Irmão André e a Missão Portas Abertas

,

Irmão André e a Missão Portas Abertas

A Missão Portas Abertas, mundialmente conhecida como Open Doors International, é uma organização cristã interdenominacional dedicada a apoiar cristãos perseguidos em países onde o cristianismo é legalmente desencorajado ou reprimido. Foi criada em 1955 pelo holandês Andrew van der Bijl, mais conhecido como Irmão André, que decidiu contrabandear bíblias para suprir os cristãos vivendo em países da então chamada “Cortina de Ferro”.

Após o sucesso inicial em entregar bíblias na Polônia, Irmão André prosseguiu fazendo o mesmo em diversos países alinhados com o regime soviético. Em 1957 ele passou a usar um fusca, que viria a percorrer mais de 300 mil km e se tornaria um símbolo da missão.

Os anos iniciais da missão foram registrados no livro O Contrabandista de Deus, publicado em 1967, onde André narra suas experiências em penetrar as fronteiras do Leste Europeu e o contato com os cristãos que viviam sua fé sob restrição.

As operações da Portas Abertas se estenderam para outros lugares, à medida que novas necessidades dos cristãos eram identificadas em diferentes localidades do mundo. Assim, Portas Abertas iniciou suas atividades na China em 1965 e no Oriente Médio em 1978, onde atualmente concentra a maior parte dos seus esforços.

Neste mesmo ano de 1978 Portas Abertas abriu seu escritório local no Brasil, onde conta com um número crescente de colaboradores. A Portas Abertas Brasil conta com a ajuda de diversos voluntários que dedicam um período de tempo ou um talento pessoal para a causa da Igreja Perseguida. São pessoas de diversos Estados do país, ou mesmo brasileiros que moram em outros países, que colaboram com traduções, redação de textos, digitação de nomes, atendimento e outros.

Outro país que atrai grande parte dos esforços da missão é a Coréia do Norte, que encabeça a lista publicada regularmente pela entidade,  que aponta os países com maiores restrições ao cristianismo .

Em 1981, a Missão Portas Abertas Internacional organizou uma operação secreta denominada “Projeto Pérola”, que possibilitou a entrega na China de um milhão de bíblias em uma única noite.

O fundador da Portas Abertas, Irmão André, completou este ano 84 anos de idade e 59 anos de ministério com a Igreja Perseguida, e no  site da missão foi divulgado que “…depois de ter visitado quase o mundo todo servindo a irmãos livres e perseguidos, sua saúde começa a dar sinais de que é necessário descansar. Desde 2008, ele fez um anúncio oficial de que não mais visitaria países livres e que tinha o desejo de dedicar seus últimos anos ministrando à Igreja Perseguida. Desde então, o Irmão André participou de poucos eventos na Europa e investiu suas energias no contato com líderes do Talibã e Al Qaeda, no Paquistão e Afeganistão. O que ele não esperava era que em maio de 2010, após retornar de uma de suas viagens mais marcantes no Paquistão, teria de enfrentar uma difícil experiência. Ele estava limpando seu jardim quando teve uma crise aguda de estafa e caiu no chão quase morto. Seu corpo estava tão cansado e sem energia que estava desfalecendo. Por um milagre, sua esposa que havia saído para um compromisso, mas retornou para pegar algo que havia esquecido na casa,encontrou-o no jardim. Imediatamente chamaram uma ambulância e ele foi levado para o hospital. Sua situação era frágil e ele foi induzido ao coma. Durante alguns dias, muitos pensaram que ele não sobreviveria, mas ainda não era seu tempo. O Irmão André relata que enquanto estava inconsciente teve uma visão com Jesus e Ele lhe disse sete coisas. Ao acordar, lembrava apenas de cinco delas. Uma das mais impressionantes era: ‘Os muçulmanos têm tido sonhos e visões comigo, porque a Igreja no Ocidente não tem feito aquilo que foi comissionada a fazer’. Alguns pensaram que aquele seria o fim, mas o Contrabandista de Deus não foi impedido por aquele incidente e, mesmo com a saúde frágil, já visitou outra vez o Paquistão ainda em 2010.”

No dia 28 de fevereiro de 2011, André recebeu o prêmio de Herói da Fé da Universidade de Liderança, na Flórida, Estados Unidos. Na placa, o texto dizia: Prêmio Herói da fé, 2011, Irmão André, em nome de uma grata geração de pastores de jovens por seu coração humilde, visão ousada e serviço sacrificial.

A Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual. Sem a devida orientação, recém-convertidos que enfrentam fortes pressões culturais podem não escapar de falsos ensinamentos. A Bíblia é tão escassa em determinadas localidades que algumas igrejas compartilham apenas um exemplar e, às vezes, apenas fragmentos dele. Os cristãos perseguidos necessitam de Bíblias e literatura cristã para seu desenvolvimento pessoal e comunitário. Em 2010, a Portas Abertas entregou mais de 3,4 milhões de Bíblias, Bíblias infantis, impressos e outros materiais que a Igreja Perseguida solicitou em quase 50 países.

O convite, estendido a todos nós, é: “Ore pelo Irmão André, para que sua saúde seja restabelecida. Ore por sua família e para que ele continue a cumprir a vontade de Deus nos anos que virão.”

Share
Nenhum comentário

Publicar um comentário