Foltran

    16 de fevereiro de 2011 at 15:09

    Os textos que você tem escrito são os ideais para aquela publicação que eu mencionei no ano passado. Vou procurá-lo oportunamente para conversarmos a respeito. Precisamos de 365 – um para cada dia do ano – e temos quase 100. A idéia é termos tudo pronto até agosto para contarmos com uma publicação até o fim do ano. Será um volume com devocionais (uma para cada dia do ano). Se souber de alguém que também possa contribuir, por favor, faça um primeiro contato para confirmar e depois falamos a respeito. Abraço nos 2!!

    • Nanny & Winston

      22 de fevereiro de 2011 at 18:04

      Querido Gerson,
      Você sabe que estaremos sempre prontos a servir ao Senhor, onde quer que Ele nos chame. Ficamos à sua disposição!

  • Nathália Maia

    21 de junho de 2015 at 11:20

    Esse texto é de grande edificação, além de só conter verdades. Eu e meu namorado somos Cristãos, e a cada dia buscamos pela Santidade. Procuramos viver conforme as escrituras propõem. Todos os sacrifícios feitos por homens, e em especial por mulheres nunca foi em vão! “A mulher sábia edifica a sua casa” , e fomos criadas para ser auxiliadoras. Que Deus abençoe e guie os autores desta obra grandemente.

    • Nanny & Winston

      21 de junho de 2015 at 18:12

      Prezada Nathália,
      Louvamos ao Senhor por ainda existirem mulheres de Deus como você. Que Ele continue a abençoar e fortalecer você e seu namorado, para que continuem a honrar o nome do Senhor com uma conduta obediente e fiel à Sua Palavra!

Publicar um comentário